quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Artigos - Roosevelt Andolphato Tiago

Divaldo – a excelência da comunicação espírita

Divaldo – a excelência da comunicação espírita

Roosevelt Andolphato Tiago

www.roosevelt.net.br

A mensagem espírita é majestosa por natureza, no entanto, no verbo de alguns oradores ela cresce e ganha maior propriedade. Existe hoje uma infinidade de palestrantes que se dedicam a comunicação espírita, porém a maioria identifica a capacidade única de Divaldo Franco, seja pela beleza que ele emprega a palavra ou pela imbatível pronuncia e riqueza de vocabulário.

Durante algum tempo, limitávamos a dizer que para a palestra bastava boa vontade e conhecimento espírita, mas depois das apresentações deste grande orador, ficou claro que a busca de falar cada vez melhor é uma necessidade inerente aos que querem ser verdadeiramente úteis na divulgação da mensagem dos espíritos.

As parábolas do evangelho são ditas infinitas vezes, mas no verbo de alguns oradores elas ganham a propriedade de nos penetrar e promover reflexões íntimas, que produzem mudanças comportamentais e que verdadeiramente, é o que importa.

Divaldo Franco é um espelho a refletir a busca da excelência, o impulso de melhorar sempre, que deve nortear todo orador disposto a vencer as próprias limitações da fala e da expressão, para ser um instrumento cada vez mais útil e melhor.

Ninguém como ele consegue falar da Doutrina Espírita com tanta elegância e adicionando a ela a profundidade de conteúdo que naturalmente seu estudo pode extrair. Pelos serviços prestados ao espiritismo e pelo estímulo aos oradores de toda parte, receba minha manifestação de respeito e admiração.

Divaldo Pereira Franco. Conferência do centenário de O Livro dos Espíritos. Salvador, BA, 18/4/1957

Público presente à conferência de Divaldo Pereira Franco no centenário de O Livro dos Espíritos. Salvador, BA, 18/4/1957

Os dois livros com maior conteúdo científico da história da literatura mediúnica

Texto publicado originalmente na RIE -

Revista Internacional de Espiritismo,

Editora O Clarim. Janeiro 2012

Washington L. Nogueira Fernandes

washingtonfernandes@terra.com.br

A admirável obra Evolução em Dois Mundos, do Espírito André Luiz, 1958, Ed. FEB/RJ, psicografada pelos médiuns mineiros Chico Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932- ) é considerada dos livros mediúnicos com maior conteúdo científico de todos os tempos, e que até ensejou a obra Elucidário de Evolução em Dois Mundos, José Marques Mesquita, Ed. Culturesp, SP, 1984; esse citado livro rastreou todas as citações científicas do livro do Espírito André Luiz Sabe-se que André Luiz foi médico no Brasil na sua última encarnação (mas sua identidade ainda é cercada por controvérsias). A outra obra que destacamos é À Luz do Espiritismo, do Espírito Manoel Vianna de Carvalho, 1983, Ed. LEAL/BA. Vianna viveu de 1874 a 1926, nascido em Icó/CE, foi engenheiro militar e face às atividades profissionais viajou por todo o Brasil, possibilitando fundar vários núcleos espíritas, em muitas cidades e Estados brasileiros. Ele ditou ao médium baiano Divaldo Franco (1927- ) seis obras mediúnicas. As obras Evolução em Dois Mundos, do Espírito André Luiz, e À Luz do Espiritismo, do Espírito Vianna de Carvalho, representam os dois livros mediúnicos com maior conteúdo científico na história da Literatura Mediúnica. E cada qual tem sua importante peculiaridade. Na obra do Espírito André Luiz verdadeiras profecias científicas foram apresentadas, algumas que ainda estão sendo descobertas, e sendo gradativamente melhor compreendidas pela ciência (algo nunca ocorrido antes na literatura espírita); além dos admiráveis mecanismos descritivos da estrutura científica da vida, foram feitas sutis tentativas para explicar os mecanismos de funcionamento das Leis Espirituais, como jamais fôra entrevisto ou tentado. Por seu turno, a obra do Espírito Vianna é incomparavelmente a mais enciclopédica até hoje publicada (mediúnica), e que apresentou catorze diferentes temáticas culturais, totalizando 1464 citações antropológicas.

EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, ANDRÉ LUIZ

Nesse livro mediúnico constaram 1080 citações culturais, especificamente nas áreas da Medicina, Biologia - Humana e Vegetal-, com respectivos desdobramentos e implicações (patologias, Anatomia, fisiologia, e também Zoologia etc). O Espírito André Luiz ditou outros quinze livros mediúnicos, onde só outros dois possuem conteúdo mais científico (Mecanismos da Mediunidade e Nos Domínios da Mediunidade, e com outros temas), mas com bem menos citações; os outros livros do Espírito André Luiz são histórias descritivas da vida espiritual ou de conteúdo evangélico. Citações de outras temáticas - como Geográficas, Bíblicas, Históricas, Religiosas, Onomásticas etc -, não foram incluídas no livro Elucidário de Evolução em Dois Mundos, de José Marques Mesquita, pois este não era o objetivo da obra, além do que elas foram só esporádicas (pouco mais de uma dezena no total).

À LUZ DO ESPIRITISMO, VIANNA DE CARVALHO

As 1464 citações culturais-históricas* tiveram 14 diferentes Temáticas: Fatos Históricos (559), Onomástico (lista de nomes conhecidos: Presidentes, Imperadores, Imperatriz, Reis, Princesas, religiosos, Faraós, Cientistas, Prêmios Nobel, médiuns, filósofos, heróis épicos antigos, dramaturgos, diplomatas, Bispos, generais, escritores, químicos, poetas, profetas, matemáticos, físicos, ocultista, navegador, psicólogos, astrônomos, economistas, militares, médicos, religiosos, Papa, teólogos, geógrafos, estadistas) (296), Científicas (210), Topônimas (Geográficas - Antiga e Moderna: Países, Aldeias, Cidades, Cidades-Arqueológicas, Províncias, Territórios, Vilarejos, Continentes, Cordilheira, Oceanos, Península, Naturalidade, Sítios Arqueológicos, Civilizações Pré-Mesoamericana e Outros Acidentes Geográficos) (91), Frases históricas (67), Bíblia (49), Teológicas e Religiosas (45), Literárias (33), Fatos Filosóficos (31), Citações de Locais Históricos, Acadêmicos, Religiosos, Edificações Culturais (29), Livros (25), Mitologia (12), Datas (10), em Outros Idiomas (7). A pluralidade de desdobramentos temáticos ocorreu também na área das Ciências exatas e biológicas, nas obras do Espírito Vianna de Carvalho (como Astronomia, Física, Matemática, Biologia etc); aliás, todas as obras do Espírito Vianna através de Divaldo têm muitas citações culturais, muitas vezes com outras temáticas.

Portanto, concluímos que o livro À Luz do Espiritismo apresentou quase 50% mais citações antropológicas (politemáticas) do que a mais reconhecida obra mediúnica, Evolução em Dois Mundos (1464 naquela, contra 1080 nesta); enfatizando que esta obra do Espírito André Luiz se constitui na mais incomparável até hoje publicada, na sua estrutura e proposta.

Enfim, o que mais interessa é reconhecer a grande riqueza cultural da Doutrina Espírita, a benefício dos próprios espíritas...

* Quem tiver interesse em tomar conhecimento da discriminação das citações no livro do Espírito Vianna de Carvalho é só escrever para o autor deste artigo que ele as enviará com o maior prazer...

(Texto recebido em email de Washington Fernandes)

Foto histórica no Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG, em outubro de 1977.

Divaldo Pereira Franco em primeiro plano de camisa listrada e Chico Xavier

na cabeceira psicografam ao mesmo tempo. Foto do Reformador, FEB,

12/ 1977, Escaneada por Leopoldo Zanardi e Rafael A. Franqueira, Bauru, SP

Fotos: Chico Xavier (Arquivo Geraldo Leão)

Divaldo Pereira Franco (Arquivo Ismael Gobbo)

Imagem: André Luiz: http://wwwmediuns.blogspot.com/2011/02/andre-luiz.html

Foto: Viana de Carvalho (Arquivo Washington Fernandes)


A FEB visita o ICE e a FEERJ- SC

Publicação da revista Reformador, FEB,

agosto 1976, página 231

(MATÉRIA ESCANEADA E ENVIADA POR EMAIL PELOS AMIGOS COLABORADORES LEOPOLDO ZANARDI E Rafael A. Franqueira (Bauru, SP)

Jesus

"E eu, quando for levantado da terra,

todos atrairei a mim". João 12:32

Descrição: C:\email\24-12-2011_arquivos\image014.jpg
Enquando fulguravam em ouro os raios do astro-rei, banhando a Natureza de incomparável festa de luz, foram pronunciadas as últimas palavras, ditas as instruções finais e significativas, e delineadas as rotas para as tarefas do futuro. Nimbado por indefinível claridade, Ele ascendeu lentamente, ante a explosão de lágrimas dos companheiros e as esperanças de redenção pelo trabalho no porvir.

A montanha, na Betânia, diminuía, os horizontes do mundo se ampliavam e os Seus olhos banhavam de ternura o fecundo campo de trabalho, onde as flores do amor deveriam desabrochar, através dos tempos, sob Sua inspiração.

Convivera entre aquelas gentes simples estabelecendo as bases da edificação fraterna para os espíritos.

Apagara-se para ministrar humildade e descera para melhor servir.

Dispensara intermediários nos seus planos e viera, Ele mesmo, participar dos mínimos preparativos, demorando-se cada dia e a todo instante, no mais acendrado desvelo, de modo a infundir pelo exemplo, as lições firmes do dever e da abnegação.

Prevendo as consequências políticas, sociais e espirituais da Sua mensagem na História dos tempos, podia divisar, desde já, as legiões dos que se deixariam sacrificar e seviciar, permanecendo fiéis aos postulados da Verdade até à morte infamante...

Assim pensando, o Rabi se inundou de inusitada alegria.

Os conquistadores preparavam soldados e mercenários, infundindo terror e utilizavam-se das estratégias bélicas, estabelecidas pela impiedade, pela espionagem, pela traição. Combatiam corpos, espoliavam cidade, esmagavam as aspirações dos povos enfraquecidos...

Ele chegara anônimo e partia espezinhado. Legara, porém, aos que ficaram confiantes, a armadura da paciência, as armas do amor e a estratégia do bem incessante e infatigável...

O campo, talvez ficasse muitas vezes juncado de cadáveres... cadáveres dos seus legionários que se dariam ao sacrifício, mas que jamais sacrificariam outrem.

Oferecera-lhes os instrumentos desconhecidos, até então, da concórdia e da mansidão, e inaugurara um estranho e singular modo de combater: o combate da não-violência.

Para Ele, por essa razão, no entanto, aparentemente não houve lugar... Todavia, das lições vivas e incorruptíveis do Seu amor brotaram bênçãos e o punhado de Espíritos revestidos pelas vestes carnais que ficavam na retaguarda, paulatinamente, alcançariam os altos e inamovíveis objetivos a conquistar logo mais.

Eram singelo pólen, que, entretanto, fecundaria a humanidade inteira, vencendo as distâncias e os tempos.

No infinito das horas, chegaria o momento da comunhão final com os amados e o triunfo total sobre as misérias que convulsionavam as mentes e os corações.

Recordou-se daqueles homens e mulheres arrancados dos seus quefazeres diários para a incomparável jornada do socorro fraternal. Nem eles mesmos se aperceberam da significação profunda do "abandonar tudo e segui-lO".

Acarinharam, meses a fio, estranhas e ingênuas esperanças; lutaram entre si disputando primazia, sonharam quiméricos triunfos, aspiraram a honrarias banais... Agora, lentamente, aclaradas as interrogações que perturbavam a faculdade de raciocinar e nublavam os seus sentimentos vacilantes, podiam pressentir a elevada responsabilidade de que se encontravam, por fim, investidos.

Sairiam pela terra, qual discreto perfume de poderosa impregnação e, por onde passassem, sem o perceberem, deixariam sinais inapagáveis.

Escolhera-os, de diversas procedências, corações comprometidos com os vários misteres do dia a dia.

A uma mulher habituada aos coxins de seda e à sedução, oferecera valor e forças para, renovada, ser exemplo vivo da vitória do espírito sobre a carne putrescível.

Tocara jactancioso "doutor da Lei", ensejando-lhe penetração profunda no complexo mecanismo dos renascimentos purificadores.

Acenara a um administrador fiel as esperanças do Reino, restituindo-lhe a filha enferma, em eloquente atestado sobre o valor da saúde espiritual...

Confundira com o verbo simples e as atitude desataviadas, os hipócritas e mentirosos, os enganadores eos que se compraziam na malversação dos valores de toda natureza.

Os amigos, íntimos comensais de toda hora, escolhera-os entre as funções modestas do povo, adestrando-os em regime de austera disciplina e incessante afeição para as lutas intermináveis da dedicação sem limite...

Sabia que a Sua voz, eles a levariam cantando, suarentos e trôpegos, mas resolutos e conscientes, a todos os espíritos lenindo as terríveis ulcerações que minavam o organismo da humanidade.

As mãos da cupidez e da criminalidade se levantariam, todas as torpezas seriam arregimentadas, a mais infames armas seria utilizadas contra, enquanto eles ficariam fiéias ao Seu testemunho, percorrendo a Terra.

Podia vislumbrar as labaredas e as cruzes, os animais e os gládios, as crueldades ímpares e as perseguições implacáveis que movimentariam contra eles, sem lhes diminuírem o ânimo nem lhes quebrantarem a coragem, pois que se sustentavam na Igreja da Revelação assentada na rocha da Verdade, com a argamassa do Seu sangue e o selo da Sua ressurreição, ficando reservado ao futuro o resultado do Seu exílio por amor...

O cordeiro confraternizaria com o lobo e o joio cederia lugar ao trigo, enflorescendo a gleba humana com as bênçãos da paz integral.

"Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens" - entoavam as vozes angélicas, saudando o Rei Excelso que chegava ao sólio do Altíssimo.

O Divino Amigo, além da esfera de sombras em que ficaram os homens embrulhados em paixões e ansiedades, com o espírito tímido de confiança, abriu os braços e todo harmonia balbuciou, pensando naqueles que O seguiriam através dos tempos:
"Pai Nosso, que estais no Céu"..., retornando ao seio dAquele que O enviou, sem se apartar, porém, dos lutadores da retaguarda terrena, até a "consumação dos evos".
* * *
Desde então, o sofrimento e a dor encontraram amparo em débeis mãos que se fortalecem ao contato do trabalho cristão.

Por onde passe a hidra da guerra, semeando cadáveres e destruição, seguem empós, corações abnegados, atendendo à viuvez, à orfandade, ao abandono e à miséria.

Não mais a impiedade se instalou na Terra nem a perseguição conseguiu pleno triunfo.

Em toda parte Ele tem estado presente e o simples enunciado do Seu nome é vigoroso estímulo para a liberdade e a paz do espírito.

Não triunfando no mundo, Jesus venceu todas as vicissitudes e estabeleceu as balizas do Novo Mundo da Humanidade Feliz, em cuja construção estamos unidos todos nós, desencarnados e encarnados, no exercício da aprendizam e vivência evangélica.

AMÉLIA RODRIGUES

(Do livro "Primícias do Reino", psicografia de Divaldo Franco)

(Texto da Internet: http://jornalespiritamontecarmelo.blogspot.com/2011_04_01_archive.html)

Descrição: Ficheiro:Wga Garofalo Ascension of Christ.jpg

Ascensão de Cristo por Garofalo

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wga_Garofalo_Ascension_of_Christ.jpg

Descrição: C:\email\24-12-2011_arquivos\image016.jpg

Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Divaldo Pereira Franco recebe Medalha do Mérito e Diploma do MP Baiano. Salvador, BA

Texto de Miriam Theisen e fotos de Jorge Moehlecke

Divaldo com a Medalha do Mérito e o Diploma concedidos pelo MP da Bahia

No dia 19 de dezembro, Salvador, Bahia, Brasil...

Em reunião especializada na sede do Ministério Público da Bahia comandada pelo Chanceler Procurador Geral da Justiça Dr. Wellington César Lima e Silva, Divaldo Franco recebeu nesta manhã a Medalha do Mérito pelos serviços prestados à comunidade baiana e brasileira. O seu nome, quando foi indicado, recebeu unanimidade de votos do Egrégio Colégio de Procuradores do Estado da Bahia. No ato da entrega da Medalha e do respectivo diploma, estavam presentes todos os Procuradores e outras autoridades do Ministério Público do Estado da Bahia.

Ao meio dia, em entrevista a TV Jornal Bahia, repetidora da Globo, Divaldo enfatizou a importância da Cultura da Paz.

À noite, a Praça do Campo Grande estava iluminada... É o 14o Movimento Você e a Paz, expandindo a mensagem de Jesus, “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.”

O talento de Nando Cordel, irradiando alegria, entusiasmou o público presente com cantos. Em seguida, aconteceu a cerimônia de entrega do troféu Você e a Paz, instituído pela Mansão do Caminho, em gratidão as personalidades que se destacaram por trabalhos em prol da Humanidade. Oradores elucidaram a necessidade de preservar a Paz Universal.

O Idealizador do Movimento, Divaldo Pereira Franco, destacou a Lei do Amor, a alegria de viver para conquistar a Paz interior, que é condição essencial para a Felicidade.

Encerrando, com “A Canção Pela Paz”, de Nando Cordel.

Vídeo, entrega da Medalha a Divaldo Franco

http://youtu.be/T7bffRsIq3I

Abraços,

Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke)

Divaldo na entrevista ao TV Jornal Bahia



14º. Movimento “Você e Paz” na Praça do Campo Grande, Salvador, BA

14º. Movimento “Você e Paz” na Praça do Campo Grande, Salvador, BA