segunda-feira, 3 de junho de 2019

Divaldo Franco na Europa Bad Honnef, Alemanha

02 de junho de 2019
O domingo surgiu rico de expectativas. O encontro espírita anual em Bad Honnef, na Alemanha, foi encerrado em 02 de junho com clima de confraternização. O Seminário Qual o sentido da VIDA?, realizado nas dependências do Hotel Seminaris Alexander-von-Humboldt, teve a oportunidade de congregar uma grande família, tal foi o sentimento que ali se experimentou.
Divaldo Franco, em sintonia com o lindo e ensolarado dia, discorreu sobre O Poder do Ideal, pois quando se tem um ideal, as dificuldades se transformam em desafios, e nada poderá impedir que estes desafios sejam superados. Nunca abandone seus sonhos, lembrando-se que nem sempre os resultados são imediatos, porém, se perseverar, eles se farão reais. Apresentando exemplos de idealistas, o Embaixador da Paz no Mundo se referiu à Alexander Fleming (1881-1955), que descobriu a penicilina, após ter perseverado no seu ideal, bem como à Thomas Edison (1847-1931), que por centenas de vezes teve suas pesquisas frustradas, mas não desistiu, e graças à sua perseverança, temos a lâmpada.
A temática foi empolgante, por que Divaldo Franco é, também, um belo exemplo de perseverança, pois, acompanhando suas narrativas acerca de sua infância, dos tropeços e dificuldades que teve com o desabrochar da mediunidade, embora tendo tudo para desistir, perseverou. Que o digam os mais de seiscentos filhos que ele adotou, educou e amou ao longo destes anos!
À tarde, o amigo Juan Danilo conduziu o público, reflexionando sobre A Consciência Desperta, apresentando e aprofundando os níveis de consciência de vigília, de sono, das mudanças que cada um necessita operar em si mesmo para que possa se tornar bom administrador de sua vida, não perdendo tempo e oportunidades, visando não se arrepender posteriormente.
Juan Danilo discorreu sobre a importância de saber dizer o não e de aceitar e ouvir o não. Abordou, também, a questão do foco, com o propósito de dissociar muitas coisas que estão próximas, visando concentrar-se naquilo que deseja realizar. Destacou que o verdadeiro espírita é alguém que busca realizar o trabalho consigo mesmo, liberando-se pouco a pouco das carências e rumando para a individuação. Como mecanismo facilitador para a vida, propôs três metas para a conquista do sentido da vida, que são: Facilitar, Simplificar e Fazer, demonstrando, de forma simples e objetiva, que é possível avançar conquistando uma relativa paz e harmonia.
Ao final, Divaldo e Juan ainda responderam a várias perguntas, elucidando e aprofundando pontos específicos. O momento dos agradecimentos contribuiu para realçar e confirmar que a vivência e a convivência, no desenrolar do Seminário, se constituíram em dias inesquecíveis. A confraternização e as despedidas, realçadas pelos abraços afetuosos, se constituíram em júbilos de fraternidade verdadeira, antevendo o próximo ano, aguardando novo reencontro. Divaldo, após atender aos que ainda o buscavam para um abraço, para despedir-se, se recolheu, pois, nesta segunda-feira, o aeroporto de Düsseldorf o irá receber antes mesmo que o sol apareça, rumando à Paris, para novos compromissos. Não sei, de fato não sei, de onde vem tanta energia, tanto bom ânimo, mas ele prossegue, sem permitir que alguém saia de sua presença sem um sorriso, um abraço, um carinho. Esse é Divaldo Franco, incansável.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno