quinta-feira, 6 de junho de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Paris, França

Fotos feitas com celular

03-06-2013

Divaldo Franco, dignificando o tempo e visando estimular o trabalho daqueles que se dedicam a tarefa de divulgação da Doutrina Espírita na Europa, mais precisamente na França, reuniu pequeno grupo de abnegados seareiros do Cristo para a realização de O Evangelho no Lar. A reunião, repleta de significado evangélico e harmonia inefável, foi no lar do casal Dominique Chéron e Armandine Dias, na bela Paris, Capital da França.
Embora havendo uma programação em sua agenda para ser realizada no interior da França no dia 03 de junho, o evento não se realizou por motivos de alheios a vontade do conferencista e dos organizadores locais. Assim, o Semeador de Estrelas, junto ao pequeno grupo de dedicados divulgadores franceses e daqueles que o tem acompanhado neste périplo europeu, utilizou-se do ensejo para uma conversação edificante à luz do Cap. XXIII – Estranha Moral – de O Evangelho Segundo o Espiritismo, depois de sentida prece e leitura desse capítulo.
Todos tiveram a oportunidade de tecer comentários acerca da temática. Esgotado os comentários, Divaldo narrou belíssima história, tocando as fibras mais íntimas da alma daqueles que o escutavam atentamente. Apresentou-se, então, o momento propício para o Sublime Peregrino de Jesus salientar o significado de seis pessoas, que se assemelham a gotas d’água em o oceano, levarem adiante a Boa Nova, divulgando a doutrina dos Espíritos através da produção de CD contendo mensagens diversas e de DVD com conferências e seminários, além da tradução de inúmeras obras espíritas ao idioma Francês. Enaltecendo o esforço, carinho e abnegação desse pequeno grupo de irmãos franceses, incentivou-os, deu-lhes ânimo renovado, encorajando-os a  prosseguirem incansáveis, dedicados e laboriosos na divulgação desta doutrina de luz e esperanças.
Ao encerrar a singela e nobre atividade da noite, Divaldo fez questão de esclarecer que se nas atividades desempenhadas por cada um dos presentes tivessem tocado a uma única pessoa, se tivessem salvo uma só vida, já teria sido válido a jornada atual. Nesses trajetos percorridos na Europa, onde se viaja novecentos quilômetros para falar a um pequeno grupo de pessoas e se alguém, nesses grupos diminutos, tiver alcançado o significado da vida espiritual, a mensagem cristã libertadora, já pode sentir-se vitorioso, rejubilando-se com a causa que abraçou.
Salientou o nobre orador que as mãos dos que abraçam a divulgação da doutrina libertadora estão cheias de sementes, semeando-as em todos os tipos de solos. São os semeadores da nova era. Ao encerrar, estando todos emocionados, e enquanto sorviam a generosa água magnetizada, era possível sentir a alegria que cada um externava, acompanhada do doce perfume da gratidão pelo júbilo desses momentos inesquecíveis que acabaram de viver.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
 Abraços,
 Jorge Moehlecke


(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Dunquerque, França

04-06-2013
Dunquerque, ou Dunkerque em francês, é uma cidade portuária no norte da França, situada a dez quilômetros da fronteira com a Bélgica. É conhecida por Capital da Cultura Regional. Neste dia 4 de junho, o Arauto do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco deslocou-se de Paris, em uma viagem de trem com duração de três horas. Acompanhavam-no um grupo de amigos portando diversas malas pesadas contendo livros espíritas psicografados por Divaldo e traduzidos ao francês.
Ao desembarcar na bela cidade portuária Divaldo e comitiva foram efusivamente recepcionados por amigos locais que os conduziram ao Camping Du Bois Dês Forts – Camping do bosque dos fortes, ou das madeiras fortes -, onde em um confortável auditório o Semeador de Estrelas proferiu uma conferência sobre a mediunidade para 136 pessoas que já se encontravam acomodadas, apenas aguardando a sua chegada. Outras quarenta pessoas ficaram do lado de fora e não puderam assistir por não haver disponibilidade de lugares. O ambiente estava completamente lotado.
Para alcançar e viver a paz íntima é necessário amar. Desde há dois mil anos, o maior psicoterapeuta da humanidade, que foi Jesus, já falava e ensinava que o ser humano necessitava amar. Simplesmente amar. O desafio da vida, aditou Divaldo, é amar. Discorreu sobre os biorritmos, que podem ser medidos através do eletroencefalograma, e que esses ritmos próprios do ser humano, denotam desde a mente inquieta, aturdida, ainda na consciência de sono, até o equilíbrio, a conquista da vida mental. Esse indivíduo em equilíbrio, seguindo no rumo da oração, da meditação, tendo consciência de si próprio, avançará até atingir a condição de conseguir silenciar a mente, atingindo a consciência cósmica.
A mediunidade não é um dom, uma graça ou privilégio. É uma faculdade que o corpo reveste de células e é responsável pelo intercâmbio do ser encarnado com o mundo transcendental. Visando melhor esclarecer o que afirmava, Divaldo narrou suas experiências, com jovialidade e alegria, de como foi o aflorar da faculdade mediúnica quando contava com apenas quatro anos de idade, sensibilizando os presentes, que pela primeira vez tiveram oportunidade de estarem acompanhando um evento espírita, pois que até então nunca se havia falado sobre espiritismo publicamente em Dunquerque.
Finalizando a esclarecedora conferência, Divaldo sugeriu aos médiuns presentes que trabalhem a faculdade, através do cultivo da vida interior, da educação dos sentimentos. É fascinante notar que a vida real não é esta no mundo da matéria densa, sendo somente uma cópia imperfeita da vida espiritual, que é perene. A mediunidade é uma bênção de Deus. Incentivou os médiuns a ajudar o próximo, como mecanismo de equilíbrio e harmonia. Não pode haver nada melhor do que ser útil, sentenciou o dedicado peregrino de Jesus.
Que a faculdade seja utilizada para servir, ajudar aos que sofrem no além-túmulo e que possa colocar as energias de que é possuidor à disposição de Jesus na era nova. Após encerrar essa magnífica atividade, Divaldo ainda respondeu diversas perguntas que foram formuladas inteligentemente, o que ensejou aprofundar alguns pontos sobre o tema. O carinho, a emoção e a gratidão das pessoas presentes foi um momento incrível, dando a impressão de se estar no Brasil, e que todos, desde há muito, já conheciam Divaldo Franco.
Pelo adiantado da hora, o incansável orador de Feira de Santana, na Bahia, deslocou-se diretamente à estação de trem, rumando de retorno à Paris, na hora aprazada, deixando rastros luminosos, de amor e carinho, nas mentes e corações daqueles que o escutaram com atenção.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
Abraços,
 Jorge Moehlecke
Dunquerque, França. Foto Ênio Medeiros

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Viena, Áustria

01-06-2013

Sublime Peregrino de Jesus, Divaldo Franco, em prosseguimento ao nobre programa de divulgação do Espiritismo na Europa abordou a temática atual da saúde e da paz, desta vez em Viena, capital da Áustria, no dia 1º de junho de 2013. O evento se constitui de um minisseminário denominado deEncontro com a Saúde e a Paz e foi levado a efeito no Lateinamerika Institut, Türkenstrasse 25, Wien, e assistido por setenta e seis pessoas interessadíssimas pelas belas lições proferidas pelo nobre orador.
Com o intuito de dar um cunho terapêutico ao trabalho, Divaldo, com entusiasmo e alegria de viver, foi provocando muitos risos com o seu modo contagiante e original de motivar, alcançando o objetivo proposto de desarmar as pessoas de suas problemáticas cotidianas, contribuindo para o relaxamento das tensões, e para que melhor aproveitassem os momentos de reflexões profundas.
Para registrar a importância das mudanças necessárias, o Semeador de Estrelas apresentou as conclusões a que chegou William James, dos Estados Unidos da América e um dos fundadores da psicologia moderna. O cientista afirmava que se o indivíduo mudasse o seu estado mental e mantivesse uma linha de equilíbrio, poderia mudar o seu estado externo de saúde. A saúde real é o resultado do estado interior do indivíduo. O stress é resultante da tensão, que tanto serve para o bem como para o mal.
Pode ser positivo quando a criatura está vinculada a um ideal, quando busca viver intensamente um trabalho mental ou físico. Porém, existe um estado de tensão que é patológico. É quando a criatura sai de uma para outra situação sem buscar o equilíbrio emocional, levando essa constância, inevitavelmente, ao stress. A tecnologia, a comunicação virtual tem contribuído muito para que as pessoas vivam afastadas emocionalmente uma das outras, embora próximas fisicamente, provocando um sentimento de vazio existencial.
Porém, nem tudo está perdido. A humanidade caminha para uma era melhor, a era da intuição. O ser humano vai sair da era virtual e marchará para a era do pensamento. Desenvolverá de tal modo a glândula pineal e seus cristais, que permitirá a captação das ondas transcendentais do ser. O ser humano necessita realizar viagens para dentro de si mesmo, viajando menos para fora e, assim, desenvolver o Deus Interno presente em cada um. Desta forma encontrará a plenitude na vida mental.
Nesta era virtual, a criatura humana está deixando de ser fraterna, de manter uma amizade desinteressada, por que tem medo da amar. A psicologia espírita veio para decodificar a psicologia de Jesus e dizer que estamos na Terra para sermos felizes, mesmo com o sofrimento, pois que o sofrimento não é um castigo, é um acidente de percurso. Ele é um convite para a reflexão. Ao invés de reclamar da doença, a pessoa deveria refletir sobre o que ela que dizer, de que mensagem ela é portadora, e assim refletindo, trabalhar para que tudo volte ao normal.
Saúde e doença são resultados de um comportamento de paz, ou de perturbação. Visando a construção da paz, Divaldo citou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – que estabeleceu no ano 2000 um memorando composto de seis itens promotores da paz, todos em perfeita consonância com o Evangelho de Jesus. Através da paz o ser humano chegará à saúde, terá doenças, porém, nunca será doente. Enquanto se mantiver ativo será saudável, ao passo que estando em estado de tédio, perderá o sentido da vida e enfermará.
agressividade foi demoradamente explanada. Cada um possui a agressividade construtiva e umadestrutiva. A agressividade é uma força que irrompe dentro do indivíduo, podendo canalizá-la para um lado ou para outro. Piero Ferrucci, psicoterapeuta e um filósofo italiano, propunha a autoanálise, tendo concluindo que a energia violenta explode e gera danos, mas, ao evoluir transforma-se em energia criadora.
Concluindo o esclarecedor assunto, Divaldo asseverou que a paz somente será possível quando o ser humano conseguir transformar a sua agressividade em forças do bem, do belo, do nobre. Recebendo o carinho de todos, através de aplausos efusivos, o servidor que não esmorece ante os desafios, agradeceu rogando a ação benfazeja de Jesus para toda a humanidade.
 Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
  Abraços,
 Jorge Moehlecke

(Informações e fotos recebidas em email de Ênio Medeiros)
Viena, Áustria. Foto de Ênio Medeiros.

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Ljubljana, Eslovênia

30-05-2013
O vento esparzia o suave perfume da primavera e a chuva mansa caia delicadamente, inundando de vida a bela cidade Ljubljana, capital da Eslovênia, no entardecer da quinta-feira, 30 de maio de 2013, feriado de Corpus Christi. Talvez a natureza em festa estivesse anunciando um feito inédito que estava por acontecer, pois, pela primeira vez na história da Eslovênia, se iria falar de espiritismo publicamente. A conferência foi sobre a depressão. O público, composto por cinquenta pessoas, confortavelmente acomodados em uma das salas de convenção do M HotelDerčeva ulica 4, 1000, no centro da capital, apresentava-se sereno, confiante, emocionado.
O desbravador das fronteiras da nova era, Divaldo Pereira Franco, com o auxílio da Sra. Barbara Jursic, traduzindo a conferência para o idioma esloveno, apresentou a mensagem do Cordeiro aos presentes, dentre eles autoridades diplomáticas e consulares, como o Embaixador do Brasil, que atentamente acompanharam-lhe a explanação libertadora.
O ilustre conferencista asseverou que atualmente a humanidade vive uma época extraordinária, onde a ciência e a tecnologia oferecem grande conforto e facilidades. Viaja-se virtualmente, mergulhados no macrocosmo, porém, não foi capaz, ainda, de atingir a paz interior, e o vazio existencial permanece em a criatura humana. A ansiedade, suas causas e reflexos foram objetos de comentários e esclarecimentos demorados.
O tempo de que dispõe, mesmo nos relacionamentos afetivos, é para discutir, pois que esse ser da atualidade vive armado. Vive, por conseguinte, na solidão. Qual seria a reação a esse estado emocional, questionou o arauto do evangelho e da paz. Ao que respondeu com a mais absoluta certeza: encontrar um sentido psicológico para a vida.
A criatura humana deve procurar a alegria de viver, pois, quando busca ser alegre, o organismo se renova. Aqueles que riem mais gozam de mais saúde dos que os enfezados, os taciturnos. Assim, o organismo de quem é alegre produz mais imunoglobulinas. O sentido da vida é a plenitude. A felicidade de hoje nem sempre será a felicidade de amanhã. Nem toda a tristeza é depressão. A tristeza faz parte da vida e é natural que o indivíduo fique triste diante de certos acontecimentos. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, asseverava que quando a tristeza se alonga por mais de quatro semanas, constituiu-se em um estado patológico.
Buscar vencer a ansiedade, trabalhar os conflitos, eis o caminho para a plenitude, disse Divaldo, sugerindo que o ser humano volte a conversar, a sorrir. Ele está tão aborrecido, irritado que vive em aflição, sem necessidade. Cada problema no seu momento, sentenciou. Jesus afirmava que a cada dia basta a sua aflição. Quando se observa Jesus, o ser deslumbra-se com esse homem incomparável.
Como sói acontecer, o mensageiro do Cristo, em vibrante e impactante exposição discorreu sobre as obsessões, a existência e a influência dos seres perversos que povoam os ambientes que lhe são propícios, inclusive atraídos pelos pensamentos negativos e perniciosos de muitos. Desta forma, nem toda depressão é apenas depressão. Exemplificando o que comentara, Divaldo narrou vivências pessoais, demonstrando quadros obsessivos, a mediunidade com Jesus, esclarecendo sobre os mecanismos obsessivos como causa da depressão, inclusive.
Que fazer para libertar-se ou impedir a ação maléfica sobre cada um? Mudar a onda de pensamentos, do negativo, pernicioso, para o positivo, o belo, o harmonioso, fazer o bem, orar a Deus. Cada indivíduo pode, com variações, e no exercício do amor, curar, e praticar a autocura, afiançou o nobre expositor. O amor é a maior psicoterapia da humanidade. É o ensinamento de Jesus: que se amem uns aos outros como eu vos amo.
Encerrando a conferência, Divaldo arrematou sugerindo que se exerça o autoamor, que não se carregue lixo mental, mágoas, que não se permita que os maus façam-lhe o mal. Cada um deve fazer o bem possível, isto é espiritualidade, é o amor de Deus para com as criaturas da Terra. Não importa o nome que se possa dar a Deus, importa é o ser humano estar, viver neste sincronismo divino. Toda vez que surgir uma contrariedade, pense que há dois caminhos e faça a opção pelo caminho do bem, não dando importância ao mal, pois que, o mal, em verdade, não existe, é apenas a ausência do bem, frisou com sentida emoção, própria de um cristão que ama profundamente o seu próximo, o seu semelhante, a natureza em todos os seus aspectos.
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
Abraços,
 Jorge Moehlecke
 (Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)
Eslovênia. Foto de  Ênio Medeiros

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Zagreb, Croácia

28-05-2013
Após uma viagem com duração de cinco horas, o Paulo de Tarso da atualidade, Divaldo Franco, saindo de Viena/Áustria, cruzando toda a extensão da Eslovênia, chegou à Zagreb, capital da República da Croácia. A semente lançada em terreno pouco fértil, finalmente está apresentando seus primeiros frutos. Aleluia! Registramos que hoje, 29 de maio de 2013, Divaldo Franco falou publicamente, pela primeira vez na história, sobre espiritismo na bela Zagreb. O público foi composto por vinte e duas pessoas honrou e testemunhou esse momento histórico do espiritismo.
A conferência sobre a Imortalidade e Vida foi realizada nas dependências do Hotel Four Points by Sheraton. Através do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na Croácia, foi conseguido o auxílio da Srta. Vedrana Kauzlaric para traduzir a conferência para o idioma local, o Croata. A exemplo de João Batista que dizia, eu não sou digno daquele que vem depois de mim, também o faz Divaldo Franco, que desde há muito vem abrindo caminhos para aqueles que virão após ele, para continuarem a era nova.
arauto do evangelho expôs com magnificência as questões do materialismo e da espiritualidade, as diversas experiências realizadas por notáveis pesquisadores dos fenômenos paranormais, as conquistas da ciência nos campos da psicologia, da psiquiatria, da psicobiofísica, enfim, conhecendo melhor o homem para melhor poder compreender a sua natureza espiritual.
Os pesquisadores perceberam, também, a presença de vozes em suas experiências, concluindo, então, que os mortos estão vivos e podem trazer mensagens. Denominaram estes fenômenos de Psi-Theta. Os pesquisadores se utilizaram de vários recursos para gravar e filmar as experiências, comprovando a existência da vida além da vida através do emprego de equipamentos eletrônicos, transformando a parapsicologia e psicotrônica. Foi a partir de então que surgiu uma nova ciência, a psicobiofísica. Através da qual as energias podem ser transmitidas à água, a outras pessoas, provando que as curas realizadas por Jesus foram fenômenos parapsicológicos, psicobiofísicos, portanto natural.
Divaldo Franco, com seu verbo eloquente explanou sobre a quarta força, - a psicologia transpessoal -, que passa a tratar o doente e não a doença, diferentemente da medicina tradicional, que buscando curar a doença, ao curar um paciente de um câncer, não o auxiliava no quadro de depressão que este apresentava em razão da doença. Logo, mesmo curado do câncer, ele seguia doente.
Enriquecendo seus comentários, relatou os experimentos de grandes nomes relacionados ao espiritismo como, Cesare Lombroso e William Crookes, por exemplo. O médium e orador Divaldo Franco também narrou uma experiência sua ocorrida em 1954, quando teve um grave problema com a voz, com as cordas vocais. Visitando o apóstolo da mediunidade Francisco Cândido Xavier e recolhido ao seu quarto após os trabalhos daquela noite, surgiu-lhe o Espírito Scheilla e lhe aplicou a radioatividade – não existente na época -, curando-o, desmentindo o diagnóstico médico.
Isto tudo, por que o espiritismo é uma ciência de laboratório que prova a existência da alma. As provas da imortalidade da alma são infinitas e o sentido da vida é amar, tal qual ensinou Jesus Cristo. O espiritismo veio matar o materialismo. Veio para informar que o sofrimento é um incidente de percurso, são efeitos de outras encarnações. As dores do ser humano são experiências evolutivas para aprender a respeitar as divinas leis. A proposta da imortalidade deve ser considerada por todos. Aquele que ama é pleno e feliz. Cada ser humano possui um Deus interno que necessita ser desenvolvido para atingir a plenitude. Assim, o ilustre expositor, encerrou a conferência oferecendo a cada um dos presentes preciosa lição de perseverança no ideal cristão. Afinal, sair de tão longe para falar sobre os ensinamentos de Jesus para um pequenino grupo de pessoas, deixando plateias de milhares de pessoas em sua terra natal, é digno de um missionário.
Estas são sementes da nova era, como também foram os caminhos percorridos pelo pobrezinho de Assis, que abriu mãos do conforto do lar, para abrigar-se junto à natureza. Assim também agiram tantos outros iluminados da humanidade que decidiram seguir os passos deixados por Jesus. Benditos sejam todos estes!
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
Abraços,
Jorge Moehlecke

(Informações e f otos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Croácia. Foto de Ênio Medeiros
Croácia. Foto de Ênio Medeiros