segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Divaldo Pereira Franco no Fantástico de 22-02-2015

Para quem não viu a matéria do Fantástico com Divaldo aqui na Mansão, segue a reportagem completa:

Abraços,
Lucas

*********************************
Para quienes no vieron el programa Fantástico de la TV de Brasil con Divaldo Franco, filmado en la Mansión del Camino, se adjunta la dirección donde está registrado el reportaje completo:


Abrazos,
Lucas

(Informações recebidas em emails de Lucas Milagre e de Marta Gazzaniga (Tradução para o espanhol)

Registro. Conferência pública por Divaldo Pereira Franco em Uberaba, MG

Na noite do último sábado, 21/02/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência na cidade de Uberaba/MG. Mais de 2000 pessoas lotaram as dependências do Centro Cultural Cenesista Joubert de Carvalho, na celebração de 60 anos de oratória espírita de Divaldo no Triângulo Mineiro. Homenageado, o orador transferiu a honraria a Francisco Cândido Xavier, a quem se referiu como o “insubstituível e venerando apóstolo da mediunidade”. O tema da conferência foi “Transtornos Psiquiátricos, Psicológicos e Obsessivos à Luz do Espiritismo” e, ao iniciá-lo, Divaldo narrou o trabalho do médico francês Dr. Philippe Pinel, considerado por muitos o Pai da Psiquiatria, que libertou os seus pacientes esquizofrênicos da prisão para dar-lhes um tratamento mais humano e restituir-lhes a dignidade, criando, assim, o que passou a ser conhecido como “terapia moral”.

O exemplo de Dr. Pinel, conforme salientado na conferência, inspirou outros eminentes médicos e cientistas, como o Dr. Tucker, da Inglaterra, e o Dr. Chiarucci, da Itália. Fazendo uma retrospectiva histórica das questões em torno do tema proposto, principalmente a partir do século XVIII, o palestrante destacou os estudos e experiências hipnológicas do Dr. Jean Martin Charcot, no Hospital Salpêtrière, em Paris. Também referiu-se aos estudos de Sigmund Freud sobre o inconsciente e à tese de Carl Gustav Jung sobre os arquétipos. Adentrando o século XX, demonstrou os avanços das diversas Ciências que clarearam o entendimento sobre as doenças psiquiátricas e psicológicas, como a esquizofrenia, e propuseram mais modernos tratamentos, à época, para esses transtornos, como o choque insulínico, o eletrochoque, mais tarde, os barbitúricos etc. Divaldo reportou-se ao excelente trabalho do psiquiatra Stanislav Grof, um dos fundadores da Psicologia Transpessoal, e de Viktor Frankl, cujos estudos e esforços, de ambos e outros, foram fundamentais para a criação de uma abordagem mais humana em relação aos pacientes. Outro fato recordado durante a exposição foi o surgimento da doutrina da Neurociência, por volta de 1985, e, então, da Psiconeuroendocrinoimunologia.

Fazendo uma abordagem interdisciplinar, o palestrante mostrou que as descobertas de tais doutrinas científicas corroboraram os ensinamentos espíritas, uma vez que, já em 1857, a Ciência Espírita, codificada por Allan Kardec, apresentava as causas profundas dos transtornos psicológicos e psiquiátricos, referindo-se, inclusive, às obsessões espirituais, e propondo uma psicoterapia de excelência para esses casos. Foram analisados os postulados espíritas da imortalidade da alma, da reencarnação, da interferência dos Espíritos em nossas vidas, das obsessões, da lei de causa e efeito, dentre outros, e , ainda, a proposta terapêutica espírita para as obsessões. Finalizando sua conferência, Divaldo Franco afirmou que a única alternativa viável para todos nós, neste momento de grandes tormentos na Terra, de sexolatria, individualismo, consumismo, egoísmo, é a vivência do Amor, em seu sentido mais profundo, conforme exemplificado e cantado por Jesus, nas páginas dos Evangelhos.


Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)





Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco Uberlândia, MG

Conferência Pública: “A Imortalidade da Alma e o Espiritismo”

Na última sexta-feira, 20/02/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco proferiu uma conferência na cidade de Uberlândia/MG. O evento foi realizado no Convention Center e contou com a presença de 5000 pessoas. Homenagens foram conferidas ao palestrante, que completou em 2015, 60 anos de oratória no Triângulo Mineiro. Emocionado, Divaldo agradeceu os gestos de carinho e reconhecimento, mas transferiu as homenagens aos dedicados trabalhadores espíritas daquela região. A conferência foi iniciada com dois grandes pensamentos: o primeiro,  de Marco Túlio Cícero, que afirmara que a História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a Verdade; o segundo, de Francis Bacon, que preconiza que uma filosofia superficial leva ao materialismo, mas uma filosofia profunda leva à Deus, à verdadeira religião. Aproveitando-se desses pensamentos, Divaldo demonstrou que a História, desde a Antiguidade Oriental até os nossos dias, é um manancial inexaurível de informações a comprovarem a imortalidade da alma.

Foram descritas as narrativas do historiador grego Heródoto de Halicarnasso a respeito de Creso, rei da Lídia, e das ocorrências mediúnicas de sua vida; e, também, os fatos transcendentes da existência do filósofo Sócrates, narrados por Platão e Xenofontes; ainda, as interferências espirituais na vida do general Brutus, conforme relato do historiador Plutarco. Em seguida, foi analisada a proposta do fisiologista francês Charles Richet, que fez um estudo metodológico da Humanidade e a dividiu em 4 períodos: o primeiro, que vai até o ano de 1778, chamado de mítico, porque embora a fenomelogia mediúnica já existisse, ela não tivera sido estudada adequadamente pela Ciência, merecendo, entretanto, o registro histórico; o segundo, o período magnético, entre os anos de 1778 e 1848, destacando-se aqui a figura do médico Franz Anton Mesmer, que estudou o magnetismo e afirmou que o Universo é sustentado por um fluido que se encontra em todos os seres e pode ser transmitido, sendo seguido por outro grande pesquisador, continuador de seu trabalho, o Marquês de Puységur, e também influenciando, mais tarde, os trabalhos de Jean Martin Charcot e outros; o terceiro período, denominado espirítico e iniciado a partir de 1848, com os fenômenos mediúnicos em Hydesville/EUA, com as irmãs Fox, mas que se consolidou com as investigações de Hippolyte Léon Denizard Rivail, Allan Kardec, que resultaram nas 5 obras básicas do Espiritismo e outras; e, finalmente, o quarto período, o científico, a partir de 1872, quando os fenômenos mediúnicos passaram a atrair grandes cientistas, como Charles Richet, Sir William Crooks, Cromwell F. Varley, Alfred Russel Wallace, Cesare Lombroso etc., e começaram adentrar as academias.

Divaldo apresentou os fundamentos básicos do Espiritismo, esclarecendo que a Doutrina Espírita, sendo o Consolador prometido por Jesus, não apenas comprova os fatos mediúnicos e os seus outros postulados, como também oferece uma filosofia comportamental e uma ética profundas aos seres humanos. Evocando a tese de Elisabeth Lukas, eminente psicóloga, afirmou que a meta essencial da vida é amar e que devemos exercitar o auto-amor, que nos levaria ao auto-perdão, e o amor aos semelhantes, que nos facultaria o perdão às faltas alheias. Para exemplificar, Divaldo Franco narrou belíssima e comovente história sobre o amor e o perdão, ocorrida no período do genocídio armênio perpetrado pelos turcos, elucidando que perdoar não significa conivir com o erro ou esquecer a ofensa, mas não revidar o mal com o mal. Convidando a todos para a vivência da mensagem do Evangelho e do Espiritismo, insculpindo-se o Cristo nos próprios corações, o orador encerrou a conferência proferindo o Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.  

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.

 (Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)



DIVALDO PEREIRA FRANCO NO FANTÁSTICO EM 22-02-2015

ASSISTA A REPORTAGEM AQUI:
http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/principal-medium-do-brasil-psicografa-diante-das-cameras-do-fantastico/3985182/

Hoje, 23 fevereiro, em São Paulo. Lançamento da Biografia de Divaldo Franco, escrita pela jornalista Ana Landi

Com uma tiragem de 40 000 exemplares e escrita pela jornalista Ana Landi, será lançada em 23 fevereiro a biografia do médium Divaldo Franco, baiano de 88 anos que se comunica com os espíritos desde os quatro anos, já psicografou 300 livros e adotou 700 crianças.
O baiano Divaldo Franco já pagou um alto preço por comunicar-se e interagir com espíritos.  Sempre foi uma figura famosa no movimento espírita. Curiosamente, sua vida e suas obras ainda seguem pouco conhecidas entre os que têm pequeno contato com a doutrina.
Divaldo Franco: A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos é a primeira biografia jornalística do orador. É o resultado de entrevistas realizadas nos últimos dois anos. A ideia é apresentar o Espiritismo e uma história maravilhosa e singular aos que ainda têm pouco conhecimento do tema, atraindo interesses e, quem sabe, adeptos.
Direitos autorais doados à Mansão do Caminho.
Divaldo autografa o livro em SP no dia 23 de fevereiro, Livraria Saraiva Shopping Paulista, das 18 h às 22h, autógrafos limitados a 800 pessoas e condicionados à retirada de pulseiras entregues no mesmo dia e local do evento, a partir das 12 h.
              Abraço-Jorge Moehlecke

Registro. Seminário com Divaldo Pereira Franco Itumbiara, MG

19/02/2015

Na noite de quinta-feira, 19/02/2015, Divaldo Pereira Franco, médium e orador espírita, realizou o seminário “A Conquista da Plenitude”, na cidade de Itumbiara/GO, no Teatro Maria Pires Perillo, com a presença de 1000 pessoas, atingindo-se a capacidade máxima do auditório. O seminário foi dividido em 2 módulos, com um interregno para autógrafos e cumprimentos. O tema foi introduzido com o seguinte pensamento: “o grande enigma da criatura humana é a própria criatura humana”.

Partindo dessa constatação de que o ser humano desconhece-se, Divaldo propôs aos presentes uma viagem ao mais profundo de si mesmo, para o auto-descobrimento e, em seguida, o trabalho de transformação moral para melhor, diluindo-se os conflitos, a fim de se atingir a plenitude da vida. Para a melhor compreensão da criatura humana e de seus estágios de evolução moral, psicológico e espiritual, foi analisada a tese de Pedro Ouspensky, que estabelece que a Humanidade está dividida em 2 grupos de indivíduos, o de seres fisiológicos, que vivem para atender às necessidades básicas do corpo, e o grupo de seres psicológicos, que além das características anteriores, também amam,  possuem aspirações, ideais, sonhos etc. Aprofundando as reflexões nessa mesma tese, foi apresentada uma outra divisão da Humanidade em 4 grupos de acordo com o nível de consciência em que os seres humanos estagiam, sendo o primeiro nível o de sono, o segundo, o de consciência desperta, em seguida, o de consciência de si, e, por fim, o quarto nível, o de consciência cósmica.

Divaldo discorreu, também, sobre a necessidade de os indivíduos educarem as 7 funções da máquina orgânica, conforme proposto por Ouspensky: a função emotiva; a intelectiva; a instintiva; a motora ou do movimento; a sexual; a intelectiva superior; e a emotiva-superior. E, fazendo-se a ponte desses estudos com a Doutrina Espírita, foi recordada a proposta de Allan Kardec, sobre a “Escala Espírita”, que elucida que os Espíritos estagiam em diferentes níveis de desenvolvimento intelectual, moral e espiritual, desde os Espíritos imperfeitos até os já denomiandos puros. Outros estudos fundamentaram a proposta da conquista da plenitude, como o do psicólogo Dr. John Watson, que estabeleceu serem o medo, a ira e, posteriormente o amor, as 3 primeiras emoções básicas da criatura humana em seu processo evolutivo; além desse, a tese do filósofo Blaise Pascal, sobre a necessidade de a sociedade e seus elementos equilibrarem o uso da razão e da gentileza, a fim de se alcançar o estado de equilíbrio, de bem-estar e de paz.

Foram apresentadas, também, as conclusões dos físicos quânticos, Dr. David Bohm e Dr. Stuart Wolf, que descobriram que o amor e o bem são geradores de saúde integral na criatura humana; e, ainda, a análise do psicólogo Emilio Mira y Lopez sobre as 5 características básicas so ser humano, por ele propostas. Para a conclusão do seminário, Divaldo discorreu sobre decálogo logoterapêutico da psicóloga Dra. Elisabeth Lukas e reafirmou que a vida de todos nós deve ter uma meta essencial, que deve ser a imortalidade, e um sentido psicólogico profundo, o de amar, e que a conquista da plenitude deve ser o resultado natural de nossa integração com a consciência cósmica.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.