domingo, 9 de março de 2014

Registro. Divaldo Pereira Franco em São Francisco, EUA

20/02/2014

Na noite do dia 20, prosseguiu Divaldo Franco em seu roteiro pelo oeste americano, tendo proferido sua conferência no auditório do Embassy Suites San Francisco Airport, para um público de 180 pessoas provenientes de diversos grupos e convidados da Bay Area e da cidade de San Francisco, assim realizando intensa divulgação do Espiritismo por toda a região, com o brilhantismo que lhe é peculiar.
Após a apresentação de praxe, a palavra foi-lhe confiada, oportunidade em que abordou o tema intitulado: A Psicologia do Perdão.
Fazendo um estudo da autobiografia de Simon Wiesenthal, referiu-se ao grande momento em que este foi convidado, no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, a ouvir a confissão do nazista Karl Seidl, que havia assassinado muitos judeus, e que pressentindo sua morte iminente, este jovem soldado das tropas de extermínio SS vem a implorar-lhe o perdão. Criminoso e vítima frente a frente, agora em circunstâncias antagônicas. Nessa proposta, dominados pela dramaticidade de um episódio real, e para que cada um viesse a autoavaliar-se na capacidade de estender o  perdão, perguntou Divaldo aos seus assistentes: “― Você perdoaria?”  Dessa forma, Divaldo abordou a temática do perdão sob vários ângulos, especialmente o da óptica espírita, que lança avantajadas luzes sobre essa questão, permitindo retificações de procedimento para a construção de um mundo melhor.
Logo depois, fez uma análise das lutas que ainda prosseguem no mundo, em conflitos e guerras lamentáveis, demonstrando a ferocidade da criatura humana. Examinou este comportamento à luz do Evangelho e do Espiritismo, narrando experiências pessoais luminosas e propondo o retorno à solidariedade e à paz.
Depois de 80 minutos, sugeriu uma pausa de 15 minutos, após a qual retornou, atendendo a 12 perguntas formuladas por escrito.
Traduzido muito bem por Daniel Assis, recebeu um longo e vibrante aplauso, retorno espontâneo e natural do carinho e da gratidão que aquele público tributa ao ilustre baiano.
 No dia 21, pela manhã, com os amigos que vieram de San Diego, Los Angeles e Boston, viajou ele a essa última cidade, dando continuidade à programação do seu giro  doutrinário.

                               Fotos: Akemi Adams
                              Texto: Delcio Carvalho

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário