quinta-feira, 30 de maio de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Bratislava, Eslováquia

28-05-2013

Saindo muito cedo de Praga/República Tcheca, Divaldo viajou de carro até Viena/Áustria e de lá para Bratislava/Eslováquia. Foi um dia cansativo, sem tempo para um repouso necessário. O compromisso com o trabalho em nome do Cristo requer, de todo aquele que já empunhou o aradopara arrotear os corações e mentes de seus irmãos aflitos por dias melhores e por conhecimento, desprendimento, abnegação, devoção e confiança em Deus. Divaldo Franco é esse semeador que não descansa enquanto não atende a seus irmãos de caminhada.
Em Bratislava, o evento foi realizado na Dom kultúry Ružinov para um público de 56 pessoas atentas e interessadas na mensagem cristã. O tema foi Amanhecer de uma nova era. Informou o dedicado servido do Cristo que a humanidade vive o crepúsculo de um período histórico. O ser humano atual atingiu as estrelas, acumula a cada dia, mais e mais conhecimento sobre o Universo, mas ainda não conseguiu alcançar a paz interior. Viajar para dentro de si mesmo, autoconhecer-se.
Divaldo apresentou os fatos e as datas que marcaram o surgimento do pensamento materialista através de Karl Marx, em Londres/Reino Unido, e o surgimento dos fenômenos que ocorriam em Hydesville, nos Estados Unidos da América, marcando os fatos de natureza espiritual. Mas a marcha do tempo é inexorável. Em 18 de abril de 1857 surgiu O Livro dos Espíritos com o objetivo de mostrar que a vida não era apenas material, explicando que o ser humano era constituído de espírito e matéria, comprovado através da mediunidade.
Surge, assim, uma tese revolucionária, a de que o ser humano, até então considerado possuídos de cinco sentidos, é portador de um sexto sentido, a mediunidade. O espiritismo, disse o arauto de o Evangelho de Jesus, veio para revolucionar o pensamento da Terra. Veio confirmar as religiões, pois todas elas afirmavam que a vida continua. O espiritismo apresentou os fatos mediúnicos, apresentou uma ética para que a vida psicológica viesse a ter um sentido, ou seja, a imortalidade.
A grande meta, advertiu o insigne orador, do ser humano deverá ser a de estabelecer um objetivo, um sentido psicológico para a vida, a busca da plenitude, pois que muitos existem, e que possuem tudo o que a matéria pode oferecer, que não são felizes, ao contrário, vivem o vazio existencial. A vitória sobre os conflitos existenciais, como o medo, a solidão e a culpa, são fundamentais para que o indivíduo logre alcançar a felicidade, a plenitude. É necessário solucionar os conflitos para que a criatura humana possa descobrir o sentido da vida.
É fundamental possuir um sentido existencial, um ideal para viver. Esse ideal é o mais simples do mundo, ele foi oferecido à humanidade há dois mil anos. É o amor. Quando o ser humano desenvolver o amor, a vida terá sentido. Os relatos que Divaldo fez sobre o seu ideal provocaram emoções em todos por perceberem, nas atitudes do nobre orador, as ações efetivas e não apenas palavras, entenderam que estavam diante de alguém que decidiu, desde há muito, seguir Jesus, amando a vida e a todos incondicionalmente.
Finalizando, concluiu o tema da noite com maestria dizendo que nos últimos dez anos a humanidade avançou mais do que nos últimos dois mil anos. Aí está a nanotecnologia, o holograma, a física quântica. Faltando, agora, somente um aspecto, a melhora íntima da criatura humana, tornando-se melhores filhos, melhores pais, companheiros, patrões, melhores funcionários, mudar o seu humor, pois tudo é motivo para que seja feliz, uma vez que somente ocorre aquilo de que ela necessita.
Exortou a amar mais, sorrir mais, dar uma nova chance àquele de quem não se gosta, afinal, outros também não simpatizam conosco. Vale apena amar! Impressionando àqueles que o acompanham, não somente pelo ânimo, pelo vigor, pela alegria presente em todos os trabalhos, mas por pregar o Evangelho de Jesus com o mesmo amor, intenso, ardente e ao mesmo tempo afável como a brisa da primavera... É um desbravador que saiu a semear e nunca mais parou... As sementes de amor!
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
   Abraços,
 Jorge Moehlecke
Bratislava. Foto: Ênio Medeiros

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Praga, República Tcheca

27-05-2013

Depressão e os Transtornos Psiquiátricos foi o tema que os espíritas da bela e surpreendente Praga, capital da República Tcheca, solicitaram. A conferência foi realizada em bela sala na Rua Novotného lávka 5, sala 418. O público foi formado por cinquenta e seis pessoas que acompanharam atentamente as explanações do discípulo de Jesus, Divaldo Pereira Franco, aquele que semeia as sementes do cristianismo redivivo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde existem na atualidade aproximadamente quatrocentos milhões de depressivos no mundo e em franco aumento a cada dia. A criatura humana atingiu um alto nível de desenvolvimento tecnológico e científico, asseverou Divaldo, porém não conseguiu, ainda, lograr a conquista da paz interior. O ser humano, de uma forma geral, aprendeu a entender aos outros, mas não conseguiu entender a si mesmo.
Fazendo um histórico da depressão ao longo da existência humana na terra, Divaldo apresentou as tentativas de tratamento, de cura, algumas personalidades que foram acometidas pela enfermidade, o entendimento de religiosos a cerda dessa patologia, as causas internas e externas e suas consequências, inclusive o suicídio e que foram apresentadas por eminentes pesquisadores. Os estados unipolar e bipolar da depressão, a produção de substâncias neuronais que afetam a incidência da doença.
Esclareceu o nobre conferencista que cada pessoa deve analisar a sua própria conduta, se observar. A depressão apresenta três sintomas, a tristeza, a inibição psicomotora – o indivíduo dorme mal, os gestos são todos lentos -, e a dificuldade do pensamento, quando o raciocínio é lento para as mais simples questões cotidianas. Abordou as depressões pré e pós-parto, a sazonal.
Divaldo informou que coube a ciência espírita explicar que o corpo é transitório, que a vida começa antes do berço e prossegue após a morte do corpo, que após um período na vida espiritual, retorna para um novo corpo para evoluir. Agir corretamente faz com que o indivíduo avance, cresça, evolua. Quando age equivocadamente há a necessidade de retificar o equívoco. A Doutrina Espírita é uma ciência que prova a imortalidade da alma, esclarece que a Terra é uma escola abençoada.
A vida será o que dela fizer a criatura. Se possuir uma vida saudável, é um paraíso. O problema que o ser humano experimenta não é proveniente da Terra, mas do conflito psicológico que vivencia. Essa ciência esclarece que muitos problemas psiquiátricos, o autismo, a histeria, a esquizofrenia e outros, nem sempre são de ordem psiquiátrica, são, também, oriundos das influências espirituais negativas, ou obsessões.
Albert Einstein asseverava que o ser humano vive em um universo de ondas, mentes, vibrações e energias. Há uma lei de afinidade, de sintonia, a mente humana é uma antena vibratória. O ato de pensar, por si só, gera mensagens que são enviadas. A qualidade do pensamento – boa ou má – é que determina os resultados.
 Carl Gustav Jung chamava isso de sincronicidade. Quando o indivíduo odeia, sua vibração é baixa e sintoniza com Espíritos que estão nessa faixa, e logo enferma. Portanto, é necessário mudar de pensamentos – deixar de odiar e passar a amar -, sintonizando com outras faixas mais elevadas. Se a vibração produzida pela criatura humana não é boa, torna-se vítima da obsessão.
No Brasil existem vários hospitais espíritas dedicados a cuidar enfermos que apresentam a problemática psiquiátrica e do transtorno obsessivo. Esses hospitais conseguem atingir a média de 91% a 93% de cura, enquanto os hospitais psiquiátricos convencionais, que se dedicam às questões da psiquiatria, tão somente, obtém um percentual de 60%, em média, de cura.
Assim, o laureado orador espírita finalizou sua brilhante conferência após responder diversas perguntas com simpatia e dedicação, alertando que se a criatura humana mantiver o seu pensamento em Deus, em vibrações elevadas, se encontrará bem e gozando de saúde. Seja você quem ama! Quem ama é feliz, o organismo produz imunoglobulinas e a pessoa é saudável. Se o ser humano não pode resolver os problemas do mundo, pode resolver a própria crise e quando cada um mudar, o mundo será melhor.
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
   Abraços, Jorge Moehlecke