segunda-feira, 10 de junho de 2019

Divaldo Franco na Europa Winterthur, Suíça,

10 de junho de 2019
Nesta segunda-feira, feriado na Suíça, pela manhã, Divaldo Franco realizou conferência para uma plateia que lotou as dependências do Tecnicenter em Winterthur, abordando o tema: Jesus e Atualidade. Inicialmente, detalhando fatos históricos e sociológicos ocorridos no Império Romano, em rica narrativa, até chegar ao período do Imperador Otaviano, quando o Astro Solar, Jesus, chegou com simplicidade e infinito amor, Divaldo ressaltou o trabalho de preparação para que Jesus pudesse estar com os homens.
Que homem é este, que mudou a história da humanidade sem se voltar contra ninguém? Questionou o Arauto do Evangelho e da Paz. Antes dele, esclareceu, vencedor era aquele que derrotava seus inimigos, com Jesus, porém, vitorioso é aquele que domina e vence as suas más inclinações e paixões.
O Mestre de Nazaré não pedia para os homens seguirem esta ou aquela religião, mas que fizesse o que ele fez, tendo inclusive reafirmado que qualquer um poderia fazer o mesmo. Citando a Dra. Hanna Wolff, psicóloga, Divaldo Franco comentou sobre a obra Jesus Psicoterapeuta, onde a nobre psicanalista alemã concluiu que Jesus é um ser tão extraordinário que quem o conhece jamais permanece indiferente a Ele: ou O ama, ou O detesta. Nesta obra, Hanna Wolff assevera que, de fato, Jesus foi o maior psicoterapeuta da humanidade, o amigo dos que não possuem amigos.
Para Jesus, o primordial não era Ter, mas era Ser. Tinha coragem de atender ao nobre da mesma forma que ao miserável. Ele não pede nada aos homens, apresenta a doutrina da ternura, do amor. Divaldo Franco conduziu a atenta plateia pelos caminhos de Jesus, promovendo no ambiente um suave encantamento, que está sendo perdido aos poucos, na loucura do quotidiano, em busca de coisa nenhuma. Como Ele nos faz falta! O nobre orador e humanista sugeriu que, em um mundo em que todos reclamam de algo ou de alguém, que se saiba agradecer à Deus pela bênção de ser amado e de poder aprender a amar para amar também. Seja você quem ama!
Concluída a conferência, muito aplaudido de pé e, estando os presentes emocionados, foi o momento dos agradecimentos. Com singela e expressiva emoção, assim foi encerrada mais uma etapa anual pela Europa, divulgando o Espiritismo por 11 países e 16 cidades, levando a Luz do Evangelho e, retornando ao Brasil, onde não terá tempo nem sequer para desfazer as malas, pois que já o aguardam compromissos nesta quarta-feira. Expressando-se pelo exemplo, assim procede o “jovem” semeador, saindo para semear a Boa Nova, avançando sem se deter, sem olhar para trás.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno

Divaldo Franco na Europa Winterthur, Suíça

09 de junho de 2019
Neste domingo, prosseguindo com o seminário de Pentecostes da Suíça, este ano com o tema Luz nas Sombras, Divaldo Franco, logo cedo pela manhã, fez um amplo retrospecto sociológico da humanidade nos últimos cinco séculos, comentando sobre diversos personagens que marcaram a história da humanidade com suas pesquisas, teorias e descobertas, com uma riqueza de detalhes, de nomes e datas, que impressionam a qualquer um.
Citando Francis Bacon (1561-1626), filósofo e cientista inglês, o Embaixador da Paz no Mundo destacou que no século XVII, ele afirmava que uma filosofia superficial inclina a mente do homem para o ateísmo, mas uma filosofia profunda conduz as mentes humanas para a religião, pois, que ao saber, o homem passa a crer por que compreende, e compreendendo, de fato sabe. Esta é a proposta do Espiritismo, que leva o homem a desenvolver uma fé sólida, consciente e racional.
O Espiritismo é uma doutrina que comprova tudo o que apregoa, onde a moral não é uma lei, mas é um sentido profundo para a vida, levando o indivíduo a modificar-se para melhor, liberando-se da ganância, do ódio, do ciúme. É uma doutrina onde o Evangelho deixa de ser uma base religiosa, para ser uma base para a vida, uma base terapêutica. Ao encerrar a abordagem matutina, Divaldo Franco afirmou que o sentido da vida é ser feliz, e que o homem somente será feliz quando conseguir tornar o mundo melhor.
No início da tarde, retomando a atividade, Juan Danilo esclareceu que após a treva vem a claridade, e que todos os seres humanos necessitam se iluminarem, questionando: o que é a treva, senão o caminho de retorno à Luz?
Referindo-se às virtudes, Juan Danilo salientou que a aquisição e o desenvolvimento da resignação é de vital importância, asseverando que a resignação deve ser ativa, que não se deve ficar parado ante os desafios, reordenando, assim, as ações a serem tomadas, haja vista que tudo muda na vida. Enalteceu, também, a importância do exercício da caridade, a caridade ética e a estética, a caridade que se faz com facilidade, e aquela que sabe ir ao encontro das necessidades ocultas dos que sofrem.
O lúcido orador, com muita propriedade, iluminou o tema com as suas próprias experiências, demonstrando que as vivências de sofrimento reeducam e, se bem aproveitadas, levam a avançar na direção da Luz. Finalizando, abordou, ainda, os passos para a autoiluminação, aplicando o seguinte método, claro e altamente racional: Começar, Preencher, Amar e Finalizar. Assim, com pequenas atitudes, mas muito importantes, Juan Danilo procurou estimular o público, auxiliando-o na compreensão da desafiadora temática Luz nas Sombras.
O tema, por ser instigante, propiciou que muitas perguntas fossem feitas, atestando o interesse dos participantes em bem compreender a proposta. Encerrado o produtivo encontro, constituído de momentos ricos de grande aprendizado, acrescidos com as narrativas de vivências e os exemplos daqueles que se decidiram seguir Jesus, os participantes do seminário, tocados em seus corações, saíram renovados, levando vasto material para reflexões que auxiliarão nas mudanças que iluminarão, por certo, as sombras, que a ignorância ainda insiste em manter as criaturas sob sua influência.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno