domingo, 21 de dezembro de 2014

Agenda do conferencista Divaldo Pereira Franco Janeiro-2015

· 04 e 05/01/2015
João Pessoa, PB

· 11 e 12/01/2015
Natal, RN

· 16/01/2015
Centro Espírita Joanna de Angelis (Barra da Tijuca - Rio de Janeiro)

· 17 a 31/01/2015
Viagem especial aos Emirados Árabes.


Divaldo Pereira Franco. Mansão do Caminho, Salvador, BA. 20-12-2014. Foto Jorge Moehlecke

Registro. Centro Espírita Caminho da Redenção – Divaldo P. Franco Salvador, BA

20 de dezembro de 2014- noite.

Na noite do dia 20 de dezembro, às 20h00min, teve início a mais uma atividade pública do Centro Espírita Caminho da Redenção. O palestrante foi Divaldo Franco que agradeceu a visita que os amigos fizeram, bem como a presença de diversas caravanas do Brasil e do Exterior. Demonstrou a sua gratidão aos participantes do Movimento Você e a Paz, aos que acompanharam as atividades com as crianças, famílias e idosos. Formulou votos de felicidades nas comemorações de natal e final de ano.
Tecendo comentários a respeito do sucesso do Movimento Você e a Paz realizado no dia 19 Dez, na Praça do Campo Grande, Divaldo agradeceu aos que organizaram e executaram as diversas tarefas realizadas em várias etapas. O Movimento Você e a Paz, no Estado da Bahia, deverá ser reiniciado, na sua 18ª edição, a partir do mês de fevereiro de 2015.
Destacando o amor ao próximo, a dedicação e o sacrifício em prol da criatura humana, Divaldo narrou um fato que se passou no campo de concentração deBergen-Belsen, na Alemanha. A protagonista foi a prisioneira Luba Cekak, holandesa, que percebendo a morte iminente de cinquenta e oito crianças prisioneiras deixadas no pátio, sob frio intenso e neve, arriscando a própria vida e de mais duas companheiras de infortúnio, as recolheu para o barracão/alojamento já superlotado.
Obtida a permissão para cuidar dessas crianças Luba Cekak, se desdobrava para alimentá-las minimamente. Quando as tropas inglesas libertaram os prisioneiros, em 15 de abril de 1945, dentre eles encontravam-se cinquenta e quatro daquelas crianças acolhidas pela heroína, somente quatro haviam morrido. É o amor suplantando o ódio, construindo pontes afetivas. Luba foi despertada pela mensagem do meigo Rabi da Galileia, converteu-se ao cristianismo, que seguia com muito fervor.
Homenageada em sua terra natal pela Rainha Beatriz, com uma comenda, por sua coragem e sacrifício, disse que não tinha méritos. O mérito era de Jesus, que salvou milhares, ela somente fez o dever de auxiliar os seus irmãos. Expressou-se na esperança de que a humanidade nunca mais repetisse aquela calamidade terrível, destroçando vidas e nações. Jesus, disse Divaldo, fez uma sementeira grandiosa ao longo de vinte séculos, porém, a colheita é pífia, muito pobre. A mensagem de Jesus é de amor, de vidas sucessivas, de misericórdia.
Exemplificando a semeadura e a colheita, Divaldo narrou outro fato, comprovando que todo aquele que infelicita o seu semelhante, colhe os frutos amargos da invigilância e das iniquidades. Se cada indivíduo pensasse na sementeira que realiza e sua consequente produção, deveria atentar para a colheita que deseja. É necessário, advertiu, perquirir qual é o relacionamento com Jesus. Esse é um momento propício para essas reflexões. Vamos homenageá-Lo adotando como regra de bem proceder a Sua mensagem de amor.
Nesta oportunidade foi lançado mais um livro da Livraria Espírita Alvorada – LEAL. É um livro de bolso, ricamente encadernado que contém uma coletânea de...Pensamentos de Joanna de Ângelis, esse é o título de uma rica fonte de inspiração, conforto moral e encorajamento. “O amor é antídoto para todas as causas do sofrimento, por proceder do Divino Psiquismo, que gera e sustenta a vida em todas as suas expressões.” Esse é um dos Pensamentos de Joanna de Ângelis.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Registro. Natal da Caravana Auta de Souza-Mansão do Caminho - Divaldo Franco. Salvador, BA

20 de dezembro de 2014- manhã
O Centro Espírita Caminho da Redenção, através de sua obra social, a Mansão do Caminho, realizou em 20 de dezembro, pela manhã, o encontro comemorativo do Natal da Caravana Auta de Souza. Foram dois grupos que estiveram reunidos. Os dos idosos com mais de 70 anos de idade e as famílias em vulnerabilidade social. Os outros grupos, abaixo especificados, tiveram encontros comemorativos em outras datas da semana que se encerra.
As atividades da Caravana Auta de Souza abrangem a assistência de 58 pessoas com mais de 70 anos de idade; 22 famílias vulneráveis socialmente; o grupo dos aidéticos com 74; 11 gestantes; os idosos em situação de vulnerabilidade são 40; e o grupo dos doentes graves, composto de 48 pessoas. A Caravana Auta de Souza realiza esse trabalho há sessenta e dois anos, initerruptamente.
Comemorando o Natal foi encenado pelos próprios assistidos e familiares o nascimento de Jesus, que a todos emocionou pela beleza plástica das cenas. O evento teve, também, o objetivo de homenagear Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, desencarnado no final de 2013. Ele deixou pegadas luminosas pela Mansão do Caminho, ensinando através do exemplo o amor, a fraternidade, a meiguice, acolhendo em seu coração generoso os aflitos do caminho.
Edilton Costa Silva, médico clínico da Mansão do Caminho, destacou que o homenageado é Jesus, e que as atividades que são planejadas e realizadas na Mansão do Caminho possuem a marca, a presença de Jesus, amoroso, acolhedor, amigo de todas as horas, em todos os lugares, em qualquer situação. A mensagem de Jesus é de estímulo ao crescimento, ao aperfeiçoamento moral, de sentimentos bons, livrando as criaturas que O buscam das misérias humanas.
Divaldo Franco, dirigindo-se ao grupo de assistidos, disse que a vida, por mais longeva que seja, é sempre muito curta. Sua mensagem foi de estímulo à resistência aos vícios, ao desenvolvimento do amor, da amizade, do perdão. Jesus veio para que as criaturas humanas sejam felizes, apesar dos problemas experimentados. A vida, ressaltou, possui muitos valores nobres, a educação familiar, a solidariedade entre os seus membros, devem ser preservados e ampliados. A vida possui um significado, um sentido. Esse significado é viver com dignidade as injunções da existência, orando à Jesus rogando forças para resistir ao mal.
O fundador da mansão do Caminho salientou a necessidade de não se aceitar as provocações, honrando e homenageando Jesus, evocando a sua presença pela oração fervorosa. Desejando um feliz natal e um ano vindouro de alegrias, de paz e de harmonia, Divaldo encerrou essa comovedora atividade. Seguindo a programação, que incluía a distribuição de cestas de alimentos e outros itens visando oferecer condições melhores para as comemorações natalinas, foi servido substancioso almoço aos presentes assistidos.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke