quarta-feira, 19 de março de 2014

Registro. Divaldo Franco no Paraná - Pinhais – XVI Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

14 de março de 2014.
Após quatro dias de conferências preliminares no interior do Estado do Paraná, proferidas por expositores renomados, o momento aguardado engalanou-se para a abertura oficial da XVI Conferência Estadual Espírita na Expotrade Convention Center, em Pinhais/PR. O tema central desta edição é O Evangelho Segundo o Espiritismo – Luz Inapagável – 150 anos. A diretoria da Federação Espírita do Paraná estava acompanhada, além dos expositores que realizaram conferências exitosas ao longo da semana, de José Raul Teixeira, convidado especial, Divaldo Pereira Franco, Milciades Lescano, do Paraguai e de José Luiz Figueiredo Maciel Júnior, da Empresa Brasileira de Correios.
Os Correios lançaram, nesse evento, o selo comemorativo aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, também, homenageando a XVI Conferência Estadual Espírita. Divaldo Franco foi agraciado, pelas mãos do Presidente da Federação, Luiz Henrique da Silva, com uma placa alusiva aos 60 anos de atividades ininterruptas em terras paranaenses, iniciadas em 04 de abril de 1954. Divaldo agradeceu, sensibilizado, a significativa homenagem, dizendo que o grande beneficiário foi ele, pois que aprendeu a arte de servir.
Fazendo uma rápida viagem histórica, Divaldo apresentou os acontecimentos havidos nos períodos do 1º e do 2º Triunviratos, fases que antecederam a chegada do Cristo, que segundo Ernest Renan foi um homem incomparável. Nenhum dos pensadores, sábios, filósofos que O antecederam falaram sobre o amor como Ele, vivendo-o em plenitude. Jesus é o portador do amor como expressão divina, consoante os ensinamentos contidos em as Bem-aventuranças.
O nobre orador destacou a seleção realizada pelo mestre Galileu, buscando aqueles que já O amavam, tornando-os seus discípulos, o encontro com o jovem rico, passeou rapidamente pelo instante em que São Jerônimo selecionou as lições evangélicas e aqueles que as redigiram, a chegada do consolador prometido, os avanços do conhecimento astronômico, a Idade Média com suas ações cerceadoras do livre pensar e agir, culminando com o trabalho de Allan Kardec. A caridade, disse o orador de Feira de Santana/BA, é o amor no seu sentido mais profundo, sendo o Evangelho de Jesus o lapidador dos corações dos homens.
Finalizando com a frase inicial proferida, ou seja: Aqueles eram dias como estes. Eram dias de vícios de toda ordem, difíceis, mas também eram dias de profundas ações de amor. O Evangelho de Jesus é o caminho seguro à plenitude, reafirmou o Embaixador da Paz. O aplauso fortíssimo foi o gesto de gentileza, de agradecimento e de homenagem aoSemeador de Estrelas, que há sessenta anos cultiva e divulga a sementeira de amor no Paraná.
                Texto: Paulo Salerno
                Fotos:Jorge Moehlecke




Nenhum comentário:

Postar um comentário