sexta-feira, 24 de abril de 2015

Eventos Espíritas com Divaldo Pereira Franco Londres, Reino Unido


(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

Registro. Divaldo Pereira Franco no seminário “IX Taller de Salud Espírita”. Salou, Espanha

19 de abril de 2015

O suave domingo de primavera se despertava entusiasmado para voltar a escutar a palavra pela boca de Divaldo P. Franco. Os atos novamente se iniciavam com uma oração dirigida ao Mestre Jesus, e ato seguido, Sara Peralta e Raquel del Pino, ambas membros do coral espírita  do Cemyd, embelezavam os ouvidos de todos os presentes com a música ganhadora de um Oscar "Exodus" do compositor austríaco Ernest Gold. Posteriormente se realizou a palestra de Dolores Martínez y Manuel Sonyer do Cemyd que se intitulava "A educação não formal" e que ao finalizar, todos os preparativos estavam prontos a fim de receber novamente o médium e orador de Salvador da Bahia.
Divaldo iniciou o seu discurso referindo-se que a mente ocupa um papel primordial na função sexual e que de ali se derivam as influências perturbadoras por meio das quais se vinculam espíritos atrasados quando se efetua o sexo sem amor, gerando obsessões das mais graves.  Por isso, quando o ínclito Codificador da Doutrina Espírita analisa "As penas futuras segundo o Espiritismo", determina que para a recuperação moral são necessários três passos a seguir, o arrependimento, a expiação e a reparação do dano. Um roteiro que foi seguido ao pé da letra por um dos grandes personagens paradigmáticos na sua transformação moral, Maria Magdala.
Aquela cidade de Magdala às margens do Mar de Galileia se levantava próspera e rica e ali uma jovem de nome Maria, somava a sua beleza ao lugar, sendo capaz de atrair a atenção de transeuntes e visitantes, sendo conhecida como uma vendedora de perfumes e carícias. Os aldeãos, sabiam que estava dominada por sete espíritos, e que em algumas ocasiões, no seu transe, reagia de forma violenta.
O Semeador de estrelas conseguia cativar a atenção de um público que abarrotava a sala, e que através dos ouvidos físicos e através de imagens mentais captavam cada um dos fatos que ia narrando de uma forma esplêndida. Os momentos em que viu e escutou pela primeira vez o Mestre na casa de Simão bar Ioná, e que supuseram uma importante catarse para Maria despojando-se das suas vestes antigas para vestir-se com a da caridade em favor dos leprosos, espalhando a Boa Nova e adquirindo merecimentos para o seu reencontro com Jesus pouco depois de ir visitar o sepulcro de José de Arimatéia. Uma Maria, que sem dúvida, junto com Paulo de Tarso, conseguem ser os dois personagens chave da sua transformação e de sua instrução, cumprindo o que nos diz O Evangelho segundo o Espiritismo "Se reconhece o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e, pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações".
Foram 90 minutos de uma emocionante palestra em que Divaldo conseguiu deixar comovidos e com lágrimas nos olhos os que estavam ali presentes. Um demoradíssimo aplauso quase encerrava os atos que se ofereciam a favor deste divulgador da Boa Nova de Jesus, com toda a plateia de pé.
Ato seguido, Fuen do Cemyd lhe outorgou uma lembrança por sua passagem pelo IX Taller de Salud Espírita; novamente o coral espírita ofereceu duas peças musicais que emocionaram a todos, a canção do Semeador e a Sinfonia nº 9 de Beethoven (Ode à Alegria).
Exultante e comovido estava Divaldo, por haver transcorrido estes dias tão repletos de profunda atividade espírita, oferecendo suas palavras finais de agradecimento e indicando sua intenção de voltar a reencontrar-se em este evento na próxima edição, dizendo um "até logo", e deixando nas mentes e nos corações dos espanhóis muito que meditar e sentir...
          Texto: Xavier Llobet
          Tradução: Jane Nixon
          Fotos: Rafel Rocaspana
 

Registro. Divaldo Pereira Franco no seminário “IX Taller de Salud Espírita”. Salou, Espanha

18 de abril de 2015

  Divaldo dá início à terceira parte do seminário realizando um paralelismo entre a alimentação e a sexualidade; dizendo-nos que da mesma maneira que cuidamos da nossa nutrição selecionando cuidadosamente os produtos que vamos ingerir, devemos igualmente ser escrupulosos na hora de escolher nosso comportamento sexual, sendo necessário educarmos para ter uma alimentação sadia e relações igualmente sadias.
Recordando as mudanças sociais dos anos 60, especialmente com a liberação sexual, é preciso estabelecer que essa revolução produziu uma liberação vulgar, copiando na mulher os vícios do homem.
Nossa consciência deve avaliar nossos atos, porque o sexo é a ferramenta para a reprodução da humanidade, além de ser um fator de intercambio de energias íntimas entre as pessoas. Se muitas vezes temos reparo na hora de dar a mão a alguém que não nos inspira confiança, com mais razão devemos ter cuidado com quem nos relacionamos através da nossa sexualidade. O sexo pode e deve produzir obras de amor se lhe encaminhamos bem.
Os conflitos sexuais devem ser apaziguados por meio da oração e do amor, transformando essas energias em ternura e amor para mudar o mundo. Devemos mudar o mundo mudando a nós mesmos, começando por tirar o sexo das nossas cabeças.
Neste ponto do seminário, o médium de Salvador fez uma pausa dando por finalizada a terceira parte, deixando todo o auditório na expectativa do desenlace do tema tratado de forma magistral pelo orador.
Depois da pausa, realizou-se o estudo do Evangelho, que tratou o importantíssimo tema da reencarnação e da necessidade dos espíritos de passar tanto pelas experiências como homem quanto como mulher. As vibrações saudáveis oferecidas pela espiritualidade através dos médiuns passistas finalizaram esse ato.
Ato seguido, todos puderam desfrutar da "Ode à alegria", interpretada pelo coro do Centro Espírita Manuel y Divaldo, levando aos nossos corações alegres notas de amor e solidariedade.
A continuação se iniciou um ato solene em comemoração da publicação de O Livros dos Espíritos por Allan Kardec, que como todos sabemos, foi nesse mesmo dia, 18 de abril de 1857. Na primeira parte se realizou várias leituras de reconhecimento pelo trabalho do insigne codificador, e na segunda, o grupo de teatro CEMYD surpreendeu o auditório ao representar um encontro histórico dos médiuns que colaboraram na elaboração de O Livro dos Espíritos, no domicílio de Allan Kardec e sua esposa Amélie Boudet. O relato teatral ofereceu muitos detalhes que foram bastante comentados, inclusive por Divaldo, que felicitou a companhia pela importância dessa representação.

           Texto: Jesús Valle
           Tradução: Jane Nixon 
           Fotos: Rafel Rocaspana, Israel Bastos