domingo, 6 de março de 2016

Divaldo Franco - XVIII Conferência Estadual Espírita - Pinhais – 04 de março de 2016



04 de março de 2016

Com o tema central, Construindo a Consciência da Imortalidade foi iniciada mais uma edição da Conferência Estadual Espírita que está sendo realizada no período de 04 a 06 de março de 2016, noExpoTrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. Contribuindo para a construção de uma compreensão sobre a imortalidade, os conferencistas Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro e Haroldo Dutra Dias estarão abordando temas sobre a consciência da vida espiritual, da imortalidade do ser humano.
Na abertura, Giovana Beira e Matheus Moretti apresentaram belíssimas interpretações musicais, encantando o público formado por cerca de doze mil pessoas. Esse magno evento da Federação Espírita do Paraná – FEP -, foi comandado por Adriano Lino Greca que em suas considerações apresentou breve resumo da história da Conferência Estadual Espírita, homenageando antigos e atuais participantes, destacando Divaldo Franco e José Raul Teixeira que participaram de todas as edições. Raul Teixeira está participando como convidado especial.
Na oportunidade, foi lançado a obra Vida e Valores, uma coletânea de textos selecionados do programa homônimo realizado com Raul Teixeira. Adriano Greca presenteou Raul Teixeira com um exemplar da obra.

Divaldo Franco, desenvolvendo o tema Estudos sobre a Existência de Deus, fez um breve relato histórico desde o Século XVII relativo à aceitação de Deus por parte de pensadores e cientistas daquela época, chegando mesmo a afirmarem que o homem não necessitava de Deus, substituindo-O pela lógica e a razão. As teorias de Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes e Johannes Kleper; do iluminista Voltaire, as do político e revolucionário francês Pierre Gaspard Chaumette; do matemático Jacob Dupont; a filosofia do pai do Positivismo, Auguste Comte; o pessimismo de Friedrich Nietzsche; de Lord Bacon, foram brevemente apresentadas, assim como as de Isaac Newton e outros.
No Século XX, destacou o surgimento do movimento hippie exaltando o materialismo, apregoando a morte de Deus, que a ética não tinha nenhum sentido, e que a família era desnecessária; do conjunto The Beatles; de Hanna Wolf; o ceticismo holandês; a filosofia utilitarista.
Destacando a existência de Deus, Divaldo apresentou a tese do Dr. Abraham Cressy Morrison, químico americano e presidente da Academia de Ciências de Nova Iorque, que desenvolveu sete razões pelas quais um cientista acreditaria na existência de Deus: a lei de probabilidades; a vida; os instintos dos animais; o fenômeno da vida com os genes e cromossomos; a inteligência/razão; o equilíbrio do ecossistema; e a imaginação.

A conclusão desse cientista americano possui pontos de contato com os ensinamentos espíritas, principalmente os relacionados com o conteúdo das perguntas e respostas de números 1 e 4 de O Livro dos Espíritos, onde os Espíritos Superiores afirmam que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas; e que a prova de sua existência está em um axioma aplicado à Ciência:todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.
O sentido ético da vida, destacou o Professor Divaldo, é o Amor, e todo aquele que ama possui alegria de viver. Sobre o Amor, Albert Einstein afirmava ser a força maior que rege o Universo; e que a Humanidade estava necessitando de uma nova bomba, a do Amor. Levando o público a uma reflexão, indagou: Como está a sua vida, o que fazes dela na Terra, ela tem uma meta, um ideal? Encaminhando para uma resposta, o notável expositor afirmou que a meta essencial é a imortalidade. O Amor é convivência, frisou. A força mais poderosa do mundo é o Amor, pois que Deus ama sempre.
Elevando o padrão vibratório e emocional do imenso público, Divaldo narrou a comovente história de Leland Stanford Junior e de sua família. Depois da desencarnação do menino Leland, a família fundou a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, uma das mais importantes universidades no mundo.
Finalizando, conclamou ao cultivo da beleza da vida e a alegria de viver, por meio da adoção de um sentido psicológico profundo para a existência e da transformação moral para melhor. Encerrando a apresentação do Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, que se constitui em uma verdadeira prece, Divaldo Franco foi largamente aplaudido.

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Moehlecke


 DIVALDO FRANCO:
XVIII Conferência Estadual Espírita - Pinhais/PR, 04 de marzo de 2016.
Con el tema central -Edificando la Consciencia de la Inmortalidad- dio comienzo otra edición de la Conferência Estadual Espírita que se está llevando a cabo entre el 04 y el 06 de marzo de 2016, en el ExpoTrade Convention Center, en Pinhais, región metropolitana de Curitiba/PR. A modo de contribución para edificar una comprensión acerca de la inmortalidad, los conferencistas Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro y Haroldo Dutra Dias abordarán temas relativos a la conciencia de la vida espiritual y de la inmortalidad del ser humano.
En la apertura, Giovana Beira y Matheus Moretti ofrecieron bellísimas interpretaciones musicales, que cautivaron al público, constituido por cerca de doce mil personas. Ese magno acontecimiento de la Federación Espírita de Paraná –FEP-, fue conducido por Adriano Lino Greca, quien junto con sus consideraciones presentó un breve resumen de la historia de la Conferência Estadual Espírita, a modo de homenaje a los antiguos y los actuales participantes, destacando a Divaldo Franco y a José Raul Teixeira, quienes participaron de todas las ediciones. Raul Teixeira está participando como invitado especial.
En la ocasión, fue lanzada la obra Vida y Valores, una colección de textos seleccionados del programa homónimo realizado con Raul Teixeira. Adriano Greca entregó como presente a Raul Teixeira, un ejemplar de la obra.

Divaldo Franco, para desarrollar el tema Estudios sobre la Existencia de Dios, hizo un breve relato histórico a partir del siglo XVII, relativo a la aceptación de Dios por parte de pensadores y científicos de aquella época, quienes llegaron incluso a manifestar que el hombre no necesitaba de Dios, y lo sustituyeron por la lógica y la razón. Las teorías de Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes y Johannes Kepler; del iluminista Voltaire, las del político y revolucionario francés Pierre Gaspard Chaumette; del matemático Jacob Dupont; la filosofía del creador del Positivismo, Augusto Comte; el pesimismo de Friedrich Nietzsche y la teoría de Lord Bacon, fueron brevemente expuestos, así como el pensamiento de Isaac Newton entre otros.

En el siglo XX destacó la aparición del movimiento hippie, que exaltaba el materialismo, pregonando la muerte de Dios, que la ética no tenía ningún sentido y que la familia no era necesaria; del conjuntoThe Beatles; de Hanna Wolf; del escepticismo holandés; de la filosofía utilitarista.
Destacando la existencia de Dios, Divaldo presentó la tesis del Dr. Abraham Cressy Morrison, químico norteamericano y presidente de la Academia de Ciencias de Nueva York, que desarrolló siete razones mediante las cuales un científico creería en la existencia de Dios: la Ley de probabilidades; la vida; los instintos de los animales; el fenómeno de la vida con los genes y los cromosomas; la inteligencia o capacidad de razonar; el equilibrio del ecosistema; y la imaginación.

La conclusión de ese científico norteamericano tiene puntos de contacto con las enseñanzas espíritas, principalmente con las relacionadas con el contenido de las preguntas y respuestas del número 1 a 4 de El Libro de los Espíritus, donde los Espíritus Superiores manifiestan que Dios es la inteligencia suprema, causa primera de todas las cosas; y que la prueba de su existencia reside en un axioma aplicado a la Ciencia: todo efecto tiene una causa; todo efecto inteligente tiene una causa inteligente.
El sentido ético de la vida -destacó el Profesor Divaldo-, es el Amor, y todo aquel que ama posee alegría de vivir. Acerca del Amor, Albert Einstein afirmaba que era la mayor potencia que rige el Universo, y que la humanidad estaba necesitando una nueva bomba, la del Amor. Para conducir al público a una reflexión, preguntó: ¿Cómo está su vida? ¿Qué hace con ella en la Tierra? ¿Tiene su vida una meta, un ideal? Sugiriendo la respuesta, el destacado expositor manifestó que la meta esencial es la inmortalidad. El Amor es convivencia, manifestó. La fuerza más poderosa del mundo es el Amor, pues Dios siempre ama.
Divaldo narró la conmovedora historia de Leland Stanford Junior y de su familia, elevando el nivel vibratorio y emocional del inmenso público. Después de la desencarnación del pequeño Leland, la familia fundó la Universidad Stanford, en los Estados Unidos de Norteamérica, una de las más importantes universidades en el mundo.
Para finalizar, convocó al cultivo de la belleza de la vida y de la alegría de vivir, mediante la adopción de un sentido psicológico profundo para la existencia junto con la transformación moral para mejor. Para dar por conluida la presentación, recitó el Poema de la Gratitud, de Amélia Rodrigues, que se convirtió en una verdadera plegaria. Divaldo Franco fue largamente aplaudido.
            Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Moehlecke
(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])