sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Divaldo Franco no C.E. Caminho da Redenção Salvador, BA

14 de dezembro de 2017
Divaldo Franco, profundamente comprometido com a mensagem cristã, atento as necessidades evolutivas do ser humano, e por que estabeleceu para si o compromisso de despertar as almas adormecidas, utiliza-se de todos os momentos para esclarecer, amparar e promover os seus irmãos, demonstrando a sua gratidão ao ser humano e ao trabalho desenvolvido com amor, honrando o Cristo. Assim, com esse objetivo, reuniu um grupo de amigos, formado por espíritas de outras cidades do Brasil e do Exterior, para uma singela e calorosa confraternização.
Acolhedor, Divaldo convidou os visitantes para uma reunião informal, aproveitando-se do exemplo de Jesus que se reunia com os seus discípulos para entretecer considerações evangélicas elucidativas a respeito da vida espiritual. Assim, o arauto do evangelho e da paz propôs que alguns, sob a sua escolha, apresentassem os seus sentimentos sobre o significado de Jesus na vida de cada um. Após várias opiniões, que giraram em torno do amor do Cristo pela criatura humana e pelas oportunidades no bem, Divaldo destacou que Jesus se faz presente na vida de cada criatura através das outras criaturas, em uma construção de solidariedade, onde as mãos Dele, no mundo físico, se fazem atuantes pelas mãos dos que se encontram reencarnados.
As ações são múltiplas, como múltiplas são as individualidades. Jesus ampara, seca lágrimas, encoraja, reergue os caídos, consola os aflitos, diminui-lhes as dores, acalma e acolhe, entre tantas outras ações, através daqueles que O elegeram como modelo e guia. Ele alegra-se com as vitórias alcançadas, entristece-se pelas derrotas, sempre temporárias, mantendo-se confiante no sucesso de seus liderados. Vigilante, Ele socorre e acorre ao menor pedido sincero que Lhe chegue. Esse é o Cristo de Deus presente em nossas vidas que O escolhemos servir. Ele é o parâmetro de felicidade do homem na Terra. Seus ensinamentos se propõem a erradicar o ilusório império materialista-ateísta.
A programação doutrinária do dia, - Conversando sobre Espiritismo -, e com tema livre, sob a coordenação de Mário Sérgio, foi conduzida por Divaldo Franco que discorreu com maestria sobre a evolução do princípio inteligente na Terra até alcançar a condição humana. Com inúmeros exercícios, as conquistas foram aparecendo, e os corpos materiais foram aperfeiçoados para agasalhar o Espírito, dando-lhe condição de se expressar no mundo material. Com o hausto divino sempre presente, o ser espiritual, supervisionado por Jesus, vem alcançando o crescimento em todos os setores do conhecimento humano e suas relações com o meio e com seus semelhantes.
Percorrendo as mais importantes teses sobre a evolução do homem e das espécies, Divaldo discorreu sobre os princípios psíquico e orgânico, que estagiando nos diversos reinos da natureza alcançou a conformação atual, estando a caminho da conquista da intuição, o próximo passo a vencer. O homem é a essência do psiquismo divino que o próprio homem vai dinamizando. Da matéria ao Espírito há a presença do amor divino a se expressar pela e na energia, ora em forma condensada, ora em forma sutil, etérea, compreendendo que a energia se impõem sobre a matéria.
Os mundos são solidários, assim, a Terra recebeu e vem recebendo o concurso de Espíritos que vêm de outras dimensões, trazendo, também, impulsos psíquicos aperfeiçoadores do componente material. O homem hodierno acha-se em plena evolução, agora na conquista e no desenvolvimento do chamado sexto sentido, onde as vibrações do pensamento se farão presentes entre os seres habitantes da Terra. As gerações futuras, a exemplo da atual, deverão perguntar, como o homem vivia até o século XX.
Na próxima condição da Terra, - Mundo de Regeneração -, as enfermidades degenerativas deixarão de existir por que não mais encontrarão o campo propício para se expressarem, pois que perderam essas memórias. Visitando, em desdobramento perispiritual, o mundo espiritual, Divaldo destacou a beleza e a sutileza das construções, não encontrando vocabulário adequado para definir e identificar as diversas expressões do cotidiano espiritual, apresentando uma antevisão desses locais destinados aos Espíritos que se dedicam ao bem de seus semelhantes, com altruísmo, solidariedade, fraternidade e amor.
A pouco e pouco os indivíduos vão se melhorando emocional e sentimentalmente, mudando seu pensamento, possuindo a certeza de que, no final, haverá alguém que receberá o viajante de retorno, amparando-o. Não faltando assistência aos que se encontram encarnados, quando esses se defrontarem com o mal sem solução, ela virá do alto. Jesus, em sua expressão de amor, está sempre junto aos seus irmãos, os seres humanos, isso significa que o Cristo vivo está dentro de cada indivíduo. Finalizando a tarefa do dia, e com a plateia embevecida e emocionada, porque tocados em seus corações, todos saíram carregando as bênçãos de amor que o Cristo incessantemente dispensa aos homens de boa vontade na Terra. É Jesus em nossas vidas, resgatando-nos para os dias jubilosos do amor inconteste, onde as dores e as aflições serão lembranças tênues de um passado distante.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

 (Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)