terça-feira, 29 de outubro de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013 na cidade de Santarém

23 de outubro de 2013

Ao cair da tarde do dia 23 Divaldo Franco, Duarte e Isabel foram conduzidos por Vitor Féria, de Lisboa a Santarém, o solo que guarda os despojos carnais de Pedro Álvares Cabral, na sua catedral.
Uma verdadeira tempestade ameaçadora não impediu que os nossos amigos lá estivessem no horário regulamentar, a fim de ser realizado um mini-seminário para um público de 240 pessoas na sede própria da Associação Espírita de Santarém, onde funciona o Centro Espírita Estrada de Damasco.
Leiria foi uma das cidades visitadas por Divaldo desde a sua primeira visita a Portugal em agosto de 1967, quando uma estoica senhora, D. Maria Luísa mantinha a chama da doutrina espírita, embora a perseguição ditatorial de Salazar.
Num quarto da sua residência acotovelavam-se, em expectativa, as pessoas de pé, numa noite de calor, que foram chegando desde as 15 horas, a fim de não levantar suspeitas pela vizinhança, onde o médium baiano proferiu comovedora palestra, que ficou registrada nos anais do movimento espírita.
Desde aquela época vem Divaldo retornando anualmente à bela e encantadora cidade.
O mini-seminário teve que rejeitar grande número de interessados por falta de espaço.
O tema proposto foi sobre Mediunidade, faculdade de bem servir.
Detendo-se em um estudo histórico muito bem fundamentado de fatos mediúnicos através dos tempos, Divaldo culminou a dissertação estudando os trabalhos de Allan Kardec e o surgimento do Espiritismo no dia 18 de abril de 1857, em Paris.
Demonstrou os paradigmas da ciência espírita, o seu conteúdo filosófico e as suas consequências ético-morais com habilidade e sabedoria, deslumbrando o auditório.
O Seminário teve dois módulos e, ao término, Divaldo foi aplaudido de pé demoradamente.
Após autógrafos que anteciparam a conferência e foram oferecidos depois, com saudações e despedidas, os nossos irmãos retornaram a Lisboa, chegando a 1h da madrugada.

Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Féria

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário