quinta-feira, 3 de março de 2016

Registro. Divaldo Pereira Franco em União da Vitória, PR



 

Divaldo Franco no Paraná - União da Vitória - 02 de março de 2016

Em continuidade a programação referente a XVIII Conferência Estadual Espírita, realizada de forma descentralizada pelo interior do Paraná, Divaldo Franco atendeu a mais um compromisso realizando uma conferência no Cine Ópera, em Porto União/SC, cidade contígua a União da Vitória/PR. Após sessão de autógrafos, Divaldo concedeu rápida entrevista para a TV MIL, destacando a mensagem da paz, da vivência dos preceitos exarados pela Doutrina Espírita e por Jesus, salientando o trabalho profícuo do nobre codificador da Doutrina, consubstanciado nas Obras Básicas.
Com o auditório superlotado, com mais de 1.200 pessoas, Divaldo foi recebido com aplausos. Na mesa diretiva estavam lideranças espíritas do Paraná e de Santa Catarina que apreciaram, com o público, a apresentação do Grupo Musical Meimei, da evangelização infantojuvenil do Centro Espírita Amor e Caridade, de União da Vitória.

O Semeador de Estrelas, Divaldo Franco cativou o público apresentando o tema: felicidade. Com uma breve análise antroposociopsicológica do ser humano, envolvendo o medo, a ansiedade, o pânico e a depressão, o conferencista de escol discorreu, desde os filósofos pré-socráticos, que indagavam sobre a finalidade da vida e os efeitos dos eventos de vida, detendo-se nas quatro fundamentações filosóficas sobre a felicidade. A de Epicuro, a doutrina filosófica hedonista, que preconizava o ter, o possuir. A proposta filosófica do cinismo, com Diógenes como seu expoente, afirmava que a felicidade seria não ter nada. A terceira corrente filosófica, o estoicismo, era defendida por Zenão de Cítio. Sócrates personalizou a quarta vertente filosófica, e que está em acordo com a mensagem de Jesus, defendia que para a criatura humana se sentir feliz é necessário adquirir a consciência de ser, autoconhecendo-se. Portanto, para Sócrates a felicidade não é ter, nem deixar de ter, mas se constitui em o homem sentir-se pleno, integral.

Com toques de humor, e apresentando histórias de alto significado moral e ético, Divaldo discorreu sobre a solidariedade, a busca pelo autoconhecimento, o controle dos impulsos como fatores propiciatórios para que a criatura humana conquiste a felicidade, vivendo os postulados de amor ensinados pelo Mestre de todos os tempos. O Século XIX, preparando os vindouros, recebeu e conviveu com a presença e o trabalho de grandes e notáveis pensadores. O Século XXI, disse o Professor Divaldo Franco, será o período em que as pessoas estarão voltadas ao fazer bem, com correção. Será a filosofia do bem fazer.
Porém, a filosofia mais notável é a do amor. Amar a si e ao próximo, ao passo em que o indivíduo vai transformando-se em um ser melhor, fazendo aos outros tudo o que desejaria receber de seu semelhante. O amor, na atualidade, deixou de ser teológico, passando a ser considerado pelos psicoterapeutas como terapêutico, recomendando aos portadores de depressão, por exemplo, a leitura das parábolas de Jesus, notadamente a do Filho Pródigo.

Cada criatura humana é autora de seu destino, como bem ensina a Doutrina Espírita sobre a Lei de causa e efeito. É necessário, frisou o nobre conferencista, que as criaturas humanas amem-se, iniciando por amar os da família, transformando-se em um ser melhor, moralizando-se, descobrindo-se imortal, reconstruindo a afetividade. Deus é Amor. É possível ser feliz, basta fazer aos outros tudo o que desejaria receber do outro. Finalizando, ressaltou a importância da prece, seja para louvar, agradecer ou pedir. A vida, enriquecida de objetivos nobres, é propiciadora de plenitude, de felicidade que se apresenta a cada momento. O público encantado e externando o seu agradecimento e reconhecimento pelo belo trabalho, levantou-se e aplaudiu o Semeador de Estrelas com intensidade e demoradamente. Estiveram presentes caravanas de várias cidades do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

              Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)


DIVALDO FRANCO EN PARANÁ - União da Vitória,
02 de marzo de 2016.


Dando continuidad a la programación relacionada con la XVIII Conferência Estadual Espírita, llevada a cabo en forma descentralizada en el interior del Estado de Paraná, Divaldo Franco atendió un compromiso más realizando una conferencia en el Cine Ópera, en Porto União/SC, ciudad aledaña a União da Vitória/PR. Después de la sesión de autógrafos, Divaldo concedió una breve entrevista a la TV MIL, destacando el mensaje de la paz, de la aplicación diaria de los preceptos que constan en la Doctrina Espírita, enseñados por Jesús, destacando el trabajo fecundo del preclaro Codificador de la Doctrina, plasmado en las Obras Básicas.
En el auditorio, repleto con más de 1.200 personas, Divaldo fue recibido con aplausos. En la mesa directiva estaban los líderes espíritas de Paraná y de Santa Catarina, quienes apreciaron, al igual que el público, la presentación del Grupo Musical Meimei, compuesto por frecuentadores de la evangelización infantojuvenil del Centro Espírita Amor y Caridad, de União da Vitória.

El Sembrador de Estrellas, Divaldo Franco, cautivó al público al presentar el tema Felicidad. Con un breve análisis antroposociopsicológico del ser humano,  que incluyó el miedo, la ansiedad, el pánico y la depresión, el destacado conferencista se refirió a los filósofos presocráticos, que indagaban acerca de la finalidad de la vida y de los efectos de los acontecimientos de la vida, para detenerse en los cuatro fundamentos filosóficos relativos a la felicidad: la propuesta de Epicuro, la doctrina filosófica hedonista, que preconizaba el tener, el poseer. La propuesta filosófica del cinismo, con Diógenes como su exponente, afirmaba que la felicidad consistiría en no tener cosa alguna. La tercera corriente filosófica, el estoicismo, era defendida por Zenón de Citio. Sócrates representó la cuarta vertiente filosófica, que está de acuerdo con el mensaje de Jesús, y sostenía que para que la criatura humana se sienta feliz, le es necesario adquirir la conciencia de ser, autoconociéndose. Por lo tanto, para Sócrates la felicidad no es ter ni dejar de tener, sino que consiste en que el hombre se sienta pleno, íntegro.

Con acentos de humor, y relatando anécdotas de elevada significación moral y ética, Divaldo se refirió a la solidaridad, a la búsqueda a través del autoconocimiento, el control de los impulsos, como factores que propician la conquista de la felicidad por parte de la criatura humana, a través de la vivencia de los postulados de amor enseñados por el Maestro de todas las épocas. El siglo XIX, preparando los que vendrían, recibió -y se desarrolló- con la presencia y la tarea de grandes y destacados pensadores. El siglo XXI, expresó el Profesor Divaldo Franco, será el período en que las personas estarán orientadas hacia hacer el bien, con corrección. Será la etapa de la filosofía del bien hacer.

No obstante, la filosofía más notable es la del amor. Amarse a sí mismo y al prójimo, mientras el individuo se va transformando en un ser mejor, a través del hacer a los otros todo lo que desearía recibir de su semejante. El amor, en la actualidad, ha dejado de ser teológico y ha pasado a ser considerado por los psicoterapeutas como terapéutico, y ellos recomiendan a los portadores de depresión -por ejemplo-, la lectura de las parábolas de Jesús, particularmente la del Hijo Pródigo.

Cada criatura humana es autora de su destino, como bien lo enseña la Doctrina Espírita acerca de la Ley de Causa y Efecto. Es necesario -destacó el ilustre conferencista-, que las criaturas humanas se amen, comenzando por amar a los miembros de su familia, transformándose en un ser mejor, moralizándose, descubriéndose como ser inmortal, reconstruyendo la afectividad. Dios es Amor. Es posible ser feliz, basta con hacer a los otros todo lo que se desearía recibir del otro. Finalmente, destacó la importancia de la plegaria, sea para loar, agradecer o pedir. La vida, enriquecida de objetivos enaltecedores, propicia la plenitud, la felicidad que se presenta a cada momento.
El público, encantado, exteriorizó su agradecimiento y reconocimiento por la extraoedinaria tarea; se puso de pie y aplaudió al Sembrador de Estrellas con entusiasmo y demoradamente. Estuvieron presentes grupos provenientes de varias ciudades de Paraná, Santa Catarina y de Rio Grande do Sul.
               Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com],  Buenos Aires, Argentina)