quarta-feira, 2 de maio de 2012

Divaldo Pereira Franco


 
Raymundo Rodrigues Espelho
Campinas, SP

 " Dignificante é o trabalho e salvadora é a tarefa de servir aos outros"
 André Luiz, Francisco Cândido Xavier.


    Filho do casal Francisco Pereira Franco e Anna Alves Franco, Divaldo Pereira Franco, nasceu em Feira de Santana, Estado da Bahia, aos 5 dias de maio de 1927,
    Em 1945, com seu diploma de professor primário recebido da Escola Normal Rural de sua terra natal. Divaldo parte para a capital baiana, após prestar concurso para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado- IPASE- orgão em que ingressou em dezembro desse mesmo ano.
    No  Dia da Pátria de 1947, fundou em Salvador o Centro Espírita "Caminho da Redenção", o qual mantém, dentre outros departamentos bastante atuantes, a "Mansão do Caminho", uma das modelares instituições assistenciais do Brasil.
    Mas muito antes de pensar em Espiritismo, Divaldo já via espíritos. Contava com quatro anos de idade, quando as "visões" apareceram, para sua desorientação e de sua família,que, de procedência católica, nada entendia de fenômenos mediúnicos.
    Divaldo era sempre abordado por um Espírito vestido à antiga que dizia ser sua avó materna- apresentava-se com o nome de Senhorinha Rodrigues- a qual pedia-lhe transmitisse um recado à sua mãe.
    Dona Anna recebera por diversas vezes o recado através do filho, mas não dava a mínima importância por considerar invenção do menino, até que um dia, dada a insistência, procurou sua irmã mais velha, Edwiges, para que descrevesse a mãe que ela- Dona Anna- não conhecera em vida, nem mesmo fotos suas existiam.
    O que ouvira junto com o seu filho Divaldo, apenas vinha confirmar as visões. Tudo era muito certo e não se tratava de imaginação do menino.
    Assim foi o início do apostolado desse dedicado servidor do Senhor. Não só na instituição assistencial e doutrinária que fundou e dirige, mas principalmente orientando e consolando pessoas através de seus 110 livros publicados- num total de quatro milhões de exemplares vendidos- e de palestras que costumam reunir verdadeiras multidões ávidas de conhecimentos pelos cinco continentes. Também através de cartas, programas de rádio, televisão e jornais. Divaldo leva o esclarecimento, difundindo a Doutrina Consoladora.
    Todo o seu trabalho é orientado pelo espírito Joanna de Ângelis, que em 1956 apresentou-se ao médium propondo ser sua orientadora na tarefa que lhe estava reservada. Informou que em sua última encarnação nascera na Bahia e fora a abadessa Joanna Angélica de Jesus, morta a golpes de baioneta, em 1822, por resistir aos soldados rebeldes que invadiram o  Convento da Lapa, do qual era Superiora. Informou também que vivera em 1651 a 1695, no México, com o nome de Sóror Juana Inês de La Cruz. Estes fatos  e as identidades do Espírito em suas últimas encarnações foram constatados por Divaldo.
    A vida do médium e tribuno é toda dedicada ao próximo. É um trabalhador incansável.Tarefas que não acabam. Sem descanso, coloca em primeiro lugar o serviço em favor da Humanidade, como aprendeu com a Doutrina que ele antes de ensinar executa.
    Muito mais teríamos para escrever sobre esse incansável Servo de Jesus, além  desses registros e outros que aparecem no decorrer deste despretensioso livro, mas, além das obras psicografadas, existem alguns livros sobre sua vida e obra cuja leitura indicamos. Dentre elas estão: "O Peregrino do Senhor", escrito por Altiva Glória F. Noronha, do qual nos valemos para fazer este registro;" O Semeador de Estrelas"de Suely Caldas Schubert e "Nas Pegadas do Nazareno", de autoria de Miguel de Jesus Sardano.
    Que Deus abençoe e ilumine sempre esse nosso querido companheiro em sua tão nobre quão útil tarefa

Do livro: A Revelação da Chave, -1992- Editora EMECapivari- SP.
 
Divaldo Pereira Franco em Istambul, Turquia. Foto Jorge Moehlecke

Feliz aniversário ao Divaldo Franco, cuja oratória é um encanto!

José Reis Chaves, MG
Vamos conhecer um pouco do renomado orador espírita Divaldo Pereira Franco, mais conhecido por Divaldo Franco.
O Nazareno disse que o Consolador a nos ser enviado nos faria lembrar-nos das suas palavras, o que acontece de fato com a doutrina espírita.
E lembro aqui que os espíritos dessa doutrina consoladora foram chefiados pelo prometido Espírito de Verdade, que se manifestou a Kardec, um apóstolo do Nazareno, pois ele codificou o espiritismo, tido como a Terceira Revelação, e que é o próprio Evangelho do Nazareno, mas agora de modo claro, e não mais alegórico.
O espiritismo, realmente, complementa o evangelho, pois foi o próprio Jesus que disse que ainda tinha muitas coisas para falar, mas que as pessoas de sua época não podiam suportá-las. Essas coisas vieram à tona na segunda metade do século XIX, quando a ciência e a tecnologia começaram a chegar de fato ao nosso mundo e que são necessárias para provarem a veracidade dessas coisas, pois o espiritismo é uma religião fundamentada na ciência.
No Pentecostes, tivemos uma amostra dos fenômenos mediúnicos, mas ainda não se tratava do Consolador prometido, pois disse Jesus: "O Consolador lembrar-vos-á de minhas palavras", ou seja, do evangelho. E o que aconteceu em Pentecostes foi apenas uma prova da existência dos fenômenos mediúnicos de vários espíritos falando em línguas estrangeiras (xenoglossia), desconhecidas dos apóstolos (Atos 2: 5-10, e 2: 17 e 18). Mas não se sabe uma palavra sequer que lembre as de Jesus. Então, o Pentecostes ainda não tinha sido mesmo o Consolador prometido.
Mas retomemos o assunto do médium psicógrafo e psicofônico Divaldo Franco, nascido em Feira de Santana (BA) e que comemora, em 5.5.2012, 85 anos. É fundador da Mansão do Caminho, em Salvador (BA), com 83 mil m², 52 edificações e 3.000 crianças, adolescentes e jovens. É pai de 600 filhos adotivos. Já fez conferências evangélico-espíritas em cerca de 70 países, nos cinco continentes, inclusive na Rússia e na ONU. Merecidamente é chamado de o Paulo de Tarso da atualidade. Ele tem 255 livros psicografados de profundos conteúdos evangélicos e psicológicos, de autoria, em grande parte, do conhecido espírito de Joanna de Ângelis, que foi freira espanhola numa reencarnação passada.
Muitos de seus livros estão editados em várias línguas, entre elas, o alemão, albanês, catalão, dinamarquês, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e o sistema Braille. Tem 8 milhões de exemplares vendidos. Possui 17 biógrafos e cerca de 700 títulos honoríficos, entre os quais o de Honoris Causa do Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas de Montreal, Canadá, em 23.5.1991; o do Decreto de Ordem do Mérito Militar, em 31.3.1997, pelo presidente da República do Brasil; e, juntamente com o amigo Nilson de Souza Pereira, recebeu o título de Embaixador da Paz no Mundo, em Genebra, Suíça, em 30.12.2005. E na Inglaterra, em junho de 2008, foi visitado pelo monge tibetano Kelsang Powo, embaixador da Bondade no mundo (Mais detalhes em www. mansaodocaminho.com.br).
Parabéns, Divaldo Franco, pelos seus 85 anos e pelo seu intenso trabalho na Seara Espírita. E que Deus, Jesus e Maria lhe deem ainda um bom tempo de vida na carne, e com muita saúde, para que possa continuar o seu magnífico apostolado cristão-espírita através da sua encantadora oratória que encanta o Brasil e o mundo!
Matéria publicada no jornal O Tempo, Belo Horizonte, MG, 30-04-2012
(Recebido em email de José Reis Chaves e site)

Divaldo Pereira Franco (c) na cerimônia em que recebeu o titulo de Cidadão Mineiro na Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Em 16 de abril de 2012. Foto Lucas Milagre