terça-feira, 31 de julho de 2012

Registro. Seminário “A Psicologia da Gratidão” com Divaldo Pereira Franco Zurique, Suíça

27 de maio 2012




Divaldo Pereira Franco e a intérprete Edith Burkhard
Seminário em Zurique, Suíça, 27/5/2012.

Dando continuidade ao seminário sobre A Psicologia da Gratidão, Divaldo trabalhou as questões do mito, que segundo Carl Gustav Jung faz parte da vida do ser humano e está presente em toda a história evolutiva dos indivíduos. Os mitos estão no inconsciente e fazem parte da vida. Jean-Martin Charcot, médico e cientista francês, professor no Hospital da Salpêtrière, em Paris/França, através de suas experiências hipnóticas, juntamente com Pierre Janet, psicólogo e neurologista francês, escreveram a primeira tese sobre o subconsciente. É a primeira tese materialista contra a mediunidade, informou Divaldo.
Carl Gustav Jung descobre que a criatura humana possui dois inconscientes: o individual e o coletivo. A consciência é somente 5%, os demais 95% se constituem no inconsciente. Jung encontra a palavra arquétipo para designar as impressões antigas, as heranças que governam a vida. Classificou, também, o Ego como sendo a aparência e o Self a realidade, ou Deus, que é o arquétipo primordial. E Vai explicando a teoria de Jung dos arquétipos. A sombra, ou a ignorância, é o arquétipo que vige no ser humano.

O seminário A Psicologia da Gratidão, realizado em dois dias, contou com uma dinâmica sobre a gratidão. Em um local identificado como o Muro da Gratidão, cada um poderia escrever o seu sentimento de gratidão. Em momento próprio Divaldo selecionou alguns destes agradecimentos para uma breve análise. A intérprete Edith Burkhard realizou um trabalho eficiente e de qualidade.

Texto e Fotos por Paulo Salerno
Repassados em email por Jorge Moehlecke


Nenhum comentário:

Postar um comentário