segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Registro. VII Congresso CEJA Rio de Janeiro, RJ

18/09/2016

Um domingo tomado pelo Amor. Com a presença de mais de 3000 pessoas o Metropolitan – Shopping Via Parque na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, foi palco do Sétimo Congresso Centro Espírita Joanna de Ângelis - Barra (CEJA-Barra), com o tema central AMOR: TERAPIA QUE CURA E LIBERTA mostrando o mais sublime sentimento vivenciado por Jesus em sua trajetória na Terra.

Como tradição em seus eventos, a música iniciou a programação do congresso. A cantora Leila Pinheiro preparou a audiência com belas melodias, para que recebessem os aprendizados e as bênçãos enviadas pela espiritualidade.

A atriz Ana Rosa, Mestre de Cerimônias em todas as edições dos Congressos do CEJA-Barra, recebeu da presidente da Casa, Iraci Campos, uma justa e carinhosa homenagem pela divulgação da doutrina espírita em filmes, novelas e no teatro, por todo o Brasil.

O renomado jornalista André Trigueiro, incansável propagador do espiritismo no Brasil, abordou o tema o Movimento do Amor na Transição Planetária. De forma vibrante e emocionada, Trigueiro discorreu sobre as várias formas de interação na evolução do amor, desde a aglutinação de moléculas até os sentimentos mais nobres: Temos necessidade de refletir sobre a distância que separa o conhecimento da real prática do amor. Mas de qual amor? Que estamos falando? Amor altruísta, amor aos animais, convidou à reflexão.

O grupo teatral Amigos da Luz permeou a tarde com seu humor inteligente, apresentando esquetes sobre os postulados do Espiritismo com leveza objetiva, possibilitando oportunas reflexões.

Regina Rodrigues, representando a Federação Espírita Brasileira (FEB) falou sobre a organização do movimento espírita brasileiro e mundial; e a presença de Jesus na formação do planeta Terra há bilhões de anos. Com uma certeza que nos leva à paz: a de que o Mestre está no leme da humanidade terrestre.

O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey discursou sobre a Superação da Culpa Através do Amor. Em uma palestra recheada de citações de casos interessantes, Klinjey emocionou a plateia ao dar exemplos por meio de canções; ressaltou que a construção da história cabe a cada um, e lembrou docemente que, apesar das nossas culpas, o Amor de Deus é incondicional e inesgotável.

Em seguida, o pesquisador em saúde e física quântica, André Ramos, falou sobre O Salto Quântico do Amor no Processo da Cura. A troca de partículas entre as pessoas e o sentimento que temos ao nos encontrar repercute em nosso corpo. Ramos trouxe objetivas reflexões e completou: “Já recebemos tudo de conhecimento para nos fazer mais felizes. Agora é hora de fazer”.

Um momento de oração na voz dos anjos preparava o ambiente para o principal palestrante do tarde. Juliano Ravanello apresentou duas belas peças de canto gregoriano com Ariadne.

E o momento mais esperado chegou. Pelo quinto ano consecutivo, o padrinho e co-fundador do CEJA-Barra, Divaldo Franco, foi recebido com muito carinho e a suavidade que perpetrava o ambiente. Divaldo, com seu jeito único de discursar, contando fatos e histórias, presenteou a plateia com uma história cheia de amor. A história de Ananda, uma menina indiana, que foi abandonada pela família após o diagnóstico de lepra. Vivendo na pior condição humana possível, encontrou exatamente o que queria ao conhecer o trabalho de Madre Tereza de Calcutá.

Divaldo conta que “Madre Tereza não tinha interesse em curar, mas em salvar as almas.” Porém, exposta às mais contagiosas doenças, Ananda cuidou devotadamente de pessoas em vários países. Mas não contraiu nenhuma das doenças a que fora exposta. O amor incondicional de Ananda foi o antídoto.

O querido Médium exortou: quem ama não adoece. Estamos, todos, entrando nesta época, a do amor. Feliz daquele que ama. Com amor se vence todos os desafios. O amor, vivenciado na vida, cura a alma. E que seremos felizes assim que decidirmos.

Divaldo termina sua palestra com a gratidão de sempre. Foi, aplaudido de pé, com respeito e gratidão devolvida por todos os presentes, pela chuva de bênçãos que inebriava o centro de convenções sem divisarmos até onde ia.

Iraci Campos agradeceu a todos e, com uma linda prece, levou o pensamento a Deus, em gratidão por mais um evento, que já faz parte do calendário do movimento espírita do Rio de Janeiro.

Nós, já com saudade, aguardamos o próximo encontro.

                       Texto de Maria Claudia Souza Rodrigues
                        Fotos Luismar Ornelas de Lima

(Texto em português recibo em email de Jorge Moehlecke)


Espanhol



VII CONGRESO CEJA - Rio de Janeiro, 18/09/2016.
    Un domingo sustentado por el Amor. Con la presencia de más de 3.000 personas, el Metropolitan – Shopping Via Parque, en la Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, fue el escenario del Séptimo Congreso del Centro Espírita Joanna de Ângelis - Barra (CEJA-Barra), cuyo tema central fue:AMOR: TERAPIA QUE CURA Y LIBERAmostrando el más sublime sentimiento, experimentado por Jesús durante su trayectoria en la Tierra.

    Como es tradicional en sus actos, la música dio comienzo a la programación del Congreso. La cantora Leila Pinheiro predispuso a la audiencia con bellas melodías, para que recibiesen las lecciones y las bendiciones enviadas por la espiritualidad.

    La actriz Ana Rosa, Maestra de Ceremonias en todas las ediciones de los Congresos del CEJA-Barra, recibió de la presidenta de la Casa, Iraci Campos, un justo y cariñoso homenaje por la divulgación de la Doctrina Espírita en filmes, novelas y en el teatro, por todo el Brasil.

    El renombrado periodista André Trigueiro, incansable propagador del Espiritismo en el Brasil, abordó el tema El Movimiento del Amor en la Transición Planetaria. En forma vibrante y emocionada, Trigueiro aludió a las diversas formas de interacción en la evolución del amor, desde la aglutinación de moléculas hasta los sentimientos más dignos: Tenemos la necesidad de reflexionar sobre la distancia que separa el conocimiento de la verdadera práctica del amor. Pero, ¿de cuál amor? ¿De qué estamos hablando? Amor altruista, amor a los animales; invitó a la reflexión.

    El Grupo Teatral Amigos de la Luz impregnó la tarde con su humor inteligente, al presentar escenas relativas a los postulados del Espiritismo, con una sutileza objetiva que propició oportunas reflexiones.

    Regina Rodrigues, en representación de la Federación Espírita Brasileira (FEB) aludió a la organización del movimiento espírita brasileño y mundial; y a la presencia de Jesús en la formación del planeta Tierra, hace billones de años. Con una certeza que nos conduce a la paz: la de que el Maestro está en el timón de la humanidad terrestre.

    El psicólogo y escritor Rossandro Klinjey discurrió sobre La superación de la culpa a través del Amor. En una disertación colmada de citas sobre casos interesantes, Klinjey emocionó a la platea cuando dio ejemplos por medio de canciones; destacó que la construcción de la historia le cabe a cada uno, y recordó dulcemente que, a pesar de nuestras culpas, el Amor de Dios es incondicional e inagotable.

    Seguidamente, el investigador en salud y física cuántica, André Ramos, habló sobre El salto quántico del Amor en el proceso de la cura. El intercambio de partículas entre las personas y el sentimiento que experimentamos al encontrarnos repercute en nuestro cuerpo. Ramos aportó objetivas reflexiones y concluyó: Ya hemos recibido todo en cuanto a conocimiento para ser más felices. Ahora es el momento de obrar.

    Un momento de oración en la voz de los ángeles preparaba el ambiente para el principal disertante de la tarde. Juliano Ravanello presentó dos agradables temas de canto gregoriano con Ariadne.

    Y llegó el momento más esperado. Por quinto año consecutivo, el padrino y co-fundador del CEJA-Barra, Divaldo Franco, fue recibido con mucho cariño y con la delicadeza que impregnaba el ambiente. Divaldo, con su estilo particular de pronunciar un discurso, relatando acontecimientos y anécdotas, regaló a la platea una historia colmada de amor. La historia de Ananda, una niña hindú que fue abandonada por su familia, luego de que le diagnosticaran lepra. Vivía en la peor condición humana posible, y encontró exactamente lo que quería al conocer la labor de la Madre Teresa de Calcuta.

    Divaldo cuenta que la Madre Teresa no tenía interés en curar, sino en salvar a las almas.Mientras tanto, expuesta a las más contagiosas enfermedades, Ananda cuidó devotamente a personas en varios países, pero no contrajo ninguna de las enfermedades a las que estuvo expuesta. El amor incondicional de Ananda fue el antídoto.

El querido Médium expresó: quien ama no se enferma. Estamos, todos, ingresando en esta época, la época del amor. Feliz aquel que ama. Con amor se triunfa sobre todos los desafíos. El amor, experimentado en la vida, cura el alma. Seremos felices tanto como lo decidamos.

Divaldo finaliza su disertación con la gratitud de siempre. Fue aplaudido de pie, con respeto y gratitud que le devolvieron todos los presentes, por la lluvia de bendiciones que envolvía al centro de convenciones, sin que divisáramos hasta dónde llegaba.

Iraci Campos agradeció a todos y, con una hermosa plegaria, elevó el pensamiento a Dios, en agradecimiento por otro acto, que ya forma parte del calendario del movimiento espírita de Rio de Janeiro.

Nosotros, con nostalgia, ya estamos aguardando el próximo encuentro.

                       Texto de Maria Claudia Souza Rodrigues
                        Fotos Luismar Ornelas de Lima

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)