19 de maio de 2019
Neste domingo, 19 de maio de 2019, dando prosseguimento ao Congresso Espírita de Viena, organizado pela Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, Divaldo Franco abordou a temática dos conflitos existenciais, asseverando que o ser humano está sempre em renovação emocional e que cada ser é o somatório de suas várias experiências.
Discorrendo sobre a figura incomparável de Jesus, Cristo de Deus, o experiente orador ressaltou que o Mestre Galileu assim se posicionava, explicando que Eu e o Pai somos Uno, estamos unidos, Eu sou o veículo do Pai. Decodificando a máxima, Divaldo Franco asseverou que somos unos porque estamos dentro da mesma faixa vibratória, uma vez que jamais poderíamos nos unir de forma a sermos um só ser, pois seria a perda da individualidade.
Ao adentrar-se no eixo Ego-Self, explicou que o Ego deve se diluir no Self, formando uma unidade, e os dois, inseridos no conjunto, o indivíduo mantém a sua individualidade, assim, somos um dentro do conjunto. Facilitando o desenvolvimento do autoconhecimento, o Embaixador da Paz no Mundo discorreu sobre as cinco características do ser humano, segundo Mira y Lopez, (1896-1964), médico psiquiatra e psicólogo: Personalidade, Conhecimento, Identificação, Consciência e Individualidade.
O Arauto do Evangelho, conduzindo os espectadores pelos caminhos do autoconhecimento, frisou que as criaturas humanas implicam com situações e pessoas por que querem matar nos outros os seus próprios conflitos. Esclareceu que a Psicologia Profunda afirma que cada alma é uma alma, salientando que não se deixem enganar com a persona, pensar antes na alma.
Após breve intervalo, Cristiane Beira apresentou a temática: A excelência do Amor. Baseada na obra Conflitos Existenciais, da benfeitora Joanna de Ângelis, Cristiane abordou algumas características da criatura humana, tais como, Desejos, Valores e Atavismos, ou seja, aquilo que atrai, que ensinam como viver e que dizem quem somos. É impressionante a clareza com que a palestrante conduziu os atentos assistentes a compreenderem as intrincadas questões do Ego e do Self. Foi uma verdadeira aula de Psicologia Profunda, perfeitamente ao alcance de todos, tamanha a capacidade de síntese e a simplicidade com que Cristiane efetuou as abordagens.
Prosseguindo na direção da Aquisição da Consciência, do Animal (instinto) para o Ser Humano (Ego), e deste para o ser Espiritual (Self), e por que dotada de muita habilidade, a lúcida oradora conduziu os seus ouvintes ao encontro consigo mesmo, questionando: O que é o Ego em mim? Eu sou o Ego? O Ego me administra? Onde está o Self?
Destacou a necessidade do entrosamento entre o Ego e o Self, esclarecendo que quanto mais certeza se tem, mais o Ego domina, o Self está frequentemente em dúvida, aberto à novas possibilidades, nos levando a viver na terra, lembrando que os verdadeiros valores são os do Espírito, ou seja viver na terra, sem ser da terra. Os presentes transpareciam estar extasiados com a capacidade desta trabalhadora de Jesus, ao tornar acessíveis, de fácil compressão, essas questões tão importantes para a evolução do ser humano.
No período da tarde ocorreu o momento de perguntas aos expositores do congresso, onde muitas dúvidas foram sanadas e pontos específicos foram aprofundados. Em sequência, Divaldo Franco conduziu os presentes em uma visualização terapêutica, encaminhando o magno evento para o seu encerramento. No momento final, ocorreram os agradecimentos. Foram dias de grandes confraternizações, oportunidades indizíveis de crescimento interior, mergulhados em uma psicosfera de fraternidade e amor, poucas vezes experimentada. Pela realeza e profundidade da atividade, todos já estão, desde agora, aguardando o ano vindouro, pois que esta nobre atividade, em chegando a Viena pela primeira vez, veio para ficar.
E o semeador prossegue..., com uma folga nesta segunda-feira, para na terça-feira se dirigir à vizinha Bratislava, na Eslováquia.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno
