sexta-feira, 24 de maio de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Milão, Itália

21-05-2013


Após uma longa viagem de trem, entre Zurique/Suíça e Milão/Itália, o tribuno espírita Divaldo Franco deu sequência ao roteiro de divulgação da Doutrina Espírita no continente europeu. A conferência foi sobre o tema O Bem e o Mal, baseado na obraLiberta-te do Mal, de Joanna de Ângelis e psicografia de Divaldo P. Franco, no Teatro di Milano. O público formado por trezentos e oitenta pessoas acompanhou atentamente as explanações judiciosas formuladas.
Antes da conferência foram realizadas apresentações musicais protagonizadas pelo exímio pianista clássico Indro Borreani, um jovem de fabuloso talento, com apenas doze anos de idade, pelo tenor Sérgio Cerutti com sua voz exuberante, sendo aplaudido de pé, e da não menos talentosa Alessandra Ferrari, que a todos encantou e emocionou cantando Ave Maria.
O Semeador de Estrelas, Divaldo Franco desenvolveu, inicialmente, uma abordagem sobre a consciência, que é a base do ser humano e algo muito complexo. Carl Gustav Jung foi quem melhor definiu a consciência, demonstrando que o conhecimento não é sinônimo de consciência. Ela é uma conquista pessoal, é o equilíbrio de toda a maquinaria em que transita a criatura humana. O ego, continuou, são as construções da realidade temporária em que vive o ser humano, que em essência é o self, e de etapa em etapa atingirá a plenitude. Se o objetivo da vida é temporário, logo perde o sentido, porém, se ele é transcendental, a conquista é permanente.
A filosofia afirma que somente existe o bem. O mal é a ausência do bem, assim como somente existe a luz, pois a escuridão é a ausência da luz. Allan Kardec preocupou-se em estabelecer a base da felicidade através da consciência, perguntando onde está escrita a lei de Deus. Ao que os imortais redarguiram: na consciência.
Existem males aparentes que vem para o bem, e existe o bem aparente que se transforma em um mal, cabendo à consciência discernir uma e outra situação. O incansável e dedicado tribuno chamou a atenção para os verbos agir e reagir, esclarecendo que, na maioria das vezes, ainda o indivíduo reage diante das situações que surgem na vida, quando deveria controlar os instintos que o levaram a reagir.
Asseverou que o ser humano deve buscar constantemente libertar-se dos prazeres que o projeta ao mal, procurando discernir se vale a pena a conduta. Ressaltou que o Evangelho de Jesus está cada vez mais terapêutico. A Dra. Elisabeth Lukas, psicóloga austríaca, por exemplo, recomenda aos seus pacientes a leitura e o estudo das parábolas de Jesus como terapêutica para a aquisição da saúde e da paz.
Com vivacidade, dinamismo e alegria de viver, encaminhando-se para o encerramento da conferência, alertou para a importância de o indivíduo libertar-se dos velhos clichês mentais e lembrar-se do Deus interno existente em cada ser. O espiritismo vem mostrar que o progresso depende de cada um. O indivíduo é o que fez antes, e será o que fizer agora. Se alguém ofende, o problema é do ofensor, porém, se a vítima do ofensor se ofende, o problema passará a ser da vítima que aceitou a ofensa. Vale a pena viver, vale a pena ser feliz! Exclamou, encerrando a bela conferência.
Fotos:
Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno
Abraços,
 Jorge Moehlecke