sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Registro: Federação Espírita Brasileira-Divaldo Franco Exposição “O Semeador de Estrelas

07/11/2014

Na ensolarada manhã desta sexta-feira, 07/11/2014, às 9h00, na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília/DF, ocorreu a abertura da exposição “O Semeador de Estrelas”, sobre a vida e obra do médium espírita Divaldo Pereira Franco. Estiveram presentes cerca de 400 pessoas, dentre as quais, representantes do movimento espírita de todos os Estados e de diversas cidades brasileiras, assim como de alguns outros países. Ao início da atividade, a mestre de cerimônia discorreu brevemente sobre a extraordinária vida e obra de Divaldo Franco, destacando a sua impoluta conduta como homem e cidadão, ao longo de seus 87 anos de existência, e a sua trajetória exemplar, de profunda renúncia e abnegação, dentro do Espiritismo, seja na atuação mediúnica, como, também, na área da divulgação doutrinária. Edna Fabro, vice-presidente da FEB, proferiu uma prece e, na sequência, Antonio César Perri de Carvalho, presidente da instituição, fez a abertura oficial do evento e em sua fala ressaltou a gigante e permanente colaboração de Divaldo Franco àquela entidade federativa e, ainda, a projeção e repercussão nacional e internacional de seu hercúleo trabalho de missionário do amor, da verdade e da paz, sempre divulgando a mensagem do Cristo. Divaldo, convidado à palavra, expôs, profundamente emocionado, a sua imensa gratidão à FEB, a todos os amigos granjeados ao longo de sua existência, extendendo a sua gratidão também aos seus inimigos, que, segundo ele, tanto o auxiliaram no seu trabalho de evolução. O homenageado manifestou o constrangimento íntimo ante tal homenagem, vez que sentia-se imerecedor dessa honraria, fazendo questão de destacar o quão longe ainda se encontrava do cristão ideal, que tanto almejava e se esforçava por ser, e pedindo escusas por equívocos que pudesse ter cometido na sua tarefa espírita, emocionando sobremaneira a todos os presentes pela legítima demonstração de humildade cristã. Como de costume, agradecido, Divaldo transferiu a homenagem a Jesus, a Kardec, ao Espiritismo, aos benfeitores espirituais e a todos os companheiros de trabalho espírita. Antes de ser encerrada a cerimônia de abertura, Divaldo descerrou um lindo painel com a imagem de sua benfeitora espiritual Joanna de Ângelis. Em seguida, foi iniciada a visitação à exposição, que contém diversos painéis contando a vida e a obra de Divaldo, notadamente a obra Mansão do Caminho, instituição sócio-educativa de Salvador/BA., além de títulos honorificos,  comendas, medalhas, etc, recebidos por ele ao longo de sua existência. A exposição que homenageia Divaldo foi baseada em uma de suas biografias, intitulada O Semeador de Estrelas, de autoria de Suely Caldas Schubert, e espalha-se por vários dos espaços do complexo que compreende a sede da FEB em Brasília, permanecendo aberta ao público para visitação.  Ainda na parte da manhã, Divaldo Franco participou da abertura da reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke

Divaldo Franco é homenageado na câmara dos deputados em Brasília,


Registro. Movimento “Você e a Paz” Taguatinga, DF

06-11-2014


Divaldo Pereira Franco (D) e José Raul Teixeira

No dia 06/11/2014, às 20h, foi realizado o Movimento Você e a Paz em Taguatinga/DF, com a presença do médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco. O salão de conferências do Taguaparque ficou rapidamente lotado. Um grande coral fez belíssima apresentação e, então, o evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Sr. Paulo Maia da Costa. A senhora Telma Sarraf, coordenadora do Movimento, falou sobre esse trabalho idealizado e criado pelo tribuno da noite. E, na sequência, a palavra foi transferida a Divaldo Franco, que narrou a comovente história de  Simon Wiesenthal, um judeu austríaco preso num campo de concentração nazi, durante a 2a. Grande Guerra, e de seu inusitado encontro com o soldado das tropas SS, Karl Seidl, gravemente ferido em batalha e que, em seu leito de morte, confessou à Simon as atrocidades cometidas por ele contra os judeus, pedindo-lhe perdão. O relato serviu como base para a análise da proposta contida na mensagem de Jesus, revivida pelo Espiritismo, do perdão radical, que do ponto de vista psicológico nada tem a ver com o esquecimento da agressão, mas com a atitude de não revide aos atos de violência que nos sejam perpetrados. Divaldo ressaltou que vivemos em tempos de transição planetária, de grande crises morais e de profundos conflitos existenciais, sendo que a prática do perdão nada mais é do que o exercício do amor, energia essencial para o equilíbrio de nossas vidas e para o encontro com paz interior.  Seguindo o pensamento lógico de que só haverá a paz mundial quando os indivíduos estiverem interiormente pacificados, Divaldo Franco conclamou a todos os presentes neste Movimento Você e a Paz para que cada qual seja um agente multiplicador da mensagem, tornando-se um pacificador onde quer que a divindade o tenha situado nesta existência. A conferência foi encerrada com a declamação de belíssimo poema da autora espiritual Amélia Rodrigues e, em seguida, todos cantaram a música tema do movimento, “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jorge Moehlecke


Artigo de Divaldo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 06-11-2014. Salvador, BA


VIDAS VAZIAS
Segundo a Dr.ª Elisabeth Lukas, a nobre discípula do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, a sociedade atual perdeu as tradições, abandonou os mitos e desorganizou a família, vindo a padecer as dolorosas circunstâncias psicológicas do vazio existencial. Suas vítimas caminham sem maiores aspirações, porque estão mais fixadas nos instintos primários – comer, dormir e praticar sexo – do que nos sentimentos de elevação que promovem o ser humano aos patamares da autoiluminação e da plenitude.
Ela sugere reflexões da sua experiência em logoterapia, muito valiosas para a aquisição da harmonia interior, nestes dias atribulados da existência humana. Por excelência, propõe: “Manterás a relação com a transcendência; conservarás tua receptividade aos valores; periodicamente recolher-te-ás para dialogar com a tua consciência”... e conclui: “Não aspirarás a ter, mas a ser”.
Numa síntese excelente, convida-nos a análises em torno da nossa transcendência, da vida exuberante, da imortalidade na qual nos encontramos mergulhados, mesmo que na investidura carnal, enquanto sugere o sentido psicológico existencial, a descoberta dos valores que enobrecem, propondo o diálogo com a consciência, de modo a serem superadas as más inclinações e ser impedida a instalação da culpa, cujos efeitos são perniciosos à estabilidade emocional.
Por fim, numa época de consumismo e individualismo voluptuosos, propõe o ser em vez do ter, que desarmoniza todos aqueles que se lhe entregam em caráter de devotamento. É necessário que o ser humano preencha o seu vazio existencial, voltando às origens espirituais de onde procede e, ao mesmo tempo, consiga estabelecer regras de comportamento saudável em relação à vida de todas as suas variadas expressões.
Ninguém consegue viver tranquilo e com saúde se não possui significados éticos, nem realiza tarefas que lhe valorizam a existência. Para alcançar tal resultado, o bem-estar, é necessário amar, sem a preocupação de ser amado.
DIVALDO P. FRANCO
********************
Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 - 8500
Redação: (71) 3340 – 8800

​Abraços,
​Lucas Milagre

(Recebido em email de Lucas Milagre)

Registro. Homenagem ao médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco. Brasília, DF

06/11/2014

No dia 06/11/2014, às 9h30min, foi realizada na Câmara dos Deputados em Brasília, a solenidade especial de homenagem ao médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco. A solenidade teve início no salão de entrada da casa parlamentar, onde foi aberta a exposição “150 Anos da Presença Espírita no Parlamento Brasileiro, 1864-2014”. Após, os presentes foram convidados a se encaminhar ao Plenário Ulysses Guimarães para a atividade sequente. A sessão especial, presidida pelo Deputado Federal Maurício Trindade, iniciou-se com a apresentação de um vídeo institucional da obra sócio-educativa “Mansão do Caminho”, de Salvador/BA, que foi idealizada e  criada pelo homenageado e que atende, diariamente, 3200 crianças e suas famílias, em um dos bairros mais pobres daquela metrópole. O presidente da sessão expôs as razões da homenagem, discorrendo brevemente sobre a vida e obra de Divaldo Franco e destacando o seu caráter profundamente humanitário. Em seguida, a palavra foi concedida aos parlamentares Deputado Federal Colbert Martins, autor do projeto de homenagem ao médium espírita baiano, e Deputado Federal Dr. Ubiali. Também falaram nesta oportunidade, o senhor Clóvis Adalberto Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, representando “in memorian” a Presidente da Pastoral, Dra. Zilda Arns; o senhor Eurípedes Higino, filho do médium espírita Francisco Cândido Xavier; e, por fim, o senhor Antonio César Perri de Carvalho, presidente da Federação Espírita Brasileira. Na continuidade, Divaldo Franco foi convidado a subir à tribuna para proferir algumas palavras, o que fez iniciando os seus agradecimentos com um gesto de legítima humildade, afirmando ser imerecida tal homenagem à sua figura e vida, segundo ele próprio, apagada e simples, de nenhum grande feito, e que, por essa razão, pedia permissão para transferir todas as honrarias ao codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e à Doutrina Espírita em si, a quem devia a própria vida, pelo equilíbrio e alegria de viver que encontrou em suas páginas de luz. Após brilhante e comovente exposição sobre o sentido profundo da existência, o de amar e servir ao próximo, para o encontro com a paz interior, Divaldo relatou como criou o Movimento Você e Paz, dos objetivos dessa tarefa, de seu alcance e dos benefícios que já têm sido constatados na sociedade, desde a fundação desta atividade, por meio da transformação moral dos seres humanos para melhor. A sua fala foi encerrada com a emocionante declamação do “Poema da Gratidão”, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues. Foram entregues os troféus do prêmio “Movimento Você e Paz” a Clóvis Adalberto Boufleur, representando a Dra. Zilda Arns (“in memorian”), da Pastoral da Criança; a Eurípedes Higino, representando Francisco Cândido Xavier (“in memorian”); e a Antonio César Perri de Carvalho, representando a Federação Espírita Brasileira. Encerrando a sessão solene, todos que lotavam o plenário, de mãos dadas, cantaram a música “Paz pela Paz”, do compositor Nando Cordel.

  Texto: Júlio Zacarchenco
   Fotos: Jorge Moehlecke