terça-feira, 7 de março de 2017

Registro. Conferência por Divaldo Franco Rio Verde, GO

28-02-2017

A aprazível e pujante cidade de Rio Verde – distante 280 km de Goiânia, capital do estado de Goiás - optou pelas amplas instalações  do Clube Dona Gersina, para receber cerca de 2.600 pessoas  que confortavelmente ali se reuniram para ouvir Divaldo Franco.
Após assumir a tribuna, Divaldo inicia sua conferência relatando a situação sócio, econômica e política vigente em Israel  na época do nascimento de Jesus.
Em seguida Divaldo nos leva – pela força poderosa de seu verbo – a uma viagem que tem início na promessa do Mestre do envio do Consolador, pxssando pela crucificação da Luz do Mundo que precedeu as perseguições de todos aqueles que – despertos pelos seus exemplos – passaram a seguir os passos de Jesus.
Divaldo, numa anamnese histórica, salta das perseguições pecos romanos aos cristãos para a adoção do Cristianismo como religião de Roma.
Os cristãos – antes perseguidos – passam a perseguir e matar todos quanto não aceitem suas convicções.
Mas Jesus – incondicional em seu amor - envia regularmente emissários para restabelecer seus ensinamentos de amor, harmonia e paz. Santo Agostinho, o bispo de Hipona e a luz inigualável de Francisco de Assis.
É a noite medieval logo sucedida pelas perseguições e crimes do Santo Ofício a temida – Santa Inquisição infelicitando e matando em nome do Cristo.
Insurge-se Lutero contra os descalabros papais e tem início a Reforma – protestantismo.
Mentes brilhantes cansadas da ditadura religiosa que a todos submetia impedindo a evolução do pensamento científico rebelam-se e pelo Iluminismo iniciam o divórcio da Igreja.
Pela metade do século XIX vem à luz da humanidade o Consolador prometido por Jesus em Seus dias na Galiléia.
Um novo período alvorece iluminando os corações e as mentes sombreadas pelas nuvens pesadas do obscurantismo religioso e do cinismo materialista do ateísmo.
O Espiritismo – organizado por Allan Kardec, o Bom Senso encarnado – vem resgatar, com sua  estrutura  sólida, a pulcritude dos postulados cristãos, por intermédio de suas bases:
1. Existência de Deus
2. Pluralidade dos Mundos habitados
3. Imortalidade e Evolução Progressiva da alma.
4. Reencarnação
5. Comunicabilidade dos Espíritos.
São as colunas de uma Doutrina que responde a questões antigas que acompanham a humanidade por milênios: Quem somos? De onde viemos? Qual o propósito da vida? Qual a origem e a razão do sofrimento? E que logrou matar a morte revelando um Mundo Espiritual pujante e dinâmico em substituição ao silêncio dos túmulos e às beatitudes imobilizantes de um Paraíso destinado aos Eleitos de um Deus personalista e vingativo.
Uma Doutrina que traz Jesus de volta por estar desataviada de mitos incompreensíveis por incompatíveis com a bondade absoluta de Deus – Nosso PAI.
Uma Doutrina que vem esclarecer e dar conteúdo moral à faculdade da Mediunidade, e a coragem de informar: “Todo aquele que de forma consciente ou não, sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é médium. Essa faculdade é própria ao homem não sendo, ASSIM, um privilégio exclusivo de uns poucos”. Livro dos Médiuns, Cap. XIV, item 159.
Relatando suas experiências pessoais no desabrochar de sua Mediunidade, Divaldo encerra a conferência enfatizando as recomendações da Espiritualidade Superior para que – à semelhança de Francisco de Assis – nos dedicássemos ao amor e a caridade.
   Fotos: Sandra Patrocinio
   Texto: Djair de Souza Ribeiro

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


ESPANHOL

DIVALDO FRANCO - RIO VERDE, GOIÁS - 28/02/2017.

    La apacible y pujante ciudad de Rio Verde –a 280 km de Goiânia, capital del Estado de Goiás- optó por las amplias instalaciones del Clube Dona Gersina, para recibir a cerca de 2.600 personas que, confortablemente, se reunieron allí a fin de escuchar a Divaldo Franco.
    Después de instalarse en la tribuna, Divaldo da comienzo a su conferencia describiendo la situación sócio-económica y política vigente en Israel, en la época del nacimiento de Jesús.
Seguidamente, Divaldo nos conduce –mediante la poderosa fuerza de su palabra– a un viaje, que tiene comienzo en la promesa del Maestro del envío del Consolador, pasando por la crucificación de la Luz del Mundo, que precedió a las persecuciones de todos aquellos que – despiertos mediante Sus ejemplos– comenzaron a seguir los pasos de Jesús.
Divaldo, en una reminiscencia histórica, salta de las persecuciones de los romanos a los cristianos, para la adopción del Cristianismo como religión de Roma.
Los cristianos –antes perseguidos– pasan a perseguir y matar a todos los que no acepten sus convicciones.
No obstante, Jesús –incondicional en su amor- envía regularmente emisarios para restablecer sus enseñanzas de amor, armonía y paz: San Agustín, el obispo de Hipona, y la luz inigualable de Francisco de Asís.
Es la noche medieval, a la que suceden las persecuciones y crímenes del Santo Oficio, la temida Santa Inquisición, que siembra la desdicha y la muerte en nombre del Cristo.
Se rebela Lutero contra los descalabros papales, y comienza la Reforma – el protestantismo.
Mentes brillantes, cansadas de la dictadura religiosa que a todos sometía, impidiendo la evolución del pensamiento científico, se rebelan, y mediante el Iluminismo dan comienzo al divorcio de la Iglesia.
A mediados del siglo XIX llega a la luz de la humanidad, el Consolador prometido por Jesús en sus días en la Galilea.
Un nuevo período amanece, iluminando los corazones y las mentes, ensombrecidas por las nubes densas del oscurantismo religioso y del cinismo materialista del ateísmo.
El Espiritismo –organizado por Allan Kardec, el Buen Sentido encarnado– vino a rescatar, con su estructura sólida, la pulcritud de los postulados cristianos, a través de sus bases:
1. Existencia de Dios
2. Pluralidad de los Mundos habitados
3. Inmortalidad y Evolución Progresiva del alma.
4. Reencarnación
5. Comunicabilidad de los Espíritus.

Son las columnas de una Doctrina que responde a cuestiones antiguas, que han acompañado a la humanidad durante milenios: ¿Quienes somos? ¿De dónde venimos? ¿Cuál es el propósito de la vida? ¿Cuál es el origen y la razón del sufrimiento? Y que logró matar a la muerte, al revelar la existencia de un Mundo Espiritual pujante y dinámico, en sustitución al silencio de las tumbas y a las beatitudes paralizantes, de un Paraíso destinado a los Elegidos de un Dios personalista y vengativo.
Una Doctrina que trae a Jesús de retorno, porque está despojada de mitos incomprensibles, incompatibles con la bondad absoluta de Dios: Nuestro PADRE.
Una Doctrina que vino a esclarecer y dar contenido moral a la facultad de la Mediumnidad, y el coraje de informar: Toda persona que siente, en forma consciente o no, en un grado cualquiera, la influencia de los Espíritus es médium. Esa facultad es inherente al hombre, de modo que no constituye un privilegio exclusivo, de uns pocos. El Libro de los Médiums, cap. XIV, ítem 159.
Con el relato de sus experiencias personales, vinculadas al desabrochar de su Mediumnidad, Divaldo concluye la conferencia enfatizando las recomendaciones de la Espiritualidad Superior, para que –a semejanza de Francisco de Asís– nos dedicásemos al amor y la caridad.
   Fotos: Sandra Patrocinio
   Texto: Djair de Souza Ribeiro

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)