domingo, 16 de outubro de 2011

Blog registrará homenagens comemorativas dos 85 anos de Divaldo Pereira Franco e dos 60 anos da “Mansão do Caminho”.


Prepare-se para colaborar

Endereço do Blog em construção

http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

NOTA EXPLICATIVA

Divaldo Franco, Embaixador da Paz

http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

Este blog foi criado para registrar momentos da vida e da obra do médium e tribuno espírita Divaldo Pereira Franco por ocasião dos seus 85 anos de existência e também pelos 60 anos do surgimento da Mansão do Caminho, entidade por ele fundada.

Ambas efemérides serão comemoradas no ano de 2012.

Divaldo nasceu na cidade baiana de Feira de Santana no dia 5 de maio de 1927 e a Mansão do Caminho inaugurada aos 15 de agosto de 1952, em Salvador.

Esta iniciativa excluirá toda e qualquer manifestação afetada pelo exagero e deve cingir-se a descrever, comentar e enaltecer de forma conveniente os fatos que nortearam a trajetória daquele exemplar trabalhador espírita que tem servido de referência e estimulo para todos nós.

A forma de participação será divulgada em breve via email e publicada no blog que ora se encontra em desenvolvimento.

O trabalho comportará, dentre outras matérias, entrevistas e depoimentos, reportagens publicadas na mídia espírita e não espírita, dados estatísticos, cronologia da vida de Divaldo e da Mansão do Caminho e álbum de fotos que organizaremos com a colaboração daqueles que as possuírem em seus arquivos.

Os organizadores estão abertos ao recebimento de sugestões e já contam com a inestimável e imprescindível participação de todos.

Para levar avante a tarefa estaremos estabelecendo parcerias com órgãos do movimento espirita e diversos veículos de comunicação.

Neste primeiro momento estão organizando o trabalho Ismael Gobbo, de Araçatuba, SP, e Orson Peter Carrara de Matão, SP. Como responsável pelas atualizações do blog atuará Gislaine Pascoal Yokomizo, de Jacareí, SP.

Que Deus, o Mestre Jesus e os bondosos amigos espirituais nos ajudem a levar avante este trabalho participativo e impessoal concebido nos limites da responsabilidade e do bom senso que a Doutrina Espírita nos tem ensinado. (Ismael Gobbo)

SEMEADOR DE ESTRELAS

Valho-me do livro O Semeador de Estrelas, de Suely Caldas Schubert, da Livraria Espírita Alvorada Editora, lançado em 1990, dentre tantos outros valiosos trabalhos já publicados com fatos e resenhas biográficas do médium Divaldo Pereira Franco, para a presente abordagem, face à inspiração que a citada obra sempre sugere em suas agradáveis e valorosas páginas.

É que a vida do nobre seareiro, com exemplar folha de serviços ao movimento espírita e ao Evangelho

de Jesus, é tão rica de ocorrências nobres, apesar das lutas e sacrifícios que sempre enfrentou, que também

se constitui em inesgotável fonte de referências para páginas e páginas que retratem os exemplos e fatos

da vida do querido amigo e médium Divaldo Franco.

Suely Caldas, conhecida médium, escritora e palestrante espírita, com vários livros igualmente publicados,

foi muito feliz na seleção dos casos que formam o volume em referência. Talvez pela leitura que ficou marcante na memória, utilizo-o desta feita para referir-me a Divaldo, a quem guardo imensa gratidão.

Os 41 capítulos da obra, repletos de ensinos e emoções superiores - justamente pelos exemplos de vida

e dedicação ao bem - nos casos apresentados, oferecem ao leitor autêntico roteiro para entender várias

circunstâncias da vida que bem podem ser apropriadas a realidade diária de cada um.

Divaldo, com sua experiência, transmite nas situações de vida orientações claras de bem viver, para

seguir retamente o Evangelho, fazendo-o farol a nortear os dias.

O título da obra, feliz por si mesmo, indica mesmo o que é Divaldo na vida de todos nós: um semeador

de estrelas que abre nosso coração para a alegria, a esperança e amor ao bem.

Seus livros, sua oratória vibrante, seu magnetismo pessoal e seu trabalho incansável - seja na conhecida

Mansão do Caminho ou nas próprias viagens - dizem bem desse trabalho de semeadura.

Divaldo semeou por toda parte, semeou no coração de todos, em países, cidades, instituições.

É um semeador iluminado.

Seus 85 anos em 2012 e os 60 anos da Mansão do Caminho, também em 2012, dizem por si só desse trabalho incansável.

Abstenho-me de transcrever trechos do livro em referência. Penso que o melhor a fazer é indicar o livro ao leitor, para que se deixe contagiar pelas vibrantes páginas do belo livro que igualmente ora nos inspira.

Obrigado Divaldo. Sua presença ilumina nossa vida. (Orson Peter Carrara)

COLABORAÇÕES

Embora ainda estejamos no início dos trabalhos já conclamamos a todos para que participem. Vamos construir o Blog da melhor forma possível e já convidamos os especialistas a nos ajudarem nesta importante etapa de trabalho.

Dentro em breve enviaremos as orientações mais detalhadas. Mas com os comentários acima já é possível dar-se inicio à gratificante tarefa. Se você tem fotos, reportagens, artigos publicados na mídia (devem ser digitalizados a partir dos originais para preservação da memória), cartões, etc, podem ir coletando para nos enviar no momento oportuno. As matérias escritas pedimos que nos sejam repassadas com as devidas revisões de ortografia e gramática, prontas para publicação.

Este primeiro contato é para noticiar a iniciativa. Repetimos que estamos abertos a toda participação que possa enriquecer a homenagem que reputamos justa e importante.


Divaldo Pereira Franco, Elsa Rossi e José Raul Teixeira

em visita ao túmulo de Allan Kardec no Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França.




Blog Divaldo Pereira Franco Embaixador da Paz Como participar

Como já exposto no nosso email do dia 14/10/2011, sexta-feira, junto com outros companheiros de ideal espírita, tomamos a iniciativa de colocar no ar um Blog visando homenagear Divaldo Pereira Franco e a Mansão do Caminho que, no ano de 2012, completam, respectivamente, 85 e 60 anos de existência.

O Blog está sendo implementado na forma como abaixo esquematizamos, a fim de que as contribuições possam ser recebidas e imediatamente postadas. Todas as matérias serão remetidas no email de “Noticias do Movimento Espírita” e inseridas no Blog.

Todos aqueles que queiram colaborar procurem identificar na árvore do blog onde se ajusta a sua colaboração. Isto é importante para que cada coisa seja colocada rapidamente no link correspondente.

Pedimos enviar matérias escaneadas (jornais, revistas, fotos, etc....) em alta resolução. Inicialmente o trabalho será todo via internet mas não descartamos de sê-lo posteriormente em matéria impressa. Daí já solicitarmos o material em alta resolução para ambas possibilidades.

As fotos deverão trazer: local onde foram obtidas, tipo de evento, data, autor da foto ou no mínimo o detentor do acervo. O envio deve ser via email uma a uma em face do peso dos arquivos para igobi@uol.com.br. Se desejarem salva-las em disco podem nos enviar pelo correio para Ismael Gobbo, Rua Euclides da Cunha, 11, apartamento 32, Araçatuba, SP, CEP 16015-453.

Para todas as matérias escaneadas (livros, jornais, revistas, periódicos, boletins, etc.) e fotografias, pedimos obter autorização daqueles que detém os respectivos direitos autorais ou propriedade do acervo declinando que serão utilizadas no email Noticias do Movimento Espírita e no Blog Divaldo Pereira Franco Embaixador da Paz: http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/ .

Solicitamos encarecidamente que os textos escritos nos cheguem devidamente revisados ortográfica e gramaticalmente e já prontos para publicação.

Paulatinamente iremos fornecendo mais informações ou tirando duvidas através de email.

O nosso objetivo em fornecer estas notas preliminares visa a que os amigos de Divaldo, articulistas, escritores, colaboradores, etc, já iniciem os trabalhos e nos enviem para repassar no email e postar no blog.

A partir de agora Ismael Gobbo e Orson Peter Carrara manterão contato com esses amigos para começarem a enviar suas colaborações.

Esboço do Blog: (aberto a sugestões dos especialistas)

Blog

Explicação

Divaldo Pereira Franco

Biografia

Palavras dos amigos

Entrevistas

mídia espírita

outras mídias

Tv

Rádio

depoimentos

artigos específicos

Reportagens

mída espirita

O Reformador

Anuário Espírita

O Clarim, RIE.

.....................

●......................

outras mídias

Trajetória mediúnica

história

obras publicadas

na língua portuguesa

outras linguas

Divaldo na tribuna

respingos históricos

registros

Álbum de fotos

Mansão do Caminho

História

Registros

Mídia espírita

Outras mídias

Álbum de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário