quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A convivência com Divaldo em Araçatuba

Antonio Cesar Perri de Carvalho


Conhecemos Divaldo Pereira Franco por ocasião de sua palestra na XV Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de São Paulo (COMBESP), efetivada em abril de 1962, em Araçatuba (SP). Na oportunidade, ele também visitou a Instituição “Nosso Lar”, na época recém fundada por familiares nossos. Nos anos imediatos, encontramo-nos em palestras na I Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (COMJEB), realizada em abril de 1965, em Marília (SP). Inclusive temos livro com autógrafo desta última oportunidade; no C.E. Bezerra de Menezes (Araçatuba) – coincidentemente dia de nosso aniversário, em 1965 -, e na cidade de Lins. Seguiram-se outros encontros: em eventos jovens, como a 1ª. COMJESP (Ribeirão Preto, 1967), palestras em cidades do interior paulista, e em Araçatuba (1970). À essa época, já mantínhamos correspondência com Divaldo e recebíamos os folhetos impressos pela Mansão do Caminho contendo mensagens psicografadas.

A partir desse período, Divaldo foi nosso convidado para participação em vários eventos do movimento espírita de Araçatuba, a 16ª. COMENOESP (1973), Semanas e Mês Espírita. Desde 1972 passamos a organizar os roteiros de Divaldo pela região de Araçatuba, incluindo palestras desde Penápolis até a então nova cidade de Ilha Solteira, e, numa das vezes, chegando a Três Lagoas (MT). Essa atuação era feita porque além de amigo do conferencista, entre 1971 e 1986 éramos dirigente do órgão da USE local (UMEA e UNIMEA). Divaldo passou a ser hóspede de nossa genitora – Bebé – e nosso também, após nosso casamento. Durante 30 anos juntamente com nossa genitora, fomos anfitriães de Divaldo. Minha esposa Célia e a genitora Bebé sempre se esmeraram na recepção ao Divaldo e visitantes. Nossos filhos nasceram e cresceram acostumados com a visita do “tio”. Foram momentos proveitosos, alegres e fraternos, estes em que Divaldo tinha disponibilidade de atender à região. Nos dois lares citados sempre havia uma refeição com convites para os dirigentes e amigos da cidade, reunindo grande número de participantes e bate-papos informais.

Outro fato é que, em várias visitas de Divaldo, houve momento de prece conjunta em nossos lares – também com presença de convidados -, momentos em que o médium psicografou mensagens de Benedita Fernandes e de nosso tio Lourival Perri Chefaly. Nossos livros “Dama da Caridade” (1982) e “Em Louvor à Vida” (em parceria com Divaldo, edição LEAL, 1987) incluem algumas destas psicografias. Outra obra que surgiu desse período foi “Repositórios de Sabedoria” (Vol. I e II, edição LEAL, 1980), coletânea de pensamentos de Joanna de Ângelis, extraídos das primeiras obras da Autora Espiritual, e que elaboramos em forma de abecedário.

Em todas as visitas de Divaldo organizávamos alguma entrevista com os dirigentes locais e/ou com a imprensa (rádios, jornais e TV). Estas foram transformadas em publicações que fizemos nos jornais de Araçatuba, onde mantínhamos “coluna espírita”, como Tribuna da Noroeste, A Comarca e Folha da Região, e também em periódicos espíritas, como O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo, Unificação, Anuário Espírita e Presença Espírita.

Várias dessas publicações foram reunidas em “Divaldo em Araçatuba”, coletânea que elaboramos por ocasião da solenidade em que Divaldo recebeu o título de “Cidadão Honorário” de Araçatuba, em 1984, evento que atuamos na organização juntamente com a Edilidade local.

Além das ações em Araçatuba, com freqüência estávamos presentes em eventos com Divaldo em cidades paulistas, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Neste, em momentos de encontros conjuntos com Chico Xavier.

Com nossa mudança, por razão profissional, para a cidade de São Paulo no ano de 1989, e, mais tarde, para Brasília, Divaldo voltou a ser hospedado por nossa genitora até sua visita de 2001, ano próximo à desencarnação dela. Mesmo assim, voltávamos a Araçatuba, para acompanhar os eventos com atuação de Divaldo. A convivência com Divaldo em Araçatuba foram momentos significativos, proveitosos, de boas recordações e bem aproveitados para a difusão do Espiritismo!

(O autor foi um dos fundadores da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins e do C.E. Luz e Fraternidade, em Araçatuba, presidente da União Municipal Espírita e da União Intermunicipal Espírita de Araçatuba, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, e é diretor do Conselho Espírita Internacional e da Federação Espírita Brasileira, onde exerce a função de secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB).

Divaldo Pereira Franco

Centro Espírita “Bezerra de Menezes”

Araçatuba, SP, 1965

Divaldo Pereira Franco. Palestra Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz, Araçatuba, em 1972. Na foto: César Perri, Divaldo P. Franco e Rolando Perri Cefaly


Divaldo com familiares de César Perri. Na foto: Paulo, César e Célia, Lourival, Suzi, Divaldo, Rolando, Rodolfo, Josefina (Bebé)

Divaldo numa entrevista com os jovens por ocasião de sua participação na COMENOESP no ano de 1973

Divaldo Pereira Franco em palestra no C.E. Luz e Fraternidade em 1973. Ao fundo César e Rolando Perri Cefaly

Divaldo P. Franco no C.E. Luz e Fraternidade em 1981. Na foto César, Divaldo, Rolando e o repórter Luiz Carlos Dini

César Perri (E) ao lado de Divaldo Pereira Franco que psicografa mensagem na casa de d. Bebé no ano de 1981

Divaldo sendo entrevistado na A.E. Varas da Videira, Araçatuba, SP, no ano de 1983

Divaldo Pereira Franco recebe titulo de cidadão araçatubense no ano de 1984

César Perri (C), entrega opúsculo a Divaldo P. Franco (E) quando Divaldo recebia o titulo de cidadão araçatubense, em 1984. Na época presidia a Câmara Valdir Nascimbene (D)

Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado no G.E. Pagan (atual G.E. da Fraternidade), em Araçatuba, SP, em 1985

Divaldo P. Franco (D) com César Perri no lançamento do livro “Em Louvor à Vida” no Araçatuba Clube, em 1987

Divaldo P. Franco no Araçatuba Clube onde proferiu palestra pública. Foto: Maria Luzia A. Rosa, Alderney Galetti, César Perri, a Prefeita Germinia D. Venturolli e Divaldo P. Franco

Divaldo P. Franco em visita ao Hospital Benedita Fernandes, em Araçatuba, SP, no ano de 1998


Dona Bebé e Divaldo P. Franco. Araçatuba, SP, 2001

Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado na casa de

Dona Bebé no ano de 2001

Decreto Legislativo que concedeu o titulo de Cidadão Araçatubense

para Divaldo Pereira Franco publicado no jornal A Comarca

Matéria publicada no jornal Folha da Região alusiva à entrega do titulo de

Cidadão Araçatubense para Divaldo Pereira Franco,


As fotos utilizadas neste trabalho são do acervo particular de Antonio César Perri de Carvalho e sua utilização em outras publicações só com sua autorização expressa.