terça-feira, 8 de outubro de 2013

Registro. Divaldo Franco no. 7º Congresso Espírita do Gramado, RS

05 de outubro de 2013
Pela manhã, Divaldo Franco foi entrevistado pela TV-FERGS, respondendo questionamentos sobre o Evangelho de Jesus, suas consequências éticas e morais, acrescentando que o ser humano experimenta dores e aflições por não adotar esses padrões, desviando-se da Lei Divina. A vida, disse o Embaixador da Paz, deve ter um sentido para ser vivida, um significado para a existência, proporcionadora da plenitude. A proposta de Jesus é de que o ser humano se autoilumine silenciosamente, libertando-se das más inclinações.
A conferência, realizada no primeiro momento da tarde, tratou sobre as Tragédias do Cotidiano. Divaldo apresentou, de forma rápida, o pensamento materialista, excluindo Deus das relações humanas, onde o ser humano seria somente o resultado de suas emanações neuronais. Porém, no ano dois mil, o Dr. Francis Collins, concluiu que, estudando o genoma humano, o homem foi criado por Deus, ensejando que, o então Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton proferisse a seguinte sentença: Agora sabemos como Deus criou a vida.
Divaldo, orador por excelência, maestro sapiente, narrou uma história que sensibilizou sobremaneira os corações e mentes de todos os que lhe prestavam atenção. A totalidade do público presente teve seus sentimentos despertos, permitindo que a compaixão, a humildade, a afabilidade e o amor, muito presentes na narrativa, levassem o público as lágrimas. Os dramas do cotidiano assolam a todos, aditou Divaldo, após dedilhar as fibras mais íntimas dos corações presentes.
O que o ser humano fez do Evangelho de Jesus, indagou. Jesus pede aos seus fiéis mais afabilidade, pois que é hora de o homem voltar-se para dentro de si mesmo e esforçar-se para domar a suas más inclinações. O público, tomado de emoção, levantou-se, reverente, aplaudindo o maestro das almas sedentas de amor, carentes de emoções superiores, de conquistas ético/morais, almejando dias ditosos.

Texto: Paulo Salerno
Fotos : Jorge Moehlecke

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Divaldo Franco – 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul Gramado, RS

04 de outubro de 2013

O Sétimo Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, promovido pela da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS -, com o tema O Evangelho no Mundo e nos Corações, realizado no período de 04 a 06 de outubro de 2013 na cidade turística de Gramado/RS, nas dependências do Serra Park - Centro de Feiras e Eventos, contou com a participação de espíritas de todos os estados do Brasil e alguns do Exterior.O momento cultural do Congresso foi emocionante, notadamente pela apresentação primorosa da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Sob a regência do Maestro Telmo Jaconi, os jovens músicos encantaram o público que acompanhou vivamente cada apresentação musical. O Grupo Arte e Luz, de Santa Maria/RS e dirigido por Ângela Assis, igualmente sensibilizou a atenta plateia.Compôs a mesa de abertura do 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul a Presidente da FERGS, Maria Elisabeth Barbieri; o Vice-Prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barcovi; o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Celso Fioreze; o Diretor da Federação Espírita Brasileira, Hélio Blume; os três Vice-Presidentes, Lea Bos Duarte, Rosi Possebon e Lorenzo Neves, de Unificação, Doutrinário e Administrativo, respectivamente.José Raul Teixeira, convidado especial, também compôs a mesa, sendo efusivamente aplaudido, bem como Divaldo Pereira Franco que abordou o tema central do congresso, O Evangelho no Mundo e nos Corações. A Banda de Música da Brigada Militar executou o Hino Nacional e o do Rio Grande do Sul. Diversas lideranças do movimento espírita de vários Estados do Brasil e uma do Uruguai estiveram presentes.Paralelamente ao 7º Congresso foi desenvolvido o 1º Congressinho Espírita, dedicado a atender as crianças com trabalhos evangélicos, música, jogos didáticos e pintura. Um sucesso.O Arauto do Evangelho e Embaixador da Paz, Divaldo Franco, abordou aspectos históricos, fatos e personagens que antecederam o nascimento de Jesus e a sua luminífera atividade, destacando o amor tão bem exemplificado pelo Mestre de Nazaré, salientando que ninguém dantes houvera falado a respeito, revolucionando o pensamento filosófico da humanidade. Foi o começo de uma Era Nova para os homens na Terra.
Texto: Paulo Salerno 
Fotos: Jorge Moehlecke
(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Divaldo Pereira Franco em Campinas, SP


(Informação em email de ESDE Joanna de Ângelis <seara.esde@gmail.com> repassado por Regina Bachega)

PPS das palestras com Divaldo Pereira Franco no Canadã Acesse na Rede Amigo Espírita

Clique aqui:

Registro. Divaldo Franco retorna ao Canadá Québec, Montreal, Toronto

(Texto de Delcio Carvalho)

Findo o 2º Congresso Espírita Sul americano, em 15 de setembro deste 2013, Divaldo Franco, após breve estada em Salvador deslocou-se, no dia 20 do corrente, para Miami e, dali, a Toronto (Canadá), a fim de iniciar uma nova programação naquele país, a convite do Conseil Spirite Canadien (Canadien Spirit Council).
No dia imediato viajou a Québec (Província de Québec) para atender ao compromisso firmado com os caros confrades do Centre d’Étude Allan Kardec, pioneiro na divulgação da Doutrina Espírita naquela região de predominância da língua francesa.

              *

A primeira reunião foi dedicada a debate de onze questões, apresentadas pelos trabalhadores e adrede formuladas, em grande abrangência de temas doutrinários e sociológicos. Ocorreu esse maravilhoso encontro na sede do Centro Espírita.
Com a presença de mais de cinquenta membros, brasileiros e quebequianos, por duas horas Divaldo respondeu com a clareza e a jovialidade que lhe são peculiares a todas as questões que lhe foram apresentadas, transferindo com suas palavras cheias de energia, genialidade e sabedoria os tesouros do conhecimento espírita aos atentos e emocionados ouvintes, que se deixaram comover, sensibilizados pelo brilhantismo e amorosidade do seu verbo. O encontro foi traduzido simultaneamente ao francês.

                               *

Logo após, houve um lanche de confraternização, oportunidade de aproximação marcada por ondas de alegria, em que a vivência da fraternidade está a estruturar a formação da grande família universal.
No dia 21, às 13 horas, no belíssimo auditório Hydro-Québec – Pavillon Desjardins – Université Laval, a mais antiga das Américas – foi lançada a versão francesa do livro O Homem Integral, ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis ao nosso médium, que ficou com o título de L’Homme Integral, em excelente tradução de Dulce e Miguel Bertolucci.
Às 14h, para um público de 180 interessados, alguns dos quais viajaram de Montreal e Sherbrooke, a fim de estarem presentes, iniciou-se a conferência intitulada La Psychologie de la Gratitude, com a tradução de Ivon Doyle,  que se prolongou por 75 minutos.

                          *

A abordagem foi feita fundamentando-se nas modernas provas científicas da existência de Deus e do Espírito imortal, ilustradas com notáveis exemplos vivos e reais do valor da gratidão, inclusive, na área da saúde, temática essa que suscitou intensas e proveitosas reflexões, a deduzir-se pelas interrupções ocorridas durante sua exposição, mediante aplausos.  
Após um intervalo de vinte minutos, durante os quais os autógrafos solicitados foram atendidos, deu-se início às respostas de perguntas formuladas por escrito, com mais uma hora de labores esclarecedores. A responsável pela cerimônia fazia a tradução ao francês.
Concluída a gratificante tarefa, Divaldo viajou de automóvel com os seus anfitriões a Montreal, numa jornada de mais 2h30min, para a continuidade de atendimento ao seu nobre ministério.

                           *

No dia 23, às 19 horas, Divaldo, acompanhado pelo confrade Miguel Bertolucci, seguiu ao Centred’Études Spirites Fraternité, para o encontro com os trabalhadores espíritas de Montreal e de cidades próximas, como Toronto, Vancouver e Otawa, numa reunião bastante produtiva e rica de fraternidade.
Estiveram presentes 62 interessados que se devotam ao serviço espírita nas suas respectivas instituições. Um momento de aprendizado expressamente aguardado pelas oportunidades de estudo e aprofundamento no conhecimento espírita.

                              *

Após uma prece e as palavras iniciais do Presidente José Mussi, do Conseil Spirite Canadien,foram sorteadas as perguntas adrede apresentadas, em número de 28, que Divaldo respondeu durante duas horas seguidas, sem intervalo.
Na sequência, encerrando-se a bela reunião, ei-lo ainda a brindar seus ouvintes com uma narrativa comovente sobre a vida de Jesus, quando, envolvido por uma auréola singular, levou alguns presentes às lágrimas, sensibilizados por sua terna voz e dulcidamente gratificados por ignoto magnetismo que passou a envolver o ambiente.
Na mesma ocasião, foi lançado o livro L’Homme Integral, logo seguido de autógrafos por um bom período, ocorrendo então as despedidas.

                           *

No dia 24, Divaldo dirigiu-se com a família Bertolucci, que o hospedou em Montreal, ao Hotel Europa, onde proferiu a conferência intitulada La santé psichique et médiumnité (A saúde psíquica e a mediunidade), lá chegando às 19h e ficando à disposição do público para os autógrafos do lançamento e outras obras da sua autoria mediúnica e de Allan Kardec.
Para um público de 240 pessoas que superlotavam a bela sala do Hotel, Divaldo abordou, a partir das 19h30min, o tema proposto, realizando o histórico psiquiátrico da esquizofrenia e de outros transtornos mentais, culminando com o estudo da obsessão conforme os postulados da Doutrina Espírita, num tempo de 80 minutos. Houve um intervalo e logo o retorno para atendimento das questões que foram apresentadas pelo público ávido de conhecimentos. Às 22h30min foram encerrados os trabalhos. Toda a atividade foi traduzida ao francês por Yvon Doyle, que viajou de Québec especialmente com alguns confrades, a fim de participar do Evento. Estiveram presentes representantes de diversos grupos e cidades.
                      *
No dia 25, acompanhado pelo casal José e Sandra Mussi, Divaldo viajou a Toronto, a fim de dar prosseguimento à sua atividade.

                              *

Às 19 horas, na sede do Toronto Spiritist Society, fundado e dirigido pelo casal acima referido,houve a reunião com os trabalhadores de diversos Centros Espíritas da cidade, em torno de 40 pessoas, quando Divaldo fez uma oportuna introdução à atividade, para logo depois colocar-se às ordens para as perguntas adrede programadas. Após concluí-las, permaneceu mantendo considerações em torno dos postulados doutrinários numa abrangência de tempo entre às 19h e 22h30min, quando retornou ao lar hospedeiro, em Oakville, uma cidade periférica. No dia 26, o ilustre visitante e os seus anfitriões regressaram a Toronto, para nova conferência programada: The Psychology of Gratitude, no Innis Town Hall, University of Toronto, com um público de 250 pessoas e tradução ao inglês pelo companheiro José Mussi.

                            *

Após algumas considerações do presidente do Conselho Espírita Canadense, José Mussi, foi concedida a palavra ao aguardado convidado, que iniciou o estudo aprofundando a análise das cinco características do ser humano: personalidade, conhecimento, identificação, consciência e individualidade.
Divaldo permaneceu autografando livros a partir das 18h até o momento em que teve início a solenidade, ocasião em que houve números de canto e de violão antecedendo à prece de abertura e sua apresentação, ditada em inglês pela Dra. Sandra Mussi.

                            *


Com a segura tradução ao inglês de José Mussi, Divaldo examinou cada uma dessas características, ampliando o elenco de análises na individualidade, avançando considerações na busca da harmonia e da saúde integral, decorrentes da gratidão, da busca incessante pela imortalidade em triunfo e da superação das más inclinações.

                             *

Durante 80 minutos o notável baiano manteve o público em silenciosa atenção, porquanto tem o extraordinário dom de polarizar atenções, resultado de uma invisível força de que é dotado, a qual se alia uma eloquência inigualável. Vez que outra, como parte da sua habilidade didática ─ emérito Professor que é ─ propôs toques de humor saudável, e demonstrou a importância da gratidão em todas as vidas humanas, concluindo com excelentes exemplos como o do piloto americano Charles Plumb, na guerra contra o Vietnam, em que este, após ter seu avião derrubado em território Vietcong (comunista), salva-se, e é aprisionado durante 7 anos, até o momento em que se firma a paz. A partir dali, como herói americano, dedicou-se a proferir conferências até o dia em que foi informado de quem lhe dobrara o paraquedas salvador, pelo próprio soldado. Comovido e em gratidão, ele passou a iniciar as suas atuais conferências, perguntando: - Quem dobrou o seu paraquedas hoje?

                         *

Divaldo encerrou a linda conferência proferindo a Oração da Gratidão, que lhe foi ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, levando o auditório a um estado de unção e às lágrimas. Encerrada a solenidade, foi concluída a jornada do querido amigo em terras canadenses.
No dia 27 Divaldo viajou a São Paulo, a fim de passar o domingo na Creche Amélia Rodrigues, fundada por Miguel e Terezinha Sardano, como vem fazendo há mais de 25 anos, ininterruptamente, mantendo o programa de um mini-seminário das 9h às 12h, atendimento fraterno a partir das 14h30min e a conferência de encerramento às 18 horas. Nessa mesma noite, retornará a Salvador, lá chegando por volta de 1h30min da madrugada de segunda-feira.

                         *

Deus abençoe esse dedicado servidor de Jesus, que não mede esforços para desincumbir-se do compromisso com os Benfeitores espirituais! Uma trajetória de luz e extraordinário exemplo de ação cristã, por amor ao nosso Mestre, levando em seu vibrante coração a força da mensagem do Evangelho.

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)
Divaldo em Québec, Canadá.
Divaldo em Montreal, Canadá.
Divaldo Pereira Franco em Toronto, Canadá