quinta-feira, 25 de abril de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco em Santana do Livramento, RS

23 de abril de 2013



Há no Rio Grande do Sul um reflexo que alcança todos os eventos públicos. Trata-se do item segurança coletiva e pessoal. As autoridades, zelando pelos cânones legais, exigem a limitação da lotação dos espaços a serem utilizados, bem como sua adequação. Soluções adequadas são encontradas, utilizando-se para os eventos que congregam número expressivo de participantes as áreas livres, externas. Essa foi a decisão da União Municipal Espírita de Santana do Livramento – UME-Livramento -, promotora do evento e das autoridades públicas, para que a conferência, proferida por Divaldo Franco no dia 23 de abril, pudesse ser realizada.
O Ginásio Guanabara, acolheu em seu interior mil e cem pessoas. Outras duas mil assistiram o evento através da projeção em telões dispostos na via pública, previamente fechada para o tráfego. Todos ávidos por conhecimento que os levassem à reflexões e conclusões sobre si, as circunstâncias, o momento e o próximo.
Divaldo, dando mostras de seu vigor físico e após ter percorrido de carro 525 Km em mais de 5 horas de viagem, proferiu a conferência programada, atendendo a expectativa estampada na fisionomia dos presentes. Descreveu o magnífico trabalho percursor realizado por João Batista visando receber o Messias. Com seu vocabulário rico e envolvente, Divaldo levou o público a um passeio pela história imediatamente antes da chegada de Jesus entre os homens, seguindo-se a narrativa de Seu ministério. O Nazareno, o menestrel do amor, é o exemplo, o modelo que Deus deu à humanidade.
Jesus, o grande cantor da natureza, o mestre das sinfonias divinas das obras de Deus, o mestre do amor, a todos amparava, falando de Deus, apresentando as Bem-aventuranças. Divaldo perpassou a história da humanidade de forma rápida, principalmente após a vinda do Carpinteiro, filho de José e Maria, reavivando na memória o percurso realizado pelo homem na conquista do poder, mas que ainda não alcançou a felicidade tão almejada, as vezes de forma equivocada. Encerrada a conferência, o publico, composto por brasileiros e uruguaios, aplaudiu-o com entusiasmo, agradecendo-o pelos momentos de convívio fraterno, amoroso.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Abraços,
Jorge Moehlecke



(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)