sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Encontro Fraterno- Divaldo Pereira Franco Praia do Forte, BA

20 de setembro de 2018
Abertura
Alcançando a sua 21ª edição, o Encontro Fraterno de 2018 tem por tema “O Vazio e o Sentido Existencial”. Como sói acontecer em outros encontros espíritas, esse, naturalmente, pela sua expressão, se realiza através da solidariedade, onde cada participante contribui, cotizando-se, para atender as despesas. O resultado apurado, então, é integralmente repassado para as obras sociais da Mansão do Caminho que atende a inúmeras necessidades, desde o parto, o nascimento, até a velhice, incluindo aí toda a problemática humana. Nesse espaço de amor, esforços ingentes são realizados em prol da promoção do ser humano em todos os seus aspectos.
Após brilhante momento musical com Josué ao saxofone e depois Anatasha Meckenna no canto, Divaldo Franco deu início ao evento discorrendo sobre o tema, que ora é um dos mais complexos da atualidade. O vazio e o sentido existencial são identificados por inúmeras observações do comportamento humano. A tecnologia e o progresso científico apresentam as melhores soluções para que a criatura humana tenha uma vida plena, porém, vazio de sentimentos e de sentido para a vida, a incidência de suicídios no planeta vem aumentando, e as estatísticas apontam para um patamar de calamidade, em todas as faixas etárias e extratos sociais.
Thomas Hardy, novelista e poeta inglês, autor de obras importantes, afirmava que o homem contemporâneo perdeu o endereço de Deus. Divaldo Franco, parafraseando, afirma que o homem moderno perdeu o endereço de si mesmo. Rollo May, psicólogo e teólogo americano, afirmava que a ansiedade é o mal do século. A criatura humana se fixando nos aspectos materiais da vida, se esqueceu de Deus, uma necessidade do homem, conforme asseverava Albert Einstein. É nesse quadro que vive a criatura humana.
Os sábios da antiguidade, desde há sete mil anos, em Creta, tanto quanto os filósofos pré-socráticos e posteriores já indagavam a respeito da vida, qual o seu sentido. A mitologia grega contribui e vem sendo estudada em profundidade para identificar as necessidades existências do homem. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco e fundador da psicanálise, Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica e Charles Richet, fisiologista francês, Nobel de Fisiologia, criador a metapsíquica, apresentaram as suas contribuições objetivando equacionar a intricada criatura humana.
Visando preparar o tema para ser abordado nos dias subsequentes, Divaldo Franco buscou a contribuição de Cláudio e Iris Sinoti, Juan Danilo Rodríguez e Cristiane Beira, questionando-os sobre o significado de vazio existencial. Os diletos auxiliares de Divaldo teceram comentários sobre a solidão consigo mesmo, a crise moral, as buscas exteriores que não contemplam as necessidades da alma, o equacionamento do vazio existencial através de duas opções, segundo Juan Danilo: aprender a conviver com o vazio, ou fazer algo para preenchê-lo. Outro destaque é com relação à identificação desse vazio, e se está vazio é porque deveria estar cheio, mas cheio de quê?
Dando um dinamismo para o evento, Divaldo Franco propôs que todos respondessem a seguinte questão: - Qual é a finalidade da sua vida? As respostas deverão ser apresentadas ao longo do evento. A interpretação e a sua análise, à luz da psicologia e da Doutrina Espírita, também se dará da mesma forma, com a contribuição dos profissionais da área e de Divaldo Franco. As projeções e as expectativas geralmente levam o ser humano a experimentar o vazio existencial. O encontrar-se consigo mesmo é necessário, e isso é uma construção que deve ser edificada até alcançar o sentido existencial, o sentido da vida.
Juan Danilo propôs para evitar o suicídio três medidas: amar, trabalhar e fazer com que os outros sintam saudades dele. Assim, preencherá o vazio existencial. Quando falta o amor em alguém, ele não terá nada. Cristiane, trabalhando a questão da culpa, destacou que esse sentimento deve ser substituído pela responsabilidade, conforme a elucidação de Joanna de Ângelis. Quando o indivíduo perde a sua crença em Deus, está a um passo do suicídio, pois falta-lhe fé. Assim, destacou Cláudio, o psicoterapeuta, todo aquele que busca ajuda ainda nutre uma esperança.
Divaldo Franco, finalizando a atividade, narrou uma bela história de Eça de Queiroz, destacando a presença de Jesus na vida de todos os que O buscam verdadeiramente. Jesus não está longe, está no coração daqueles que suplicam a Sua ajuda, basta disponibilizar-se para tal.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Encontro Fraterno com Divaldo Franco. Recepção - 20 de setembro de 2018. Praia do Forte

O incansável e dedicado Divaldo Pereira Franco, desde cedo, estava, e se manteve a postos para recepcionar os inúmeros participantes do Encontro Fraterno que se desenrola no período de 20 a 23 de setembro de 2018 nas instalações do Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Assim ele se manteve atento até a chegada do último ônibus e de várias vans que se sucediam na recepção do complexo.
Anfitrião de escol, recebeu e cumprimentou os recém-chegados participantes, acolhendo-os com seu sorriso característico, dedicando uma palavra de acolhimento, apertando mãos, posando para fotografias, recebendo abraços, na impossibilidade de abraçar, tendo em vista estar em cadeira de rodas devido a uma problemática de hérnia de disco e que lhe acarreta dores extremas, tolhendo-lhe movimentos na posição de pé.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke