quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Registro. Divaldo Franco em Congresso da Associação Médica Espírita de Minas Gerais. Belo Horizonte

20 e 21 de agosto de 2016

Divaldo Franco-Associação Médica Espírita de Minas Gerais  -Minas Gerais 20 e 21 de agosto de 2016
A Associação Médica Espírita de Minas Gerais – AMEMG -, comemorando seus 30 anos de existência, realizou nos dias 20 e 21 de agosto de 2016 seu Congresso Anual no Centro de convenções do Hotel Dayrell em Belo Horizonte, MG que acomodou cerca de 1600 participantes para o tema central, “O homem Sadio”.
Nesses dois dias revezaram-se na tribuna 15 palestrantes que discorreram sobre os mais variados temas em torno da saúde.
Na noite do fia 20.08.2016 Divaldo Franco emocionou-nos a todos ao narrar, com sua maestria habitual, o evento ocorrido em 11.04.1950 quando um grupo de Espíritos Superiores homenagearam, no Plano Espiritual, os 50 anos do retorno à Pátria Espiritual do Espírito Dr. Bezerra de Menezes.
Divaldo descreve o cenário das homenagens com tanta vivacidade e emoção que todos nós nos sentimos transportados para esse encontro.
Espíritos como Léon Denis e Manoel Vianna de Carvalho discursam à plateia referindo toda devoção e abnegação do homenageado em atender aos necessitados de amor e auxílio em ambos os Planos da Vida, nos quase 70 anos vividos na Terra seja como Espírita e irmão de todos quanto cruzassem o seu caminho, .
Surge, então, para surpresa dos participantes dessa assembleia, Celina, porta voz de Maria de Nazaré, trazendo uma mensagem da Mãe de Todos nós e disponibilizando ao Médico dos Pobres a oportunidade de uma tarefa maior em esfera superior, na qual a dor e as angústias típicas de um planeta de Provas e Expiações, como a Terra, já não mais existiam.
Emocionado com a oferta Dr. Bezerra chora de comoção e em seguida ajoelha-se diante da porta voz de Maria Santíssima e lhe suplica para poder continuar sua modesta tarefa junto aos sofredores da Pátria do Cruzeiro.
Nesse instante um facho de luz incide sobre a assembleia e uma mão generosa se materializa no céu estrelado e segurando uma pena autoriza Bezerra a continuar sua trajetória de amor e abnegação consagrando-se a levar a tantos sofredores o bálsamo e a consolação do Evangelho de Jesus redivivo pela Doutrina Espírita.
A emoção toma conta do imenso auditório em Belo Horizonte.
Tanto amor e abnegação exemplificados por Dr. Bezerra de Menezes inspira-nos a dar prosseguimento em nossa tarefa de progredir moral e espiritualmente repartindo com todos os que cruzam nosso caminho das sublimes luzes do Espiritismo.
No encontro seguinte Divaldo Franco abordou o tema “Jesus o Médico das Almas”
Inicia sua abordagem Joseph Ernest Renan (1823-1892) escritor, filósofo, teólogo e historiador Francês. Publicou em 1861 a Obra “A Vida de Jesus”
Em 1862 foi nomeado professor de hebraico no Collège de France, mas, após a primeira aula seu curso foi cancelado, pela simples razão de ter chamado Jesus de “um homem incomparável”, pois ao considerar Jesus um homem contrariava os dogmas da religião que considera Jesus parte da Santíssima Trindade e a manifestação de Deus na Terra.
Jesus, que homem é esse?
Divaldo Franco recua até os tempos de Cesar, Marco Antônio e Cleópatra e em uma viagem maravilhosa vem relatando os acontecimentos que antecederam a chegada de Jesus entre nós. Descreve o ambiente político da época discorrendo sobre Heródes, o Grande e suas ações nefastas para manter o poder terreno como se fora possível.
Relata os acontecimentos envolvendo Ignácio de Antioquia que levado preso para Roma, detém-se na via Ápia e põe-se a chorar extasiado com a cena maravilhosa que se lhe descortina diante dos olhos maravilhados ao contemplar o sol nascente refletindo no mármore das construções suntuosas.
O soldado que o conduzia, contrariado por interromper a viagem, esbofeteia Ignácio e lhe indaga se o motivo de tantas lágrimas era o medo de morrer na Arena.
Ignácio de coração tocado peços ensinamentos de Jesus responde ao soldado cruel e brutal:
— Estou radiante de alegria, pois se Deus concede aos romanos venais e sensuais paisagem tão bela, imagino o que estará ele reservando àqueles que O amam e faz-lhe as vontades.
Allan Kardec, através da questão 625 de O Livro dos Espíritos, indaga aos Espíritos Superiores: Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu aos homens, para lhe servir de modelo e guia?
Ao que os Numes tutelares da humanidade respondem sinteticamente: Jesus;
E nesse momento de transição planetária onde as dores se tornam mais acerbas e os convites para eleger Mamon se avolumam, paira a doce figura do Mestre Jesus indicando-nos o caminho e servindo de referência para as nossas ações e pensamentos.
No ambiente saturado de doces vibrações que permeava a todos os presentes a voz de Divaldo Franco foi se alterando suavemente e todos emocionados constatamos a voz de Dr. Bezerra de Menezes a se manifestar  por intermédio da mediunidade psicofônica de Divaldo em uma mensagem que nos convida a deixarmos os erros do passado e agirmos de conformidade com os ensinamentos do Mestre Nazareno, que de há muito, aguarda nossa transformação, mediante a vivência contínua de Seus ensinamentos.
Lentamente a multidão, luarizada pelas palavras e recomendações ouvidas vão deixando o local, certos de que não há mais como procrastinar a vivência dos postulados cristãos.
Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


DIVALDO FRANCO - Asociación Médica Espírita de Minas Gerais -
Minas Gerais, 20 y 21 de agosto de 2016.

La Associação Médica Espírita de Minas Gerais – AMEMG -, al conmemorar sus 30 años de existencia realizó, durante los días 20 y 21 de agosto de 2016, su Congreso Anual, en el Centro de convenciones del Hotel Dayrell, en Belo Horizonte, MG, que brindó comodidad a cerca de 1.600 participantes para que escucharan el tema central: El hombre saludable.
Durante los dos días se sucedieron en la tribuna 15 disertantes, conferencistas que desarrollaron los más variados temas acerca de la salud.
Por la noche del día 20.08.2016, Divaldo Franco nos emocionó a todos al narrar, con su maestría habitual, el acto realizado el 11.04.1950, cuando un grupo de Espíritus Superiores rindieron homenaje, en el Ámbito Espiritual, a los 50 años del retorno a la Patria Espiritual del Espíritu Dr. Bezerra de Menezes.
Divaldo describe el escenario de los homenajes con tanta exactitud y emoción, que todos nos sentimos transportados a ese encuentro.
Espíritus tales como Léon Denis y Manoel Vianna de Carvalho pronunciaron discursos para la platea, haciendo referencia a la devoción y abnegación del homenajeado, al atender a los necesitados de amor y auxilio en ambos lados de la vida, durante los casi 70 años que vivió en la Tierra, tanto como Espírita y  como hermano de todos aquellos que cruzaron su camino.
Surge, entonces, para sorpresa de los participantes de esa asamblea, Celina, portavoz de María de Nazaret, que llevaba un mensaje de la Madre de Todos nosotros, dispensando al Médico de los Pobres la oportunidad de una tarea mayor en la Esfera Superior, en la cual el dolor y las angustias características de un planeta de Pruebas y Expiaciones, como la Tierra, ya no existían.
Emocionado con el ofrecimiento, el Dr. Bezerra llora de emoción, y luego se arrodilla delante de la enviada de María Santísima para suplicarle, la posibilidad de que continuara su modesta tarea junto a los sufridores de la Patria de la Cruz.
En ese instante una antorcha luminosa incide sobre la asamblea, y una mano generosa se materializa en el cielo estrellado, la cual, sosteniendo una pluma, autoriza a Bezerra a que continúe su trayectoria de amor y abnegación, consagrándose a llevar a tantos sufridores el bálsamo y el consuelo del Evangelio de Jesús, redivivo por la Doctrina Espírita.
La emoción se apodera del inmenso auditorio en Belo Horizonte.
Tanto amor y abnegación ejemplificados por el Dr. Bezerra de Menezes, nos inspira para proseguir con nuestra tarea de progresar moral y espiritualmente, compartiendo con todos aquellos que cruzan nuestro camino las sublimes luces del Espiritismo.
En el encuentro siguiente, Divaldo Franco abordó el tema Jesús el Médico de las Almas.
Inicia su enfoque con Joseph Ernest Renan (1823-1892), escritor, filósofo, teólogo e historiador francés, que publicó en 1861 la obra La Vida de Jesús.
En 1862 fue designado profesor de la lengua hebraica en el Collège de France, pero después de la primera clase su curso fue cancelado, por la simple razón de que había llamado a Jesús un hombre incomparable, pues al considerar a Jesús un hombre, contrariaba los dogmas de la religión, que considera a Jesús parte de la Santísima Trinidad y la manifestación de Dios en la Tierra.
Jesús: ¿qué hombre es ése?
Divaldo Franco retrocede hasta la época de Julio César, Marco Antonio y Cleopatra, y en un viaje maravilloso va relatando los acontecimientos que precedieron a la llegada de Jesús hasta nosotros. Describe el clima político de la época, y alude a Herodes, el grande, y sus acciones nefastas para mantener el poder terrenal, como si eso fuera posible.
Relata los acontecimientos que involucran a Ignacio de Antioquía, quien mientras es conducido preso a Roma, se detiene en la Via Appia y se pone a llorar, extasiado con el panorama maravilloso que se presenta ante sus ojos, al contemplar el sol naciente reflejado en los mármoles de los edificios suntuosos.
El soldado que lo conducía, contrariado por la interrupción del viaje, abofetea a Ignacio y le pregunta si el motivo de tantas lágrimas era el miedo a morir en la arena del circo.
Ignacio, con el corazón conmovido por las enseñanzas de Jesús, responde al soldado cruel y brutal:
—Estoy radiante de alegría, pues si Dios concede a los romanos venales y sensuales, un paisaje tan hermoso, imagino lo que Él tendrá reservado para quienes lo aman y cumplen con su voluntad.
Allan Kardec, a través de la cuestión 625 de El Libro de los Espíritus, pregunta a los Espíritus superiores: ¿Cuál es el ejemplo más perfecto que Dios ha ofrecido al hombre para que le sirva de guía y modelo?
A lo que los númenes tutelares de la humanidad respondieron sintéticamente: Ved a Jesús.
Y en este momento de transición planetaria, cuando los sufrimientos se tornan más intensos, y las invitaciones para optar por Mamon aumentan, flota la delicada figura del Maestro Jesús indicándonos el camino, y sirviendo de referencia para nuestras acciones y pensamientos.
En el ambiente saturado de delicadas vibraciones, que impregnaban a todos los presentes, la voz de Divaldo Franco se fue modificando delicadamente y todos, emocionados, constatamos que la voz del Dr. Bezerra de Menezes se expresaba por medio de la mediumnidad psicofónica de Divaldo, en un mensaje en el que nos invita a dejar de lado los errores del pasado, y a que procedamos de conformidad con las enseñanzas del Maestro Nazareno, quien hace ya mucho tiempo, aguarda nuestra transformación, mediante la vivencia continuada de sus enseñanzas.
Con lentitud, el público -iluminado delicadamente por las palabras y las recomendaciones escuchadas-, va retirándose del lugar, con la certeza de que no se debe postergar la vivencia de los postulados cristianos.
Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)