quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Divaldo Franco no Paraná Cascavel

11 de setembro de 2018
Conferência Pública
O Semeador de Estrelas, Divaldo Pereira Franco, ao chegar no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel Pedro Luiz Boaretto, acompanhado por Juan Danilo Rodríguez e Laudelino Risso, dirigente espírita, concedeu entrevista para a TV Cultura e para a CGN, o portal de notícias em vídeo, destacando a solidão que vem acompanhando os indivíduos, a falta de valores éticos-morais e os ensinamentos apresentados por Jesus. Sente-se lisonjeado e jubiloso de poder falar sobre o Espiritismo e Jesus, principalmente em Cascavel, que visita há 50 anos.
A Mansão do Caminho e suas inúmeras atividades foi outro ponto abordado, destacando que já psicografou 282 livros, dizendo que o livro é o amigo silencioso com poder de iluminar aos que o buscam. Asseverou que a alegria de viver deve ser a tônica de todos os dias, entusiasmando-se ao fazer o bem indistintamente.
Após inúmeros autógrafos e cumprimentos, o Grupo Família e Música, e o Coral Membra, sob a regência do Maestro e Tenor Jocimar Silva, em brilhante apresentação prepararam o público para a conferência sobre o amor como solução.
O Trator de Deus, na observação de Chico Xavier, Divaldo Franco, destacou os movimentos sociais protagonizados pelos indivíduos de suas respectivas épocas, notadamente a partir do século XVII, com o advento da separação entre ciência e religião, o homem buscou encontrar soluções. Lord Bacon asseverava que uma filosofia superficial leva a mente humana ao materialismo, mas uma filosofia profunda conduz a mente humana a verdadeira religião.
De período em período, e vivendo as crises específicas para cada quadra da evolução social, o homem foi aprimorando o conhecimento, ampliando a tecnologia, e porque fixado no materialismo, foi se distanciando de Deus, embrutecendo-se. Várias linhas filosóficas foram apresentadas, buscando equacionar o sentido da vida e suas intercorrências. O homem deve viver de tal forma que possa sentir que viver vale a pena, que é compensador.
A ciência, então empírica, dá oportunidade ao aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência, sempre buscando o ideal. Ainda sobre o século XIX, Divaldo destacou dois fatos marcantes e suas conexões: o primeiro, o lançamento, em 31 Mar 1848, do Manifesto Comunista, de Karl Marx, marcando o aparecimento da doutrina materialista na Terra; em segundo, o surgimento da Doutrina Espírita com a apresentação de O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, destacando a imortalidade, Deus, a sobrevivência do Espírito e a comunicabilidade entre os dois planos da vida, a pluralidade dos mundos habitados e das existências, o ser espiritual e o Evangelho de Jesus.
Referindo-se ao fato de que tudo é, essencialmente, energia e que vivemos num mundo de pensamentos, ondas, raios e vibrações, Divaldo referiu-se a carta de Albert Einstein à sua filha, na qual o eminente físico alemão descreve sobre o amor como sendo a maior e mais poderosa força do Universo, superando o eletromagnetismo, a gravidade e as forças quânticas forte e fraca, constituindo-se, portanto, na 5ª força do Universo. Sobre Deus, Einstein dizia não crer Nele, mas saber Dele.
O homem e seus instintos, as grandes atrocidades, o falso socialismo, a degradação da família, os valores éticos e morais degradados, a depravação, a corrupção, a falta de respeito de uns pelos outros, o terrorismo, as relações conflituosas entre as criaturas humanas, tais como as desenvolvidas entre homens e mulheres, pais e filhos, alunos e professores têm levado os indivíduos a experimentarem muitas dores, pois que vem privilegiando o individualismo, o sexismo e o consumismo, aprofundando a decadência moral através de condutas materialistas.
As crises, sempre cíclicas, objetivam retirar os indivíduos de um patamar evolutivo para outro mais alto. Assim, é necessário experimentar as crises como oportunidades de crescimento efetivo. A filosofia profunda que aproxima o homem a Deus é a Doutrina Espírita. Jesus e todos os seus ensinamentos, mas principalmente as Bem-Aventuranças conduzem as criaturas humanas para Deus, libertando-a do materialismo. Jesus mudou os destinos da humanidade ao apresentar a Lei de Amor, tão simples, que basta fazer aos outros tudo o que deseja para si.
O homem, sempre amparado pela divindade, recebe periodicamente os emissários do bem e que apresentam propostas libertadoras, como por exemplo, Francisco de Assis. Sendo o Espírito imortal e perfectível, é necessário reconstruir o senso ético-moral com base no amor, na vida, tanto material, quanto espiritual, atento as influências espirituais, boas ou más. Vale a pena viver, asseverou o ínclito e incansável orador, superando as crises com a utilização da ciência da imortalidade da alma.
O amor convida à plenitude, a Terra está repleta de amor, de ternura, apesar de alguns recalcitrantes. Amar sem sentir medo de amar. Sede vós os que amam, se alguém não vos ama, o problema é dele, o amor é bom para quem ama, assim se expressou o preclaro expositor. Saúde é um ato de amar, não é a ausência de doença, conforme assertiva da Organização Mundial de saúde. Saúde é o bem-estar fisiológico, uma harmonia psicológica, o equilíbrio financeiro e uma tranquilidade espiritual. Tudo isso decorre do amor. Instalemos na Terra o primado do amor. O importante é não ser inimigo de ninguém.
A nova era já se revela entre os homens, os novos seres que estão reencarnando apresentam dons especiais em várias artes e em inúmeras áreas da ciência. Jesus convida os homens para a vida nova, de paz, de alegria de viver e de bênçãos. O amor deve ser exercido em plenitude, contemplando todos os seus matizes. Amor de homem e de mulher, de pais e de filhos, guardando no coração a gratidão pela vida. Ao encerrar, após a declamação do Poema da Gratidão, Divaldo Franco foi efusivamente aplaudido de pé pelo enorme público composto por quase cinco mil pessoas.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Paulo Salerno e Ariel Molina