domingo, 14 de maio de 2017

Registro. Divaldo Pereira Franco em Londres, Reino Unido

13 de maio de 2017
Na manhã do dia 13 de maio, sábado, Divaldo Pereira Franco viajou de Dublin, na Irlanda, para Londres, Reino Unido. A capital inglesa o recebeu com seu típico clima, tempo fechado com neblina e frio. Próximo ao meio-dia, Divaldo e seus acompanhantes foram recebidos pelos amigos londrinos que os aguardavam no aeroporto, conduzindo-os ao hotel.
Após o almoço, e com tempo somente suficiente para se acomodar no hotel, Divaldo já se encontrava à postos para o trabalho do Senhor. Foi organizado, nas próprias dependências do hotel, um encontro com todas as lideranças espíritas do país. O encontro foi estruturado na modalidade de diálogo doutrinário. A conversação fruiu na base de perguntas, que todos tiveram a oportunidade de fazer. As questões formuladas foram sobre o quotidiano dos centros espíritas e outras sobre a Doutrina Espírita.
Divaldo enfatizou que a Doutrina Espírita possui o objetivo de cristianizar o ser humano. Sua base é a caridade, que é o amor na sua expressão mais sublime.  Advertiu, com ênfase, que Jesus necessita de nós, por isso estamos no Espiritismo e, através de cada um, Jesus se expressa na intimidade e na simplicidade de cada qual.
Ao final do encontro os organizadores homenagearam Divaldo pela passagem de seu aniversário, degustando saboroso bolo. Assim, o dia foi encerrado com grande aproveitamento para todos, preparando-se para a palestra pública que ocorrerá neste Domingo, 14 de maio.
Texto e fotos: Ênio Medeiros

Registro. Divaldo Pereira Franco em Dublin, Irlanda

12 de maio de 2017
Após atender aos compromissos doutrinários em Paris, enquanto aguardava o carro que o levaria ao hotel, Divaldo Pereira Franco, juntamente com alguns amigos, foi surpreendido com a aproximação de um monge tibetano, que ao avistá-lo na rua, dirigiu-se diretamente a ele, saudando-o com muito entusiasmo, no que foi correspondido. Divaldo perguntou ao monge o motivo da aproximação, este respondeu-lhe que atendia à uma voz interior que o concitava a abraçá-lo, pois é um homem de Deus. Trocaram abraços e saudações. O fato ensejou à Divaldo refletir: Vale a pena amar.
Na manhã de 12 de maio, sexta-feira, Divaldo desembarcou em Dublin, na Irlanda, enfrentando o frio e a chuva que o saudaram para mais um compromisso doutrinário nas dependências do Clayton Hotels. Com o tema: Vida, Desafios e Soluções, Divaldo explanou-o durante três horas para um público jovem de 250 pessoas.
Como normalmente faz, Divaldo embasou a temática acerca da vida, citando filósofos da antiguidade, como Sócrates e Platão, e cientistas da atualidade como o físico austríaco Fritjof Capra, (1939-), aprofundando-se na figura incomparável de Jesus, um vulto inquietador do ponto de vista religioso, filosófico e sociológico. Referindo à uma pergunta que Alan Kardec fez aos Espíritos da codificação sobre o ser mais perfeito que já estivera no planeta, obteve a mais curta resposta contida em O Livro dos Espíritos: Vede Jesus.
Afinal, questionou Divaldo, o que é a felicidade? Respondendo, esclareceu dizendo que o amor é a mais segura entre todas as filosofias para a felicidade. O bom não é ser amado, mas é amar, pois quando amamos, produzimos várias substâncias que nos dão felicidade. Devemos dar à vida um pouco de alegria, bem-viver, estar num estado de felicidade interior. Todo o impossível é possível quando nós queremos.
A Doutrina Espírita nos diz que somos aquilo que fizemos de nós, temos a vida que pensamos. Pense na infelicidade e ficará triste, pense na alegria e vencerás o mundo.
Narrando algumas vivências suas, nosso querido orador trouxe, como sempre, a Doutrina Espírita de forma simples, porém cristalina, mostrando o caminho, à nós outros, que buscamos conhecê-la. É uma doutrina de luz, que a todos concede o esclarecimento e o consolo. Embasado em sua ampla experiência e esforçando-se em trilhar os caminhos de Jesus, Divaldo Franco vem espalhando a alegria de viver, peregrinando ao longo de setenta anos, percorrendo 72 países semeando a palavra e o exemplo cristão.
Viver, concluiu Divaldo, é um desafio para todos nós, e todo desafio nos ajuda á crescer. Se nos amarmos, atingiremos a plenitude, pois Deus é amor.  Sejamos felizes hoje, agora, porque o Reino de Deus está dentro do nosso coração.
Divaldo, com seu carinho e ternura, típico das almas que já possuem muitas cicatrizes invisíveis por servirem ao Cristo, foi aplaudido de pé pelo público emocionado.
Texto e fotos: Ênio Medeiros



(Recebido em email de Jorge Moehleck)