quarta-feira, 6 de abril de 2016

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul Santa Cruz do Sul

05 de abril de 2016

A cidade de Santa Cruz do Sul recebeu carinhosamente, como de hábito, o Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo Pereira Franco. O minisseminário Vida: Desafios e Soluções foi realizado no In Side Eventos para um público de 1.400 pessoas. Foram promotores desse evento a Sociedade Espírita A Caminho da Luz e a Associação Espírita Francisco de Assis. Enquanto atendia a solicitação de autógrafos, Divaldo concedeu uma entrevista para o Jornal A Gazeta do Sul.
O Professor Divaldo Franco foi agraciado com homenagens pelos 30 anos de atividades incessantes em Santa Cruz do Sul. Seu primeiro trabalho na cidade foi no ano de 1986. Esse período foi relembrado através de um vídeo destacando os memoráveis eventos, agradecendo a dedicação e o carinho com que Divaldo sempre dispensou aos Santa-Cruzenses. A primeira homenagem, uma placa assinalando a data, foi-lhe entre por um grupo de jovens da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.
A segunda homenagem partiu da Câmara de Vereadores que lhe concedeu o Título de Cidadão Santa-Cruzense, por unanimidade, em 04 de abril de 2016. Para lhe entregar o Título Honorífico estiveram presentes os Vereadores Alceu Crestani, Presidente; Nasário Eliseu Bohnen, Vice-Presidente; e Hildo Ney Caspary, proponente do título. A comunidade de Santa Cruz do Sul reconheceu a importância das atividades desenvolvidas pelo homenageado em prol do bem-estar material e espiritual. Carinho, gratidão, agradecimento e reconhecimento foram os motes para tal honraria.
A mesa diretiva foi composta por Álvaro Figueiredo, Presidente da União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul; Francisco Ferraz, Assessor Jurídico da Federação Espírita Brasileira; e Carlos Junges, Presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.

Divaldo agradeceu aos distintos edis, reconhecendo não merecer, sendo grato pelo carinho, o desvelo com que é recebido em Santa Cruz do Sul, afirmando que as palavras são muito pobres para traduzirem as emoções que experimentava naquele momento. O grande agraciado, no entanto, é o insigne Codificar da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Pois que conhecendo e adotando a Doutrina Espírita, Divaldo se reconhece como um simples trabalhador do Cristo. Externou aos edis a sua profunda gratidão, respeito e a honra de colaborar com Santa Cruz do Sul.
Iniciando o seminário, Divaldo apresentou vários conceitos e entendimentos sobre a vida, desde Aristóteles até os dias atuais, passando pelas definições de vários seguimentos filosóficos, naturalistas, cientistas e pensadores, entre outros. O Universo é um grande pensamento que se expande e se contrai constantemente. É o hálito de Deus, é um estado luminífero que está presente desde as micropartículas até o macrocosmo.

George Ivanovich Gurdjieff, e seu discípulo Peter Ouspensky, classificavam os indivíduos e a vida em dois aspectos: A categoria formada pelas pessoas fisiológicas – são as que comem, dormem e se reproduzem; e as psicológicas – as que cultivam sentimentos e emoções, além das três anteriores.
Emilio Mira y Lopez afirma que do ponto de vista psicológico a vida do ser humano, que difere de qualquer outra, é constituída de cinco características: Personalidade – do nome, aos comportamentos; Conhecimento – as aquisições intelecto morais; identificação – as afinidades; Consciência – quando o ego toma ciência dos conteúdos psicológicos de que é portador, segundo Carl Gustav Jung; e Individualidade – o ser senciente.

No nível de consciência o indivíduo estagia, experienciando a vida, ao longo de sua jornada evolutiva em uma dessas faixas crescentes, em busca do aperfeiçoamento: 1. Consciência de sono sem sonhos; 2. Consciência desperta; 3. Consciência do corpo – que como máquina humana se subdivide em funções, conforme a seguir; 4. Consciência de Si mesmo; e 5. Consciência Cósmica - é o Cristo que vive no indivíduo. O corpo, como máquina, se apresenta segundo as funções intelectivas; emotivas; de movimento; o instinto; polaridade feminina e masculina – anima e animus; emotiva superior; e intelectiva superior. A vida é uma bênção de Deus, seja ela como for.
O maior desafio da criatura humana é a própria criatura humana. Apresentando histórias ilustrativas, Divaldo destacou a necessidade de os seres humanos se amarem, respeitando as diferenças, convivendo de tal forma que as imperfeições, de ambas as partes, não cause transtornos de relacionamento. Cada ser deve desenvolver o perdão, não devolvendo a agressão, o mau-caratismo, o ódio, a calúnia, etc., mas fazendo todo o bem que estiver ao seu alcance.

Como solução, deve, cada qual, desenvolver a mudança de hábitos, mudando-os em si mesmo de forma permanente. A vida deve ser dinâmica. O importante não são os desafios, mas as soluções que precisam ser construídas. Reflexione: como é a sua vida? Indagou o Embaixador da Paz no Mundo. És tolerante? Agradável? Exigente? Amoroso? Raivoso? Rancoroso? Jovial? Grato?
Repartindo ensinamento recebido de Sathya Sai Baba, Divaldo sugeriu que se rogue bênçãos para mente a fim de que se possa pensar retamente. Que o coração seja abençoado para nutrir bons sentimentos. Que a boca receba bênçãos para falar retamente. Exortou a que cada um aceite os desafios existenciais, descobrindo o sentido da vida, valorizando os bons momentos, a felicidade, a alegria, o amor, não valorizando em demasia os sofrimentos, os momentos maus.
A vida é formada por desafios, que devem ser enfrentados. Superá-los é um dever, encontrando soluções. Vale a pena viver intensamente, enfrentando os desafios, adornando a vida com esperança, alegria, transformando-se de dentro para fora. Ter aflições é natural, ainda, porém não sofrer com elas é um dever. Deve-se enfrentá-las racionalmente. Ser feliz é um direito que Deus dá a cada um de Seus filhos.
Finalizando o brilhante trabalho, e externando seus agradecimentos por tudo que lhe é ofertado, e a todos pelo trabalho que realizam em prol de um mundo melhor, e a gentileza da presença amiga. Ainda lecionando, estimulou a cada ter como dever a eleição do que não gostaria de fazer, renovando-se todo o dia para melhor. Colocando-se de pé, o público aplaudiu generosamente o orador gentil e dedicado, afável e amoroso, renovando-lhe o entusiasmo e as energias.

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

Espanhol

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul -
Santa Cruz do Sul – 05 de abril de 2016
La ciudad de Santa Cruz do Sul recibió con cariño -como lo hace habitualmente- al Embajador de la Paz en el Mundo: Divaldo Pereira Franco. El miniseminario Vida: desafíos y soluciones se llevó a cabo en el In Side Eventos, para un público de 1.400 personas. Fueron las promotoras de ese acontecimiento la Sociedad Espírita A Caminho da Luz y la Asociación Espírita Francisco de Asís. Mientras atendía los pedidos de autógrafos, Divaldo concedió una entrevista al Periódico A Gazeta do Sul.
El Profesor Divaldo Franco fue agraciado con homenajes por los 30 años de actividades ininterrumpidas en Santa Cruz do Sul, a partir de su primera presentación en la ciudad, en el año 1986. Ese lapso fue recordado a través de un vídeo, en el cual se destacaron los memorables acontecimientos, expresando gratitud por la dedicación y el cariño que Divaldo siempre dispensó a los santacruzenses. El primer homenaje, una placa con el registro de la fecha, le fue entregada por un grupo de jóvenes de la Sociedad Espírita A Caminho da Luz. El segundo homenaje lo realizó laCámara de Vereadores (o Cámara Municipal), que le concedió el Título de Ciudadanosantacruzense por unanimidad, el 04 de abril de 2016. Para hacerle entrega del título honoríficoestuvieron presentes los Vereadores (o Concejales) Alceu Crestani, Presidente; Nasário Eliseu Bohnen, Vicepresidente; e Hildo Ney Caspary, proponente del título. La comunidad de Santa Cruz do Sul reconoció la importancia de las actividades desarrolladas por el homenajeado, a favor de su bienestar material y espiritual. Afecto, gratitud y reconocimiento fueron los motivos para tal honor.

La Mesa Directiva estuvo compuesta por Álvaro Figueiredo, Presidente de la União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul; Francisco Ferraz, Asesor Jurídico de la Federação Espírita Brasileira; y Carlos Junges, Presidente de la Sociedad Espírita A Caminho da Luz.

Divaldo expresó su agradecimiento a los distinguidos ediles, reconociendo que no era merecedor de las honras; expresó su gratitud por el cariño, el desvelo con que es recibido en Santa Cruz do Sul, y manifestó que las palabras eran insuficientes para traducir las emociones que experimentaba en aquel momento. Mientras tanto, el ilustre agraciado -expresó- es el insigne Codificador de la Doctrina Espírita, Allan Kardec, pues conociendo y adoptando la Doctrina Espírita, Divaldo se reconoce como un simple trabajador del Cristo. Expresó a los ediles su profunda gratitud y respeto, además del honor de colaborar con Santa Cruz do Sul.

Dando comienzo al seminario, Divaldo expuso diversos conceptos y reflexiones acerca de la vida, desde Aristóteles hasta los días actuales, recordando las definiciones de diversas corrientes filosóficas, naturalistas, científicas y también de pensadores, entre otros. El universo es un gran pensamiento que se expande y se contrae constantemente; es el aliento de Dios; es un estado que irradia luz, que está presente en las micropartículas, e incluso en el macrocosmos.

George Ivanovich Gurdjieff y su discípulo Peter Ouspensky clasificaban a los individuos y a la vida, según dos aspectos: la categoría formada por las personas fisiológicas –son las que comen, duermen y se reproducen; y las psicológicas –aquellas que cultivan los sentimientos y las emociones, además de las tres características anteriores.
Emilio Mira y Lopez sostiene que, desde el punto de vista psicológico, la vida del ser humano -que difiere de cualquier otra-, está constituida por cinco características: personalidad –del nombre al comportamiento; conocimiento –las conquistas intelecto-morales; identificación –las afinidades; conciencia –cuando el ego toma conciencia de los contenidos psicológicos de los cuales es portador, según Carl Gustav Jung; e individualidad –el ser que siente.

En el nivel de conciencia, el individuo realiza un aprendizaje experimentando la vida, a lo largo de su trayectoria evolutiva, en una de esas fajas crecientes, en busca del perfeccionamiento: 1. Conciencia de sueño sin sueños; 2. Conciencia despierta; 3. Conciencia del cuerpo –que en su carácter de máquina humana se subdivide en funciones, conforme con lo siguiente; 4. Conciencia de sí mismo; y 5. Conciencia cósmica -es el Cristo que vive en el individuo. El cuerpo, como máquina, se presenta según las funciones intelectivas; emotivas; de movimiento; o instinto; polaridad femenina y masculina –ánima y ánimus; emotiva superior e intelectiva superior. La vida es una bendición de Dios, sea esta como fuere.
El mayor desafío de la criatura humana es la propia criatura humana. Presentando anécdotas ilustrativas, Divaldo destacó la necesidad de que los seres humanos se amen, respetando las diferencias, conviviendo de tal forma que las imperfecciones de ambas partes, no causen trastornos en las relaciones. Cada ser debe desarrollar el perdón, sin devolver la agresión, el mal carácter, el odio, la calumnia, etc., sino haciendo todo el bien que esté a su alcance.

Como solución, debe, cada uno ejercitarse en el cambio de hábitos, modificándolos en sí mismo en forma permanente. La vida debe ser dinámica. Lo importante no son los desafíos, sino las soluciones que deben ser elaboradas. Reflexione: ¿cómo es su vida? Preguntó el Embajador de la Paz en el Mundo. ¿Es tolerante? ¿Agradable? ¿Exigente? ¿Amoroso? ¿Rabioso? ¿Rencoroso? ¿Jovial? ¿Agradecido?

Compartiendo enseñanzas recibidas de Sathya Sai Baba, Divaldo sugirió que se rueguen bendiciones para la mente, a fin de que se pueda pensar rectamente. Que el corazón sea bendecido para alimentar buenos sentimientos; que la boca reciba bendiciones para hablar rectamente. Exhortó a que cada uno acepte los desafíos de la existencia, descubriendo el sentido de la vida, valorizando los buenos momentos, la felicidad, la alegría, el amor, y no concediéndole demasiado valor a los sufrimientos, a los malos momentos.
La vida está constituida por desafíos, que deben ser afrontados. Superarlos es un deber, encontrando soluciones. Vale la pena vivir intensamente, haciendo frente a los desafíos, adornando la vida con esperanza, alegría, transformándose desde adentro hacia afuera. Tener aflicciones es natural; además, no sufrir con ellas es un deber. Se las debe enfrentar racionalmente. Ser feliz es un derecho que Dios concede a cada uno de sus hijos.

Para finalizar el brillante trabajo, y exteriorizando su agradecimiento por todo lo que se le brinda, y a todos, por el trabajo que realizan en favor de un mundo mejor, y por la gentileza de la presencia amistosa. Expresó aún otra enseñanza, estimulando a que cada uno tenga como deber preferir algo que no le gustaría hacer, renovándose cada día para mejor.
De pie, el público aplaudió generosamente al orador gentil y devoto, afable y amoroso, renovando su entusiasmo y sus energías.
           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Moehlecke
(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)