terça-feira, 5 de junho de 2018

Divaldo Franco na Europa. Berlim, 04 de junho de 2018 Conferência com Juan Danilo

Nas primeiras horas da manhã de 04 de junho de 2018, segunda-feira, o incansável trabalhador de Jesus, Divaldo Franco, acompanhando de alguns amigos, já se encontrava no aeroporto de Düsseldorf, embarcando para Berlim, onde foi recebido pelos confrades espíritas do Studien-und Arbeitsgruppe Joanna de Ângelis e.V. - SAJA, e conduzido ao hotel para se refazer da viagem e se preparar para o encontro que estava marcado para o final da tarde na sede do SAJA.
Sem perda de tempo e para bem aproveitar as oportunidades de levar o conhecimento e a experiência na divulgação da Doutrina Espírita, Divaldo Franco e os que o acompanham no roteiro de divulgação doutrinária na Europa foram recebidos com muita alegria e entusiasmo. Divaldo atendeu aos amigos que o buscavam para cumprimentos, fotografias, uma conversa fraterna, até chegar o momento do início da atividade agendada. Nesta oportunidade, quem conduziu e expôs o tema - O Homem Perante a sua Consciência -, foi o querido amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez.
Juan Danilo, introduzindo o assunto, fez referência à questão 621 de O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec indagou sobre onde está escrita a Lei de Deus, obtendo dos imortais, que respondendo, informaram que ela se encontra na própria consciência do ser humano. Dr. Juan adentrou-se pelos caminhos da inteligência, da mediunidade, exemplificando suas afirmativas com alguns exemplos de experiências próprias.
Traçando alguns direcionamentos para desenvolver a consciência em si mesmo, referiu-se à Jesus e ao Seu diálogo com Pilatos, onde aquele, aparentemente vencido, mantém-se vencedor, sobrepondo-se pela Sua moral, pelo Seu amor, asseverando que “Todo aquele que busca a verdade escuta a minha voz”. É fundamental que todas as criaturas humanas tenham um propósito para o seu próprio crescimento. É fundamental, frisou Juan, conhecer o propósito do ser que se é. Esse passo inicial é primordial para começar a transformação, para melhor, de alguns pontos no próprio caráter.
Em seguida, como consequência do propósito traçado, ou seja, o desenvolvimento da consciência, se deve empreender a conquista do autocontrole, trabalhando com afinco e dedicação e, assim, naturalmente o indivíduo se volta para a solidariedade e para a vida, alterando seus propósitos para melhor. Agora, mais equipado o ser dá um novo sentido à vida, porque muda a forma de pensar, e nota que tudo começa a mudar ao seu redor. É o amor como Jesus o apresentou, amando a Deus, ao próximo e a si mesmo.
Quando os indivíduos optam por estes caminhos, asseverou o lúcido palestrante, descobrem um propósito para o seu ideal e começam, naturalmente, a caminhar para a felicidade, porque somente é feliz quem ama. Quando o ideal, que é amar, está fixado no ser, torna-se fantástico, pois o ego transcende a personalidade, aprende a ter um propósito, a ser solidário, a lutar pelo amor, atingindo uma consciência lúcida, transcendente.
Evidenciando a lógica do Espiritismo, Dr. Juan afirmou, ainda, que é uma doutrina de transcendência. Graças à lógica do Espiritismo se pode compreender que todos traçam seus próprios caminhos, para uns mais longos, com perigos, desvios, e para outros, caminhos mais curtos e diretos, porém, todos chegarão ao ideal da transcendência, afinal na Doutrina Espírita se encontram todas as respostas para a transcendência.
Encerrando as atividades realizadas na sede do SAJA, Dr. Juan foi muito aplaudido. E porque o assunto seja sempre palpitante, ainda respondeu algumas perguntas, e despedindo-se de todos, juntamente com Divaldo, retornaram ao hotel para a conferência pública que se fará no dia seguinte.
Texto e fotos: Ênio Medeiros
Revisão e adaptação: Paulo Salerno
 (Recebido em email de Jorge Moehlecke)