quarta-feira, 5 de abril de 2017

'Divaldo Franco: 70 anos de oratória', por Ismael Gobbo

Publicado originalmente no jornal
Folha da Região, Araçatuba, SP,
05-04-2017.
Conhecido mundialmente, Divaldo Pereira Franco, o notável tribuno baiano, é lembrado com intensidade neste 2017: 90 anos de idade em 5 de maio; 70 anos de atividade na oratória. E, no feriado de 7 de setembro, o Centro Espírita Caminho da Redenção, entidade fundada por ele e berço de uma das mais importantes obras de filantropia e prestação de serviços do Brasil, completará sete décadas de trabalho.
Nesse artigo, nos fixaremos na atividade do conferencista. Em 1945, Divaldo aportou em Salvador, vindo de sua cidade natal, Feira de Santana. Estudando Allan Kardec – codificador da Doutrina Espírita – em reuniões na casa de dona Nanã, ele embevecia a todos ao falar de suas experiências mediúnicas desde a meninice, agora explicitadas pelo Espiritismo. Numa das reuniões, um amigo lhe pergunta se poderia aproveitar suas férias de trabalho para proferir palestras aos sergipanos. A estreia na tribuna aconteceu em Aracajú, na União Espírita Sergipana, aos 27 de março de 1947.
Segundo o médium, a experiência não foi fácil. Dificuldades no preparo, treinos na véspera e, no grande dia, noite mal dormida e nervosismo. Apresentado, cumprimenta o público, e nada do que preparara consegue exprimir. Veio o pedido de desculpas e o esboço de se sentar. Um espírito lhe aparece, o encoraja e diz: “Sou Humberto de Campos, levanta-te! Para falar de Jesus, é preciso colocar-se em pé. Vamos, te ajudo. Falarei por ti”. O público de 27 pessoas – no dia 27 – sorveu seu verbo eloquente e cheio de sabedoria por mais de hora. Aplausos, cumprimentos, elogios, afagos...
Convidado para nova palestra no dia seguinte, levou em conta a ajuda e o sucesso da véspera para não se preparar, e novo fiasco se desenhou. Com novas desculpas e novo ímpeto para desistir, eis Humberto de novo: “Por que não estudaste? Vou te ajudar novamente, não por teu mérito, mas em consideração ao público presente”. Desde então, Divaldo não mais deixou de fazer sua parte, estudando as obras espíritas e outras que lhe serviriam de base sólida para ser inigualável orador, embora ressalte que nas conferências os temas e o que fala se lhe descortinam como um filme na tela, o qual passa a narrar.
Nas pesquisas de Washington Fernandes, os números do orador são impressionantes: mais de 15 mil palestras em cinco Continentes; dez vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km por 73 países (Europa, 30; Américas, 24; Ásia, 9; África, 7; Oceania, 3); concedeu mais de 2000 entrevistas, mais de 1400 horas no ar, em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web), no Brasil e exterior.
Completar 90 anos com saúde é um privilégio. A diferença está em continuar trabalhando com interesse e disposição de um jovem de 18 anos. É só pesquisar nas redes sociais: a agenda de Divaldo; a condição de Embaixador da Paz; a Mansão do Caminho, em Salvador. Assim será possível avaliar a extensão da obra de um dos mais respeitados vultos do Espiritismo da atualidade. Parabéns, Divaldo! Muitos anos de vida, com saúde e paz!

(Texto publicado no jornal Folha da Região, 05-04-2017
image022
Divaldo Pereira Franco
Formatura como Professor Primário ano de 1943
Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 1945
imagem
Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,
no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke 
imagem
Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado por Dr Mendes Ribeiro na TV Gaúcha na década de 1970
Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho.
DIVALDO-ISMAEL-ARAÇATUBA
Foto na manhã do dia 22 de abril de 1973, no encerramento da 16ª. COMENOESP, quando
Divaldo participou de uma entrevista com ampla participação dos presentes.  A partir da esquerda:
Ismael Gobbo, César Perri, Therezinha Oliveira, Divaldo Pereira Franco e Israel Antonio Alfonso.
Divaldo em Assunção, Paraguai, em 10/2012.
DIVALDOCHARLES
Divaldo Pereira Franco (E) e Charles Kempf
Participando do II Taller  Espírita Internacional,  em Cuba, abril de 2008
Divaldo Franco em Los Angeles, EUA. 04-2012.
Divaldo em Dubai.
Sydney Austrália recebe Divaldo Pereira Franco. 27-10-2012
Divaldo. Londres, 10-05-2012.
Divaldo na ONU em 2013.
Divaldo em Milão, 2014.
Divaldo em Istambul, Turquia, 2010.

Registro. MAP- Divaldo Pereira Franco no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 02/04/2017

Domingo, 2 de abril de 2017 - um dia histórico para o movimento espírita, dia em que lembramos o aniversário do saudoso Chico Xavier (02-04-1910 / 02-04-2017), um momento, certamente inspirado pelos amigos espirituais, para que Divaldo Pereira Franco, pela primeira, estivesse no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando antecipadamente seu aniversário de 90 anos de idade (1927-2017) e 70 de trabalho de esclarecimento e divulgação dos ensinamentos do Divino Galileu, através da Doutrina Espírita, em evento promovido pelo Movimento de Amor ao Próximo - MAP, em seu 13º Seminário Beneficente.
Com uma ocupação total de seus 2100 lugares, o Teatro Municipal foi palco inicialmente, da gravação de cenas do filme biográfico sobre Divaldo Franco, dirigido por Clóvis Mello e Raul Dória.
Em seguida momentos musicais de grandes emoções e apresentação de vídeo mostrando um pouco da trajetória desse "Gigante da Palavra", nos setenta anos de Mediunidade com Jesus, completados no dia 27 de março último, participando de mais de 14 mil conferências, por 64 países em mais de 2 mil cidades. Esteve na Organização das Nações Unidas - ONU conferenciando em oito oportunidades. Homenageado em  mais de mil ocasiões por Instituições Culturais, Religiosas, Políticas e Governamentais. Recebeu o título de Embaixador da Paz no Mundo. 
Em 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador - BA, um admirável complexo educacional atendendo mais de 3500 pessoas diariamente. Adotou e educou mais de 600 filhos.
Sua obra literária e mediúnica ultrapassa 250 livros publicados, recebidos através de 211 autores espirituais, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, com todos os direitos autorais cedidos à Entidades Filantrópicas.
Em seguida Divaldo Pereira Franco começou a conferência sobre o tema "Seja Feliz Hoje", discorrendo a cerca do conhecimento humano, desde a micropartícula ao macrocosmo, citando grandes estudiosos do pensamento e da mente humana, como Carl Gustav Jung (1875-1961), Viktor Frankl (1905-1997), Milton Erickson (1901-1980), entre outros. 
Citando Jesus, 0 Maior Psicólogo da Humanidade, buscou mostrar a ligação dos principais ensinamentos de Jesus com as recentes descobertas da psicologia moderna, em que a Veneranda Joanna de Angêlis, mentora espiritual do médium baiano, vem sendo grande divulgadora desses postulados, através de suas obras sobre a Psicologia transpessoal em que esclarece que os problemas, sofrimentos e tristeza fazem parte da grande viagem do espírito, todavia, não podemos deixar que tais situações obscureçam nossa alegria de viver.
Ao terminar sua conferência o Semeador de Estrelas foi calorosamente aplaudido, recebendo do MAP mais homenagens com placas alusivas ao seu aniversário e sua trajetória mediúnica, em que vem iluminando milhares de consciências.
No intervalo do seminário, Divaldo Franco autografou e cumprimentou alguns dos participantes do evento.
O encontro foi encerrado com todos cantando a música de Nando Cordel "Paz Pela Paz". 
Divaldo Franco obrigado por sermos seus contemporâneos em que somos testemunhas de seu exemplo de perseverança, de fé e de amor, que a todos nos contagia, convidando-nos a prosseguir com alegria ao encontro com Jesus.
  Texto e fotos, Luismar Ornelas de Lima

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)