quinta-feira, 6 de junho de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Viena, Áustria

01-06-2013

Sublime Peregrino de Jesus, Divaldo Franco, em prosseguimento ao nobre programa de divulgação do Espiritismo na Europa abordou a temática atual da saúde e da paz, desta vez em Viena, capital da Áustria, no dia 1º de junho de 2013. O evento se constitui de um minisseminário denominado deEncontro com a Saúde e a Paz e foi levado a efeito no Lateinamerika Institut, Türkenstrasse 25, Wien, e assistido por setenta e seis pessoas interessadíssimas pelas belas lições proferidas pelo nobre orador.
Com o intuito de dar um cunho terapêutico ao trabalho, Divaldo, com entusiasmo e alegria de viver, foi provocando muitos risos com o seu modo contagiante e original de motivar, alcançando o objetivo proposto de desarmar as pessoas de suas problemáticas cotidianas, contribuindo para o relaxamento das tensões, e para que melhor aproveitassem os momentos de reflexões profundas.
Para registrar a importância das mudanças necessárias, o Semeador de Estrelas apresentou as conclusões a que chegou William James, dos Estados Unidos da América e um dos fundadores da psicologia moderna. O cientista afirmava que se o indivíduo mudasse o seu estado mental e mantivesse uma linha de equilíbrio, poderia mudar o seu estado externo de saúde. A saúde real é o resultado do estado interior do indivíduo. O stress é resultante da tensão, que tanto serve para o bem como para o mal.
Pode ser positivo quando a criatura está vinculada a um ideal, quando busca viver intensamente um trabalho mental ou físico. Porém, existe um estado de tensão que é patológico. É quando a criatura sai de uma para outra situação sem buscar o equilíbrio emocional, levando essa constância, inevitavelmente, ao stress. A tecnologia, a comunicação virtual tem contribuído muito para que as pessoas vivam afastadas emocionalmente uma das outras, embora próximas fisicamente, provocando um sentimento de vazio existencial.
Porém, nem tudo está perdido. A humanidade caminha para uma era melhor, a era da intuição. O ser humano vai sair da era virtual e marchará para a era do pensamento. Desenvolverá de tal modo a glândula pineal e seus cristais, que permitirá a captação das ondas transcendentais do ser. O ser humano necessita realizar viagens para dentro de si mesmo, viajando menos para fora e, assim, desenvolver o Deus Interno presente em cada um. Desta forma encontrará a plenitude na vida mental.
Nesta era virtual, a criatura humana está deixando de ser fraterna, de manter uma amizade desinteressada, por que tem medo da amar. A psicologia espírita veio para decodificar a psicologia de Jesus e dizer que estamos na Terra para sermos felizes, mesmo com o sofrimento, pois que o sofrimento não é um castigo, é um acidente de percurso. Ele é um convite para a reflexão. Ao invés de reclamar da doença, a pessoa deveria refletir sobre o que ela que dizer, de que mensagem ela é portadora, e assim refletindo, trabalhar para que tudo volte ao normal.
Saúde e doença são resultados de um comportamento de paz, ou de perturbação. Visando a construção da paz, Divaldo citou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – que estabeleceu no ano 2000 um memorando composto de seis itens promotores da paz, todos em perfeita consonância com o Evangelho de Jesus. Através da paz o ser humano chegará à saúde, terá doenças, porém, nunca será doente. Enquanto se mantiver ativo será saudável, ao passo que estando em estado de tédio, perderá o sentido da vida e enfermará.
agressividade foi demoradamente explanada. Cada um possui a agressividade construtiva e umadestrutiva. A agressividade é uma força que irrompe dentro do indivíduo, podendo canalizá-la para um lado ou para outro. Piero Ferrucci, psicoterapeuta e um filósofo italiano, propunha a autoanálise, tendo concluindo que a energia violenta explode e gera danos, mas, ao evoluir transforma-se em energia criadora.
Concluindo o esclarecedor assunto, Divaldo asseverou que a paz somente será possível quando o ser humano conseguir transformar a sua agressividade em forças do bem, do belo, do nobre. Recebendo o carinho de todos, através de aplausos efusivos, o servidor que não esmorece ante os desafios, agradeceu rogando a ação benfazeja de Jesus para toda a humanidade.
 Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
  Abraços,
 Jorge Moehlecke

(Informações e fotos recebidas em email de Ênio Medeiros)
Viena, Áustria. Foto de Ênio Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário