domingo, 9 de março de 2014

Poema de Gratidão

Acessar aqui:

Registro. Divaldo Pereira Franco em Los Angeles, CA, EUA

23-02-2014

Divaldo Franco encerrou, nesta data, seu atual roteiro pelo oeste estadunidense, em renovado testemunho de perseverança e amor à Causa espírita, com nova e grandiosa demonstração de talento e energia na sua dedicação em trabalhar para o bem do próximo, legando-lhe ensinamentos iluminativos que despertam a fé que proporciona segurança, estabiliza as emoções e engrandece sentimentos, encaminhando-o a diretrizes seguras de saúde física e mental.
      Sua primeira atividade teve lugar no Blossom Spiritist Group, em Los Angeles, na manhã deste dia 23, Grupo dirigido por Akemi Adams. Tratou-se de um encontro dos diversos grupos da Califórnia para uma reunião mediúnica de atendimento a sofredores e recebimento de instruções dos Mentores espirituais, lançado por Divaldo desde há alguns anos com excelentes resultados doutrinários e de unificação.
      Médiuns e dialogadores dos diversos Centros reuniram-se e, à semelhança do Cristianismo primitivo, entregaram-se ao Senhor durante 90 minutos.
      Várias comunicações tiveram lugar, culminando com a mensagem final apresentada pelo Espírito dr. Bezerra de Menezes, através de Divaldo Franco.
      Às 14h, teve lugar o Seminário no Felicia Mahood Senior Center, sobre o tema: Ansiedade, Medo, Solidão e Rotina.
     Compareceram 182 inscritos, gerando-se a agradabilidade de um clima saudável de confraternização, produzindo bem-estar e alegria no ambiente.
    O mestre de cerimônias Gregory, fez-lhe a apresentação, Marcelo Neto proferiu sensibilizadora prece de abertura e a palavra foi concedida ao nosso baiano, que iniciou entretecendo considerações sobre o ser humano hodierno.
    Logo após, Divaldo abordou o tema, retirado do livro do dr. Mira y Lopes, o notável psiquiatra espanhol, abordando esses citados quatro gigantes da alma, realizando um estudo psicológico e sociológico de cada um deles.
    Divaldo narrou fatos clássicos de patologias derivadas da ação dos mesmos e apresentou diversos exemplos do cotidiano, que comoveram o público.
    Usando habilmente o bom humor, expôs alguns fatos característicos dos desconfortos morais dessas ações doentias e após 1h30 de explanações, fez o intervalo.
    Andreia Marshall, à abertura do segundo módulo, leu a mensagem psicográfica ditada ao Divaldo em Jerusalém, traduzida ao inglês, que se intitula De Retorno, a todos sensibilizando profundamente.
   Ato imediato, nosso Divaldo reassomou à tribuna e concluiu o tema em mais 1h30 minutos, com exemplos convergentes ao Evangelho de Jesus, como sendo a grande solução de todos os problemas que afligem a criatura em particular e a Humanidade em geral.
    Ao terminar, ovacionado pelo público de pé, foi encerrado o Evento que a todos iluminou, proporcionando reflexões profundas a respeito da existência terrestre.
    Após mais esta etapa vencida, disseminando os ideais espiritistas, consolidando e dinamizando atividades doutrinárias, Divaldo retornou a Salvador, partindo no dia 24, via Miami.
                            Fotos recebidas de Akemi Adams
                           Texto: Delcio Carvalho

Registro. Divaldo Pereira Franco em San Diego, CA, EUA

22-02-2014

         No dia 22, Divaldo Franco acompanhados pelos confrades Marcelo e Andreia Marshall, de Miami (Fla),  que vieram especialmente para participar das atividades,
    rumaram a La Jolla, na grande San Diego, em um pouco mais de 2 horas de viagem, para o Seminário que se iniciou às 14h, prolongando-se, com um pequeno intervalo, até às 18h, no belo salão do Sheraton La Jolla Hotel.
         Acorreram ao evento 150 pessoas de diferentes cidades da Califórnia, assim como de outros Estados do país.
         Iniciou-se a atividade com a apresentação da consóror Luísa Marques que apresentou o canto Ave Maria, de Gounot, criando excelente psicosfera.
         Logo após, Divaldo Franco foi apresentado e lhe concederam a palavra, abordou o tema Desafios da vida em família, iniciando os estudos a respeito do ser humano e sua complexidade, conforme a psicologia: Personalidade, Conhecimento, Identificação, Consciência e Individualidade.
          Estudou as excelentes propostas de Gourdieff e Pedro Ouspenski, passando pelos notáveis Carl Gustav Jung, Viktor Frankel para demonstrar o grande desafio que é o ser humano.
          Dando o primeiro intervalo, permaneceu, como em todas as outras cidades, assinando livros, e atendendo as pessoas.
         Ao recomeçar, fez oportuna abordagem a respeito da família, desde o conceito latino de Famulusa família romana, a cristã, a medieval, a moderna e a contemporânea, advertindo os pais e educadores para o grave  problema da desorganização doméstica e as consequências lamentáveis nos desastres sociais, individuais e coletivos da atualidade.
        Narrou experiências hauridas no próprio lar e encerrou a atividade com bela oração ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, evocando tudo quanto se gostaria de ser, embora as imperfeições...
        O tradutor foi novamente Daniel Assis, de excelente trabalho e qualificação.
       Após a agradável convivência com os amigos, o grupo retornou a Los Angeles, conduzido por um dedicado confrade que veio de Boston (MA), para cooperar com a organizadora Akemi Adams.
                         Fotos recebidas de Akemi Adams
                         Texto: Delcio Carvalho

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco em Los Angeles, EUA

21 de fevereiro de  2014

Às 19h00 do dia 21, no Olympic Colletion Conference Center, de Los Angeles, num dos seus majestosos salões, para um público de 182 pessoas, apresentado pelo confrade Gregory, de Sacramento, Divaldo abordou o tema sugerido: Relacionamentos: desafios e soluções.
 Divaldo também concedeu uma entrevista de 15 minutos a uma Empresa de divulgação de acontecimentos brasileiros na Califórnia, com muito êxito, em razão da sua versatilidade e a característica vibração de alegria, que promovem encantamento e conquistam simpatias em seus assistentes.
Logo após, durante 80 minutos o orador baiano fez um estudo da evolução antropossociopsicológica do ser humano, conforme a teoria do dr. Watson, estudando as emoções.
Na sequência, analisou o ser humano da atualidade, a problemática moderna das comunicações virtuais, a solidão que toma conta de quase todos, dominados pelas aparelhagens sofisticadas e passou ao estudo moral do comportamento.
Numa análise poética, inspirado pelo Espírito Amélia Rodrigues, apresentou a dualidade emocional de condutas, através de imagens inspiradas nos dois mares de Israel: o da Galileia e o mar Morto, na montanha das bem-aventuranças e Massada, em pontes e paredes, sensibilizando grandemente o auditório.
Narrou experiências pessoais e de outros autores clássicos e os desafios dos relacionamentos.
Traduzido com eficiência por Daniel Assis, concedeu um intervalo de 30 minutos e voltou à tribuna para as perguntas, em número de 14, quando foi traduzido por Daniel Benjamin. 
Ovacionado antes do intervalo e depois de concluída a conferência, as pessoas que vieram de diversas cidades e de outros Estados do país demonstravam júbilo incomum.
        Fotos recebidas de Akemi Adams
        Texto: Delcio Carvalho


Registro. Divaldo Pereira Franco em São Francisco, EUA

20/02/2014

Na noite do dia 20, prosseguiu Divaldo Franco em seu roteiro pelo oeste americano, tendo proferido sua conferência no auditório do Embassy Suites San Francisco Airport, para um público de 180 pessoas provenientes de diversos grupos e convidados da Bay Area e da cidade de San Francisco, assim realizando intensa divulgação do Espiritismo por toda a região, com o brilhantismo que lhe é peculiar.
Após a apresentação de praxe, a palavra foi-lhe confiada, oportunidade em que abordou o tema intitulado: A Psicologia do Perdão.
Fazendo um estudo da autobiografia de Simon Wiesenthal, referiu-se ao grande momento em que este foi convidado, no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, a ouvir a confissão do nazista Karl Seidl, que havia assassinado muitos judeus, e que pressentindo sua morte iminente, este jovem soldado das tropas de extermínio SS vem a implorar-lhe o perdão. Criminoso e vítima frente a frente, agora em circunstâncias antagônicas. Nessa proposta, dominados pela dramaticidade de um episódio real, e para que cada um viesse a autoavaliar-se na capacidade de estender o  perdão, perguntou Divaldo aos seus assistentes: “― Você perdoaria?”  Dessa forma, Divaldo abordou a temática do perdão sob vários ângulos, especialmente o da óptica espírita, que lança avantajadas luzes sobre essa questão, permitindo retificações de procedimento para a construção de um mundo melhor.
Logo depois, fez uma análise das lutas que ainda prosseguem no mundo, em conflitos e guerras lamentáveis, demonstrando a ferocidade da criatura humana. Examinou este comportamento à luz do Evangelho e do Espiritismo, narrando experiências pessoais luminosas e propondo o retorno à solidariedade e à paz.
Depois de 80 minutos, sugeriu uma pausa de 15 minutos, após a qual retornou, atendendo a 12 perguntas formuladas por escrito.
Traduzido muito bem por Daniel Assis, recebeu um longo e vibrante aplauso, retorno espontâneo e natural do carinho e da gratidão que aquele público tributa ao ilustre baiano.
 No dia 21, pela manhã, com os amigos que vieram de San Diego, Los Angeles e Boston, viajou ele a essa última cidade, dando continuidade à programação do seu giro  doutrinário.

                               Fotos: Akemi Adams
                              Texto: Delcio Carvalho

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco na Califórnia, EUA

Fevereiro de 2014.

 Desde o ano de 1976 Divaldo franco vai aos Estados Unidos para divulgação doutrinária, quando então proferiu sua primeira conferência em Miami. Lá, na costa leste, o Movimento desenvolveu-se com muita propriedade, alastrando-se por várias cidades, contando-se na atualidade com uma federação espírita na Flórida, e Movimentos de alta qualidade na Pensilvânia, Filadélfia, em Nova Yorque, Nova Jersey, Baltimore e várias outras localidades, em muito devidos ao apreciável e inusitado esforço que o querido baiano está a realizar, ano após ano, desde aquela recuada data. Esteve por primeira vez na costa oeste americana no ano de 1981, quando começou a desenvolver esforços para levar a Doutrina Espírita principalmente à Califórnia, onde encontra-se em jornada, no momento, com suas atividades sempre encontrado grande ressonância, e de resultados promissores.

Na noite de quinta feira, 18 de fevereiro, viajou ele de San Francisco a Sacramento com um grupo de amigos que vieram especialmente de Los Angeles para acompanhá-lo, capitaneados pela Sra. Akemi Adams, representante do Movimento Espírita Americano no Estado.
O tema que lhe foi sugerido versava sobre a questão Médiuns e mediunidades, temática que Divaldo sempre aborda com proficiência, apresentando-o para um público simpático e participativo, constituído por 102 pessoas de diversas cidades.

A abordagem constituiu-se de uma analise das conquistas modernas no campo das Neurociências, especialmente as iniciadas em San Diego, pelo neuropsiquiatra dr. Michael Persinger, nos seus fabulosos estudos sobre o cérebro, no que Divaldo estendeu considerações objetivas sobre a interação cérebro-mente, corpo-espírito, afirmando também que a Organização Mundial da Saúde já assinala, na sua definição sobre saúde, a necessária harmonia espiritual. Ainda referiu-se ao livro do dr. Ben Alexander III, neurocirurgião da Universidade de Harvard, narrando a sua experiência no período em que esteve com morte cerebral provocada por uma meningite, enquanto ele vivia intensamente noutra dimensão. Prosseguiu referindo-se a Allan Kardec e as conquistas científicas do Espiritismo, culminando com a narrativa de experiências pessoais.
Aplaudido de pé, ao encerramento da conferência, respondeu ainda a 10 perguntas formuladas pelo auditório, entre muitas outras que o tempo não mais permitiu abordar.
Findo seu labor, de imediato retornou com os amigos a San Francisco, certamente experimentando os júbilos decorrentes dessa atividade sumamente gratificante, ao serviço de Jesus.

                              Fotos: Akemi Adams
                              Texto: Delcio Carvalho

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Workshop com Divaldo Pereira Franco Natal, RN

16-02-2014

A Federação Espírita do Rio Grande do Norte realizou com imenso carinho e gratidão a Divaldo Franco o workshop VIVENDO COM JESUS, nas dependências do Centro de Convenções, em Ponta Negra.
Neste 2014, a FERN ampliou o evento que contou com aproximadamente 1.400 pessoas,incluindo muitos jovens que foram convidados a participarem desse extraordinário momento de estudo e vibração.
Após uma apresentação artística do Coral PACO HORO (Coro da Paz) alusiva aos 150 anos de publicação de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Divaldo iniciou sua fala discorrendo sobre a história do Cristianismo, seus desafios e desvios ao longo dos séculos até atingir a vinda do Consolador Prometido.
No intervalo a FERN preparou uma homenagem especial a Divaldo pelos 60 anos de atividades no RN com a exibição de slides e uma interpretação ao vivo de EDELWEISS, uma de suas músicas prediletas,  com violino, teclado e voz de um barítono. Emoção geral na expressão de gratidão a Divaldo. Tio Nilson não foi esquecido.
No último bloco, belíssimo, o semeador refletiu em torno da questão: será possível viver a mensagem do Cristo hoje?
Exortando a solidariedade, conclamou  todos a voltar à beleza e simplicidade do Evangelho para que assim todos possamos colaborar na regeneração da Humanidade através do esforço de cada um.
                         Texto: Sandra Borba
                         Fotos: Rosália Figueiredo
                        Abraço-Jorge Moehlecke

(Informações  e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco profere palestra em Natal, RN

15/02/2014

   Há  60 (sessenta) anos Divaldo visita o Rio Grande do Norte para divulgar a Doutrina Espírita.
            No dia 15 de fevereiro, no Ginásio do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o semeador de estrelas proferiu mais uma inesquecível  palestra para mais de 2500 pessoas.
            O foco da palestra foi a necessidade do perdão, tratado através da narrativa da história de Simon Viesental, sobrevivente de campos de concentração nazistas que criou uma organização para descobrir, prender e enviar a julgamento  criminosos de guerra, especialmente os que mataram judeus.
            Com sua  acuidade psicológica e sensibilidade, Divaldo discorreu  sobre o drama consciencial de um jovem oficial que cometera atrocidades contra os judeus em razão da aceitação do discurso hitlerista da raça pura. Às portas da morte devido à explosão de uma granada, pede a presença de um judeu e Simon Viesental é o escolhido para ouvir  o jovem moribundo que lhe pede perdão e lhe suplica, em caso de sobrevivência, que procurasse sua mãe e lhe falasse desse seu arrependimento, no que foi atendido após o término da II Grande Guerra.
            Divaldo reflete sobre a situação de violência no mundo e exemplifica casos de superação da agressão pelo perdão como terapêutica  de superação e fraternidade, comno necessidade evolutiva. Discorre ainda sobre a visão evangélica do perdão bem como sobre os estudos na área médica sobre a necessidade de superação das mágoas para efeito de uma vida saudável.
            Finalmente enfoca a necessidade do amor, da não-violência e do perdão para a superação de nossa sombra, nosso conflito enquanto espíritos ainda imaturos.
                         Texto: Sandra Borba
                         Fotos: Rosália Figueiredo.
                        Abraço-Jorge Moehlecke

(Informações  e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)