sábado, 1 de novembro de 2014

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal Ilha Terceira, Açores

30 de outubro de 2014


No dia 30, rumamos à cidade de Angra do Heroísmo, capital da Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, lá chegando após 2h10 de voo.
Acompanharam-nos amigos e membros da Federação, a fim de participarem da conferência do Divaldo, bem como das Jornadas Espíritas Terceirenses, que teriam lugar a partir do dia 1º de novembro.
Recebidos pelos diretores da Associação Espírita Terceirense, Ana e Jorge, fomos diretamente para o almoço, no seu lar, a fim de nos prepararmos para as atividades que, logo mais, seriam desenvolvidas.
Às 18h00 rumamos para a sede da Associação, que estava comemorando o seu 16º aniversário de fundação, quando ali estivemos com o nosso irmão baiano pela primeira vez e nasceu a Entidade.
Divaldo atendeu duas jornalistas da Rádio local que lhe fizeram uma entrevista de vinte minutes e participou das celebrações da nossa querida Instituição. A seguir, rumamos ao belíssimo Teatro onde sempre tem falado, e ali, ante um público de 200 pessoas, continuaram as comemorações com entrega de Títulos de Sócio Honorário à Clélia, que nos convidara a visitar a cidade há 18 anos, ao Divaldo e a nós outro. De imediato, o confrade Paulo referiu-se a espíritas locais, como os Srs. Tosta e Ignácio Bittencourt, que haviam nascido na cidade e, mais tarde, foram viver no Brasil, oferecendo grande contribuição para o desenvolvimento do movimento espírita na pátria irmã.
Houve apresentação de uma aula infantil e, a palavra foi passada ao convidado brasileiro.
Divaldo abordou o tema que lhe foi assinalado, A Psicologia da gratidão, fazendo comentários relevantes sobre esse nobre sentimento filho do amor. Narrou lindas experiências da vitória da gratidão e comentou como a mesma vem desaparecendo no seio da atual sociedade individualista e sofredora.
Após a comovedora Oração da gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues, Divaldo foi aplaudido de pé e encerrada a comemoração.
Vitor Féria

Abraço-Jorge Moehlecke