quinta-feira, 12 de maio de 2016

Registro. Divaldo Franco-Roteiro Europa Londres, Reino Unido

Londres, 09 de maio de 2016
No dia 09 de maio, o médium e orador espírita Divaldo Franco deu sequência às atividades doutrinárias na cidade de Londres, realizando um encontro com trabalhadores do movimento espírita inglês.
O evento, organizado pela British Union of Spiritist Societies, ocorreu no Perrin Theatre e contou com a participação de 300 pessoas.
O caráter do encontro foi de confraternização entre os diversos centros espíritas do país, de maneira que os seus trabalhadores pudessem ter a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre os principais desafios do movimento inglês e receber uma mensagem de orientação abalizada, de estímulo e encorajamento do médium baiano.
Na primeira parte da reunião, Divaldo falou a respeito do Espiritismo como a luz destinada a clarear as sombras da ignorância, sobretudo nestes momentos desafiadores que vivemos.
Recorrendo ao pensamento filosófico de Cícero, afirmou que “a História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”. Dentro desse mesmo sentido, também referiu-se ao raciocínio de Francis Bacon, que afirmava que uma filosofia superficial inclina a mente do ser humano ao ateísmo, mas que uma filosofia de profundidade despertaria a mente humana para a verdadeira religião.
Conforme explicado, a Ciência e a religião permaneceram por muitos séculos apartadas e em verdadeira guerra entre si, em tentativas constantes de negarem uma a outra.
Demonstrando o prejuízo causado ao progresso humano por esse orgulho bilateral, Divaldo recordou a proposta de um outro pensador, Blaise Pascal, que asseverava que a sociedade de seu tempo encontrava-se em uma encruzilhada: houvera desenvolvido-se no campo intelectivo, científico, o que ele denominava de “espírito de geometria”, mas sem um correspondente avanço ético-moral, chamado por ele de “espírito de gentileza”. Esse desequilíbrio, de acordo com Pascal, levaria os indivíduos a entredevorarem-se. Seria indispensável, portanto, que ambas as asas do progresso humano pudessem desenvolver-se equitativamente, de maneira a permitir o voo equilibrado em direção à plenitude, ou, ainda, ao “espírito do coração”.
Em continuidade ao estudo histórico e filosófico do pensamento humano, foram expostas as contribuições do Iluminismo Francês, do idealismo da Revolução Francesa, do Positivismo de Auguste Comte e, ainda, da extraordinária pedagogia de Johann Pestalozzi, que prepararam a Terra para o advento do Consolador prometido por Jesus, o Espiritismo.
Divaldo lembrou que foi nesse contexto histórico e cultural do século XIX, que Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) reencarnou-se na Terra, recebendo, ainda na infância, a formação educacional do mestre Pestalozzi. Já na idade adulta, residindo em Paris, tomou contato com os fenômenos das mesas girantes e falantes, como eram conhecidos os fenômenos mediúnicos, e passou a estudá-los em bases científicas, constatando a legitimidade dos fatos e extraindo deles consequências filosóficas e morais, de interesse extremo para o progresso intelecto-moral e espiritual da Humanidade, que, coordenados, formaram a obra “O Livro dos Espíritos”, lançada em 18 de abril de 1857, marcando o surgimento oficial do Espiritismo na Terra.
Foi destacada a importância de se compreender as consequências filosóficas e , sobretudo, morais dos fatos espíritas, a fim de que pudesse ser possível o progresso efetivo do Espírito e o encontro com a plenitude da vida. Allan Kardec, portanto, teria dedicado uma obra completa, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, para trazer à Humanidade a mensagem moral e psicoterapêutica de Jesus sem as distorções que sofreu ao longo dos séculos, estabelecendo que “fora da caridade não há salvação”, isto é, o amor em sua mais sublime expressão como meio de eliminação de nossos sofrimentos e purificação espiritual.
Em seguida à exposição, foi aberto o espaço para os presentes formularem perguntas, as quais foram elucidadas por Divaldo.
Neste período, foram analisadas questões sobre mediunidade, serviço no bem, equilíbrio do trabalhador espírita, justiça divina, microcefalia, transtornos psiquiátricos, familiares em desajuste, dentre outros.
A mensagem final deixada aos presentes foi a do amor a todos, especialmente àqueles que se nos apresentam como companheiros difíceis de jornada, para que possamos, então, viver a caridade consoante a entendia Jesus: benevolência para com todos, indulgência para com as faltas alheias e perdão das ofensas.
Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Alan Page

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)



Espanhol


DIVALDO FRANCO EN EUROPA – 2016
Londres, 09 de mayo de 2016.
El día 09 de mayo, el médium y orador espírita Divaldo Franco dio continuidad a las actividades doctrinarias en la ciudad de Londres, donde realizó un encuentro con trabajadores del movimiento espírita inglés.
El acto, organizado por la British Union of Spiritist Societies, tuvo lugar en el Perrin Theatre y contó con la participación de 300 personas.
El carácter del encuentro fue de confraternización entre los diversos centros espíritas del país, de manera que sus trabajadores tuvieran la oportunidad de aclarar las dudas sobre los principales desafíos del movimiento inglés, y recibir un mensaje de orientación autorizado, de estímulo e impulso, proveniente del médium bahiano.
En la primera parte de la reunión, Divaldo aludió al Espiritismo como la luz destinada a iluminar las sombras de la ignorancia, sobre todo en estos momentos de desafíos que vivimos.
Recurriendo al pensamiento filosófico de Cicerón, manifestó que la Historia es la piedra de toque que desgasta el error y hace brillar la verdad. En ese mismo sentido, se refirió también al razonamiento de Francis Bacon, que afirmaba que una filosofía superficial inclina la mente del ser humano hacia el ateísmo, mientras que una filosofía de profundidad despertaría a la mente humana hacia la verdadera religión.
De conformidad con lo explicado, la ciencia y la religión han permanecido separadas durante muchos siglos y sosteniendo una verdadera guerra entre ellas, con permanentes intentos de negar la una a la otra.
Como una muestra del perjuicio ocasionado al progreso humano, por ese orgullo bilateral, Divaldo recordó la propuesta de otro pensador, Blaise Pascal, que afirmaba que la sociedad de su época se encontraba en una encrucijada: se había desarrollado en el campo intelectual, científico -lo que él denominaba espíritu de geometría, pero sin un correspondiente avance ético-moral, denominado por él espíritu de gentileza. Ese desequilibrio -de acuerdo con Pascal-, llevaría a que los individuos se devorasen entre ellos. Sería indispensable, por lo tanto, que ambas alas del progreso humano pudiesen desarrollarse de manera equitativa, a fin de hacer posible el vuelo equilibrado en dirección a la plenitud o, además, al espíritu del corazón.
Para continuar con el estudio histórico y filosófico del pensamiento humano, fueron expuestas las contribuciones del Iluminismo Francés, del Idealismo de la Revolución Francesa, del Positivismo de Auguste Comte y, además, de la extraordinaria pedagogía de Johann Pestalozzi, que prepararon a la Tierra para el advenimiento del Consolador prometido por Jesús: el Espiritismo.
Divaldo recordó que fue en ese contexto histórico y cultural del siglo XIX, que Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) reencarnó en la Tierra, y recibió en la infancia, la formación educativa del Maestro Pestalozzi. En la edad adulta residió en Paris, donde tomó contacto con los fenómenos de las mesas giratorias y parlantes -como eran conocidos los fenómenos mediúmnicos. Comenzó a estudiarlos sobre bases científicas, y constató la legitimidad de los hechos, de los cuales extrajo las consecuencias filosóficas y morales, de sumo interés para el progreso intelecto-moral y espiritual de la humanidad, pues organizadas coordinadamente, dieron lugar a la obra El Libro de los Espíritus, lanzada el 18 de abril de 1857, fecha que marcó el surgimiento oficial del Espiritismo en la Tierra.
Se destacó la importancia de comprender las consecuencias filosóficas y, sobre todo, morales de los fenómenos espíritas, a fin de que fuese posible el progreso efectivo del Espíritu y el encuentro con la plenitud de la vida. Allan Kardec, por lo tanto, habría dedicado una obra completa, El Evangelio según el Espiritismo, para aportar a la humanidad el mensaje moral y psicoterapéutico de Jesús, despojado de las distorsiones que sufrió a lo largo de los siglos, y estableciendo queFuera de la caridad no hay salvación, es decir, el amor en su más sublime expresión, como el medio para eliminar nuestros sufrimientos y producir la purificación espiritual.
Luego de la exposición, se dio lugar a que los presentes planteasen preguntas, a las cuales respondió Divaldo. En este lapso, se analizaron cuestiones sobre mediumnidad, servicio en el bien, equilibrio del trabajador espírita, justicia divina, microcefalia, trastornos psiquiátricos, familiares en desequilibrio, entre otros.
El mensaje final dejado a los presentes fue: Amor a todos, especialmente a aquellos que se nos presentan como compañeros difíciles en nuestra jornada, para que podamos, entonces, vivir la caridad en concordancia con el modo como la entendía Jesús: benevolencia para con todos, indulgencia para con las faltas ajenas y perdón de las ofensas.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Alan Page

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])