segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Registro. Divaldo Pereira Franco no Paraguai. Assunção

13 e 14 de setembro de 2018.
Palestras Públicas.

Divaldo Pereira Franco, o maior médium, orador e educador Espírita de todos os tempos e o médium espírita Dr. Juan Danilo Rodríguez, equatoriano, chegaram à cidade de Assunção para comemorar os 50 anos da primeira visita do Semeador de Estrelas nas terras paraguaias.

O encontro organizado pelo Centro Espírita Paraguayo “Joanna de Ângelis” teve início com uma mensagem do livro Vida Feliz, de Joanna de Ângelis pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, seguida de uma emotiva oração. Posteriormente, o Conjunto Esperanza apresentou três melodias ao som das harpas e violão paraguaios às mais de 350 pessoas que lotaram o auditório.

O primeiro tema abordado foi “O Autismo na visão Espírita”, e esteve a cargo do Dr. Juan Danilo Rodríguez, atualmente residente na Mansão do Caminho, em Salvador/Bahia, executando o trabalho de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem, com TDAH, autismo, entre outros transtornos mais complexos.

O Dr. Juan Danilo Rodríguez, situando o público, apresentou um histórico sobre o autismo, destacando que este existiu em todas as épocas da humanidade, e que atualmente está catalogado como um transtorno e não como uma enfermidade.

Para bem esclarecer, narrou suas experiências com os casos que atendeu na “Fundación Espírita Luz Fraterna”, na cidade de Quito-Equador, onde também é diretor, para exemplificar e dar um melhor entendimento em torno da importância de se conhecer as caraterísticas da personalidade autista, visando contribuir com sua inclusão na sociedade, assim como em sua independência.

Na visão espírita, o autismo é uma experiência de resgate, fazendo parte do processo reencarnatório e que contribui para o progresso moral e intelectual da humanidade. Desta forma, o bondoso Dr. Juan Danilo concluiu sua palestra definindo o autismo como sendo “o amor em silêncio”.

Posteriormente, o Coro infantojuvenil da “Federación Espírita Paraguaya” deleitou a todos os presentes com dois números musicais e o Grupo Espírita “Redención” interpretou a música “Amigos de Todos”, composta especialmente pelos jovens espíritas Joaquín e Santiago Lezcano, em homenagem ao incansável trabalhador do Cristo, Divaldo Pereira Franco.

Na sequência, o Embaixador Mundial da Paz, abordou o tema “O Amor como Solução”, lembrando aqueles emotivos momentos vivenciados na sua primeira vinda às terras paraguaias, na qual proferiu uma modesta palestra, para logo fazer um périplo através da história sobre os diversos conceitos que se tinha a respeito do amor. Discorrendo sobre essa força chamada amor, Divaldo Franco se referiu ao físico Albert Einstein, que em uma carta dirigida a sua filha, afirmava ser o amor a força mais poderosa que governa o Universo. João, o Evangelista, acrescentou o orador brasileiro, definiu o amor como “a alma de Deus”.

Ilustrando o conceito de amor, narrou uma comovedora história de uma vendedora de acarajé e o seu filho médico conhecido como “mosca no leite”, demostrando o infinito amor de uma mãe para com o filho ingrato que não soube corresponder aos seus hercúleos esforços maternos.

Dessa forma, Divaldo Pereira Franco, estimulou a todos os presentes a continuar amando mais, mormente quando se é ferido pelas ingratidões, pelas traições e pelos vilipêndios, porque quem ama já possui o tesouro da gratidão, e a gratidão é a rosa perfumada da árvore do amor. Concluiu a luminosa jornada com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, levando até as lágrimas a todos os presentes, que sensibilizados e em forma de gratidão demostraram seu reconhecimento de pé com um vibrante e caloroso aplauso.

O evento contou com a presença fraterna de irmãos de países vizinhos: Laudelino Risso, Presidente da 10° União Regional Espírita (URE) da Federação Espírita do Paraná, Vania Maria de Souza, Conselheira da Federação Espírita do Paraná, Jéssica Carozza e Geny Vantini do Brasil; e Estela Corti, do Uruguai. 

Várias instituições espíritas do país fizeram entrega de reconhecimentos em agradecimento aos conferencistas que apresentaram as mensagens do amor e da paz, conforme propõe a Doutrina Espírita: o Hogar Espírita “Gregorio Anzoategui” da cidade de Luque; o Centro Espírita del Este “Joanna de Ângelis”; o Centro Espírita Paraguayo “Joanna de Ângelis”; e a Federación Espírita Paraguaya.

No dia seguinte, 14 de setembro de 2018, o encontro foi no Centro Espírita Paraguayo “Joanna de Ângelis”, onde o conferencista foi o nobre Laudelino Risso com o tema “Espiritismo e Magnetismo”, baseando-se em A Gênese, de Allan Kardec. Laudelino abordou questões sobre os fluidos e a constituição do perispírito, que se transforma através das conquistas individuais e intrasferíveis para conseguir criar na criatura humana a sua própria luz. Lembrou as sábias palavras do Mestre Jesus quando dizia: “vós sois deuses, e tudo o que eu faço podeis fazer e muito mais”, esclarecendo que o importante é o que se faz no dia a dia para produzir a centelha de amor em cada indivíduo.

Para surpresa de todos, podemos contar, uma vez mais, com a presença dos queridos irmãos Divaldo Pereira Franco e Juan Danilo Rodríguez, por causa do cancelamento do voo programado, quem também brindaram os presentes com palavras de estímulo. 

Juan Danilo Rodríguez ressaltando a importância do Centro Espírita como hospital de almas e que todos necessitam frequentar, animou os jovens a serem os continuadores, não na luta, e sim continuadores no trabalho, porque o que luta se cansa, e quem trabalha disciplina-se.

Divaldo Pereira Franco, por sua vez, levou o público a uma profunda reflexão em torno da importância do estudo do Espiritismo no Centro Espírita, e parafraseando o escritor francês Víctor Hugo, que dizia que “toda vez que se abre uma escola, fecha-se uma penitenciária”, e que em uma linguagem moderna se pode dizer que “toda vez que se abre um Livro Espírita, nele encontramos a diretriz para uma Casa Espírita e fecha-se uma futura penitenciária”.

Profundamente sensibilizados pela visita dos incansáveis cantores das melodias da imortalidade, Divaldo Pereira Franco inaugurou o prédio do Centro Espírita Paraguaio “Joanna de Ângelis” e a Fundação Humanista “Divaldo Pereira Franco”, juntamente com os fundadores do primeiro Centro Espírita do Paraguai.

Desse modo, a estadia dos irmãos que nos trouxeram as mensagens sublimes do Amor e do Evangelho à luz da Doutrina Espírita deixaram pegadas de luz e de esperança nos corações de todos aqueles que tiveram a honra de escutá-los.

Texto: Ariel Molinas e Santiago Lezcano, revisão Paulo Salerno

Fotos: Fotos: Natalia Martínez