terça-feira, 31 de maio de 2016

Divaldo Pereira Franco. Roteiro Europa- 2016 Stuttgart, Alemanha

Stuttgart, 26 de maio de 2016

Na quinta-feira passada, 26, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência na cidade de Stuttgart, Alemanha, com o tema “Violência e Paz”, que foi traduzida ao alemão pela intérprete Edith Burkhard.
O evento foi realizado na sede do “Gruppe SEELE” e contou com a presença de mais de 150 pessoas.
A abordagem do tema teve como ponto de partida as reflexões convergentes dos filósofos Protágoras, do século V a.C., e Immanuel Kant, do século XVIII. O primeiro afirmara que “o homem é a medida de todas as coisas”. O foco do processo cognitivo passava do objeto observado para o observador, o ser humano. A compreensão da realidade seria algo variável, de acordo com a capacidade de cada observador. Kant concordaria, nesse sentido, afirmando que a percepção da realidade variaria de acordo com o estado mental de cada observador e de seus conteúdos interiores.
Numa percepção mais ampla e profunda da realidade, poder-se-ia dizer que a violência não seriam apenas os atos de agressividade, mas também toda e qualquer infringência às leis divinas ou naturais. Ao violá-las, a pessoa criaria um estado de desarmonia em si, maculando o seu equilíbrio, a sua paz e a sua saúde, e irradiando essas perturbações ao ambiente onde vive.
Foi recordado que no ano 2000, a UNESCO realizou o "Manifesto 2000". Aquela organização internacional elaborou um estudo profundo com especialistas a respeito de como poderia ser alcançada a paz no mundo. A conclusão foi a de que esse desiderato poderia ser conquistado sem grandes dificuldades, desde que os governos de todas as nações comprometessem-se a seguir os itens incluídos no manifesto. Curiosamente, todos os seus itens, de alguma forma, derivavam de ensinamentos ou recomendações das diversas religiões do planeta, versando sobre a ternura, a afetividade, o amor, a compreensão, a tolerância. Os seis itens seriam: preservar a paz, onde quer que ela se encontre; rejeitar a violência; ser generoso e tolerante; procurar ouvir para compreender; respeitar a natureza; e, finalmente, redescobrir a solidariedade. Divaldo recordou também que no mesmo ano 2000, na cidade de Nova Iorque, nos EUA, foi realizado o Primeiro Encontro Mundial de Líderes Religiosos, promovido pela Organização das Nações Unidas.

Divaldo asseverou que, fazendo-se uma radiografia das guerras, constatar-se-ia que ao longo da História a maior parte delas no mundo foi promovida pelas religiões. Mas, acrescentou, além das guerras externas, haveria as guerras interiores, quase que permanente na maioria dos seres humanos, e decorrentes dos conflitos íntimos pela falta de conexão do ego com o Self.
Essa fusão entre o ego e o Self seria realizada pelo Amor. O antídoto para a violência, então, seria amar; amar inclusive os que nos fazem o mal, de maneira a diluir o ódio com aquele sentimento que é de não-violência. A História oferecer-nos-ia exemplos notáveis de seres humanos que conseguiram neutralizar o ódio de milhares de criaturas pela força do amor, como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Mohandas K. Gandhi.
Divaldo esclareceu que a violência deve ser entendida também como toda ação nossa que é negativa para o próximo.
E afirmou, ainda, que a nossa paz depende de uma ação efetiva de nossa parte. Não basta evitar a violência. Temos de agir, positivamente, com comportamentos de não-violência. Essa ação de não-violência geraria um ambiente social de paz. Isso significa que, para conseguirmos agir como pacificadores, esparzindo a energia da paz pelo mundo, teríamos, antes, de estarmos interiormente pacificados.

E quais seriam os recursos necessários para atingirmos a paz interior? O Espiritismo, conforme assertiva, dar-nos-ia tudo o que pode tornar-nos plenos e pacificados. Com os seus postulados da imortalidade da alma, da reencarnação, da comunicabilidade dos Espíritos, da reencarnação, e o código de ética que se constitui a mensagem psicoterapêutica do Evangelho de Jesus, qualquer indivíduo poderia realizar a viagem interior do autodescobrimento e da autoiluminação, para a superação das más inclinações, a solução dos conflitos íntimos e a conquista da plenitude.
Como mensagem final, Divaldo ressaltou que mesmo quando sintamos que perdemos quase tudo, devemos manter a esperança, que sempre sustenta-nos na vida, e cultivar sonhos que nos impulsionem a seguir adiante, amando e perdoando sempre, aos nossos irmãos e a nós mesmos.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Lucas Milagre

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)



Espanhol


DIVALDO FRANCO en EUROPA
Stuttgart, 26 de mayo de 2016.




El pasado día jueves 26, el médium y orador espírita Divaldo Franco pronunció una conferencia en la ciudad de Stuttgart, Alemania, basada en el tema Violencia y Paz, que fue traducida al alemán por la intérprete Edith Burkhard.
El acto se realizó en la sede del Gruppe SEELE y contó con la presencia de más de 150 personas.
El enfoque del tema tuvo como punto de partida las reflexiones convergentes de los filósofos Protágoras, del siglo V a.C., y Emmanuel Kant, del siglo XVIII. El primero había manifestado queel hombre es la medida de todas las cosas. El foco del proceso cognitivo pasaba del objeto observado al observador, el ser humano. La comprensión de la realidad sería algo variable, de acuerdo con la capacidad de cada observador. Kant concordaría en ese sentido, afirmando que la percepción de la realidad variaría de acuerdo con el estado mental de cada observador y con sus contenidos internos.
En una percepción más amplia y profunda de la realidad, se podría decir que la violencia no consistiría sólo en los actos de agresividad, sino también en toda transgresión a las Leyes Divinas o naturales. Al violarlas, la persona crearía un estado de desarmonía dentro de ella, perturbando su equilibrio, su paz y su salud, e irradiando esas perturbaciones al ambiente donde vive.
Se recordó que en el año 2000, la UNESCO realizó el Manifiesto 2000. Dicha organización internacional elaboró un estudio profundo junto con especialistas, respecto de cómo podría conseguirse la paz en el mundo. La conclusión fue que ese objetivo podría conquistarse sin grandes dificultades, siempre que los gobiernos de todas las naciones se comprometiesen a cumplir los puntos incluidos en el manifiesto. Curiosamente, todos sus ítems, de alguna forma derivaban de enseñanzas o recomendaciones de las diversas religiones del planeta, y versaban sobre la ternura, la afectividad, el amor, la comprensión, la tolerancia. Los seis ítems serían: preservar la paz, donde quiera que esta se encuentre; rechazar la violencia; ser generoso y tolerante; procurar escuchar para comprender; respetar la naturaleza; y, finalmente, volver a descubrir la solidaridad. Divaldo recordó, también, que en ese mismo año 2000, en la ciudad de Nueva York, en USA, se realizó elPrimer Encuentro Mundial de Líderes Religiosos, promovido por la Organización de las Naciones Unidas.

Divaldo expresó que si se hiciera una radiografía de las guerras, se constataría que a lo largo de la Historia, la mayor parte de ellas en el mundo fue promovida por las religiones. Pero -agregó- además de las guerras externas, habría guerras internas, casi permanentemente en la mayoría de los seres humanos, derivadas de los conflictos internos, por la falta de conexión entre el ego y el Self.
Esa fusión entre el ego y el Self sería realizada por el Amor. El antídoto para la violencia, entonces, sería amar; amar incluso a aquellos que nos hacen el mal, de manera de disolver el odio con aquel sentimiento que es de no-violencia. La Historia nos ofrecería ejemplos notables de seres humanos que consiguieron neutralizar el odio de miles de criaturas a través de la potencia del amor, como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Mohandas K. Gandhi.
Divaldo explicó que la violencia debe ser entendida, también, como toda acción nuestra que es negativa para el prójimo y afirmó, además, que nuestra paz depende de una acción efectiva de parte nuestra. No alcanza con evitar la violencia. Debemos proceder positivamente, con comportamientos de no-violencia. Esa acción de no-violencia daría lugar a un ambiente social de paz. Eso significa que, para que consigamos proceder como pacificadores, difundiendo la energía de la paz por el mundo, tendríamos previamente que estar pacificados en nuestro interior.

¿Y cuáles serían los recursos necesarios para que alcancemos la paz interior? El Espiritismo, conforme con lo afirmado, nos daría todo lo que puede propiciar nuestra plenitud y nuestra paz. Con sus postulados acerca de la inmortalidad del alma, de la reencarnación, de la comunicabilidad de los Espíritus, de la reencarnación, y el código de ética que constituye el mensaje psicoterapéutico del Evangelio de Jesús, todos los individuos podrían realizar el viaje interior para el autodescubrimiento y la autoiluminación, para la superación de las tendencias perjudiciales, la solución de los conflictos íntimos y la conquista de la plenitud.
Como mensaje final, Divaldo destacó que incluso cuando sintiéramos que perdemos casi todo, debemos conservar la esperanza, que siempre sustenta nuestra vida, y cultivar sueños que nos impulsen a seguir adelante, amando y perdonando siempre, a nuestros hermanos y a nosotros mismos.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Lucas Milagre


(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)