20 de abril de 2014
Encerrando um profícuo roteiro em terras Gaúchas, na bela cidade de Flores da Cunha – Terra do Galo -, com sua cultura predominantemente italiana, o Professor Divaldo Franco apresentou a conferência Rejubila-te em Deus, no Parque da Vindima Eloy Kunz, às 17h00min. Apresentou o pensamento humano relativo a existência de Deus, nas áreas científicas e religiosas, a partir do Século XVII, até os dias atuais, passando pela Revolução Francesa, o reinado de Napoleão, o advento do Espiritismo, trazido a lume por Allan Kardec, e os grandes cientistas e pensadores desse período.
O eminente orador discorreu sobre as sete razões para se crer em Deus, professor Abraham Cressy Morrison, da Academia de Ciências de Nova York. São elas: 1ª – O próprio universo, com toda a sua complexidade e características; 2ª – A vida na superfície terrestre, que só acontece pelo perfeito dimensionamento da atmosfera; 3ª – O instinto dos animais, irretocável e irreparável, pois através do instinto eles não erram, preservando a suas vidas; 4ª – Os Genes e Cromossomos, toda a vida é revelada na fenomenal maravilha dos genes; 5ª – A imaginação, o poder da razão, e através dela o homem pode entender Deus; 6ª – A ecologia, através de uma lei de equilíbrio que existe na natureza; e 7ª – A capacidade de conceber a ideia de Deus.
Finalizando, o mestre da oratória, narrou a comovente história de Leland Stanford Jr., filho Amasa Leland e Jane Stanford. Em homenagem ao filho morto muito jovem em Florença/Itália, os Stanford fundaram a Universidade Stanford, como memorial para o filho. Todos, muito emocionados com a comovedora história, se puseram de pé para aplaudir o notável orador, agradecendo-lhe, por esse gesto, a magnífica conferência.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke




