domingo, 30 de outubro de 2011

Inauguração do Centro de Parto Natural da Mansão do Caminho Salvador, BA

Já está em pleno funcionamento o Centro de Parto Natural Marieta de Souza Pereira, o mais novo setor da Mansão do Caminho, departamento social do Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia, Brasil.

Numa solenidade permeada de muitas emoções, realizado no dia 26 de agosto, os idealizadores do projeto, Divaldo Franco e Nilson Pereira, receberam o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador do estado, Jaques Wagner e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, além de mais cerca de duas mil pessoas da comunidade espírita, dentre eles colaboradores da Casa, assistidos da Instituição, políticos e benfeitores do CECR, para a inauguração do primeiro Centro de Parto Natural do Brasil conveniado à Rede Cegonha, projeto do governo federal lançado em maio deste ano.

A a realização deste sonho se deu graças a doações de Ana Veronese Beira e família, da cidade paulista de Amparo, e do Fabiano of Christ Benevolant Society Parkisville, do Canadá, além de colaboradores anônimos e convênios com os governos federal e estadual. (Texto – Marialva Gomes). Abraço, Jorge

(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke)

Fachada do Centro de Parto Normal

Governador Jaques Wagner, Ministro Alexandre Padilha,

Divaldo Pereira Franco e Nilson Pereira

Maquete com o complexo da Mansão do Caminho sendo explicada por Divaldo Pereira Franco ao ministro Alexandre Padilha e governador Jaques Wagner

Divaldo, autoridades e público

Divaldo Pereira Franco e governador Jaques Wagner inauguram o Memorial Divaldo Pereira Franco.

Em primeiro plano, à esquerda, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha

Internacional – Divaldo Franco na Europa Conferencista brasileiro percorreu oito países do Velho Continente

Publicado na RIE- Revista Internacional de Espiritismo,

Matão, SP, agosto de 2011


Divaldo Pereira Franco, O Evangelizador de Povos

Regina Zanella

Milão, Itália

O termo Evangelização esta para: pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores.

A palavra evangelista provém da palavra do grego koiné (tipo de dialeto grego, popular, usado no Novo Testamento (“eu-angelos”)), que significa “boas novas” ou “boas noticias” e refere-se diretamente aos quatro evangelhos do Novo Testamento (existem outros, conhecidos como apócrifos). Assim, os evangelistas são os autores dos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Considera-se contudo, que a evangelização, no sentido do cristianismo, tenha tido inicio com o próprio ministério de Jesus Cristo que, ao escolher o seus doze discípulos, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa.

Sabemos que Jesus é a figura central do cristianismo e que pregou somente em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, e que sua influencia difundiu-se enormemente ao longo dos séculos apos a sua morte física. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental, e diremos mundial, pois dividiu o mundo em a.c. (antes de cristo) e d.c. (depois de cristo).

Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa . Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final, enquanto alguns seguimentos do judaísmo o consideram um profeta, outros um apostata (aquele que foi afastado do próprio grupo religioso).

O apostolo dos gentios (deriva do latim e esta para: não-israelita) por excelência foi Paolo de Tarso, cujo nome original era Sha’ul (“Saulo”) (Tarso, c.9 – Roma, c.64) que è considerado para a maiorias dos cristão como o mais importante discípulo de Jesus (“Yeshua”) e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.

Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo era um homem culto, pois era fariseu (judeus devotos à Torá, tem o significado de "separados", "a verdadeira comunidade de Israel", "santos"), seguidor do rabi Gamaliel.

Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.

O Espiritismo é considerado o cristianismo redivivo, dos tempos de Paulo.

Lendo algumas passagens da pregação de Paulo de Tarso, o Evangelizador de povos, podemos traçar uma analogia com a missão desenvolvida por Divaldo Pereira Franco, sem medo de exagerar.

Colocando de lado preconceitos e adotando analise osculada na visão espírita/cristã, vemos que a luz de Damasco de Divaldo Franco poderá ter sido a Mediunidade, Luz do Espiritismo que através do Espírito da Verdade revela ao homem a terceira-revelaçao cristã.

Como Paulo, Divaldo Pereira Franco leva a mensagem do Cristo aos povos espalhados pelo mundo, derrubando barreiras e fronteiras. Como Paulo também Divaldo é um homem de grande cultura espiritual, seja pela inestimável colaboração de Joanna de Angelis que por ele mesmo, homem estudioso, sedento de conhecimentos. Paulo foi fundamental para o desenvolvimento do cristianismo, assim como o é Divaldo para o Espiritismo (64 países no mundo, mais de 13.000 conferencias, viajou o equivalente a 54 vezes em volta da terra). Recordamos que o valor da pregação de Divaldo esta no conteúdo, mais do que nos km percorridos. As epistolas de Divaldo se desenvolvem na literatura da obras psicografadas, algumas delas traduzidas em 18 idiomas. Se Paulo de Tarso transformou o cristianismo em uma nova religião, Divaldo esta concretizando uma filosofia di vida baseada na mensagem do Cristo e na consolação do Espiritismo.

Sua recente passagem pela Europa, 40 dias, 28 cidades e 13 países, é mais um testemunho da sua missão perante a Doutrina dos Espíritos. A sua vinda na Itália ficara na estória da religião e provavelmente do Espiritismo neste pais.

Terça-feira dia 2 de junho de 2009, as 21 hs, Divaldo falou sobre “Iluminação Interior” para um público de cerca 350 pessoas, de diferentes nações: Brasil, Itália, Portugal (Vitor Feria, Leonor Santos entre outros), Áustria (Joseph Jackulab e Rejane Spiegelberg), Suíça (Edith Burkhard), França... sendo na maioria italianos e brasileiros.

Uma palestra que se transformou em um grande evento para o publico italiano.

Nota-se que 2 de junho é feriado nacional, correspondente ao 7 de setembro para o Brasil, um feriado prolongado esperado por muitos.

Na platéia, juntamente ao publico, representantes da Igreja Ortodoxa, na pessoa do Bispo Avondio, e no palco, o maior representante do dialogo inter-religioso na Europa, medalha de outro do Nobel pela Paz e maestro Sufi - Gabriele Mandel. Personalidade de grande cultura, medico psiquiatra, psicólogo, professor universitário, musico, ceramista (um dos maiores no mundo), tradutor (o melhor tradutor do árabe para o italiano, traduziu o Corão), conhecedor de diversas línguas entre elas turco, japonês e chinês. O nome Gabriele é uma homenagem ao grande escritor e poeta Gabriele D’Anunzio, seu padrinho. Gabriele Mandel assim como seu padre foram também prisioneiros de guerra. Uma vida de experiências marcantes e profundas. Gabriele Mandel è personalidade de muito respeito em todos os ambientes religiosos/culturais italianos, como muçulmano escreve para a revista Jesus, da Edições Paulinas.

A alguns anos tinha tido a oportunidade de conhecer Divaldo e com ele dialogar sobre a necessidade da educação aos espíritos sofredores. Na ocasião Divaldo lhe presenteou o livro Grilhões Partidos. Mandel tanto apreciou a leitura que o recomendou aos seus adeptos. Dentre os seus estudos também a personalidade de Allan Kardec.

Entre as personalidade que desejaram conhecer Divaldo, o ator italiano Enrico Beruschi e a cantora e atual senadora do governo Ombretta Colli, esposa do mítico cantor/autor Giorgio Gaber (o Chico Buarque italiano). Ombretta contribuiu ao fim que a palestra de Divaldo se realizasse na Província de Milano Centro Congressi, prestigiosa sala da prefeitura de Milano.

Em clima de fraternidade e amor, a palestra de Divaldo foi um crescendo de emoções e entendimento.

Ao fim, aplausos e o abraço de muitos companheiros, entre os quais, do grupo Espírita Vita Nuova, fundado por Antonio Rosaspina nos anos 70.

Na ocasião foi apresentada a biografia de Divaldo em italiano, realizada pela jornalista Regina Zanella, com capa de Flavio Machado, da Petit Editora, São Paulo.

Tocante para Divaldo, o grupo de jovens trabalhadores espíritas com a camiseta do Movimento Você e a Paz, por ele fundado em 1998, presente em varias cidades brasileiras e do exterior

O convite para um seu retorno ja foi feito, não somente por parte dos grupos espíritas representados, mas sobretudo pela população milanesa/italiana, independente da religião que professam, porque vêem em Divaldo sobretudo um grande Evangelizador de povos.

Regina Zanella, Dirigente do Grupo Espírita, Sentieri dello Spirito, Milano, Itália


NA PRIMEIRA FOTO: DIVALDO, BISPO ABBONDIO, SIMONETTI, MANDEL E REGINA ZANELLA

AUTOGRAFANDO; COM OS JOVENS; COM ENRICO BERUSCHI; DIVALDO NA PALESTRA. FOTOS DA CONFERÊNCIA REALIZADA NO DIA 2 DE JUNHO DE 2009, EM MILÃO, ITALIA