quinta-feira, 16 de maio de 2019

Divaldo Franco na Europa Londres, Reino Unido

15 de maio de 2019
Na noite desta quarta-feira, 15 de maio de 2019, retornando à bela cidade de Londres, atendendo ao convite dos amigos espíritas da British Union of Spiritist Societies (BUSS), Divaldo Franco participou do Movimento Você e a Paz, por ele mesmo criado há vinte e um anos, e que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da conquista da paz, que principia no indivíduo e se transporta para a sociedade.
Convidada para o encontro, Cristiane Beira, do Brasil, destacou a importância da educação voltada para a paz, tomando como exemplo o projeto da Mansão do Caminho, que visa desenvolver a paz a partir da criança e do adolescente. Cristiane abordou, com propriedade, vários aspectos da educação e da importância do autoconhecimento ser trabalhado desde a infância.
Outro convidado foi o Dr. Peter Fenwick, neuropsiquiatra de Londres, dedicado cientista e pesquisador de experiências de quase morte – EQM. Salientou e discorreu sobre a importância da paz, especialmente quando se consegue compreender a vida além da vida e a reencarnação.
Em seguimento, dirigindo-se ao público, presente e virtual, Divaldo Franco narrou algumas experiências suas sobre a não violência, do não revide. Frisou que quando atacado e agredido, sempre buscou agir, com discernimento e consciência, empenhando-se para que o amor ensinado por Jesus fosse a bússola de sua existência. Fazendo referência às emoções humanas, deteve-se no amor, a mais vigorosa força do universo.
Sempre jovial e alegre, o mensageiro de Jesus, promoveu o riso espontâneo na plateia. Através de suas narrativas, de uma longa vida, acostumado aos conflitos humanos, soube conduzir suas explanações proporcionando que todos se desarmem para melhor absorver e assimilar os conceitos, que são um convite à transformação para melhor. Ninguém é tão completo, que não necessite do outro, levemos a paz, amemos mais, cada dia um passo à frente, sempre podemos doar algo, se quisermos, assim exortou o Embaixador da Paz no Mundo.
Finalizando o evento da noite, todos estavam eufóricos, contagiados pela alegria de viver, pela valorização da vida. A vida é como um poema, afirmou Divaldo Franco, precisamos discernir para amarmos cada vez mais. Todos, ao encerrar, envoltos em harmonias de paz, dali saíram alegres e renovados.  E o semeador? Ele prossegue... nesta quinta-feira, 16 de maio, realizará um encontro com os trabalhadores espíritas de Londres, dirigindo-se em seguida para Viena, na Áustria.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno


Divaldo Franco na Europa Bruxelas, Bélgica

13 de maio de 2019
Neste 13 de maio, segunda-feira, logo cedo, Divaldo Franco e os amigos chegaram à Bruxelas, capital da Bélgica, atendendo ao convite dos amigos espíritas do Núcleo de Estudos Espíritas Camille Flammarion de Bruxelas - NEECAFLA - ASBL, para falar sobre o Autoconhecimento e o Despertar da Consciência.
Iniciando as atividades da noite, após as apresentações, Divaldo Franco discorreu sobre os estudos realizados pelo psiquiatra e psicólogo Mira y Lopes (1896-1964), descrevendo as cinco expressões fundamentais do ser humano: a personalidade, o conhecimento, a identificação, a consciência, abordando os seus níveis - a consciência de sono, a consciência desperta, consciência de si mesmo, a consciência emocional superior e a consciência cósmica -, prosseguindo com a quinta expressão, a Individualidade.
Demonstrando, com habilidade ímpar, através da narrativa de vivências cotidianas, como a vida pode ser simples e como se pode facilmente ser feliz. Divaldo Franco é este divulgador da Boa Nova que, muito além das suas palavras, tem dedicado toda sua vida a Jesus, ao Espiritismo e ao bem, amando incondicionalmente o próximo. Como ele mesmo diz:  É muito fácil receitar remédio amargo para os outros tomarem.
Estamos cansados de tantas palavras, carentes, no entanto, de bons exemplos.  O clima era de muita alegria, afinal, onde Divaldo Franco se encontra, a tristeza e o desânimo, correm para longe, envergonhados.
Ao encerrar, todos saíram lentamente, alegres, motivadas a realizarem mudanças, sorrindo mais, servindo mais, amando sem condições.
Tão logo a atividade foi encerrada, o Trabalhador do Cristo se recolheu, pois, bem cedo da manhã do dia imediato, a estação de trens o aguarda para rumar à Londres e semear a boa semente.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos:Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno

Divaldo Franco na Europa Luxemburgo

12 de maio de 2019

Neste domingo dedicado às mães, 12 de maio, Divaldo Pereira Franco, deixando o solo germânico, dirigiu-se à Luxemburgo, onde era aguardado pelos amigos do Grupo Allan Kardec, que o receberam com efusiva alegria.
No início da noite, a expectativa nas mais de trezentas pessoas que lotaram o auditório do Goeres Hotels era enorme, pois o grave tema do Suicídio e das Obsessões é de grande interesse de todos.
Divaldo, porém, fez uma abordagem do tema, que por certo surpreendeu à muitos, pois com sua vasta experiência e conhecimento, tratou de explanar aspectos que valorizam a vida, que convidam o ser à adotar uma postura otimista ante os desafios existenciais.
Abordou a filosofia desde os grandes filósofos gregos Platão, Aristóteles e Sócrates, bem como mergulhou no conceito de felicidade, que varia ao infinito.
Frisou, com muita propriedade, a questão do Ter e do Ser, ressaltando o significado da ética na vida das criaturas humanas.
Temos hoje, afirmou Divaldo, a tecnologia de ponta, e no entanto sofremos o vazio existencial, e não raro, por este vazio, acabamos por permitir que a ansiedade tome conta de nós.
A ética é a arte de bem viver, e Jesus, o maior de todos os filósofos, nos indicou o amor, pois quem ama é feliz.
Divaldo Franco, amorosamente fraternal e acolhedor apresentou propostas terapêuticas, como sorrir mais, aprender a sorrir de si próprio, a não valorizar o mal.
Dando sempre um toque de humor, o Semeador de Estrelas trouxe vivências próprias que à todos sensibilizaram, narrando, com riqueza de detalhes, a longa e dolorosa trajetória daqueles que escolheram o martirizador e equivocado caminho do suicídio, que muito impressionou.
Ao encerrar a vibrante conferência, Divaldo Franco conclamou à todos para sermos aqueles que temos a honra de ajudar alguém, um sorriso, uma palavra, exalando a alegria de viver.
Ao final, após sentida oração, a harmonia tomava conta do ambiente, e o seareiro do Cristo, jovial, já se preparava para dar seguimento neste abençoado roteiro iluminativo nesta segunda-feira, 13/5, pois é aguardado em Bruxelas, capital da Bélgica.
Haja fôlego para acompanhar este incansável semeador da Boa Nova.

Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Revisão e adaptação: Paulo Salerno