quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Registro. Natal na Mansão do Caminho Salvador, BA

18 de dezembro de 2014
Na manhã chuvosa de 18 de dezembro as crianças assistidas através das várias atividades educacionais da Mansão do Caminho se reuniram no Ginásio de Esporte Gabriel Júlio de Oliveira, uma das instalações desse magnífico complexo. Estavam acompanhados pelos seus responsáveis educacionais, pais e mães. Presentes o Presidente da Mansão do Caminho, Demétrio Ataíde Ribeiro e sua esposa Telma; Divaldo Pereira Franco; e outros convidados. O objetivo do evento foi o de comemorar o encerramento do ano letivo das diversas escolas que funcionam na Mansão do Caminho.
Clese Cerqueira, dedicada dirigente desse setor, agradeceu aos que viabilizaram a realização desse encontro de confraternização. Inicialmente foi apresentada uma peça teatral retratando o nascimento de Jesus. Outras duas apresentações se seguiram: Jesus e o leproso, e a encenação do episódio envolvendo a mulher adúltera. Na continuidade, foi proferida a emocionante narrativa das Bem-aventuranças, pelo personagem Jesus.
Cada ato da peça teatral foi entremeado com belas canções entoadas pelas crianças e jovens, numa sincronia admirável e grande carga de disciplina seguida por todos, inclusive os bem pequenos, crianças de três ou quatro anos. Os pequenos ficaram bastante animados, também, com a presença de duas Mamães-Noel. Finalizado o evento, registrado pela TV Bahia, as crianças, com seus pais e professores, se dirigiram para as suas respectivas escolas, onde receberam alimentos e presentes para as crianças.
O comportamento, a disciplina e a postura dos alunos foram destaques. A organização impecável resultou em um evento de sucesso. Eram mais de quatrocentas crianças acompanhadas de seus pais e alguns amigos. A alegria, a satisfação de receber um presente, estavam estampadas em cada rosto de criança, no brilho dos olhos de seus pais, na satisfação dos que faziam a entrega.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke
 
Divaldo Pereira Franco e as crianças na Mansão do Caminho


Movimento Você e a Paz – Divaldo Pereira Franco Salvador, BA

17 de dezembro de 2014
A Praça General Pedro Labatut, no Bairro Pirajá, na Capital baiana, ponto de partida dos bravos soldados do Batalhão de Pirajá, protagonistas da Independência da Bahia, consolidada em dois de julho de 1822, estava engalanada. A Praça é fronteiriça à Igreja Nossa Senhora da Piedade, integrante da Paróquia São Bartolomeu. A Dupla 2 e 1 se apresentou de forma magnífica interpretando repertório nacional e internacional. Muito aplaudida, respondia positivamente com belas canções.
No Palco estavam Jonas Pinheiro, de São Paulo, representando as caravanas presentes; Marcel Mariano, expositor; e Divaldo Franco, idealizador do Movimento Você e a Paz, cuja proposta é o desenvolvimento da paz interior, o desarmar-se interiormente. É, também, trabalho de desenvolvimento do potencial do amor ainda adormecido no mundo íntimo dos indivíduos. Visa vencer um dos maiores flagelos da humanidade na atualidade: a violência. O Movimento Você e a Paz se concretiza e se amplia, tornando um sonho iniciado em 1998, em uma realidade que se afirma a cada ano.
Marcel Mariano homenageou uma grande mulher que, com sua atitude audaciosa e grande coragem, colaborou para a mudança de cultura na sociedade brasileira atual. Após sofrer três tentativas de homicídio, - a última deixou-a tetraplégica -, Maria da Penha conseguiu sensibilizar as autoridades legislativas e executivas para o estabelecimento de legislação que atendesse especificamente as mulheres vítimas de agressões. Conclamou ao uso das ferramentas da paz, ao esforço para o estabelecimento da paz, da não-violência, a construção de um estado de paz íntima.
O mentor do movimento pacificador, Divaldo Pereira Franco narrou três histórias onde o perdão e o amor construíram pontes para o estabelecimento da paz na intimidade de seus protagonistas. O amor é a solução para extinguir o ódio entre as criaturas. Onde ele se estabelece as situações são amenizadas, restabelece a esperança, a gratidão. É fácil construir pontes, é fácil construir guilhotinas. Pontes aproximam, guilhotinas destroem vidas. A criatura humana, que possui a capacidade de pensar, tem o dever de amar, de abraçar a proposta sublime do amor, transformando o mal em uma atitude do bem.
O amor, destacou o arauto do Evangelho do Meigo Rabi da Galileia, está dentro de cada um. A paz é conquista íntima, finalizou o Embaixador da Paz. Os aplausos foram de grande intensidade, e aos primeiros acordes da canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, transformaram-se em compasso para embalar os corações na conquista da paz.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke