terça-feira, 29 de outubro de 2013

1º. Movimento “Você e a Paz” Amparo, SP



(Informação recebida em email de Geny Vantini)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de São Brás de Alportel

26 de  outubro de 2013

No dia 26, à tarde, deslocaram-se  Divaldo Franco e Vitor da cidade Loulé a São Brás de Alportel, também no Algarve, a fim de ser realizado o Mini-seminário no Teatro da cidade, assinalado para as15h com término às 18h30.
O Teatro foi cedido gentilmente pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, que se fez presente, bem como o anterior governante, que tem apoiado a Associação Espírita de São Brás desde a sua inauguração.
Estiveram presentes aproximadamente 220 pessoas e o Evento revestiu-se de muita beleza.
Após anunciar a artista Helena Madeira, o mestre de cerimônias teceu comentários sobre a sua habilidade com a harpa e, ao iniciar-se a apresentação, todos foram tomados de grande júbilo com a execução de lindas peças acompanhadas pelo seu canto sensível e belo.
De imediato foi composta a mesa com as autoridades e o Presidente da Federação Espírita Portuguesa, o nosso Divaldo, que recebeu das mãos do Sr. Presidente da Câmara Municipal um livro com a história da cidade e foi-lhe passada a palavra.
Antes Vitor Féria comentou sobre o júbilo que sentia de ver, na sua cidade natal, a presença da doutrina espírita, desde quando foi fundada a Associação por ele e amigos, pois que o Espiritismo ali existiu no período que se iniciou em 1928, sendo, mais tarde, na década dos anos 50, proibido pela ditadura salarista.
O tema que Divaldo Franco abordou, foi retirado de mais um título de obra ditada pelo Espírito Joanna de ÂngelisAtitudes renovadas, e o nosso irmão explicou o mito de Sísifo, passando a comentar os comportamentos da atual sociedade, seus conflitos e as soluções. Narrou uma experiência transformadora com um jovem educado na Mansão do Caminho, sensibilizando o auditório e concedeu o intervalo.
Logo depois, prosseguiu, narrando fascinante história de obsessão e sua cura mediante as terapias valiosas do Espiritismo, concluindo com uma mensagem profundamente comovedora.
Terminada a atividade, nossos amigos retornaram a Loulé.
  Texto:
  Texto: Delcio Carvalho
  Fotos: Vitor Féria
(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Quarteira

25 de outubro 2013

Após um dia de chuvas torrenciais, Divaldo, conduzido por Vitor Mora Féria, rumou a Quarteira, partindo da cidade de Loulé.
Às 21h com as dependências totalmente repletas, mais de 280 pessoas, o tema da noite era o mesmo título de uma das obras mediúnicas ditadas pelo Espírito Joanna de Ângelis, O amor como solução.
Divaldo iniciou a conferência entretecendo considerações sobre a massificação das criaturas, a sua perda de identidade, os conflitos e as dores, os vícios nos relacionamentos e os desastres emocionais. Logo depois, adentrou-se em narrações especiais, num exemplo desastroso decorrente da calúnia e demonstrou a excelência do amor nas suas várias expressões, desde os tempos mitológicos na Grécia como Eros e em Roma, como Cupido, passando pelas análises freudianas, até atingir a culminância em Jesus e em Allan Kardec.
Por fim, narrou a comovedora história real de Bill, o menino leucêmico que se tornou bombeiro voluntário antes de morrer, graças ao gesto de amor do Comandante da Entidade.
Encerrou com bela prece ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues.
Prosseguiu nos autógrafos até o momento do retorno a Loulé.

Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Féria

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Évora

24 de outubro de 2013

No dia 24 às 17 horas, Divaldo Franco foi conduzido por Vitor Mora Féria à cidade de Évora, considerada Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, em razão dos seus templo de Diana, muralhas, aqueduto, ainda do período romano.
Há nove anos que Divaldo visita a cidade, ali proferindo conferências.
A noite porém, foi de tempestade incomum, que tomou conta de todo o país. Nada obstante, os dois trabalhadores de Jesus enfrentaram o tempo desafiador saindo de Lisboa e rumando ao Hotel Dom Fernando, onde se têm realizado as conferências.
Para muitíssima agradável surpresa, um público de 125 pessoas de diversas cidades e também locais compareceram ao belo auditório do Hotel, entusiasmadas e esperançosas pelo acontecimento.
Às 20h30 horas, a jovem presidente Ana Duarte abriu os trabalhos, apresentando uma sintética e oportuna biografia do nosso médium, passando a palavra ao presidente da Federação Espírita Portuguesa, que a todos comoveu com uma prece ungida de amor, humildade e beleza, de imediato passando a palavra a Divaldo.
O tema proposto foi inspirado num livro do mesmo nome da série psicológica de Joanna de Ângelis, Encontro com a paz e o amor.
Divaldo fez uma análise sucinta das necessidades humanas no seu processo de evolução, estudando a paz desde os tempos imemoriais da Suméria, da Índia, da Babilônia e Assíria, culminando com Israel e o doce Messias de Nazaré... Depois passou a considerar o grandioso trabalho de Allan Kardec e a mensagem do Espiritismo, no seu aspecto tríplice, filosofando sobre a paz interior, o amor sem jaça, culminando com narrativas de experiências pessoais, uma mensagem de reconforto e de alegria em favor do bem-estar, da saúde de todos.
Após os autógrafos, foi servido um lanche e empreendida a viagem no rumo da cidade de Loulé, no Algarve, onde chegaram a 1h30 da madrugada, repletos de alegria,sob a chuva torrencial.
   Texto: Delcio Carvalho
   Fotos: Vitor Féria
 (Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)


PPS na Rede Amigo Espírita Encontro Fraterno 2013 com Divaldo Franco. Salvador, BA

Acesse aqui:

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Santarém

23 de outubro de 2013

Ao cair da tarde do dia 23 Divaldo Franco, Duarte e Isabel foram conduzidos por Vitor Féria, de Lisboa a Santarém, o solo que guarda os despojos carnais de Pedro Álvares Cabral, na sua catedral.
Uma verdadeira tempestade ameaçadora não impediu que os nossos amigos lá estivessem no horário regulamentar, a fim de ser realizado um mini-seminário para um público de 240 pessoas na sede própria da Associação Espírita de Santarém, onde funciona o Centro Espírita Estrada de Damasco.
Leiria foi uma das cidades visitadas por Divaldo desde a sua primeira visita a Portugal em agosto de 1967, quando uma estoica senhora, D. Maria Luísa mantinha a chama da doutrina espírita, embora a perseguição ditatorial de Salazar.
Num quarto da sua residência acotovelavam-se, em expectativa, as pessoas de pé, numa noite de calor, que foram chegando desde as 15 horas, a fim de não levantar suspeitas pela vizinhança, onde o médium baiano proferiu comovedora palestra, que ficou registrada nos anais do movimento espírita.
Desde aquela época vem Divaldo retornando anualmente à bela e encantadora cidade.
O mini-seminário teve que rejeitar grande número de interessados por falta de espaço.
O tema proposto foi sobre Mediunidade, faculdade de bem servir.
Detendo-se em um estudo histórico muito bem fundamentado de fatos mediúnicos através dos tempos, Divaldo culminou a dissertação estudando os trabalhos de Allan Kardec e o surgimento do Espiritismo no dia 18 de abril de 1857, em Paris.
Demonstrou os paradigmas da ciência espírita, o seu conteúdo filosófico e as suas consequências ético-morais com habilidade e sabedoria, deslumbrando o auditório.
O Seminário teve dois módulos e, ao término, Divaldo foi aplaudido de pé demoradamente.
Após autógrafos que anteciparam a conferência e foram oferecidos depois, com saudações e despedidas, os nossos irmãos retornaram a Lisboa, chegando a 1h da madrugada.

Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Féria

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Ílhavo

22 de outubro de 2013

No dia 22, Divaldo Franco, conduzido por Vitor Féria e acompanhado por Isabel, responsável pela livraria da Federação Espírita Portuguesa, rumaram de  Coimbra a Ílhavo para a conferência programada, que teve lugar no Museu Marítimo da cidade.
Embora assinalada para as 20h30 desde muito cedo as pessoas começaram a chegar e, no horário previsto o público ultrapassara a lotação da sala de 200 poltronas, ficando, de pé aproximadamente 150 outras, além daquelas que voltaram por total impossibilidade de poderem adentrar-se.
Aberta a reunião pelo Presidente da União Espírita da Região do Aveiro, Vitor Féria tomou a palavra entretecendo considerações em torno do nosso amigo e médium, conferindo-lhe, de imediato a palavra.
Esta foi a primeira visita de Divaldo Franco a Ílhavo, cidade encantadora de pesca, que agradeceu a imensa alegria de ali encontrar-se, abordando os requisitos básicos para a felicidade do ser humano, para a sua plenitude, fazendo um estudo do Espiritismo, nas suas três facetas e narrando as suas próprias experiências ao tomar contato com a notável doutrina. Durante 80 minutos Divaldo manteve o público em grande atenção, encerrando a conferência com a Oração da gratidão, que lhe foi ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues.
Aplaudido de pé, demoradamente, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal em forma de um livro contando a história da cidade.
Os autógrafos alongaram-se e os nossos irmãos retornaram a Lisboa, chegando ao lar às 2h30 da madrugada.
  Texto: Delcio Carvalho
   Fotos: Vitor Féria
  (Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Coimbra

21 de outubro de 2013

Divaldo Franco visita Coimbra desde a primeira vez em que esteve em Portugal, por volta de agosto de 1967.
Tem retornando, praticamente, todos os anos.
No último dia 21 foi convidado para a inauguração da nova sede da Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, que ele auxiliou a fundar e é dirigida desde o início pela médium Leonor dos Santos, excelente trabalhadora do Evangelho de Jesus.
A nova sede é espaçosa e com todos os requisitos para um bom serviço doutrinário com uma grande equipe de cooperadores.
Nessa mesma ocasião, foi fundada a Associação Médico-Espírita de Coimbra.
Diante de grande público foi inaugurada a sede e, quando foi retirada a cobertura da placa do salão doutrinário, a grande surpresa: o mesmo homenageava o nosso querido orador, com o seu nome. Logo depois, Divaldo recebeu também uma placa de prata e o Diploma de sócio honorário da novel Associação Médico-Espírita.
Com a presença de amigos da Itália, do Brasil, da Espanha, houve, na abertura, apresentação de violino, canto infantil das crianças da evangelização, informações fornecidas por Fernando dos Santos, logo depois, foi feita a apresentação por Vitor Mora Féria, presidente da Federação Espírita Portuguesa e cedida a palavra a Divaldo, que fez um panegírico histórico impressionante, sobre o ressurgimento do atomismo grego no século XVII, seus autores, o divórcio da ciência com a religião e o retorno a Deus por geneticistas, físicos quânticos, químicos, fisiologistas, astrofísicos e outros estudiosos. Demonstrou que foi Allan Kardec quem realizou a aliança da ciência com a religião, conforme se encontra exarado em O Evangelho, sendo, portanto uma doutrina eminentemente científica, com os seus nobres paradigmas e conteúdos filosóficos e ético-morais religiosos. Segundo o Espiritismo.
A seguir houve um número de canto e a prece de encerramento proferida pelo Dr. Sérgio Thiesen.Ao terminar, foi aplaudido demoradamente com todo o público de pé.
Houve generosos canapés, euforia e fraternidade, no prosseguimento de trabalhos de mais uma Casa Espírita vinculada ao Movimento de Unificação.
   Texto: Delcio Carvalho
   Fotos: Vitor Féria

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Viseu

20 de outubro de 2013

Desde 1967 que Divaldo visita Viseu. Naquele ano, ainda no regime ditatorial de Salazar, Divaldo teve ocasião de realizar uma atividade na aldeia de Encoberta, na região de Viseu, a partir da meia-noite, a fim de não chamar a atenção. Antes, às 21h, proferiu conferência noutra cidade, Tondela, após a qual seguiu para a encantadora região. E, desde então, tem voltado praticamente todos os anos.
No passado, inaugurou a sede da Associação Espiritualista de Viseu, posteriormente a sede definitiva, hoje com capacidade para 600 pessoas e o bom trabalhado de divulgação do Espiritismo.
O Seminário teve início às 10h com um intervalo, interrompendo-se às 13h para o almoço, recomeçando às 15h e prolongando-se até às 17h30.
O tema abordado foi o da SAÚDE INTEGRAL, numa análise inicial em torno do abismo surgido a partir do século XVII com a separação da ciência em relação à crença religiosa, culminando pela ponte entre as duas colocadas por Allan Kardec e completada na atualidade por físicos quânticos, astrofísicos, geneticistas, psicólogos, psiquiatras e outros acadêmicos que não encontram outra alternativa senão a Causalidade universal em Deus e na imortalidade da alma.
Tornando ameno o tema, Divaldo concedeu o habitual intervalo de meia hora, e, após o almoço, voltou ao tema, abordando os transtornos psicológicos, psiquiátricos, orgânicos, as doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, ELA, e os incontáveis conflitos que aturdem o ser humano
Em todo o tempo disponível esteve autografando os livros, as gravações e dialogando com todos aqueles que o buscaram, sempre oferecendo esclarecimentos, ternura e afeto.
Reservou a hora final para perguntas e respostas, deixando comovido o público de mais de 400 pessoas, do qual despediu-se com carinho e profunda gratidão.
Ainda gravou um programa para a TV Espírita que transmitiu o seminário, logo seguindo a Coimbra com Vitor e Isabel.
Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Férea

Registro. Divaldo Pereira Franco/Roteiro Portugal- 2013 na cidade de São João de Ver

19 de outubro de 2013

Na manhã de 19 outubro, Divaldo Franco seguiu  com Vitor Féria a São João de Ver, distante quase 300 quilômetros para realizar o seminário sobre o tema VITÓRIA SOBRE A DEPRESSÃO, na Escola Beneficente Caridade Espírita, com a presença de 420 pessoas.
Numa abordagem técnica, Divaldo explicou o que é a depressão, sua psicogênese, os cientistas que a estudaram, classificaram e apresentaram as melhores terapêuticas, demonstrando também, que invariavelmente nos casos de transtorno depressivo bipolar da afetividade, o enfermo é o espírito reencarnado, muitas vezes sofrendo as injunções de adversários do passado, em processos obsessivos.
Recomendou, conforme a codificação espírita, que as melhores terapias, ademais do atendimento médico especializado, são a transformação moral do paciente para melhor, a sua mudança de paisagem mental, a bênção da paciência e do trabalho em favor do próximo, que resulta sempre em benefício pessoal.
O Mini-seminário foi realizado em dois módulos, com um intervalo de meia hora entre as 15h e 18h.
Podia-se sentir as emoções dos participantes no silêncio durante a exposição ou no momento do riso de humor saudável.
Ao em cerrar, as alegrias e agradecimentos multiplicaram-se em gestos de ternura e de bondade.
Após os autógrafos e atendimento aos corações aflitos, Divaldo Franco e Vitor Férea viajaram a Viseu, a fim de ser realizado o Seminário de dia inteiro, no domingo.
  Texto: Delcio Carvalho
   Fotos: Vitor Féria
(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco/Roteiro Portugal- 2013 na cidade de Leiria

18 de outubro de  2013

No dia 18 à tarde, Divaldo, conduzido pelo Engenheiro Vitor Mora Féria e Helena Basílio, rumou à cidade de Leiria, a fim de pronunciar conferência na Associação Espírita, fundada e dirigida pela Profa. Isabel Saraiva, digna trabalhadora da doutrina Espírita em Portugal.
Na sua sede própria, edifício de grandes proporções e com excelentes serviços prestados à comunidade, vem desenvolvendo uma programação fiel à codificação espírita graças ao seu dinamismo e dedicação absoluta.
Auxiliada por uma equipe abnegada, a Associação Espírita de Leiria inscreve-se como uma das mais operosas da Europa, sempre apresentando programação de caráter sério, de estudo, de assistência e serviços sociais e espirituais com elevação.
Desde há mais de 40 anos o médium baiano profere conferências em Leiria sob os auspícios da veneranda trabalhadora do Evangelho com êxito inusitado.
Às 20h30 com o auditório com mais de 400 pessoas, foi abordado o tema da Justiça Divina, mediante a narração da comovedora história do Dr. Pierre Van Paasen, a respeito do jovem Ugolin e a tragédia da sua existência, que somente a reencarnação explica de maneira satisfatória.
Aplaudido de pé, Divaldo prosseguiu autografando os seus livros mediúnicos, conforme o fizera antes da reunião.
Terminado o Evento, os nossos irmãos retornaram a Lisboa, numa viagem de 138 quilômetros.
  Texto: Delcio Carvalho
   Fotos: Vitor Féria
(Informações e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)