quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Registro. 2º Congresso Espirita Sudamericano Assunção, Paraguai

14-09-2013

Seguindo o  programa previamente estabelecido, pudemos nos deleitar com duas palestras e o Seminário "Triunfo Pessoal" com Divaldo Franco
1- Palestra - Tema: La Ley de Justicia, Amor y Caridad
Orador: Eduardo Nanni (Bolívia). Presidente da Federação Espírita Boliviana
Eduardo falou com propriedade e sentimento sobre como o triângulo Justiça, Amor e Caridade, devem andar juntos e em equilíbrio.
Abordou também temas como: Direitos, Deveres, Leis, Aborto.
2 - Palestra - Tema: El Hombre de Bien y la Caridad
Oradora: Simoni Privato (Brasil) Escritora e Oradora Espírita Internacional
Simoni descreveu com brilhantismo, respeito e carinho a biografia do Espanhol José Maria Fernández Colavida, que traduziu ao espanhol as obras básicas do Espiritismo, ficou conhecido como o Grande Kardec Espanhol, pela sua contribuição a divulgação da doutrina.
SEMINÁRIO - Triunfo Pessoal - Divaldo Franco - A plateia em profundo silencio e atenção, ouviu o apóstolo do espiritismo expor sobre a vida de Amélia Rodrigues, relatando ainda os apontamentos de George Ivanovich Gurdjieff e Peter Ouspensky, expondo sobre os quatros níveis de consciência do indivíduo e seus estados psicológicos.
Maravilhados, pudemos ainda ouvir sobre o QE (Quociente Emocional), e a existência da Inteligência Espiritual (QS), demonstrando o ponto-luz Divino, no cérebro, a existência da natureza espiritual no ser Humano.
Deixou-nos com uma mensagem simples e profunda para reflexões futuras, “Não deixar para depois, para amanhã o trabalho de renovação interior que pode ser feito hoje, agora”
  
Dando continuidade a agenda, apresentaram-se na tarde e noite de 14 de Setembro, expositores de vários países: Enrique Baldovino (Argentina), Jorge Berrío (Colômbia), Gloria de Insfrán (Paraguai), Maria Túlia Bertoni (Brasil), Odette Letelier (Chile), José Vásquez (Venezuela), Fabio Villarraga (Colômbia), Luiza Leontina (Brasil), Nelson Lezcano (Paraguai), Milciades Lezcano (Paraguai).
Os expositores trataram, com seus elevados conhecimentos doutrinários, de importante aspectos dos ensinamentos sobre o homem de bem, apresentados em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Entre os temas analisados, encontram-se:
O homem de bem e o conhecimento de si mesmo; Cuidar do corpo e do Espírito; Vivência da felicidade; As bênçãos do altruísmo; O amor e a transformação integral do ser humano; O Evangelho de Jesus e Seus 12 apóstolos; A misericórdia Divina: a reencarnação; Construindo a benevolência; O homem de bem em face das leis da natureza; A fé e seus efeitos.
Houve também um momento cultural de sublime beleza do “Conjunto Esperança”, formado por músicos, que tocavam melodias típicas paraguaias, muito apreciado pelo público

Texto: Jonas Pinheiro
Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)
Divaldo Pereira Franco
Apresentação musical
Eduardo Nanni
Simoni Privato Goidanich
Enrique Eliseo Baldovino
Jorge Berrio
Gloria de Insfrán
Fabio Villarraga
José Vásquez
Maria Tulia Bertoni
Odette Letelier
Luiza Leontina
Nelson Lezcano
Milciades Lezcano
Divaldo com jovens participantes
Divaldo e participantes.

Paraguai: Congresso Sul Americano, Reunião do CEI e Curso de Capacitação

“O Evangelho na Construção do Homem de Bem” foi o tema do 2º Congresso Espírita Sul-Americano realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em Assunção (Paraguai), nas dependências do Hotel Excelsior. Divaldo Pereira Franco proferiu as palestras de abertura e de encerramento e desenvolveu o seminário “Triunfo Pessoal”. Atuaram como palestrantes do Brasil: o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, Luiz Henrique da Silva, Luíza Leontina, Maria Tulia Bertoni, Helena Bertoldo, Enrique Baldovino, Simoni Privato; Paraguai: Gloria de Insfrán, Milciades Lezcano, Nelson Lezcano; Colombia: Fábio Villarraga, Jorge Berrio, Jonh Rhenalds; Uruguai: Eduardo dos Santos; Argentina: Gustavo Martinez; Chile: Odette Lettelier; Venezuela: Jose Vasquez; Bolívia: Eduardo Nanni. Ocorreram várias apresentações artísticas. Ao final foi realizado o 7º Movimento “Voce e a Paz”, com Divaldo Pereira Franco, que entregou diplomas de reconhecimento e um pequeno troféu a pessoas e instituições, inclusive para a Federação Espirita Brasileira, que foram recebidos pelo seu presidente.
Antes do Congresso, foi realizada a 5ª Reunião da Coordenadoria do Conselho Espirita Internacional que teve como tema “Pela Unificação Doutrinária com trabalho, solidariedade, tolerância”, e, o Curso de Capacitação para dirigentes e trabalhadores espíritas do Movimento Espirita Sul-Americano. O curso teve momentos com divisão em sete áreas de atuação e coube às Federações Espíritas Brasileira e à Uruguaia a coordenação da Área de Gestão do Centro Espírita, com atuação do presidente da FEB, Roberto Versiani, Edimilson Luiz Nogueira, Pablo Arias e Eduardo dos Santos. Em função destes dois eventos do CEI, foram elaborados alguns planos de atividades. Participaram deste curso, e da Reunião do CEI, dirigentes do Equador e do Peru, e os representantes: Confederação Espírita Argentina; Federação Espírita Boliviana; Federação Espírita Brasileira; Confederação Espírita Colombiana; Centro de Estudos Espíritas Buena Nueva, do Chile; Federação Espírita Paraguaia; Federação Espírita Uruguaia; Associação Civil Sócrates, da Venezuela.
Os eventos foram coordenados por Fábio Villarraga, do CEI América do Sul, e com apoio da Federação Espírita Paraguaia. O secretário geral do CEI foi representado pelo 1º. Secretário do CEI Antonio Cesar Perri de Carvalho.
Informações: e-mail feparaguay@hotmail.com; fabiovillarraga@gmail.com;  www.febnet.org.br
Assunção. Abertura do Congresso. Grupo paraguaio em apresentação artística e publico
Congresso Paraguai. Abertura pelo Presidente da Federação Paraguaia.
César Perri. Abertura do 2º. Congresso Sulamericano. Paraguai.
Palestra por Divaldo Pereira Franco e mesa com Presidentes das Federações. Assunção, Paraguai.
Assunção-Capacitação-Equipe (Brasil e Uruguai) - Gestão de Centros
Assunção, Paraguai. Divaldo Pereira Franco e César Perri.
Assunção, Paraguai. Homenagem a FEB
Movimento Você e a Paz. Assunção, Paraguai. Homenagem à FEB

Registro. 2ª Congresso Espírita Sudamericano Assunção, Paraguai

13 de setembro 2013

Uma data para ficar na história do Espiritismo. 13/09/2013 
Noite de abertura do 2º.  Congresso Espírita Sudamericano.  Dirigentes e Presidentes de Federações Espiritas dos Países da América do Sul, se uniram em torno do tema proposto: "El Evangelho en la Construccion del Hombre de Bien"  
Após uma primorosa apresentação artística musical instrumental e coral dos jovens e crianças integrantes da Federação Espirita Paraguaia, entidade promotora e organizadora do Evento, passamos a conferência de abertura com Divaldo Pereira Franco. 
Todos os participantes unidos com os corações vibrando de jubilo e alegria, após a história de Simon Wiesenthal, judeu, caçador de nazistas, e autor do livro Sunflower narrada ao sabor da emoção por Divaldo, sobre a importância do Perdão como a base sólida na construção do Homem de Bem. 
Ainda pudemos refletir sobre a importância do Sermão da Montanha em nossas vidas, e a parábola do filho pródigo, sendo este o momento em que pudemos sentir em nossas almas o convite do Mestre Jesus a nos dizer: Diante de uma ofensa, de uma provocação, de uma mágoa, 
Você Perdoaria?....

Texto:Jonas Pinheiro
Fotos: Jorge Moehlecke

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
Milciades Lezcano em sua fala. 2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
Presidente da FEB César Perri. 2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
A conferência por Divaldo Pereira Franco. 2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
Divaldo Pereira Franco em sua fala e público. 2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
Livros. 2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai. Divaldo autografando
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai. Divaldo autografando
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai. Divaldo autografando
2ª Congresso Espírita Sudamericano.  Assunção, Paraguai. Milciades e Divaldo com participantes.

Registro. Divaldo Pereira Franco em Cascavel, PR

12-09-2013

Cascavel – 12 de setembro
Nas dependências Tuiuti Esporte Clube, Rua Ponta Grossa, 2998, em Cascavel/PR, duas mil e quinhentas pessoas assistiram o Embaixador da Paz e Cidadão Honorário do Município, Divaldo Franco falar sobre a felicidade. Iniciou com a narrativa das atitudes e tendências do Rei Creso, da Lídia e sua Capital, a cidade de Sardes. O Rei Creso era possuidor de riquezas imensas, capazes, segundo pesava, de tornar o seu proprietário em uma pessoa feliz.
Divaldo apresentou o pensamento dos filósofos Epicuro, Diógenes, Zenon e Sócrates, cada uma defendendo uma conduta de vida para sentir-se feliz. Destes, somente Sócrates compreendeu que a felicidade é ser. Sócrates defendia o pensamento ético, moralista, espiritualista. Jesus, o incomparável Mestre, apresentou o amor como medida para o homem alcançar a felicidade, amando-se, amando ao próximo e a Deus.
Todos, tocados por emoções superiores, e profundamente inclinados a se tornarem melhores, exercitando o amor incondicional, aplaudiram entusiasticamente o orador inigualável de Feira de Santana/BA. Foi um gesto de amor, reconhecimento e gratidão a Divaldo Franco, o Arauto do Evangelho e da Paz.
Texto: Paulo Salerno
 Fotos: Jorge Moehlecke

Registro. 60ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

Com excelentes trabalhos doutrinários e muita emoção durante todo seu transcurso, terminou no dia 8 de setembro a 60ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, que contou com um público médio diário de 2000 pessoas.
O evento, promovido pela União Espírita de Vitória da Conquista e realizado no Centro de Convenções Divaldo Franco,  fez uma homenagem especial ao Prof. Ernesto Dantas, que no final do século XIX trouxe a Doutrina Espírita para Vitória da Conquista. Outras personalidades foram homenageadas ao longo da Semana, como Raul Teixeira, Divaldo Franco e a senhora Dione Prates, ex-secretária da UEVC, que participou de todas as edições do evento.
Estiveram presentes caravanas de 18 estados brasileiros e dois países. O evento foi transmitido pela TVCEI.COM, Rádio Fraternidade de Uberlândia-MG, Rádio Portal da Luz de Dourados-MS, Rádio FEEB e Amigo Espírita. Mais de 1000 cidades brasileiras e dezenas de países de todos os continentes, assistiram pela internet.
Na conferência de encerramento, o médium Divaldo Pereira Franco recebeu uma bela e instrutiva mensagem psicofônica do Espírito Bezerra de Menezes.
Palestra de Sandra Della Pola (Foto Valter Soares)
Raul Teixeira, quando cumprimentava o público (Foto Valter Soares)
Raul Teixeira e Divaldo Franco (Foto Valter Soares)
Caravana de Montes Claros-MG  (Foto Valter Soares)
O Prefeito Municipal quando saudava o público. Foto da UEVC
Divaldo Pereira Franco em sua fala. Foto da UEVC
Público presente à Conferência proferida por Divaldo Pereira Franco em Vitória da Conquista, BA. Foto da UEVC

(Informações recebidas em email de UEVC uevc [uevc@uevc.com.br])

Mensagem do Espírito Bezerra de Menezes através do médium Divaldo Pereira Franco, no encerramento da 60ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, em 08 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Façamos uma reflexão em torno dos objetivos essenciais da nossa existência na Terra, perguntando de maneira profunda e significativa: que queres que eu faça, Senhor? Quando Ele apareceu às portas de Damasco ao inimigo, a sua pergunta foi caracterizada pela ternura: Saulo, Saulo, porque me persegues? Quantas vezes estaremos repetindo essa mesma pergunta porque a dor agasalhou-se em nosso coração, porque o sofrimento tomou conta do país da nossa alma. Saulo, no entanto, teve a sabedoria de contra-interrogar ao Senhor. Era o servo que encontrava seu amo, o escravo que encontrava o seu senhor. Que queres que eu faça? Ele respondeu:  vá a Damasco e ali te dirão o que deves fazer. Damasco, filhos da alma, é a província da nossa consciência. Sigamos em direção da nossa consciência e descubramos o que nos é lícito fazer, diante dos desafios que se encontram à nossa frente.  Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância. E nos ofereceu em holocausto a Sua vida. Não temas aquele que permanece no mal. Não vos pode fazer mal algum, se não aceitardes o desafio do seu atrevimento. Com Jesus aprendei a permanecer no bem. A dor que a todos nos assalta é nada mais do que um acidente de percurso induzindo-nos ao amadurecimento espiritual. Sem qualquer masoquismo, bendigamos a dor libertadora que demonstra a fragilidade do corpo no qual estais e a debilidade das forças morais que a todos nos caracteriza. Somos da Divina Luz gerados. Permitamos que o Deus interno expanda-se e consiga vencer todas as trevas. Ide e amai! Parti daqui com a alma referta de esperança e perdoai! Mesmo àquele que parece não ser credor do perdão, perdoai, porque a vós fará bem. A Justiça Divina, a seu modo e termo, realizará a retificação do infrator. Mas a vós, a nós, cabe perdoar sempre e incessantemente. Os espíritos espíritas que aqui se encontram em nome da brasilidade espiritual, enternecidos, distribuem energias saudáveis por sobre todos vós  que nos ouvistes onde quer que estejais e que acompanhais este momento de clausura de mais uma etapa que oferece iluminação para as consciências saírem daqui modificadas pelo Espírito do Cristo, vós que tendes a honra e a glória de conhecer Jesus. E quando alguma noite vos parecer excessivamente tempestuosa, buscai a Estrela de primeira grandeza que é Jesus e segui o seu rumo, para que no término Ele passe a viver em vós. Muita paz, filhos da alma! São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre, Bezerra. Muita paz.