terça-feira, 17 de maio de 2016

Registro. Divaldo Pereira Franco na Europa Winterthur, Suiça

Winterthur, 14 de maio de 2016

Na noite do último dia 14 de maio, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência na cidade de Winterthur, na Suíça, com a presença de mais de 200 pessoas.
A velha Palestina foi o cenário evocado para o início das reflexões da noite. Aqueles eram tempos difíceis. E o nascimento de Jesus seria o marco transformador da Humanidade.
Conforme explicou o médium, o messianato de Jesus foi todo marcado pelo profundo amor e pela misericórdia ofertados a todos nós, que foram bem expressos em sua mensagem: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...”; “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei...”. Era uma paz incomum, jamais encontrada na Terra até então, era uma paz transcendental. E esse imenso tesouro, Ele desejara ofertar-nos, sem aguardar nenhuma recompensa, nem mesmo a de amá-lo.
Foram recordados alguns fatos da vida do Cristo na Terra, como as diversas curas por ele realizadas, destacando-se a de Natanael Ben Elias, o paralítico de Cafarnaum, que voltou a andar. Mas também cegos, hansenianos, surdos-mudos tiveram seus males físicos por ele eliminados. De acordo com a narrativa de Amélia Rodrigues, constante da obra psicográfica de Divaldo e repetida por ele próprio na oportunidade, após um dia inteiro de socorro aos sofredores, com inúmeras curas , Simão Pedro teria retirado o Mestre do meio da massa e levado-o para descansar e refazer-se à beiro do lago. Ali vira Jesus chorar, indagando-lhe da razão do pranto. Talvez fosse por alegria decorrente do êxito das curas. Mas a resposta foi negativa. Era de tristeza mesmo. E então o discípulo foi esclarecido que os que naquele dia houveram recebido a cura física, estavam, naquele momento, criando maiores comprometimentos morais para si mesmos. Jesus, então, afirmara que a Boa Nova não se prestaria para trazer alegrias superficiais e que Ele não teria vindo para remendar os corpos dilacerados pela insensatez humana, pois que a mensagem divina era da realidade imortalista a ser vivenciada por todos, sem demoras.
Para dar uma ideia a respeito da grandeza de Jesus, em diferentes aspectos, Divaldo referiu-se a diversos pensadores e suas análises sobre o homem Jesus. Ernest Renan, filósofo e historiador francês, afirmou que Jesus foi um ser tão grandioso que não coube na História da Humanidade e dividiu-a em antes e depois dele. Jean-Paul Sartre, outro filósofo francês, descreveu Jesus como sendo um homem incomum. A Dra. Hanna Wolff, psicoterapeuta alemã, escreveu um notável livro no qual asseverou que Jesus foi o maior e melhor psicoterapeuta que já existiu no planeta. Em realidade, confirmou o conferencista, os ensinamentos de Jesus teriam antecipado em muitos séculos muitas descobertas das Neurociências, da Astronomia, da Psicologia etc.
De acordo com o explicado, a mensagem cristã perdeu sua força quando Roma tornou o Cristianismo a religião oficial do Estado. De perseguidos, os cristãos passaram a ser perseguidores. E a mensagem foi corrompida. Mais tarde, com o Segundo Concílio de Constantinopla, alguns pontos da doutrina cristã foram tornados heréticos, a exemplo da reencarnação, por questões políticas e pessoais. Fora uma longa jornada ao longo da História, com o desenvolvimento do pensamento filosófico e científico, especialmente a partir do século XVII, passando pelo Iluminismo Francês, os ideais da Revolução Francesa, a declaração dos direitos e liberdades individuais, a fim de que, no século XIX, em cumprimento à promessa de Jesus, chegasse na Terra o Consolador, o Espiritismo, com o esforço coordenado de uma plêiade de Espíritos nobres, capitaneados pelo Cristo, e de Allan Kardec, alma de escol reencarnada para a tarefa de reunir os ensinamentos ditados pelos Benfeitores espirituais da Humanidade, organizá-los e torná-los, pedagogicamente, um código de conhecimento universal.
Conforme ressaltado, cientistas de grande peso, como Sir William Crookes, Charles Richet, Cesare Lombroso estudaram os fenômenos mediúnicos e, ante as provas incontestes, confirmaram os postulados da imortalidade da alma, da comunicabilidade dos Espíritos e da reencarnação.
Esse plano extraordinário elaborado no mundo espiritual e concretizado na Terra, sob a direção do Cristo e que fez surgir no planeta a Doutrina dos Espíritos, teve como objetivo trazer-nos a terceira grande revelação da Lei Divina para a Humanidade, oferecendo-nos o esclarecimento sobre as razões de nossos sofrimentos e o roteiro seguro para a libertação de nossas dores, físicas e morais, de modo a alcançarmos o estado de plenitude.
Divaldo concluiu suas reflexões declarando que a Nova Era já iniciou-se na Terra, mesmo que ainda envolta nos resíduos do período de provas e expiações, cabendo a cada um de nós realizarmos as tarefas do autoconhecimento e autoiluminação, de modo a construirmos uma nova sociedade, rica de bondade, amor, paz e beleza.
Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jose Manuel

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


Espanhol



DIVALDO FRANCO EN EUROPA – 2016.
Winterthur, Suiza, 14 de mayo de 2016.

Por la noche del día 14 de mayo pasado, el médium y orador espírita Divaldo Franco realizó una conferencia en la ciudad de Winterthur, en Suiza, a la cual asistieron más de 200 personas.
La antigua Palestina fue el escenario evocado para el comienzo de las reflexiones de la noche. Aquellos eran tiempos difíciles, y el nacimiento de Jesús sería el marco transformador de la humanidad.
De conformidad con lo explicado por el médium, la labor mesiánica de Jesús estuvo por completo caracterizada por el profundo amor y por la misericordia que nos brindó a todos, que fueron debidamente expresados en su mensaje: Os dejo la paz, mi paz os doy...; Venid a mí todos los que estáis cansados y sobrecargados y yo os aliviaré... Era una paz especial, jamás encontrada en la Tierra hasta entonces; era una paz trascendental. Y ese inmenso tesoro, Él deseó brindárnoslo, sin aguardar ninguna recompensa, ni siquiera la de que lo amáramos.
Fueron recordadas algunas anécdotas de la vida del Cristo en la Tierra, tales como las diversas curaciones que Él realizó, destacándose la de Natanael Ben Elias, el paralítico de Cafarnaum, que volvió a caminar. Pero también hubo ciegos, hansenianos, sordomudos, cuyos males físicos fueron eliminados por Él. De acuerdo con la narración de Amélia Rodrigues, que consta en la obra psicográfica de Divaldo, relatada por él mismo en la oportunidad, al cabo de un día completo de socorro a los sufridores, con numerosas curaciones, Simón Pedro habría retirado al Maestro de en medio de la multitud y lo habría llevado a que descansara y se recuperase al borde del lago. Allí vio a Jesús llorando, y le preguntó cuál era la causa de su llanto. Tal vez se debiera a la alegría por el éxito de las curaciones, pero la respuesta fue negativa. Se debía a la tristeza. Y entonces le explicó al discípulo que aquellos que ese día habían recibido la curación física estaban, en aquel momento, generando mayores compromisos morales para ellos mismos. Jesús, entonces, expresó que la Buena Nueva no se prestaría a llevar alegrías superficiales, porque Él no habría venido para remendar los cuerpos dilacerados por la insensatez humana, pues el Mensaje Divino era el de la realidad inmortal que sería experimentada por todos, sin demoras.
Para dar una idea con respecto a la magnitud de Jesús, en diferentes aspectos, Divaldo se refirió a varios pensadores y a sus análisis sobre el hombre Jesús. Ernest Renan, filósofo e historiador francés, afirmó que Jesús fue un ser tan grandioso que no cupo en la Historia de la humanidad, y la dividió en un antes y un después de Él. Jean-Paul Sartre, otro filósofo francés, describió a Jesús como un hombre que no era común. La Dra. Hanna Wolff, psicoterapeuta alemana, escribió un destacado libro, en el cual manifestó que Jesús fue el más importante y el mejor psicoterapeuta, que haya existido en el planeta. En realidad, confirmó el disertante, las enseñanzas de Jesús se habrían anticipado en muchos siglos, a una gran cantidad de descubrimientos de las Neurociencias, de la Astronomía, de la Psicología, etc.
De acuerdo con lo explicado, el mensaje cristiano perdió su potencia cuando Roma convirtió al Cristianismo en la religión oficial del Estado. De perseguidos, los cristianos pasaron a ser perseguidores, y el mensaje fue corrompido. Más tarde, con el segundo Concilio de Constantinopla, algunos conceptos de la doctrina cristiana fueron considerados heréticos, como por ejemplo la reencarnación, a causa de cuestiones políticas y personales. Fue extenso el recorrido a lo largo de la Historia, con el desenvolvimiento del pensamiento filosófico y científico -especialmente a partir del siglo XVII-, pasando por el Iluminismo francés, los ideales de la Revolución Francesa, la declaración de los derechos y las libertades individuales, a fin de que en el siglo XIX, en cumplimiento de la promesa de Jesús, llegase a la Tierra el Consolador, el Espiritismo, con el esfuerzo coordinado de una pléyade de Espíritus ilustres capitaneados por el Cristo, y Allan Kardec, alma selecta, que reencarnó para la tarea de reunir las enseñanzas dictadas por los benefactores espirituales de la humanidad, organizarlas y convertirlas pedagógicamente, en un código de conocimiento universal.
De conformidad con lo destacado, científicos ilustres, como Sir William Crookes, Charles Richet, Cesare Lombroso, estudiaron los fenómenos mediúmnicos y, ante las pruebas irrefutables, confirmaron los postulados de la inmortalidad del alma, de la comunicabilidad de los Espíritus, y de la reencarnación.
Esa planificación extraordinaria, elaborada en el mundo espiritual y concretada en la Tierra -con la dirección del Cristo-, que hizo surgir en el planeta la Doctrina de los Espíritus, tuvo como objetivo aportarnos la Tercera Gran Revelación de la Ley Divina, para la humanidad, dispensándonos el esclarecimiento acerca de las causas de nuestros sufrimientos, y el rumbo seguro para liberarnos de nuestros dolores, físicos y morales, de modo que alcanzáramos el estado de plenitud.
Divaldo concluyó sus reflexiones declarando que la Nueva Era ya ha comenzado en la Tierra, aunque aún esté envuelta en los residuos del período de pruebas y expiaciones, por lo que nos cabe a cada uno de nosotros realizar las tareas del autoconocimiento y la autoiluminación, de modo que construyamos una nueva sociedad, rica en bondad, amor, paz y belleza.
Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Jose Manuel
(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

Registro. Divaldo Pereira Franco na Europa Zurich, Suiça

Zurique, 13 de maio de 2016
Há 30 anos, Divaldo foi convidado por Andre Studer, fundador da Fundação G19 em Zurique, para proferir um seminário sobre o tema reencarnação. Com o êxito alcançado, Divaldo passou a comparecer na cidade, anualmente, em pentecostes, a convite da Fundação. Depois de alguns anos suas palestras foram levadas também aos Grupos Espíritas fundados na Suíça. 
Em 2010, com a intenção de levar a mensagem espírita a um maior público suíço, em local neutro, fora dos centros espíritas, o médium baiano foi convidado para proferir uma palestra no Centro de Convenções e Eventos “Volkshaus”, em Zurique. A cooperação entre Valdemir Hass e a Associação Espiritualista “Lichtall”, com mais de mil associados, possibilitou atrair um grande número de suíços às palestras de Divaldo. 
A cooperação solidificou-se e o trabalho tem crescido ano a ano.
No último dia 13 de maio, Divaldo proferiu sua quinta palestra naquele local, com o tema “A Imortalidade da Vida e a Busca da Felicidade”. O evento recebeu um público de mais de 450 pessoas, sendo grande parte de suíços, com expressivo interesse dos presentes pelos livros espíritas em alemão.
O tema foi introduzido com uma viagem ao início do Universo e da vida na Terra. Desde o fenômeno do Big Bang, há cerca de 14 bilhões de anos, ao início da vida na Terra, na intimidade dos oceanos, a interrogação dos cientistas sempre apontou para o início de tudo, a causa inicial de todas as coisas. Antes do Big Bang, o que teria existido? Para os niilistas, seria o nada, mas para outra corrente científica, seria impossível admitir que o Universo inteligente seria resultado do acaso. Ademais, na atualidade, admitir-se-ia a existência de outro universo antes deste hoje conhecido. Com relação à vida física na Terra, as explicações sobre o seu começo e o seu desenvolvimento estariam presentes na Teoria da Origem e Evolução das Espécies, de Charles Darwin. Entretanto, prosseguiria a dúvida quanto ao antes e ao depois da vida física. E a própria observação do corpo humano, a sua formação e a sua fisiologia, levaria-nos ao questionamento a respeito de como uma máquina tão sofisticada e perfeita poderia formar-se e funcionar apenas por força do acaso. Esses questionamentos sempre interessaram à Filosofia, desde o período Pré-Socrático.
Conforme asseverado, somos seres imortais; nossa vida original e natural é a espiritual; do mundo espiritual viemos e para lá retornaremos após a existência física.
Sócrates, filósofo grego, teria referido-se à vida imortal, chegando mesmo a afirmar que era habitualmente orientado pelo seu “daimon”, isto é, pelo seu Espírito guia. Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, que teve oportunidade de observar os fenômenos mediúnicos, elaborou a teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo, demonstrando a imperecibilidade do ser e a memória ancestral, ou seja, de existências anteriores. E a própria mensagem de Jesus, expressa naquilo que disse e em suas vivências, constituiria sério convite ao despertamento do ser com relação à sobrevivência da alma e às consequências “post-mortem” de suas condutas na Terra.
Por essa razão, segundo foi explicado, a doutrina do Cristo exorta-nos ao exercício do Amor em todas as suas expressões, sendo ele a lei maior e central de todo o código moral divino. Esse sentimento libertar-nos-ia de nossos conflitos e culpas, promovendo em nós o estado de saúde integral (físico, psicológico e espiritual).
Nesse sentido, o Espiritismo convidaria a todos para eleger a imortalidade como meta psicológica profunda da existência, nesta perspectiva da sobrevivência da alma e dos efeitos de nossa conduta na Terra no mundo espiritual, de maneira a vivermos no corpo de tal maneira a garantir uma posição de equilíbrio e feliz no além.
Divaldo recordou que para demonstrar cientificamente a continuidade da vida após o decesso, a Doutrina Espírita utilizou-se do processo de intercâmbio entre os dois planos da vida (físico e espiritual), a mediunidade, a fim de que fosse possível aos próprios “mortos” retornarem para expressar-nos suas experiências, alegrias, angústias, conquistas e fracassos, alertando-nos sobre o que está a nos aguardar no mundo invisível, a depender do que fazemos de nossa existência física.

A mensagem imortalista é de otimismo, esperança, alegria e amor, pois que dá-nos a certeza de que todos os nossos esforços de aperfeiçoamento intelecto-moral não são em vão, nunca se perderão no nada, e de que nossos laços afetivos nunca se rompem, unindo as almas para a eternidade.
Vivermos cada dia com a experiência que ele nos traz, no trabalho constante de autoconhecimento e de autoiluminação, com a certeza de nossa imperecibilidade espiritual, da continuidade da vida além da morte, das oportunidades infinitas de recomeço e burilamento por meio das reencarnações, sem, portanto, a necessidade de criarmos angústias e ansiedades, seria experimentar conscientemente o Amor e a Misericórdia de Deus por todos nós, vivendo a felicidade desde agora, ainda que atravessando os momentos difíceis da atualidade.
A conferência foi encerrada com uma exortação à alegria de viver, para que todos os que sofremos nunca nos esqueçamos da transitoriedade da existência física, de que todos os sofrimentos são passageiros e encerram em si um aprendizado para o Espírito e de que além das paisagens lúgubres das dores na Terra há beleza por toda parte, se tivermos olhos de ver, dependendo de nós prepararmos a nossa vida futura , após a desencarnação, amando aqui e agora, o quanto pudermos.
Texto: Júlio Zacarchenco com cooperação de Valdemir Hass.
Fotos: José Manuel



(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


Espanhol


DIVALDO FRANCO EN EUROPA – 2016
Zurich, Suiza, 13 de mayo de 2016.

Se han cumplido 30 años, desde que Divaldo fue invitado por Andre Studer -fundador de la Fundación G19 en Zurich-, a que dictara un seminario sobre el tema Reencarnación. Debido al éxito alcanzado, Divaldo comenzó a visitar la ciudad cada año, en coincidencia con la celebración de Pentecostés, siempre invitado por la Fundación. Al cabo de algunos años, sus conferencias fueron ampliadas también a los grupos espíritas que se fundaron en Suiza.
En 2010, con la intención de hacer llegar el mensaje espírita a una mayor cantidad de público suizo, en un local neutro -es decir, fuera de los centros espíritas-, el médium bahiano fue invitado a pronunciar una conferencia en el Centro de Convenciones y Eventos Volkshaus, en Zurich. La cooperación entre Valdemir Hass y la Asociación Espiritualista Lichtall, con más de mil asociados, hizo posible que se atrajera una gran cantidad de suizos a las conferencias de Divaldo. La cooperación se consolidó, y el trabalho ha ido creciendo año tras año.
El pasado día 13 de mayo, Divaldo pronunció su quinta conferencia en ese lugar, sobre el tema La inmortalidad de la vida y la búsqueda de la felicidad. El acto atrajo a un público compuesto por más de 450 personas, suizos en su mayoría, con un significativo interés de los presentes por los libros espíritas en idioma alemán.
La introducción del tema fue un viaje al comienzo del universo y de la vida en la Tierra. Desde el fenómeno del Big Bang, hace aproximadamente 14 billones de años, al comienzo de la vida en la Tierra en la profundidad de los océanos, la pregunta de los científicos siempre apuntó hacia el comienzo de todo, hacia la causa inicial de todas las cosas. Antes del Big Bang, ¿qué pudo haber existido? Para los nihilistas, la respuesta sería: la nada; pero, para otra corriente científica, sería imposible admitir que el universo inteligente fuese el resultado del acaso. Además, en la actualidad, se admitiría la existencia de otro universo, antes de este que hoy se conoce. En relación con la vida física en la Tierra, las explicaciones acerca de su comienzo y de su desenvolvimiento estarían presentes en la Teoría del Origen y la Evolución de las Especies, de Charles Darwin. Entre tanto, permanecería la duda acerca del antes y el después de la vida física. Así, la observación del cuerpo humano, su formación y su fisiología, nos conduciría a preguntarnos acerca de cómo una máquina tan sofisticada y perfecta podría formarse y funcionar tan sólo por fuerza del acaso. Esas cuestiones siempre han interesado a la Filosofía, desde el período pre-Socrático.
De conformidad con lo manifestado, somos seres inmortales; nuestra vida original y natural es la espiritual; del mundo espiritual hemos venido y hacia él retornaremos luego de la existencia física.
Sócrates, filósofo griego, se habría referido a la vida inmortal, y llegado incluso a afirmar que él era habitualmente orientado por su daimon, es decir, por su Espíritu guía. Carl Gustav Jung, psiquiatra suizo, quien tuvo oportunidad de observar los fenómenos mediúmnicos, elaboró la teoría de los arquetipos y del inconsciente colectivo, demostrando que el ser es imperecedero, así como la memoria es ancestral, o sea, que guarda registros de existencias anteriores. Y lo que el mensaje de Jesús trasmite -tanto en aquello que manifiesta como en las anécdotas de su vida- constituiría una formal invitación al despertar del ser, con relación a la supervivencia del alma y a las consecuencias post-mortem de su conducta en la Tierra.
Por esa razón, según se explicó, la doctrina del Cristo nos exhorta al ejercicio del Amor en todas sus expresiones, por constituir este la ley mayor y principal del Código moral divino. Ese sentimiento nos liberaría de nuestros conflictos y culpas, promoviendo en nosotros el estado de salud integral (físico, psicológico y espiritual).
En ese sentido, el Espiritismo invitaría a todos a que elijan la inmortalidad como una meta psicológica profunda de la existencia, en esta perspectiva de la supervivencia del alma y de la repercusión en el mundo espiritual, de los efectos de nuestra conducta en la Tierra, de manera que vivamos en el cuerpo garantizando una situación de equilibrio y felicidad en el más allá.
Divaldo recordó que para demostrar científicamente la continuidad de la vida después del deceso, la Doctrina Espírita se valió del proceso de intercambio entre los dos ámbitos de la vida (el físico y el espiritual), es decir, de la mediumnidad, a fin de que fuese posible a los propios muertos retornar para expresarnos sus experiencias, sus alegrías, sus angustias, sus conquistas y sus fracasos, advirtiéndonos acerca de lo que nos aguarda en el mundo invisible, dependiendo de aquello que hagamos de nuestra existencia física.
El mensaje relativo a la inmortalidad es de optimismo, de esperanza, de alegría y de amor, pues nos da la certeza de que todos nuestros esfuerzos de perfeccionamiento intelecto-moral no son en vano, nunca se perderán en la nada, y de que nuestros lazos afectivos nunca se cortan, sino que unen a las almas por toda la eternidad.
Vivir cada día con la experiencia de la cual este mensaje es portador, en el trabajo constante de autoconocimiento y de autoiluminación, con la certeza de nuestra condición espiritual imperecedera, de la continuidad de la vida más allá de la muerte, de las oportunidades infinitas de volver a comenzar y de perfeccionamiento, por medio de las reencarnaciones, sin, por lo tanto, la necesidad de crearnos angustias ni ansiedades, sería experimentar conscientemente el Amor y la Misericordia de Dios por todos nosotros, experimentando la felicidad a partir de ahora, aun cuando atravesamos los momentos difíciles de la actualidad.
La conferencia fue concluida con una exhortación a la alegría de vivir, para que todos los que sufrimos nunca nos olvidemos de la transitoriedad de la existencia física, que todos los sufrimientos son pasajeros y encierran en ellos un aprendizaje para el Espíritu, y de que más allá de los paisajes lúgubres de los dolores de la Tierra hay belleza en todas partes, si tuviéramos ojos para ver, dependiendo de nosotros preparar nuestra vida futura , después de la desencarnación, amando aquí y ahora, tanto como podamos.

Texto: Júlio Zacarchenco con la colaboración de Valdemir Hass.
Fotos: José Manuel
(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)