quarta-feira, 19 de março de 2014

Registro. Divaldo Pereira Franco Pinhais, PR

16 de março de 2014
Na bela manhã de domingo, 16 de março, a XVI Conferencia Estadual Espírita encaminhou-se para o seu encerramento. A exemplo do sábado, Alberto Almeida, do Pará, apresentou, antecipando a apresentação de Divaldo Franco, o seu trabalho intitulado: E o quinto Evangelho? Alberto Almeida, nomeando diversos pesquisadores, estudiosos, filósofos, psiquiatras, psicólogos, entre outros, apresentou a saga humana em conhecer o homem, primeiramente voltado para o corpo, e mais tarde, por aquisição de conhecimento, as pesquisas foram dirigidas para o Espírito e suas manifestações.
Em síntese, o quinto Evangelho, na apresentação do competente orador, já foi escrito por alguns, outros o estão escrevendo, e muitos ainda o escreverão, segundo as ações no bem, na prática do amor, ensinada pelo Mestre Galileu.
Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, apresentou o tema Psicologia do Perdão. Com base em dados históricos, o orador consagrado discorreu sobre fatos que envolveram vítimas e algozes, que, decorrido algum tempo, voltaram a se encontrarem, agora estando os sicários debilitados, enfermos, às portas da desencarnação. Uma das vítimas, ao ouvir a súplica do perdão, manteve-se em profundo silêncio. Em outro episódio, a vítima dedicou-se de tal forma ao seu carrasco, que o reabilitou, devolvendo-lhe a saúde. Apesar de ter a possibilidade de vingar-se, perdoou-o, libertando-se para a vida plena.
Se fosse você uma dessas vítimas, perdoaria o seu algoz? Seria capaz de ter esse gesto de grandeza moral? Indagou Divaldo, aditando que perdoar não é esquecer, perdoar não é vingar-se, perdoar é não retalhar. Perdoar é o desafio que leva o ser humano a compreender que o algoz está doente, é o grande desafio desse momento. O perdão é a proposta psicoterapêutica que leva o homem a alcançar a plenitude. Perdoar é não aceitar o mal que nos fizeram. O nobre orador salientou a necessidade do auto-perdão, aceitando a realidade de que ainda somos criaturas frágeis.
A XVI Conferência Estadual Espírita foi encerrada pelo Presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva que informou ser de quarenta mil o número de participantes. Nas considerações finais, Alberto Almeida reforçou a questão sobre o quinto Evangelho, exortando àqueles que ainda não o escreveu em suas vidas, que possa ser, então, um ponto, uma vírgula, porém posicionado em lugar certo no texto da vida.
Divaldo Franco veiculou, através de sua mediunidade, uma mensagem de Bezerra de Menezes, que entre outros estímulos, exortou-nos a avançarmos juntos, construindo a era de harmonia, pois que Espíritos mais elevados estão aportando em nosso Planeta, permitindo a todos nós formalizar um mundo melhor. Ide e amai, cantai sem temor o hino da caridade, disse o grande Benfeitor. O público comovido, e tocado em seus sentimentos, guardou profundo silêncio. Após as palavras proferidas pelo Presidente da FEP, declarando encerrada a XVI Conferência Estadual Espírita é que o público manifestou o seu agradecimento através de uma vibrante salva de palmas.
   Texto: Paulo Salerno
   Fotos: Jorge Moehlecke



Registro. Divaldo Franco no Paraná - Pinhais - XVI Conferência Estadual. Pinhal, PR

Espírita - 15 Mar 14

Divaldo Franco no Paraná – 2014

Pinhais – 15 de março
Prosseguindo com as atividades que lhe estavam afetas na XVI Conferência Estadual Espírita, o excelente orador espírita Divaldo Franco apresentou o seminário Vivendo com Jesus. Utilizando-se de acidentes geográficos existentes na Palestina à época de Jesus para evidenciar as atitudes da criatura humana, Divaldo apresentou as diferenças entre o mar da Galileia e o mar Morto, os montes Tabor e Massada, entre outros pontos.
O mar da Galileia é generoso, tanto é abastecido, quanto abastece, é piscoso, aprazível, inspira felicidade. O mar Morto, embora receba água, não a distribui, represando-a e tornando-a salgada, sua aparência é tétrica, o seu entorno não possui beleza. O monte Tabor, possui o frescor da vegetação, o acolhimento pela sensação de paz que transmiti. O Massada é desprovido de vegetação, há desolação, morte.
Aí esta as duas humanidades, uma altruísta, caridosa, amorosa, a outra egoísta, prepotente, indiferente. Em que humanidade você se encontra? Onde você está? Indagou o incansável médium e orador de Feira de Santana/BA. Será que nos dias atuais poderíamos viver Jesus?   Certamente que sim, respondeu. Idealizando, pelo pensamento, e, mais tarde, mais equipado moralmente e determinado a fazer o bem, poderá a humanidade viver Jesus.
Jesus veio para que o homem tenha vida, vida em abundância, que se conquista com a elevação moral e a prática da caridade. Viver no mundo, sem, no entanto, pertencer ao mundo, escravizando-se nas paixões humanas. Viver Jesus é cumprir com a Lei Divina ou Natural. O bem que se faz, anula o mal que se fez, ensinou o Professor Divaldo Franco.
Evidenciando a natureza humana dos discípulos do Mestre Galileu, Divaldo apresentou a trajetória de cada um deles, destacando que apesar das fraquezas e equívocos é possível viver Jesus, dando o testemunho da opção, vivendo consoantes os valores morais já conquistados. Retomando as indagações, e finalizando sua magnífica exposição, Divaldo enfatiza: Qual a melhor forma de servir e viver Jesus? Você já aceitou o convite para viver com Jesus? É possível viver Jesus?
         Texto: Paulo Salerno
         Fotos: Jorge Moehlecke




Registro. Divaldo Franco no Paraná - Pinhais – XVI Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

14 de março de 2014.
Após quatro dias de conferências preliminares no interior do Estado do Paraná, proferidas por expositores renomados, o momento aguardado engalanou-se para a abertura oficial da XVI Conferência Estadual Espírita na Expotrade Convention Center, em Pinhais/PR. O tema central desta edição é O Evangelho Segundo o Espiritismo – Luz Inapagável – 150 anos. A diretoria da Federação Espírita do Paraná estava acompanhada, além dos expositores que realizaram conferências exitosas ao longo da semana, de José Raul Teixeira, convidado especial, Divaldo Pereira Franco, Milciades Lescano, do Paraguai e de José Luiz Figueiredo Maciel Júnior, da Empresa Brasileira de Correios.
Os Correios lançaram, nesse evento, o selo comemorativo aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, também, homenageando a XVI Conferência Estadual Espírita. Divaldo Franco foi agraciado, pelas mãos do Presidente da Federação, Luiz Henrique da Silva, com uma placa alusiva aos 60 anos de atividades ininterruptas em terras paranaenses, iniciadas em 04 de abril de 1954. Divaldo agradeceu, sensibilizado, a significativa homenagem, dizendo que o grande beneficiário foi ele, pois que aprendeu a arte de servir.
Fazendo uma rápida viagem histórica, Divaldo apresentou os acontecimentos havidos nos períodos do 1º e do 2º Triunviratos, fases que antecederam a chegada do Cristo, que segundo Ernest Renan foi um homem incomparável. Nenhum dos pensadores, sábios, filósofos que O antecederam falaram sobre o amor como Ele, vivendo-o em plenitude. Jesus é o portador do amor como expressão divina, consoante os ensinamentos contidos em as Bem-aventuranças.
O nobre orador destacou a seleção realizada pelo mestre Galileu, buscando aqueles que já O amavam, tornando-os seus discípulos, o encontro com o jovem rico, passeou rapidamente pelo instante em que São Jerônimo selecionou as lições evangélicas e aqueles que as redigiram, a chegada do consolador prometido, os avanços do conhecimento astronômico, a Idade Média com suas ações cerceadoras do livre pensar e agir, culminando com o trabalho de Allan Kardec. A caridade, disse o orador de Feira de Santana/BA, é o amor no seu sentido mais profundo, sendo o Evangelho de Jesus o lapidador dos corações dos homens.
Finalizando com a frase inicial proferida, ou seja: Aqueles eram dias como estes. Eram dias de vícios de toda ordem, difíceis, mas também eram dias de profundas ações de amor. O Evangelho de Jesus é o caminho seguro à plenitude, reafirmou o Embaixador da Paz. O aplauso fortíssimo foi o gesto de gentileza, de agradecimento e de homenagem aoSemeador de Estrelas, que há sessenta anos cultiva e divulga a sementeira de amor no Paraná.
                Texto: Paulo Salerno
                Fotos:Jorge Moehlecke




Informações do XV Congresso Espírita Colombiano Cartagena, Colômbia








(Informações recebidas em email de Jorge Berrio B. [presidencia@confecol.org])






Registro. Divaldo Pereira Franco em Ponta Grossa, PR

13 de março de 2014
Concluídas as atividades em Guarapuava em 12 de março, Divaldo viajou de carro à Ponta Grossa sob intensa chuva. O percurso teve a duração de 2h30min, chegando à 1h30min. Pela manhã, Divaldo Franco foi homenageado com uma placa de prata pela Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados pelos sessenta anos de oratória em Ponta Grossa, quando esteve pela primeira vez em abril de 1954.
No período da tarde, o arauto do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco visitou a Organização Espírita Cristã Irmã Scheilla que completa este ano, em 14 de dezembro, sessenta anos de fundação. Divaldo foi seu incansável incentivador. Chegando à instituição visitou o setor da sopa e do café da manhã, após descerrou a placa comemorativa dessa efeméride. Divaldo foi igualmente homenageado com uma placa de prata e um presente confeccionado pelas bordadeiras da instituição.
Ao dirigir-se ao público, Divaldo prestou a sua homenagem relembrando as pessoas e os acontecimentos daqueles primeiros momentos de há sessenta anos. Sua mensagem foi de exortação ao trabalho caridoso, fraternal, solidário, revestidos de sentimentos de amor aos necessitados de toda ordem, agradecendo o trabalho dedicado que todas as presidentes e trabalhadoras da Irmã Scheilla vêm realizando ao longo de sua existência.
À noite, no Clube Verde, Divaldo proferiu uma conferência sob a liderança de Luiz Henrique da Silva, Presidente da Federação Espírita do Paraná e alguns membros de sua diretoria e lideranças locais do movimento espírita paranaense. Com conceitos emitidos por eminentes pensadores, filósofos, psicólogos, escritores e cientista renomados, Divaldo apresentou o histórico antroposociopsicológico do ser humano e suas emoções básicas catalogadas como solidão, ansiedade e medo. Abordou os aspectos doutrinários sobre esse desenvolvimento da criatura humana trazidos a lume pelo eminente codificador Allan Kardec. A era do consolador, disse, não é mais de angústia, não é mais de aflição, mas de vivência do amor. Quem se ama coloca luz em seu coração. Reconhecido, o público o homenageou com uma grande e forte salva de palmas.
Antecipando a preparação das tarefas que o aguardam amanhã, 14 de março, e que lhe estão afetas na XVI Conferência Estadual Espírita que irá acontecer de 14 a 16 de março no Expotrade em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Divaldo Franco viajou à noite à capital paranaense.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke
(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)





Registro. Divaldo Pereira Franco Miami, Flórida, EUA

9 de março de 2014

       No dia 9, às 9h30, após a prece inicial, Divaldo foi convidado à tribuna para abordar o tema Espiritismo, o Futuro das Religiões. Durante 70 minutos, elaborou ele um estudo da evolução do pensamento, conforme o psiquiatra Emílio Mira y Lopez, para demonstrar o progresso da evolução intelectiva e moral do ser humano, considerando os diferentes níveis de consciência em que todos nos encontramos, e projetando a proposta do Espiritismo, que não será a religião do futuro, mas o futuro da religião, conforme responderam os Mentores a Allan Kardec ao fazer-lhes a interrogação. No decurso de sua explanação, sempre adornada pelo brilhantismo que lhe caracteriza a verve, em momento de entusiasmo exaltou a religião melhor, que é aquela que promove o indivíduo, e demonstrou que essa religião será a da vivência do amor.
     Como no dia de ontem, houve um intervalo e, de imediato, Kirsten De Melo abordou o tema Reincarnation: Scientific Evidence. Com o auxílio da apresentação de slides, a conferência de Kirsten foi de grande profundidade e cativou o auditório.
    A seguir, houve o espaço para perguntas e respostas aos dois expositores e logo, a interrupção para o almoço.
    Às 14h30 um jovem leu a mensagem do Espírito Amélia Rodrigues, O Retorno, traduzida ao inglês, que sensibilizou o auditório.
    De imediato, Daniel Assis abordou o tema Philosophy/Religion: Spiritism & Freedom, com propriedade e profundidade.
    Novamente houve uma pausa e, Divaldo proferiu a palestra de encerramento com o tema O Evangelho - Linguagem Universal. Movimento da paz na sociedade.
    Nosso Divaldo fez um estudo histórico sobre Israel antes de Cristo e a expansão do Império Romano, logo depois, comentando a chegada de Jesus e o início da Nova Era.
   Narrou o encontro do jovem rico com o Mestre, a Sua transfiguração, a cura do jovem endemoniado, comovendo o auditório com a beleza e a poesia das narrativas, encerrando a conferência com a Oração da Gratidão.
   Houve breve pausa e novamente perguntas e respostas com os dois oradores.
   Por fim, após as palavras de agradecimento da presidente da Federación Espírita de la Florida, Divaldo foi convidado a proferir a prece de encerramento, o que fez, em castelhano,
em homenagem aos iniciadores do Movimento Espírita no país e especialmente no Estado, sensibilizando a todos.
   Divaldo proferiu as conferências em português com tradução ao inglês pelos Dr. Jon y Sula, assim como para o espanhol.
   Encerrou-se, então, mais um belo Evento de divulgação do Espiritismo na América do Norte, e o laborioso baiano de imediato vai diretamente para Londrina, norte do Paraná,
onde neste 11 do corrente, inicia novo roteiro por aquele Estado.  Deus o abençoe.
                         Fotos recebidas de Akemi Adams
                         Texto: Delcio Carvalho

Corrigindo: Em nosso e-mail anterior (Divaldo Franco em Miami, 8 março 2014) gostaríamos de faze uma pequena correção na citação da conferência da Dra. Vanessa Anseloni, que na ocasiãofalou sobre a Ciência moderna e a sua aproximação da Religião, apresentando alguns dados científicos e enfatizando a Doutrina Espirita como vanguarda desses dois segmentos.
 (Informações recebidas em emais de Jorge Moehlecke e de Daniel Santos)





Registro. Divaldo Pereira Franco em Guarapuava, PR

12 de março de 2014
Após um deslocamento rodoviário de seis horas desde Londrina, Divaldo Franco, acompanhado por Luiz Henrique da Silva, Presidente da FEP, chegou a Guarapuava, onde, recepcionado pelas lideranças espíritas locais, proferiu uma conferência no Pahy Centro de Eventos, na Rua Guaíra, 5555, no início da noite do dia 12 de março.
James Pike, Bispo Anglicano, de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos da América e seu filho Jim, desencarnado vítima do uso de tóxicos em 1966, foram os personagens apresentados pelo orador baiano para falar sobre o envolvimento de jovens com as drogas, a família e a mediunidade. A narrativa emocionante, apoiada no livro The Other Side, escrito pelo Bispo Anglicano, apresenta a experiência do relacionamento dos pais com o filho, a inúmeras indagações de James Pike a respeito da educação, do destino do ser humano após a morte, da imortalidade da alma, da existência de Deus, das consequências relativas ao suicídio.
Buscando respostas, James Pike foi fazer uma entrevista com a médium Ena Twigg, respeitável sensitiva, obtendo as respostas às suas angustiantes indagações, levando-o a rever seus conceitos a respeito da vida material e espiritual.  A vida, afirmou o nobre orador, possui um sentido psicológico, facultando descobrir a sua beleza. Perdão e ódio foram temas destacados ao enaltecer os feitos de O Evangelho Segundo o Espiritismo ao lançar luzes sobre as criaturas humanas. Nesse ano de 2014 o movimento espírita comemora o sesquicentenário dessa fenomenal obra lançada por Allan Kardec em abril de 1864. Ao finalizar, o público aplaudiu com entusiasmo, reconhecendo o brilhante trabalho apresentado por Divaldo Franco.
        Texto: Paulo Salerno
         Fotos: Jorge Moehlecke




Registro. Divaldo Pereira Franco em Londrina, PR

11 de março de 2014
Divaldo Pereira Franco está no Paraná para realizar uma série de conferências e seminários no período de 11 a 16 de março de 2014. Os eventos fazem parte da XVI Conferência Estadual Espírita, que desde o ano de 2008 foi interiorizada para atender várias cidades do Paraná. A culminância desse evento se dará em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, entre os dias 14 e 16 de março.
Após atender seus compromissos doutrinários em Miami, Estados Unidos da América, o Embaixador da Paz, enfrentando cancelamentos e remarcações de voo, chegou à Londrina diretamente da cidade americana, sem tempo para um descanso mínimo. No Ginásio de Esportes Moringão o orador espírita conhecido mundialmente abordou um tema palpitante e vivido por muitas criaturas. Tratou sobre os transtornos depressivos e obsessivos.
Historiando a incidência da depressão sobre a humanidade desde há muito, Divaldo destacou a solidão, o medo e a ansiedade como eventos de vida desencadeantes, entre outros fatores endógenos e exógenos, da depressão. Mestre da oratória, Divaldo cativou o público, falando-lhe sobre os mecanismos cerebrais, o arsenal psicoterapêutico de que dispõe a Doutrina Espírita para contribuir com a saúde integral do ser humano. O espiritismo, afirmou o Professor Divaldo é a grande luz para iluminar as trevas, é o Cristo que volta através dos ensinamentos contidos em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Estando presente o Presidente da Federação Espírita do Paraná, Luiz Henrique da Silva e o 2º Vice-presidente Danilo Arruda da Luz, acompanhados de lideranças regionais do movimento espírita que, juntamente com o público, recepcionaram Divaldo Franco através de aplausos intensos e demorados. Foi uma oportunidade para os que o escutaram ofertar-lhe carinho e o afeto.

              Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke




Registro. Divaldo Pereira Franco –março de 2014 em Miami, Flórida, EUA

8 março 2014

                       Desde há algum tempo, a Federação Espírita da Flórida vem realizando um Encontro no Estado, em cada mês de março. No corrente Exercício, no dia 8 do corrente,
foi realizado o magnífico certame, no Centro de Convenções da Universidade Federal da Flórida, para um público de 400 pessoas. Estiveram presentes representantes da Califórnia,
de Massachussets, do Brasil, de vários países latino americanos, do Canadá e de outras procedências dos Estados Unidos, que lotaram o amplo e magnífico salão. De início, foi cantado o Hino Nacional Norte-Americano, por uma senhora   que a todos sensibilizou.
          Ato contínuo, houve apresentação de violoncelo e violão, com dois números de músicas clássicas muito aplaudidos. Estando presente, como convidado especial, o Dr. José Raul Teixeira,
a presidente da Federação homenageou-o com palavras gratulatórias e ofereceu-lhe um troféu pela maneira elevada com que vem suportando a provação de há mais de 28 meses. Logo após, o homenageado agradeceu a honraria com visível emoção. Foi proferida, então, a prece inicial e feita a apresentação do aguardado orador, Divaldo Pereira Franco, convidado já para participar várias vezes dessa atividade, que foi traduzida ao português, ao espanhol e ao inglês. Divaldo falou em português com tradução simultânea. Assomando a tribuna, Divaldo abordou o tema propostoCelebrando o Evangelho – Uma Ferramenta para uma vida melhor.
         Divaldo, muito inspirado, analisou a problemática da violência no mundo de ontem como no de hoje, a ferocidade dos crimes que se tornaram hediondos e narrou histórias comoventes
sobre o perdão de algumas vítimas de verdadeiras atrocidades. Abordou, em estudo psicológico, o perdão radical e passeou literária e poeticamente, sobre o significado da existência humana, à luz do pensamento de Carl Gustav Jung e outros psicólogos e psiquiatras do passado e do presente. Narrando com mestria alguns acontecimentos, reviveu o Evangelho de Jesus e o Segundo o Espiritismo, propondo um retorno à sua vivência como única ferramenta para uma vida melhor. Ao encerrar, foi aplaudido demoradamente. Sobreveio uma pausa até a apresentação do seguinte orador, a Dra. Vanessa Anseloni, que abordou o tema Science: Modern Research about the Spirit-Science Approaches Religion, analisando a vida dos chimpanzés, igualmente muito aplaudida. A seguir, os dois oradores atenderam a perguntas, que foram respondidas com muita propriedade.
          Houve o intervalo para o almoço e, logo depois, Daniel Assis abordou o tema:God as it is Known in Spiritism, proferindo bela conferência.
         Por fim, a presidente da Federação, sra. Suzana Simões abordou o tema: The Role Incarnation in the Discovery of the Self, com muita beleza.
          Os oradores responderam a perguntas apresentadas pelo público e foi encerrado o primeiro dia de atividades com uma prece comovedora.
                          Fotos recebidas de Akemi Adams
                         Texto: Delcio Carvalho

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)





Registro. Roteiro de Divaldo Franco em Goiânia durante o Carnaval 2014

Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lucas 23:34).
Foi com as palavras do Cristo no Gólgota intercedendo junto a Deus pela humanidade que, infeliz e imatura, havia retribuído a todo o amor de Jesus com a crucificação, que o Semeador de Estrela Divaldo Franco norteou suas palestras no recente périplo por Goiânia, Anápolis e Caldas Novas cidades de Goiás, durante os dias de Carnaval.
O perdão, ao próximo e a si próprio, foi a tônica desse incansável trabalhador do Cristo emocionando ao público nunca inferior a 1500 pessoas pelas cidades goianas.
Emoção, convite à  reflexão e porque não, risos, foram experimentados por todos aqueles que abrindo mão das folias carnavalescas, optaram por buscar conhecimento evangélico no intuito de desenvolver ou sedimentar valores morais que pudessem auxiliar na transformação moral e no enfrentamento dos dias tumultuosos da atualidade onde a inversão de valores parece dominar o cenário humano.
Mesmo após cumprir um exaustivo programa de compromissos nos EUA, Divaldo chegou em terras goianas disposto a iluminar com seu verbo fácil e poderoso a multidão que acorreu aos locais por onde passou semeando nos corações aflitos, amargurados  e ansiosos por paz as bonomias do Evangelho de Jesus agora reinterpretados pelo Consolador prometido.
Ganhou ênfase especial a abordagem ao mal do século: a depressão e os transtornos psiquiátricos da afetividade ficando sempre o convite a todos que experimentam a dor desses distúrbios a busca pela mudança das paisagens íntimas, mas sem jamais desprezar ou abandonar o apoio da medicina quando exigido.
Inspirado por Amélia Rodrigues, Espírito, Divaldo ressaltou que o Espiritismo é sim o CONSOLADOR prometido por Jesus e não o SOLUCIONADOR como muitos gostariam que fosse.
Imensas filas de pessoas que buscavam cumprimentar Divaldo se formavam nos locais das palestras, muitas alegres, algumas curiosas, outras ainda reverenciosas e agradecidas.
Contudo, nesse caleidoscópio de emoções,  uma ocorrência merece destaque. Uma senhora se aproximou do tribuno e com a alma em frangalhos, mas tocada pelo convite ao perdão, pediu-lhe entre lágrimas abundantes: Ajude-me a perdoar o assassino de minha filha!
Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...
Texto: Djair Ribeiro
Fotos: Edgard Patrocinio