quarta-feira, 22 de abril de 2015

Registro. Divaldo Pereira Franco no “IX Taller de Salud Espírita” Salou (Tarragona), Espanha

17-19 abril 2015
“Sexo e Consciência”
Na sexta-feira passada 17 de abril, por volta das 16 horas, regressou o Médium e Humanista Divaldo P. Franco às terras espanholas, sendo recebido no aeroporto de Barcelona pelos seus inseparáveis amigos do Centro Espírita Manuel y Divaldo (CEMYD), Dolores Martínez e Manuel Sunyer.
Sua missão se centrava em assistir e participar ativamente no "IX Taller de Salud Espírita" organizado pelo CEMYD, acontecimento ímpar por suas características que se celebra no continente europeu, e que este ano teve como título principal "Sexo e Consciência".
Diversas atividades são realizadas no "Taller de Salud" durante esses três dias, tais como palestras que na presente edição tiveram como temas destacados "As doenças de transmissão sexual", "Visão Espírita do aborto", "A educação não formal (Consumo e sexualidade)"; também se realizou o estudo de um item de O Evangelho segundo o Espiritismo, terapia de passes, reencontro espiritual e visualizações, espaços dedicados para a arte espírita (música e teatro espírita), atendimento fraterno, entre outras atividades. Igualmente, os trabalhadores espíritas uniram esforços a fim de orientar às pessoas interessadas na aquisição de livros psicografados por Divaldo P. Franco, cuja arrecadação está destinada integralmente à instituição social Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia, e igualmente mãos trabalhadoras se esforçaram para realizar o "Cantinho Solidário", com a finalidade de angariar fundos em favor da entidade filantrópica.
O ilustre orador espírita, trazia preparado um Seminário especial que constava de quatro partes no total, e que seriam dadas entre sábado 18 de abril e domingo.
Por volta de duzentos assistentes estavam esperando a entrada de Divaldo P. Franco no Salão de Atos do Hotel Santa Monica de Salou (Tarragona), no sábado, dia do aniversário de O Livro dos Espíritos. Numerosas mostras de carinho e agradecimento eram exteriorizadas em toda parte em sinal de reconhecimento e de reencontros mútuos. Uma bonita oração de início abriu o ato a fim de harmonizar o ambiente de todos ali presentes, junto com a esplêndida voz da soprano Sara Peralta pertencente ao Coral Espírita do CEMYD que deleitou os presentes com a Ave Maria de Schubert.
Manuel Sunyer do Cemyd efetuou as apresentações oportunas oferecendo um pormenorizado trajeto da vida e obra do Semeador de Estrelas, Divaldo P. Franco. No mesmo ato, se apresentou a primeira edição da tradução para o espanhol do livro "Vitória sobre a depressão", obra da Mentora Joanna de Ângelis que tem como título "Victoria sobre la depresión", trabalho de tradução efetuado por Jane Nixon e Xavier Llobet.
Ato seguido, o médium baiano iniciou a primeira parte do seu extenso seminário, principiando com a ideia de que hoje em dia vivemos a época do consumismo e do sexismo, época em que temos conseguido um alto grau de bem-estar mas que, contudo, não conseguimos alcançar a paz interior. Época que a medida que obtemos a cura de determinadas doenças, aparecem outras totalmente novas, estabelecendo-se a depressão como esse mal do século que se enraizou nos seres humanos e que em consequência, o suicídio será a primeira causa mortis da humanidade.
O Paulo de Tarso atual, efetuou uma esplêndida trajetória na história da filosofia situando-se no início em Platão como representação do místico e seu discípulo Aristóteles, representante do rigor na pesquisa científica, para iniciar aqui a "ruptura" entre a ciência e a religião que ao longo da história da humanidade tem estado presente até os dias de hoje.
Realizando um exaustivo repasso do materialismo em todas as suas vertentes principais (o dialético, o histórico e o mecanicista) desembocando nas figuras de Arthur Schopenhauer e ao niilismo de Friedrich Nietzsche, surge no século XX oferecendo uma mudança profunda no conceito da vida desenvolvendo-se já na década de 1870 quando Sir William Crookes começou a determinar que a matéria é o resultado de ondas, cujas investigações se concluíram com a criação do tubo de Crookes para o estudo dos raios catódicos, bem como o estudo do plasma.
Divaldo P. Franco ia desenvolvendo suas ideias de uma forma magistral mencionando especialmente a figura de Albert Einstein, através da qual surge a teoria da relatividade do tempo e do espaço, afirmando-se que a matéria é energia condensada e por sua vez, a energia é matéria desagregada, deixando assim mergulhada quase na obsolescência a categoria tridimensional do universo que reinava na física até o surgimento das teorias do físico alemão.
Paralelamente, a filosofia e a psicologia também vão adquirindo novas conotações, estabelecendo novos rumos para compreender a psique humana. O médico neurologista austríaco e pai da psicanálise, Sigmund Freud, estabelecia como impulsos psíquicos da natureza hominal uma dupla pulsão: a pulsão de amor, representada por Eros, e a pulsão de morte, sendo representada por Tanatos. Enfocando a libido como fator relevante na psicologia freudiana e os problemas sexuais, estando presentes na maioria das repressões, como a timidez, o medo ou a agressividade, o médium e orador espírita analisava com uma profundidade surpreendente a psicologia analítica do médico alemão, e a análise do médico psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung centrando o sexo como o duplo arquétipo junguiano do ânima e do ânimus.
De forma extraordinária, Divaldo P. Franco analisava íntegra e amplamente as quatro atitudes sexuais da criatura humana: a assexualidade, a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade, passando pelas patologias mentais referentes ao sexo como o sadismo, a pedofilia, a necrofilia e o incesto, entre outras, desembocando neste caso, aos complexos de Édipo e de Electra.
Havendo chegado à época do erotismo exacerbado, Divaldo Franco insiste em que é necessário ter em conta nossa consciência como o juiz que determina a pauta do nosso comportamento no âmbito sexual, dado que tanto a castração, como a liberação e determinado tipo de educação fizeram surgir graves transtornos em matéria de sexo; alguns transtornos que reaparecem em grande número, emulando a alguns dos que foram sofridos por grandes personagens da história.
Neste momento é quando aprofunda mais no tema o médium e orador baiano, ao analisar com profusão os conceitos junguianos de sombra, do ego e do Self, desenvolvendo os conceitos de culpa e do ancestral pecado, que o Espiritismo substitui pelo conceito de responsabilidade, e que a fim de reencontrar nossa paz interior é preciso estabelecer o equilíbrio entre o ego e o Self, através de escutar as leis de Deus inscritas na consciência.
Quase noventa minutos de uma magistral palestra que ao terminar, conseguiu arrancar do público um demorado aplauso.
Depois da pausa de praxe, reiniciou o preclaro médium e orador espírita a segunda parte do seminário, centrando em uma rigorosa análise da simbologia psicológica do romance de Robert Fisher "O cavaleiro da armadura enferrujada". Detalhando cada um dos elementos, bem como passando pelo argumento, Divaldo deleitava aos ouvidos dos presentes, todo o transcurso da transformação interior pelo qual transitava "o cavaleiro" do romance de Fisher. Mostrando cada uma das cenas do livro e um exame dos seus personagens, amenizava todos eles com a psicologia profunda de Joanna de Ângelis, obtendo assim os assistentes um valioso material para a reflexão a fim de obter seu "Sam" interno.
Cerca de noventa intensíssimos minutos mais, de um mais que interessante análise, encerraram os atos da manhã de sábado, chegando o merecido descanso para recuperar forças e continuar posteriormente. Outro demorado aplauso foi oferecido a um Divaldo pletórico e cheio de vitalidade a que estamos acostumados.
                    Texto: Xavier Llobet
                           Tradução: Jane Nixon 
                           Fotos: Rafel Rocaspana, Israel Bastos
                    Colaboração: Paulo Salerno


(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)


Registro. Divaldo Pereira Franco em Cuiabá, MT

Cuiabá 16 de Abril de 2015. 
Presença de Divaldo Franco em Mato Grosso. 
A orientação de Jesus ao amor vibrou, reascendendo as chamas da esperança e confortou muitos corações com a presença amorosa de nosso querido Divaldo Franco. Proferindo palestra no sábado à noite e seminário no domingo pela manhã sobre o tema “Um Mundo em Transição e as Doenças Emocionais”, Divaldo reuniu mais de quatro mil pessoas nesse último final de semana em Cuiabá, capital de Mato Grosso, que rejubilou-se ao convite do auto-amor. Participaram do evento pessoas de diversas cidades do estado, inclusive irmãos de outras religiões. Divaldo discorreu sobre o uso do perdão e o amor incondicional como terapêutica para libertação e a cura de todas as doenças emocionais, tais como fobias, síndromes e depressão, males que assolam hoje boa parte da humanidade.
Divaldo Franco apresentou estudo da Organização Mundial de Saúde que estima que até 2025 a Depressão será o maior fator de causa mortis mundial.
Na ocasião, nosso ilustre convidado demonstrou através de exemplos que os ensinamentos e terapêutica de Jesus curam todos os males do ser. Falando-nos ao coração, Divaldo esclareceu que a proposta de Jesus é a de destinarmos nossas vidas em plena harmonia e felicidade, resignificando as dores e os males que assolam toda a sociedade.
Também convidou-nos a renunciar às sombras da intimidade, iluminando nossas desesperações, para irmos ao encontro da proposta de Jesus, nosso modelo e guia, onde encontraremos o bálsamo da cura para todas as doenças atuais, de dentro do ser para o convívio externo, evitando assim, altíssimo índice de suicídios, com esse lenitivo profundo no exercício de nossas virtudes em busca de nossa felicidade.
Mato Grosso hoje caminha um tanto mais saudável graças a presença de Divaldo que, com sua amorosidade, estendeu uma reflexão para que todos aceitemos essa proposta libertadora e feliz, através da suave e sapiente abordagem, embasada no evangelho de Jesus.

   Muita paz a todos 
  Texto e fotos: Gisela Magri Barradas

Registro. Divaldo Pereira Franco “Você e a Paz” Inhambupe, BA

03/04/2015
Quase mil e quinhentas pessoas estiveram presentes à Praça Cônego Maximiniano ou Praca da Matriz, no último dia 03/04, na cidade de Inhambupe–BA, quando a tradição católica comemorava a sexta-feira Santa. Assim iniciou-se o ano 18 do Movimento Você e a Paz com Divaldo Franco, no estado da Bahia, ano de 2015.
Desde às 18h a praça foi o ponto de encontro de interessados pela paz, entretidos pela Dupla Dois e Um, de Salvador, apresentando os cantores Júnior e Verônica, acompanhados ao teclado por Lucas, e pelos companheiros da cidade de Inhambupe, Moisés e Luiz, que  brindaram o público com belas melodias ao sax e teclado, respectivamente.
Neste dia de feriado, a praça estava repleta de pessoas mobilizadas pela não violência, pela palavra gentil, iluminada e firme do mestre e pacifista Divaldo Franco, participando deste Movimento que não possui cor religiosa ou política, congregando-nos a todos para nos transformarmos em agentes pacíficos e pacifistas.
O Prefeito da cidade, Sr. Benoni Eduard Leys, saudou a todos e discorreu sobre a paz, tão necessária aos nossos dias. Também estiveram presentes ao palco do 18º Movimento Você e a Paz o representante das religiões Afro, Sr. Welson de Jesus, os queridos companheiros que acompanham a trajetória da paz, Ruth Brasil Mesquita e Marcel Mariano e a representante da organização local, Sra. Carmen Santana, Presidente do Centro Espírita Francisco Pinto, da cidade de Inhambupe-BA.
O trabalho também recebeu os companheiros Marcelo Uchoa e Regina Mercadante, participantes do Conselho Espírita da Cidade do Rio de Janeiro e do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, que gentilmente foram prestigiar o Movimento Você e a Paz, na condição de voluntários, para registrarem o evento com a filmagem.
Diversas caravanas se deslocaram para a cidade, representando os municípios de Salvador, Cipó, Irará, Alagoinhas, Rio Real, Entre Rios, entre outros, formando uma verdadeira comunidade pacifista que, em uníssono, entoou a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, encerrando o Movimento, naquela oportunidade. Os fogos de artifício vieram abrilhantar, colorir e embelezar o céu de Inhambupe que, iluminada, recebeu e realizou o Movimento Você e a Paz, abrindo com chave de ouro esta 18ª edição.

Texto e fotos recebidos de Telma Sarraf
  
(Recebido em email de Jorge Moehlecke)
 



Registro. Divaldo Pereira Franco em Nova Iorque, EUA


29-03-2015

DIVALDO FRANCO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

No último dia 29/03/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco encerrou o roteiro de seis dias de atividades doutrinárias nos Estados Unidos, proferindo uma conferência na cidade de Nova Iorque, com o título “A Psicologia do Perdão”. O evento foi promovido pelo TriState Federation e teve lugar em belo auditório em Manhattan, que ficou totalmente lotado com a presença de cerca de 380 pessoas.

 

Como introdução à temática, Divaldo recordou a análise dos estudiosos do comportamento humano, que consideraram, oportunamente, que a Primeira Grande Guerra Mundial deveria pôr um fim aos conflitos armados no planeta, tal a profundidade das marcas que ela deixara. Entretanto, após aquele nefasto evento, foram catalogadas mais de 148 outras guerras, o que demonstra que os seres humanos são, ainda, profundamente belicosos. Qual seria a causa dessa belicosidade humana e qual o remédio para esse desvio de comportamento?

 

Na sequência, foi contada a história contida no livro “O Perdão Radical”, de autoria de Brian Zahnd, que retrata o horror da guerra em que os turcos massacraram a Armênia. Dessa narrativa é destacada um fato “sui generis”; uma jovem armena assiste ao extermínio de sua família pelos turcos e sobrevive, sendo escravizada sexualmente pelo líder da tropa. Mais tarde, foge do cativeiro, torna-se cristã, decide dedicar sua vida a salvar outras vidas, forma-se em enfermagem e torna-se uma das mais conceituadas enfermeiras da sua localidade. Certo dia, é convocada a atender um caso considerado terminal; o paciente tem o corpo coberto em feridas. Ela reconhece o algoz que exterminou a família e a escravizou. Mesmo assim, atende-o com todo empenho e zelo, salvando-lhe a existência. Quando o antigo algoz recupera a lucidez e a questiona o porquê de ter-lhe salvo a vida, ela responde que era cristã e que houvera aprendido com o Cristo a perdoar e amar aos inimigos. A pergunta final do autor do livro é: você também perdoaria?

 

Em análise desse cenário de violência de todos os tipos, de guerras em todos os quadrantes do globo, Divaldo mencionou a conclusão do Dr. James Hollis, psicanalista americano, que afirmou ser o ressentimento a grande doença da sociedade. Conquanto a Humanidade tenha alcançado um alto nível de desenvolvimento científico-tecnológico, ainda não logrou o seu desenvolvimento ético-moral, com a devida educação de suas emoções.

 

A resposta para os grandes problemas da sociedade hodierna estaria, portanto, no Amor, conforme a proposta exarada no Evangelho de Jesus. O Amor, como foi bem explicado, não é mais apenas uma recomendação teológica, mas uma proposta psicoterapêutica, cujos resultados levariam à saúde integral, à plenitude.

 

O conferencista apresentou estudos de vários cientistas, a confirmar o Amor como verdadeira terapia de profundidade, capaz de curar o ser humano de seus distúrbios orgânicos e psicológicos, a exemplo dos estudos dos físicos quânticos Dr. David Bohm e Dr. Stuart Wolf, que concluíram que quem ama produz elementos semelhantes a fótons, que têm poder curador, ao passo que os que mantêm ressentimentos adoecem.

 

Divaldo também esclareceu o conceito espírita, apresentado por Allan Kardec, sobre o ser humano tríplice - Espírito, perispírito e corpo físico, correlacionando-o com o conceito de somassignificação, deixando claro que os nossos pensamentos, atos e emoções, que são criações do Espírito, interferem diretamente na fisiologia do perispírito e, por conseguinte, mudam o funcionamento do organismo físico, para melhor ou pior, provocando saúde ou distúrbios, a depender do teor do conteúdo gerado pelo ser espiritual. Com isso, explicar-se-iam os problemas de depressão, distúrbio de pânico, Alzheimer etc.

 

Nesse contexto, o perdão apresenta-se como necessidade urgente para os que guardam ressentimentos.  O perdão é bom para quem o oferece e não tem, necessariamente, nada a ver com o esquecimento da ofensa, mas sim com uma atitude de não se devolver o mal com o mal. É uma atitude de libertação do ressentimento, que é prejudicial à saúde integral do ser humano.

 

Recorrendo ao pensamento de Allan Kardec, Divaldo apresentou o Espiritismo como a Ciência que estuda a origem, a natureza e o destino dos Espíritos e as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo físico, sendo uma filosofia ética, pautada na moral do Evangelho de Jesus. Foi, também, recordado que a palavra Evangelho, de origem grega, significa “boas novas de alegria” e que, por isso, o verdadeiro cristão ou verdadeiro espírita, deve cultivar uma ética que lhe garanta a alegria de viver, vivenciando tanto quanto possível os dois principais pedidos feitos por Jesus, quais sejam, o de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou e o de não fazermos aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem.

 

A conferência foi encerrada com o belíssimo Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.


Texto e fotos: Júlio Zacarchenco

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)