domingo, 13 de agosto de 2017

Registro. Divaldo Franco na - FEB Rio de Janeiro, RJ

12/08/2017

A Federação Espírita Brasileira - FEB, seccional Rio de Janeiro (Avenida Passos, 30 - Centro, foi palco do encerramento da temporada de palestras de Divaldo Pereira Franco - ano de 2017 -, em nosso estado,  já que o 27º Feirão em Prol da Mansão do Caminho, promovido pelo Grupo FEB também inaugurou a Exposição de 120 Anos de sua Livraria
que conta um pouco da história desta que é a única livraria fundada no século XIX, há 120 anos, na gestão de Bezerra de Menezes, que continua funcionando até hoje, ininterruptamente.
Com a presença do presidente da FEB, Sr. Jorge Godinho e outros membros da federação, além de ilustres convidados vindos de outras cidades, como Suely Caldas Schubert (Juiz de Fora-MG),  o pessoal da Mansão do Caminho (Salvador-BA), num grupo superior a vinte pessoas, a conferência teve a participação de um público superior a 700 pessoas em seus dois salões.
Divaldo Franco falou de sua alegria em retornar àquela casa que lhe traz belas lembranças e desenvolveu sua palestra buscando mostrar que o amor é o principal ensinamento que nos trouxe Jesus Cristo. É preciso amar ao próximo como a nós mesmos, significando que precisamos começar por nos amarmos, pois o auto amor representa o desenvolvimento dos valores positivos da inteligência, do sentimento, da cultura e da solidariedade, preservando o corpo da higiene, da estética, dos cuidados que ele nos exige para prolongar a sua existência.

Divaldo propõe uma viagem para dentro de nós, utilizando-se do mapa da Palestina, como uma representação geográfica, começando por Damasco, onde acontece a CONVERSÃO de Saulo. Este é o primeiro ensinamento, que representa nossa mudança de paradigmas, ao encontro do amor de Jesus. Em seguida cita Jerusalém, como a necessidade do TESTEMUNHO. Quando abraçamos um ideal, uma causa, temos a necessidade de pagarmos o preço necessário por aquilo que acreditamos.
Em seguida menciona Jericó, contando a Parábola do Samaritano, que representa a CARIDADE, a solidariedade. Precisamos ser solidários, para criarmos uma sociedade feliz. E finaliza a viagem falando de Emaús, que simboliza o encontro dos dois homens com Jesus. representando o momento máximo da solidariedade que é o ACOMPANHAMENTO, o carinho, a misericórdia.

Acrescido aos ensinamentos que nos ministra, Divaldo Franco enriquece suas conferências com exemplos pessoais, não com o propósito de enriquecer sua biografia, mas de auxiliar-nos o entendimento daquilo que discorre.

Mais um momento de aprendizado do Evangelho de Jesus, mostrando que somente através do amor seremos pessoas melhores, transformando nossa sociedade para melhor, numa convivência de paz e fraternidade.
Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima​


(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco no G.E. Caminho da Esperança Rio de Janeiro, RJ

11/08/2017

Mais uma noite memorável propiciando ao público, em torno de 3500 pessoas, grandes emoções!

Preparando o ambiente para a conferência de Divaldo Pereira Franco, o Grupo Espírita Caminho da Esperança - GECE (Rua Aristides Lobo, 51, Rio Comprido, Rio de Janeiro), através de seus trabalhadores, transformou o palco da Concha Acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, na fictícia Rádio Esperança com o seu programa de entrevistas em que os convidados falavam de Divaldo Franco, dando seus testemunhos da importância do Semeador de Estrelas em suas vidas.

O programa conduzido por Ana Guimarães e Jurandyr Paulo, que mostravam não conhecer o orador baiano, bem como seu trabalho, entrevistaram diversas pessoas encarnadas e outras tantas desencarnadas, como Auta de Souza, Nina Arueira, Irmã Dulce, Manoel Philomeno de Miranda, Chico Xavier, e que somente no decorrer do programa vão desconfiando de que eram "pessoas mortas".

Divaldo Franco presente à apresentação, ria, aplaudia, feliz com a bela homenagem.
Em seguida a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões - PROEPER, espaço do Centro de Ciências Sociais (CCS), que busca reflexão permanente e sistemática sobre as religiões e a religiosidade e do Núcleo Espírita Universitário, ambos da UERJ, através de Telma Gama, Nadja do Couto Valle e da representante do NEU e em nome do Reitor Ruy Garcia Marques, homenagearam Divaldo Pereira Franco, com a entrega de uma placa de agradecimento pelos 32 anos de conferências naquela universidade.

Recebidas todas os homenagens, Divaldo agradeceu passando os méritos ao espíritas e ao codificador, Allan Kardec e deu início à sua conferência. Franco buscou mostrar que o Espiritismo em seu tríplice aspecto difere de toda e qualquer outra doutrina, uma vez que não possui dogmas, propriamente ditos, mas fundamenta-se na razão e nos fatos e que assim sendo é uma Doutrina Tríplice, com sua estrutura configurada na Ciência, Filosofia e Religião.
Ciência, pois possui como fundamento a parte experimental com suas idéias organizadas sistematicamente a partir dos fatos, dos fenômenos mediúnicos, das manifestações em geral, empregando efetivamente, o método experimental.
Filosofia, já que sua temática abrange objetos do conhecimento que vão além da experiência sensível, mostrando a existência de Deus, os princípios constitutivos do Universo, que são as causas primárias e as leis morais se valendo do instrumento seguro do método racional.
Religião, na medida em que sua finalidade última é a restauração do Evangelho de Jesus, com a prática de seus ensinamentos e princípios cristãos. É importante, entretanto, esclarecer que o Espiritismo não se vale de formalidades exteriores, de práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas, mas da busca permanente da religiosidade na intimidade de cada ser, a partir de uma atitude interior consciente.
Essa tríplice estrutura está bem fundamenta na obra da codificação, onde os aspectos científicos e filosóficos representam sempre um campo de investigação. Entretanto, no aspecto religioso, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem para a grandeza em seu imenso futuro espiritual.

Terminada a palestra, Divaldo Franco recebeu algumas pessoas que foram levar-lhe um abraço, uma saudação e, acima de tudo agradecê-lo pelo importante material que estavam levando para suas casas, para suas vidas, conhecimentos necessários às suas melhores reflexões.

Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima​

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco no Grupo Espírita André Luiz Rio de Janeiro, RJ

10/08/2017

Divaldo Franco esteve na noite desta quinta-feira, dia 10 de agosto de 2017, no Grupo Espírita André Luiz (GEAL) - Rua Jiquibá, 139 - Maracanã, Rio de Janeiro, onde proferiu palestra para um público em torno de 550 pessoas.
Divaldo, quando perguntado por Maria Luiza Sodré, presidente de GEAL, se ele se lembrava há quanto tempo comparecia ao Grupo Espírita André Luiz, já que ela não recordava, ficou surpresa quando ele disse que são 54 anos.
Nas temporadas anuais do Semeador de Estrelas, em nosso estado, as palestras no GEAL, tem algo de especial, de diferente, de maior sublimidade, pois a começar pelo interesse que antecede ao evento tão esperado, justificando a extensa fila que se forma na frente da casa, aguardando a abertura dos portões às 17 horas, tudo parece mágico. Ontem as duas primeiras pessoas da fila disseram terem chegado antes das cinco horas da manhã.
Ao entrar na instituição o público começa a se ambientar através do excelente coral GEAL para o início da palestra às 20:00 horas.
Após a prece feita por Maria Luiza, Divaldo começa lembrando da figura de Jesus que através de seu Evangelho trouxe novas esperanças para toda a humanidade.
Sua abordagem sempre rica de ensinamentos, se estende sobre a história da humanidade, chegando ao século XVII com o desenvolvimento da ciência até o advento da Doutrina Espírita, no século XIX - O Consolador Prometido!
Cita histórias que servem de enredo para os assuntos abordados, levando todos à profundas reflexões, inundando o ambiente numa atmosfera de Luz, Amor e Paz.
Extensas filas se formam quando de sua chegada e que continua ao término da palestra para um abraço, um autógrafo e Divaldo sempre sorrindo, atende a todos com muito carinho.
Um dos momentos mais aguardados, pois acontece anualmente, foi quando por psicofonia recebeu a mensagem de Bezerra de Menezes, que publicaremos à posteriori, emocionando a todos, alguns levados às lágrimas.
Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima​

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)