segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Movimento Você e a Paz - Divaldo Franco Salvador, BA

14 de dezembro de 2014
Errata: no texto do dia 13/12, na atividade no Centro Espírita Caminho da Redenção, saiu uma incorreção com relação a força universal do amor. Com nosso pedido de desculpas pelo erro cometido, solicitamos substituir a frase: “Mais tarde Newton afirmaria que havia descoberto a mais importante força do universo – o amor -, tornando-se em a quinta lei, exatamente como afirma a Doutrina Espírita.”, por essa: “Mais tarde, Albert Einstein se referiu ao amor como uma lei universal – o amor -, em uma carta à sua filha, quando lhe pede desculpas por não haver sido um bom pai.”
Ao anoitecer do dia 14 de dezembro de 2014, o Movimento Você e a Paz teve continuidade na Praça Tricolor (Boca do Rio - Antiga sede do Bahia), na orla de Salvador. Após animado momento musical, o coro de crianças da Educação Infantil da Mansão do Caminho apresentou vários números musicais de ímpar beleza e alta performance. Estiverem no palco Lucia Flores Moehlecke, do Rio Grande do Sul; Dalva Silva, da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo; Ruth Brasil Mesquita, expositora; Marcel Mariano, expositor; e Divaldo Franco, Embaixador da Paz no Mundo.
Ruth Brasil Mesquita destacou que a paz está na intimidade de cada indivíduo, e que o exercício do amor é necessário e salutar para uma vida pacífica. Cada ser humano, disse, é uma potência de paz. Salientou que cada um deve se esforçar para oferecer bons exemplos. Marcel Mariano, por sua vez, comentou o resultado de uma pesquisa onde a Austrália foi considerada o país mais feliz para se viver, graças a sua solidez econômica, educacional e social. Em um universo de 10 países, o Brasil ficou em oitavo lugar, nessa mesma pesquisa, graças as suas condições climáticas, pela incidência de sol, pelas suas praias e pelo relativo baixo custo de vida.
Divaldo Franco narrou a história de Araci Carvalho, que, casada com o diplomata João Guimarães Rosa, salvou milhares de judeus, em plena II Guerra Mundial, encaminhando-os ao Brasil. Mais tarde, Araci Carvalho, tendo sempre o próximo como seu irmão, deu guarida acolhendo vários intelectuais que se oponham a regime de exceção iniciado em 1964.
A paz não se dará por decreto, a paz não poderá ser coletiva, enquanto o homem manter-se armado contra o outro. O essencial na vida é viver-se em paz, em harmonia entre o SELF e o EGO, viver-se em harmonia com as leis cósmicas que regem o Universo. Ante o descalabro que ora se anuncia no Brasil, notadamente a corrupção de larga escala na Petrobras, o Arauto do Evangelho e da Paz, frisou a necessidade de os eleitores se utilizarem muito bem de seu direto ao voto, de maneira racional, escolhendo candidatos dignos, honrados, aptos e capazes.
Segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO -, foi constado que o desperdício de alimentos no Brasil seria suficiente para acabar com a fome na América Latina. Narrando duas comoventes histórias, Divaldo especificou que quando o indivíduo se propõe a ajudar o outro, esse próximo não lhe pesa sobre os ombros, isto é, não torna-se um sacrifício, mas uma fonte de prazer de felicidade.
Feliz é aquele que pode doar e dar-se ao próximo. Jesus é o exemplo, frisou. Dê algo de si em benefício do próximo, use de misericórdia, conclamando ao desenvolvimento da paz íntima. O agressivo está doente. Dê chance a paz. A paz chega suavemente, pede licença e se instala no coração. Assim, o Embaixador da Bondade no Mundo concluiu o seu brilhante pronunciamento, e como de hábito, todos cantaram a Canção Paz pela Paz, de Nando Cordel. Os aplausos e os abraços se multiplicaram entre os presentes, em grande número, ali reunidos para o salutar aprendizado do exercício da paz.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke