domingo, 28 de agosto de 2016

Registro. Divaldo Franco no Rio Grande do Sul Porto Alegre

26 de agosto de 2016.

No início da tarde, Divaldo Franco foi entrevistado pelo Jornal Zero Hora, quando falou sobre o momento atual de insegurança, afirmando que há uma verdadeira guerra não declarada. Para responder positivamente, anulando o mal que ainda viceja no seio da humanidade, é necessário acalentar os corações dos que se encontram em aflição, diminuir a dor dos que não encontram consolo. A violência, disse, é uma doença da alma, conforme conceito da Organização Mundial da Saúde. Para debelar a violência, a solução é a educação, o fortalecimento da família e o investimento no campo socioeconômico. Compreende-se que o mal vige em a sociedade humana devido a existência de pessoas particularmente perturbadas. Na atualidade a humanidade se encontra em condições melhores do que no passado. Há mais amor, solidariedade, compreensão, caridade. As pessoas encontram-se ávidas por mensagens de conforto ofertadas pela Doutrina Espírita, não buscam a Divaldo, particularmente, mas a mensagem que lhes deem ânimo, confiança e alegria de viver. Destacou que o caminho para a felicidade é viver a proposta de Jesus, amando-se e amando o semelhante, plenificando-se através do exercício do amor. Sobre a tecnologia, afirmou que é uma bênção, pois que, usando racionalmente, torna-se uma ferramenta para a evolução. Usando uma citação de Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, escritor russo, Divaldo destacou a sentença que se encontra na obra “O Idiota”: A beleza salvará o mundo! -, para dizer que o ser humano ao aperfeiçoar-se torna-se mais aformoseado.

No final da tarde, atendendo convite da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS -, Divaldo visitou a sede que se encontra em novo endereço, na Travessa Azevedo, 88, bairro Floresta, em Porto Alegre. Recebido com alegria pelos dirigentes e auxiliares, e enquanto percorria as diversas dependências, foi apresentando as informações que lhe chegavam através de Espíritos desencarnados, antigos dirigentes e colaboradores, agregando orientações. Instado a dirigir algumas palavras aos presentes, Divaldo destacou que as edificações físicas, por mais sólidas que sejam, desgastam-se com o tempo, tornam-se escombros, porém, o que permanece é a edificação interior de cada ser, aprimorando-se, depurando-se no trabalho incessante do bem, pacificando-se, construindo o templo interno com a ação do amor. Destacou que sentia-se feliz ao visitar a “Casa do Espírita”, conforme designação de Francisco Spinelli. O Cristo é luta, e a condecoração do verdadeiro cristão é a chaga cicatrizada, atendendo os aflitos e desvalidos, como símbolo da Nova Era, oferecendo a dádiva da solidariedade, trabalhando unidos, sem receio


              Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


Porto Alegre – DIVALDO FRANCO EN RIO GRANDE DO SUL - 26 de agosto de 2016.

En las primeras horas de la tarde, Divaldo Franco fue entrevistado por el Periódico Zero Hora, ocasión en que aludió al momento actual de inseguridad, expresando que existe una verdadera guerra no declarada. Para responder positivamente, a fin de anular el mal que aún prospera en el seno de la humanidad, es necesario templar los corazones de quienes se hallan en aflicción, aliviar el dolor de aquellos que no encuentran consuelo. La violencia -dijo- es una enfermedad del alma, según el concepto de la Organización Mundial de la Salud. Para combatir la violencia, la solución es la educación, el fortalecimiento de la familia y la inversión en el terreno socioeconómico. Se comprende que el mal prospera en la sociedad humana debido a la existencia de personas particularmente perturbadas. Actualmente, la humanidad se halla en condiciones mejores que en el pasado. Hay más amor, solidaridad, comprensión, caridad. Las personas están ávidas de mensajes de consuelo brindados por la Doctrina Espírita; no buscan a Divaldo particularmente, sino el mensaje que les infunda ánimo, confianza y alegría de vivir. Destacó que el camino hacia la felicidad es vivir según la propuesta de Jesús, amándose y amando al semejante, tornándose pleno a través del ejercicio del amor. Acerca de la tecnología, manifestó que es una bendición, pues si se la emplea racionalmente se convierte en una herramienta para la evolución. Recurriendo a una cita de Fiodor Mikhailovich Dostoievski, escritor ruso, Divaldo destacó el pensamiento que se encuentra en la obra El Idiota: ¡La belleza salvará al mundo!, significando que el ser humano, al perfeccionarse, se vuelve más bello.

Al finalizar la tarde, atendiendo a una invitación de la Dirección Ejecutiva de la Federação Espírita do Rio Grande do Sul –FERGS-, Divaldo hizo una visita a la sede que se encuentra en una nueva dirección, en: Travessa Azevedo, 88, Barrio Floresta, en Porto Alegre. Allí fue recibido con alegría por los directivos y los auxiliares, y mientras recorría las diversas dependencias, fue manifestando las informaciones que le llegaban a través de Espíritus desencarnados, antiguos directivos y colaboradores, agregando sugerencias. Invitado a pronunciar algunas palabras a los presentes, Divaldo destacó que las edificaciones físicas, por más sólidas que sean, se desgastan con el tiempo, se convierten en escombros, pero lo que permanece es la edificación interior de cada ser, perfeccionándose, depurándose mediante la tarea incesante del bien, al pacificarse y construir el templo interior mediante la acción del amor. Destacó que se sentía feliz al visitar la Casa del Espírita, según la denominación que le diera Francisco Spinelli. El Cristo es lucha, y la condecoración del verdadero cristiano es la llaga cicatrizada, mediante la atención a los afligidos y a los desvalidos, como símbolo de la Nueva Era, ofreciendo la dádiva de la solidaridad, mediante el trabajo en unión y sin temor.
               Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke
(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

Registro. Divaldo Franco no Rio Grande do Sul Caxias do Sul

25 de agosto de 2016

O Salão dos Capuchinhos, em Caxias do Sul, engalanou-se para receber o ilustre conferencista baiano. Recepcionado pelas lideranças espíritas da região, Divaldo Franco falou para um público formado por mil e duzentas pessoas, lotando o auditório. O tema selecionado foi: Perturbações Espirituais. Após harmonização através da música e as apresentações normais, o Professor Divaldo Franco discorreu sobre a história da humanidade, abordando particularmente o conhecimento produzido por notáveis pensadores, filósofos e cientistas de várias época, notadamente a respeito de Deus.
Blaise Pascal (1623-1662), gênio da matemática, inventor da máquina de calcular, filósofo e místico, percebeu, de golpe, a grande contradição dos tempos modernos que acabavam de se firmar: a desarticulação entre dois princípios que ele chamou de esprit de géométrie e esprit de finesse. Espírito de geometria representa a razão, o cálculo, de cunho instrumental-analítica, que se ocupa das coisas, numa palavra, a ciência moderna que com seu poder mudou a face da Terra. Espírito de finura que pode ser traduzido por espírito de gentileza representa a razão cordial - logique du coeur (a lógica do coração), segundo Pascal - correlacionando as pessoas e as relações sociais, numa palavra, outro tipo de ciência que cuida da subjetividade, do sentido da vida, da espiritualidade e da qualidade das relações humanas. O filósofo francês é autor da famosa frase “o coração tem razões que a razão desconhece”, que tratou nos seus Pensées (Pensamentos) sobre estas duas disposições da alma humana, caracterizando cada uma com muita perspicácia e inteligência.

Nas suas várias experiências, o homem incansável e insaciável, buscou soluções no materialismo histórico, dialético e mecanicista, nas revoluções, no desenvolvimento das artes, da literatura, da filosofia e de tantos outros ramos do saber. Contudo, somente a Doutrina Espírita, com o advento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, codificado por Allan Kardec, conseguiu responder positivamente, caracterizando o ser humano, sua origem, seu destino, os efeitos da lei de ação e reação, em uma lógica irretocável, com conteúdo científico, filosófico, ético/moral, preparando o homem para alcançar o estado numinoso, conforme designação do eminente filósofo Carl Gustav Jung, ou como ensinou o Mestre dos Mestres: o reino dos céus está dentro de cada um.
De conquista em conquista, iluminando-se, o ser humano vai construindo-se, aperfeiçoando-se. Acentua-se a compreensão da mensagem lúcida de Jesus, enaltecendo o amor e suas ações envolvendo o homem. Apesar do destaque com que o desamor é apresentado, gerando perturbações, há, por outro lado, na atualidade, a ação benfazeja do amor, que enriquece-se através da solidariedade, da fraternidade, da caridade.

Com duas histórias que retratam a ação irresistível do amor, Divaldo Franco soube tocar os corações sedentos de paz e serenidade, destacando que o amor não encontra barreiras, que liberta, que restitui a saúde, que encarrega-se de apaziguar algozes, que perdoa e promove o próximo. Todos os que estão sintonizados nas faixas vibracionais do amor sentem-se repletos de energias benéficas, vivendo em um mundo de afinidades de energias benfazejas. Toda a vez que o indivíduo sai da normalidade, relaciona-se com entidades perturbadoras, ensinou o nobre conferencista.
É necessário criar uma revolução – a do amor - e voltar aos ensinamentos do Mestre Galileu, colocando em prática cotidiana a parábola do Bom Samaritano, isto é, exercitando, com todo ímpeto, a caridade, a fraternidade, o exercício do amor. O Espiritismo é amorterapia, em várias ações que contemplam as necessidades do ser humano, tornando as criaturas melhores, fazendo com que elas posterguem as ações nefastas, tornando-as melhores, lúcidas, úteis. O amor cala a violência, o amor enaltece a paz, a fraternidade, o perdão, sentenciou Divaldo Franco, homem notável, exemplo de amorosidade, íntegro.
Assim, finalizou o magnífico trabalho de despertar e esclarecer, consolando e pacificando, fazendo com que as perturbações sejam cada vez menos expressivas. O Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, apresentado com emoção, constituiu-se em verdadeira prece que se elevou da crosta ao infinito em busca de corações aflitos e perturbados, aliviando-os com os óleos do amor. Após efusivos aplausos, as pessoas foram se retirando, em meditação, sorvendo as bênçãos que ali foram buscar.

Texto: Paulo Salerno
Fotos; Jorge Moehlecke


(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

CAXIAS DO SUL – DIVALDO FRANCO EN RIO GRANDE DO SUL -
25 de agosto de 2016.

El Salón de los Capuchinos -en Caxias do Sul-, se engalanó para recibir al ilustre conferencista bahiano. Luego de recibir los saludos de los dirigentes espíritas de la región, Divaldo Franco disertó para un público compuesto por mil docientas personas, que colmaron el auditorio. El tema seleccionado fue: Perturbaciones Espirituales.

Después de la armonización, mediante la música y las presentaciones habituales, el Profesor Divaldo Franco se refirió a la historia de la humanidad, y abordó el conocimiento producido por destacados pensadores, filósofos y científicos de diversas épocas, especialmente con respecto a Dios.

Blaise Pascal (1623-1662), genio de las matemáticas -inventor de la máquina de calcular, filósofo y místico-, percibió, de pronto, la gran contradicción de los tiempos modernos, que acababa de ser confirmada: la desarticulación entre dos principios a los que él denominó espíritu de geometría yespíritu de gentileza. El espíritu de geometría representa la razón, el cálculo de carácter instrumental-analítico, que se ocupa de las cosas; en una palabra: la ciencia moderna, que con su poder cambió la faz de la Tierra. Espíritu de finura que se puede traducir como espíritu de gentileza, representa la razón cordial -logique du coeur (la lógica del corazón) -según Pascal-, correlacionando a las personas y las relaciones sociales; en una palabra: otro tipo de ciencia, que cuida de la subjetividad, del sentido de la vida, de la espiritualidad y de la calidad de las relaciones humanas. El filósofo francés es el autor de la famosa frase el corazón tiene razones que la razón ignora, y trató en sus Pensées(Pensamientos) sobre estas dos disposiciones del alma humana, caracterizando a cada una con gran perspicacia e inteligencia.

En sus diversas experiencias, el hombre -incansable e insaciable-, buscó soluciones en el materialismo histórico, dialéctico y mecanicista, en las revoluciones, en el desenvolvimiento de las artes, de la literatura, de la filosofía y de tantas otras ramas del saber. No obstante, sólo la Doctrina Espírita, con el advenimiento de El Libro de los Espíritus, el 18 de abril de 1857, codificado por Allan Kardec, consiguió responder positivamente, caracterizando al ser humano, su origen, su destino, los efectos de la ley de acción y reacción, con una lógica impecable, con contenido científico, filosófico y ético/moral, preparando al hombre para que alcance el estado numinoso, conforme con la designación del eminente filósofo Carl Gustav Jung, o como lo enseñó el Maestro de los Maestros: el Reino de los Cielos está dentro de cada uno.

De conquista en conquista, al iluminarse, el ser humano va edificándose, perfeccionándose. Se acentúa la comprensión del mensaje lúcido de Jesús, para el enaltecimiento del amor y de las acciones que involucran al hombre. A pesar del destaque con que es presentado el desamor, que genera perturbaciones, existe, por otro lado -en la actualidad-, la acción bienhechora del amor, que se enriquece a través de la solidaridad, de la fraternidad, de la caridad.

Con dos anécdotas que reflejan el efecto irresistible del amor, Divaldo Franco supo llegar a los corazones, sedientos de paz y serenidad, destacando que el amor no encuentra barreras, que libera, que devuelve la salud, que se encarga de apaciguar a los verdugos, que perdona y promueve al prójimo. Todos aquellos que están sintonizados en las fajas vibratorias del amor se sienten repletos de energías benéficas, y viven en un mundo de afinidades de energías bienhechoras. Cada vez que el individuo sale de la normalidad, se relaciona con entidades perturbadoras, enseñó el digno conferencista.

Es necesario promover una revolución –la del amor- y retornar a las enseñanzas del Maestro Galileo, instalando en la práctica cotidiana la Parábola del Buen Samaritano, es decir, aplicando con absoluta decisión, la caridad, la fraternidad, el ejercicio del amor. El Espiritismo es amorterapia, mediante diversas acciones que contemplan las necesidades del ser humano, y lo convierten en una mejor criatura, haciendo que postergue las acciones nefastas y transformándolo para mejor: lúcido, útil. El amor hace callar a la violencia; el amor enaltece la paz, la fraternidad, el perdón, expresó Divaldo Franco, hombre ilustre, ejemplo de amorosidad e integridad.

De tal modo, dio por concluida su magnífica tarea dedicada a despertar y esclarecer, a través del consuelo y la pacificación, consiguiendo que las perturbaciones sean cada vez menos significativas. ElPoema de la Gratitud de Amélia Rodrigues, pronunciado con emoción, significó una verdadera plegaria que se elevó desde la corteza del planeta hacia el infinito, en busca de corazones afligidos y perturbados, para dispensarles alivio con las esencias del amor. Luego de efusivos aplausos, las personas se fueron retirando, mientras meditaban, asimilando las bendiciones que allí habían ido a buscar.

Texto: Paulo Salerno
Fotos; Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)